A Escrava Isaura Bernardo Guimarães

Resenhas - A escrava Isaura

Ana Luísa 31/12/2020

Mais do que uma novela de sucesso
Muitas pessoas (eu inclusa) conhecem a história da Escrava Isaura por que ouviram falar da novela de sucesso, na qual a mocinha forte, inteligente e pura sofre as agruras da escravidão.

Aconte que o livro é muito diferente da novela. Não devemos olha-lo apenas pelos olhos da mocinha, mas também pela pesada crítica social que permeia suas páginas.

É claro que o livro narra a história de Isaura, a escrava branca que superava todas as senhoras da corte em beleza, inteligência, pudor e inocência. Porém, o foco principal deve ser a crítica a sociedade escravocata do séc XIX.

A saga de Isaura, em si, é bem previsível, logo nas primeiras páginas é possível adivinhar o que vai acontecer com a pobre moça indefesa.

O que não podemos adivinhar é a forma como o autor não utiliza subterfúgios para críticar as leis, o sistema de justiça e a sociedade brasileira da época.

A obra deve ser vista, não como a narrativa (bem fraca, por sinal) da salvação da mocinha, mas como um ícone do movimento abolicionista.

Geysla 31/12/2020

A Escrava Isaura
Um clássico romance romântico, com personagens totalmente bons ou maus, e tendo como pano de fundo o Brasil do segundo reinado. Isaura é uma escrava branca e exemplarmente bondosa, que recebeu uma ótima educação, e vive muito bem na casa de sua madrinha e senhora, até a chegada do filho da mesma que retornava da Europa. Leôncio, filho único do casal de senhores, é um homem perverso e torna-se obcecado pela escravizada, que não o corresponde e sofre com os mandos e desmandos do vilão.
Os personagens secundários admiram e se compadecem de Isaura, desejando sua liberdade. Mas o estranho é que parecem desejar só a dela, por ser branca, culta, gentil, etc. e não dão a mesma importância a condição cativa dos outros, o que eu não sei se foi uma crítica do autor às elites escravocratas ou um descuido.

Aimee.Eduarda 25/12/2020

A escrava Isaura
O livro é muito diferente da novela, com menos personagens, menos drama, com um final diferente, mas muito detalhado.
Amei tê-lo lido, a escrita do autor é rica, e as palavras usadas de uma beleza profunda.
Além do apelo pelo fim da escravatura.
A leitura é fácil e aprazível

dayanearocha 17/12/2020

Grotesco
Li em uma noite para ter a certeza de que é realmente grotesco, tosco e etc. E é.

Viviane.Ramos 09/12/2020

A escrava Isaura
A Escrava Isaura é um romance escrito por Bernardo Guimarães em 1875 ,um pouco antes da escravatura ser extinta com a lei Áurea, realmente essa obra causo repúdio na sociedade na época.

Fernanda Coelho 26/11/2020

Um clássico, mas não foi o que eu esperava. A Isaura não é uma personagem forte como eu imaginava. Entendo que a realidade em que ela vivia era sufocante, mas eu a sentia resignada, e o que ela mais reclamava era do fato de ter nascido bonita e talentosa, ao invés de reclamar da própria escravatura.

Filipe.Meneses 25/11/2020

Essa sim é uma mulher a frente do seu tempo
Com altos adjetivos e exímias qualidades Isaura é uma descendente de escravos super dotada. Fala língua estrangeira, casta, virgem, canta, toca piano, bela e virtuosa, uma jóia rara entre as mulheres. Nesse sentido, a vida de Isaura é mais do que um romance, é um livro a ser um refletido por quem acredita na verdadeira liberdade!

Alyne.Queiroz 20/11/2020

Esperava mais
É mais uma daquelas obras extremamente românticas em que a donzela sofre, sofre e depois é salva pelo homem rico e eles vivem felizes para sempre. Acho que por essa obra já ter sido tema de novelas/minisséries eu esperava que fosse melhor, que tivesse mais história, que os personagens fossem melhor elaborados, depois de ler fiquei com a impressão, apesar de não ter assistido, que para adaptação pra tv foi pego basicamente a ideia central da escrava branca e feito umas melhorias. De toda forma, por ser uma obra tão conhecida, mas vale ter lido do que não.

Aline ig @escape.abacharel 13/11/2020

Durante o reinado de D. Pedro II, nasceu Isaura, filha de uma escrava com um feitor de uma fazenda escravagista. Assim como a mãe, que acabou morrendo de tanto sofrimento, a filha chamada Isaura é assediada constantemente pelo dono da fazenda. Sua benfeitora havia lutado pela liberdade de sua mãe, mas em vão.

Assim, esta benfeitora, mãe do terrível Leôncio, viu que era seu dever educar Isaura como uma moça da alta sociedade. Ela aprendeu a ler, a tocar instrumentos e teve toda a boa educação. Sua benfeitora lutava pela alforria de Isaura, porém, tanto o marido quanto o filho Leôncio a impediam de alcançar seu objetivo. Foi então que ela morreu antes de realizar seu sonho de libertar Isaura da escravidão.

Desde então, a vida da pobre menina começou a ficar cada vez pior e mais humilhante. O pai de Isaura chegou a tentar comprar a liberdade de sua filha repetidas vezes, mas o dono, Leôncio, não abria mão desse tesouro por nenhum valor que oferecessem.

Bernardo Guimarães foi um importante romancista e poeta brasileiro e é considerado um dos grandes nomes do Romantismo brasileiro na Literatura.

Esse livro é uma versão compacta da obra original de Bernardo Guimarães, com a intenção de facilitar a leitura para novos leitores. Apesar de ser um livro bem curto, gostei muito desta versão e confesso que não sei se eu aguentaria a versão integral do Bernardo Guimarães haha

Camila 30/10/2020

A Escrava Isaura
A Escrava Isaura é um livro de Bernardo Guimarães, e conta a história de Isaura, uma escrava de pele branca, que foi criada como filha na família que servia. Durante muito tempo, foi a protegida da matriarca da família, que prometeu que após a sua morte a moça deveria ser liberta.

Dotada de uma beleza exuberante e de educação refinada, Isaura encantava a todos ao seu redor, principalmente aos homens. Como era de se esperar, após a morte da matriarca, Isaura não foi liberta e a história de Guimarães começa por esse fato.

A personagem passa por situações dolorosas e humilhantes, mas sempre com muita doçura e sutileza ela contorna toda a adversidade que o mundo apresenta para ela.

Bernardo Guimarães traz uma leitura amorosa, porém dura em determinados momentos. É um livro delicioso e cativante, vale muito a pena mergulhar nessa trama.

Helena 25/10/2020

Durante a leitura sempre senti a personagem Isaura um pano de fundo, e quando terminou essa sensação prevaleceu... Culturalmente o livro é interessante, é possível compreender o quão desprezível era a sociedade escravocrata, o final me deixou frustrada, o que a classifico mais como um drama do que um romance...

Francisco 13/10/2020

Leia se não tiver mais nada para ler
História chata, concisa e previsível.

Luana 06/10/2020

Bom.
Uma leitura super rápida, recomendo para quem quer começar a ler.