A Escrava Isaura Bernardo Guimarães

Resenhas - A escrava Isaura

Alex 10/12/2023

AfrodIsaura
O livro conta a história de uma moça escrava sofrida que tinha um efeito ?afrodisíaco? por onde passava.
Pobre garota, sofreu diversos assédios durante sua vida chegando a ser perseguida.
A história é envolta na vida de Isaura uma escrava filha de um português pobre e uma escrava africana, tal garota vivia sob a tutela dos senhores de engenho que a acolhiam como ?filha?.
O trajeto do livro por inteiro é cativante e bastante intenso, as dinâmicas literárias, até a forma como a história é contada prende qualquer um, principalmente pela simplicidade do linguajar dessa edição.
(a resenha tá breve, pois a detalhada que fiz o skoob apagou-a)

Juliane4 02/12/2023

O romance explora questões sociais, éticas e morais relacionadas à escravidão, enquanto apresenta personagens complexos e situações dramáticas.

juderezende 02/12/2023

A Escrava Isaura
Achei uma experiência de leitura muito interessante, visto que assisti a adaptação pra TV primeiro e nessa acontecem muitas coisas que não estão narradas no livro.
O plot da história me agrada muito, o romance, a ambientação história. Porém senti que, por causa da escrita, não consegui me conectar muito bem com a personagem principal. A pobre Isaurinha, tadinha, só sofre, e todas as cenas dela são de sofrimento, literalmente. Com excessão da última cena do livro. Tratar dela como apenas alguém que sofre e sendo tudo o que sabemos dela apenas as qualidades que os outros personagens a atribuem e ficam repetindo ao longo do livro, não conhecemos a Isaura por si mesma.
Entretanto contudo toda via, entendo perfeitamente que a época e o estilo de escrita são diferentes dos atuais, e embora eu já tenha lido clássicos brasileiros como O Cortiço, esse é mais antigo e tem uma proposta diferente. Minhas duas observações são apenas essas: não me senti íntima de Isaura, e além de tudo, a narrativa é muita rápida. Mas em hipótese nenhuma é chato e eu super indico pra quem quiser começar a ler clássicos, pois não é uma leitura difícil de compreender.

Maria.Cecilia 28/11/2023

Magnífico!
Havia assistido à novela quando pequena e simplesmente era apaixonada pela história. Ao ler A Escrava Isaura, do célebre Bernardo Guimarães, mergulhei nas páginas singelas e ao mesmo tempo repletas de críticas sociais.

A obra é regionalista, e grita contra a escravidão predominante no Brasil do século XIX. Romântica, com vocabulário simples, descritiva e muito fluida, nos toca e nos faz refletir sobre as mazelas dos negros acorrentados e vistos como seres inferiores.

A saga gira em torno de uma linda e ingênua jovem, Isaura, branca como porcelana, com cabelos negros. Ela é estudada, educada e pudica, contudo não passa de uma escrava. Criada com todos os mimos, se vê à mercê do filho da falecida Senhora, Leôncio, que a deseja ardentemente. Ele é um libertino cruel e a moça tenta fugir de suas garras, com a ajuda de seu pai, Miguel.

Quando entra em cena o jovem e vigoroso Álvaro, a história toma um rumo magnífico, nos faz apreciar o livro e torcer pela menina sofrida.

Eu sou Cecilia Lorca, professora aposentada e escritora apaixonada!

Bia Franzoi 23/11/2023

Melhor do que eu esperava
Estava esperando que essa leitura fosse ser difícil, por ser um clássico. Muito pelo contrário, tudo flui e há poucas palavras não usuais. Se o leitor não desejar buscar os significados, conseguirá seguir na leitura sem problemas.

Também me surpreendi com a história. Era muito difícil largar o livro para continuar lendo depois. O desenrolar dos fatos nos prende e dá uma ansiedade para saber o que vai acontecer em seguida.

Gostei das personagens e de como a história acontece, inclusive o final.

O único ponto que acabou me incomodando ao longo de toda a leitura é que as personagens sempre mencionavam a beleza de Isaura e destacavam o quanto ela era "diferente" das demais mulheres escravizadas para justificarem seu direito à liberdade, quando esse direito deveria ser defendido sob a justificativa de que nenhuma pessoa deveria ser escravizada, independentemente de sua aparência.

Entendo que isso provavelmente tenha muita influência da época na qual o livro foi escrito.

Em resumo, é um ótimo livro e a história é cativante. Fico feliz por ter, finalmente, o lido e conhecido a história de Isaura.

vaporbarato 22/11/2023

Amei o livro inteiro. A história muito bem contada, a escrita maravilhosa, fácil de compreender, apesar de ter algumas palavras difíceis. O jeito que apresenta os personagens, que descreve as situações é simplesmente maravilhoso, não tem o que reclamar.

Karoline141 15/11/2023

Uma "Cinderela" brasileira
Esse livro existe lá em casa antes mesmo de eu nascer. Li em uma edição de 1973. Precisei passar uma fita na lombada pq estava muito desgastado pelo tempo. Foi muito bom reler esse livro.
Primeiro que Bernardo Guimarães escreve muito bem, é como se estivéssemos lendo uma novela da Globo.
Isaura era uma escrava branca que tinha como seu algoz e senhor Leôncio (um demônio encarnado). Teve inúmeros privilégios por ser uma escrava branca. Até os adjetivos que o autor usa em comparação as escravas negras mostram uma certa superioridade de Isaura se comparada as outras.
Por fim, tudo termina bem. Pelo menos pra Isaura. Já os outros escravos, como bem sabemos só em 1888 que conseguem a liberdade...
Esse conto é como se fosse uma "Cinderela abrasileirada"pra resumir.

Maryana 11/11/2023

A Escrava Isaura
Não desgostei e nem gostei! Esse foi mais um dos livros que li para a escola, a escrita não é fluída, a história não lhe prende tanto e o final achei corrido (provavelmente por causa da edição) Em certos momentos gostei da obra. Como não sou a maior fã de clássicos (oq tô tentando mudar), talvez não amei por causa disso e tbm pq acabei tendo que ler ele mais rápido, acabei não "aproveitando" a leitura (como a era p escola e fui ler 1 dia antes ent tive q ler mais rápido)

estela.lavinia 05/11/2023

Esse foi o clássico mais rápido e mais fácil que já li. Para mim, nem parecia que ele foi escrito no século XIX.
Tem sim, algumas questões que poderiam ser mais desenvolvidas, mas num geral, eu entendi o porquê dessa história ter tido tanto sucesso.
Alice.Adriane 05/11/2023minha estante
Eu ameeeeei a novela!!!! ??

apucarana 05/11/2023minha estante
mano mandou bem na critica

Clio0 31/10/2023

A Escrava Isaura é uma das obras brasileiras mais populares do mundo e tem motivo, seu princípio é que o preconceito pela cor da pele é nulo e torpe. Ótima premissa, mas que exige um pouquinho de consciência critíca ao lê-la.

Guimarães é um escritor típico de seu tempo e carrega a obra com excesso de descrições e momentos dramáticos. Todos os exemplos típicos do Romantismo estão presentes: o amor mal-fadado, o sofrimento da heroína, o ideal de beleza associado a dor, o vilão terrível e semi-onipotente.

Há inúmeras circustâncias em que a palavra branca aparece ou é associada com bondade ou civilização. A proposta de "embranquecimento" parece óbvia, no entanto há também várias repetições das raízes de Isaura. Essa contradição permanece na sociedade brasileira e é explicítada pelo autor sem meias palavras.

Como uma obra incipiente do movimento anti-escravagista, sua publicação causou furor na época e, mesmo hoje, é alvo de críticas por aqueles que tentam levar conceitos modernos a épocas antigas. Seu valor, logicamente, é calcado em seu peso como crítica e retrato social e menos como literatura.

Recomendo.
preta velha 31/10/2023minha estante
tenho vontade de reler este livro, por ser uma leitora um pouco mais crítica em relação a primeira leitura, que aconteceu na adolescência, mas tenho uma fila tão grande que não posso me dar esse luxo.

Cris 31/10/2023minha estante
Também tenho vontade de reler, pois também li na adolescencia e lembro de ter gostado muito.

QUEIJO460 01/11/2023minha estante
Boa resenha.

Isaqsf 27/10/2023

Um romance de época magnífico, porém não tão profundo como eu imaginaria que fosse, mas longe de perder o mérito do mesmo!
A melhor parte é a forma como toda a sociedade aristocrata, se veem reduzidos aos pés de uma escrava! Uns por admiração, outros por paixão, e a grande maioria, por inveja de um ser tão obsoleto como a mesma é retratada!

izabellet 21/10/2023

Muito bom, mas algumas coisas poderiam ser melhores.
A Escrava Isaura tem uma escrita fluida, é tranquilo de ler, mesmo sendo um livro do século XIX. Bernardo escreve de maneira descritiva tudo o que acontece, e isso faz que o leitor se conecte com o ambiente e com os personagens, e consiga imaginar bem o que se passa.

Em diversos momentos o autor se mostra contra a situação da escravidão, mas acaba pecando no fato de às vezes parecer que Isaura merecia sua alforria apenas por ser branca.

Porém, creio que pelo fato do livro ter sido escrito ainda enquanto o Brasil era um país escravocrata, pôr a escrava como uma mulher branca tornava a ideia anti escravagista mais palatável para a população da época.

Quando cheguei ao final do livro senti como se faltasse algo, como se precisasse de uma continuação para a situação que estava acontecendo.

De qualquer forma, eu gostei muito!

Jennifer 18/10/2023

Na verdade eu gostei muito mais do livro do que eu esperava. De todos os clássicos que li, esse sem dúvida teve a escrita mais envolvente! Amei como o autor se direcionava ao leitor entre os capítulos, e acho que é um bom clássico para se ler.

lou 18/10/2023

Um clássico incrível, um "típico clássico", que não deixa claro ser um, mas é percebido pelo vocabulário e modo de narração. Comecei lendo por ser ambientado na minha cidade, mas me apaixonei pela história da Isaura e seu pai. Aos poucos, fui me apegando aos personagens, que não são muitos, então a leitura é fácil de ser acompanhada. Fui conhecendo cada um à sua maneira, cada personalidade, a razão de cada um ser como é, e parecia que eu estava mesmo vivendo num Brasil antigo. Porém, apesar de antigo, percebo muitas semelhanças a um Brasil atual, muitas críticas sociais disfarçadas de festas e revelações, o modo como as pessoas agiam e como são movidas apenas pelas aparências, e não pelo que conhecem e sabem. O modo como o autor mostrou a movimentação e importância do dinheiro em diferentes situações e problemas (ou soluções) como grande divisor de águas (e classes) pra toda a sociedade da época e até hoje como não mudamos... é surreal. Recomendo muito a leitura, vale a pena. Acho um clássico pouco reconhecido, mas com certeza ganhou meu coração e vai ficar na memória.

Mar duh 17/10/2023

Lere Lere
O melhor clássico que já li!
É muito bem escrito, consigo entender as palavras, faz um retrato muito bom da dua época.
A trama é interessante e eu quero saber oque vai acontecer no final.