Robinson Crusoé Daniel Defoe

Resenhas - Robinson Crusoé

migaindicaumlivro 02/04/2020

Sobrevivendo a um náufragio.
"Robinson Crusoé foi escrito por Daniel Defoe quando ele já tinha 59 anos e fez tanto sucesso que inaugurou um gênero denominado Robinsonada, que engloba basicamente histórias de naufrágios ou ilha deserta.

Robinson nasceu em 1632 e, contrariando a vontade de seus pais, ele decide trabalhar como marujo.

Logo nas primeiras viagens o barco em que está trabalhando é roubado e ele vira escravo por dois anos, conseguindo fugir e volta a ser marinheiro novamente.

Mas o destino lhe prega uma peça e ele sofre um naufrágio, sendo o único sobrevivente em uma ilha deserta e a partir daí a narrativa se concentra na rotina que Robinson passa a ter uma vida solitária.

No tempo em que passa na ilha, ele tem que aprender a construir e a plantar muitas coisas para ter uma sobrevivência digna, além de viver algumas aventuras e conhecer um amigo, o índio Sexta-feira.

Em tempos de isolamento e dificuldades, este livro trouxe uma lição interessante que vou compartilhar com vocês: "mesmo vivendo a mais desgraçada das condições deste mundo, sempre podemos encontrar alguma coisa que nos sirva de consolo e, no levantamento dos bens e dos males, possa ser lançado em nossa coluna de crédito". Robinson constata isso após sobreviver ao naufrágio e se ver sozinho em uma ilha deserta.

Livrando 29/03/2020

HQ de um clássico!
Assim como acontece para adaptações cinematográficas, um hq é sempre uma boa opção.
Desnecessário dizer, ao meu ver, a ser consumido após a leitura da obra integral.
Gabi 08/09/2020minha estante
Tenho esse livro, mas ainda não li. É uma versão menor e para crianças.

Lucas 18/03/2020

Há sempre um Outro
Uma história sobre aprender a ficar sozinho - para então descobrir que há sempre um Outro.

Everton Vidal 02/03/2020

La prolongada y absoluta soledad de un náufrago, sus peripecias para sobrevivir y purgar las culpas de errores pasados.

Es una novela de purificación, la clave para comprenderla es la relación weberiana, puritana entre economía y religión. La isla, lejos de ser una fuga del mundo, es el propio mundo, donde estamos solos y nuestros actos son contabilizados, cada tropiezo es una deuda y cada acierto nos acerca a la salvación.

Celso.Mirim 24/02/2020

Leitura agradável, mas um pouco maçante
O livro é bom, gostoso de ler, e bem detalhado. Em alguns momentos pelo excesso de detalhes se torna um pouco maçante, mas nada que prejudique a leitura ou faca desistir do livro.

Ana 24/02/2020

Leitura finalmente concluída.

Elisangela 17/02/2020

Robinson Crusoé
Uma aventura muito bem descrita, faz com que você se sinta parte da história, das dificuldades e conquistas de Robinson.

Leituras e Reflexões 02/01/2020

Gostei muito. Já penso em presentear meus sobrinhos com um exemplar.

Anienne 22/11/2019

Robinson Crusoé
Uma agradável releitura. Havia lido quando adolescente ou criança. "Robinson Crusoé" foi publicado em 1719. Achei uma história amena, leve, fluida e palatável, para ler por puro divertimento. A mim, lembrou um pouco a "A ilha misteriosa", de Jules Verne, que foi publicado depois, em 1874, mas ainda gostei mais do primeiro.

Carlos Nunes 29/07/2019

Muito mais que uma história de náufrago
ROBINSON CRUSOE é um daqueles livros que não temos muita vontade de ler porque já conhecemos a história de cor e salteado... Será? Fui extremamente surpreendido pela riqueza desse livro, que traz muito, mas muito mais do que uma simples aventura de náufragos, a começar de um grande trecho anterior, a maior parte dele passado - acreditem - no Brasil! E depois de resgatado da ilha, ainda há mais aventuras, dando ensejo inclusive a uma continuação!
Não bastasse tudo isso, a própria narrativa é bastante surpreendente: guardadas as devidas proporções, tendo em vista a época da escrita e os pensamentos da sociedade de então, o que pode causar estranheza nos tempos atuais. Defoe nos traz material para refletirmos sobre a colonização, a religião, a superioridade (ou não) do ser humano sobre a natureza e, principalmente, sobre outros seres humanos. Livro excelente e essencial! Mais detalhes no vídeo (link abaixo).

site: https://youtu.be/wPzpenpx75E
InfinitaTBR- Jana 17/04/2021minha estante
Acabei de começar a leitura e estou adorando ?

Carlos Nunes 17/04/2021minha estante
Fiquei muito surpresa com esse livro, Jana. Boa leitura!!!

InfinitaTBR- Jana 19/04/2021minha estante
Terminei hoje. É maravilhoso!!

Carlos Nunes 20/04/2021minha estante
Se puder, leia também a dica que deixei no meu video: https://youtu.be/wPzpenpx75E
Você irá se surpreender! ?

Lipe 22/05/2019

Por ter sido caracterizado, há anos, como literatura juvenil com adaptações que priorizam as aventuras de naufrágio e lutas, assuntos abordados por esta obra, como: ascensão social, religião, colonização (por meio da língua e religião) são com frequência ignorados e consequentemente, não discutidos por muitos leitores.