O Caminho Para Woodbury

Jay Bonansinga

Resenhas - O Caminho Para Woodbury

Paulo Silas 06/07/2013

Excelente!

História envolvente, tensa, dinâmica e cativante.
Assim como no primeiro livro da série, a obra serve como um pedaço do quebra-cabeça que se encaixa no universo de "The Walking Dead", explicando e complementando a história de muito daquilo que é apresentado pela HQ e pelo seriado.

Desta vez, os autores apresentam como e porque Philip Blake (que ainda convulsiona com o seu "Brian Blake" interior) passou a ser denominado como "governador", o início do "show de horrores" de lutas com zumbis na arena e até mesmo os motivos do modo de governar optado por Philip (Brian) Blake.

Recomendo!

Kelly 19/06/2013

Ah governador , seu malvado
Muito interessante ficar sabendo como o Philip Blake se tornou o tão temido governador . No primeiro livro , nós é apresentado o Philip e o seu irmão Brian e a sua filhinha Penny , a vida de todos muda drasticamente após o que eles chamam de "a mudança" e tudo fica violento , triste e sujo , muito sujo . se tem uma coisa que salta aos olhos e/ou nariz é o cheiro , que eu pessoalmente quase sinto , os odores de carne podre , bile negra e sujeira que exala dos "mordedores".
Então vamos ao livro :

Nesse segundo livro , que acontece logo em seguida aos acontecimentos do primeiro , temos uma estoria paralela á de Philip e sua corja .
Lilly Caul é uma moça que ao longo da vida sempre teve muito medo de quase tudo , e agora durante essa praga que assola o mundo , Lilly esta simplesmente apavorada e chega a sentir tremores terríveis e quase incontroláveis por todo corpo, ao menor sinal de ataque.

Lilly , Josh , Megan, Scott e Bob são impelidos a sair do acampamento de tendas em que estavam , por acontecimentos que eu não posso contar por que se não terei que marcar como Spoiler. Ao longo do caminho eles acabam chegando em Woodbury
e ai é que a chapa esquenta de acordo . Eles logo percebem que existe algo de podre nessa cidade e á medida que o tempo passa e após muita coisa ruim acontecer Lilly enfim começa a mudar e é exatamente ai que eu comecei a gostar dela.

O que eu não gostei : O medo exagerado da Lilly me deu nos nervos pra mim ela é uma covarde de mão cheia

O que eu gostei : Como sempre o GOVERNADOR é altivo , arrogante , crúel e impiedoso , e pra mim vilão que se preze tem que ser assim. E eu gostei muito do fato -que eu já tinha até mencionado- de que os autores descrevem com tamanha riqueza de detalhes, os cheiros e os locais que eu realmente quase consegui sentir eme arrepiar com essa sensação

Muito bom livro e super bem escrito !

Guilherme 04/06/2013

O Caminho Para Woodbury
Em comparação ao primeiro livro, este tem uma história mediana. O seu enredo é, na maioria das vezes, fraco e repetitivo com uma conclusão desastrosa.

Rafael 30/05/2013

Gostei.
Quando se trata de The Walking Dead é um pouco difícil não gostar.
O primeiro livro teve mais ação e contou uma história que da um complemento na série enquanto o "O caminho para Woodbury" foi praticamente um "enche linguiça" até o momento.
Pode ser que a série chegue num ponto em que se encaixe mais com o livro mas por enquanto a Lilly Caul (personagem principal do livro) não entrou na série ainda e o que conta de Woodbury é o que todos sabemos....
é uma cidade VERY CRAZY!
Ahh se eu tivesse la....
Recomendo.

Daniel Martins 25/05/2013

Ótimo livro, mas não é melhor que o primeiro. Não vejo a hora de lançarem o terceiro livro.

mvdamato81 25/05/2013

Esperava mais...

Sandro Fonseca 20/05/2013

Queda muito grande em relação ao primeiro livro.
Não que não seja bom e tal, mas entra no risco e problema das continuações. Você espera algo do mesmo nível ou melhor e acaba vindo algo mediano.
Na minha opinião não manteve o folego do Ascensão do Governador.

CooltureNews 11/05/2013

Publicada em www.CooltureNews.com.br
Sim pessoal, finalmente estou de volta para falar sobre um dos seres fantásticos que mais me fascinam no momento, tudo bem que isso pode ser simplesmente por ter cansado dos demais, mas e daí? The Walking Dead continua sendo ótimo, e grande parte desde sucesso se deve simplesmente por não focar unicamente nos Zumbis e sim em como a humanidade esta se virando para sobreviver a esse apocalipse sem deixar de lado aquilo que a diferencia dos animais.

Como já disse na resenha anterior, eu sou fã da série televisiva, mas NUNCA cheguei a ler nenhuma HQ, sendo que essas experiências com os livros lançados pela Galera Record são as únicas fora da televisão que resolvi entrar de cabeça, e não me arrependo em nada. Não sou grande fã dessas histórias que acabam ultrapassando barreiras e saindo de seus meios, mas tenho que dar o braço a torcer para The Walking Dead, mesmo se tratando de personagens distintos daqueles conhecidos, com exceção do Governador, o autor consegue seguir a mesma linha original sem que seja necessário acompanhar as outras mídias. Ou seja, não preciso assistir a série para gostar ou ler o livro, e vice-versa.

Com uma narrativa envolvente o autor nos conta a história de Lilly, uma personagem a principio sem sal e que não faz grande diferença, mas que vai crescendo no decorrer da história e acaba amadurecendo neste novo mundo onde muitas vezes os humanos são mais perigosos que os Errantes. Somente pelo grande desenvolvimento desta personagem eu já digo que esse é um livro que vale a pena ler, e espero que ela esteja presente no capitulo final desta trilogia, e vou até mais longe, que ela apareça na série!

Outro ponto a favor deste e do primeiro livro é que ao nos apresentar os personagens os autores acabam contando um pouco mais sobre algumas situações que aconteceram logo no inicio desta praga, quando algumas pessoas ainda tentavam viver normalmente e acreditavam que o governo iria conseguir conter a catástrofe, parte da história que infelizmente foi deixada de lado na série e mesmo que aceite e entenda os motivos, gostaria de conhecer um pouco mais.

Aos fãs da série, a leitura do livro é praticamente obrigatória afinal nada melhor do que conhecer o caminho de um dos personagens mais controversos da história e saber tudo o que ele passou para se tornar o Governador. E sinceramente, por mais que não concorde com suas ações sua forma de pensar não está completamente errada, principalmente para alguém que tenta sobreviver em um mundo diferente daqueles que conhecemos e sedento por sangue.

Thiago 06/05/2013

Totalmente irrelevante...
Me senti um tanto decepcionado com O Caminho Para Woodbury, sequência do ótimo A Ascensão do Governador. A estória é protagonizada por Lilly Caul e seus companheiros de viagem, Josh Lee Hamilton, Bob Stookey, Megan Lafferty e Steve ¨ o maconheiro¨ um personagem tão fraco que eu nem me recordo de seu sobrenome. E esse é um dos pontos que mais me deixaram ¨PUTO¨ nesse romance, a falta de personagens realmente interessantes. Nenhum desses cinco cidadãos conseguiram me cativar, e a tal da Lilly Caul em vários momentos me irritou profundamente com seu comportamento de garotinha choramingona. No livro anterior, a filha de sete anos de Philip Blake tinha mais atitude que ela. Quanto a estória, temos um plot bem menos bacana que seu antecessor, com um ritmo lento e uma trama morna. A melhor sacada do livro foi um certo desenvolvimento do personagem Martinez, que teve um arco interessante na parte final do livro, tomando algumas ações que eu não esperava. Infelizmente essa foi a única coisa maneira do livro, que contou também com pouca ampliação da psique e comportamento do Governador, perdendo-se aí uma ótima oportunidade de aprofundar-se nesse personagem. Contando ainda com um desfecho bem abaixo do que eu esperava, este romance me deu a impressão de que Robert Kirkman e Jay Bonansinga criaram algo extremamente irrelevante dentro de um universo tão rico como o de The Walking Dead.

Tonyfreitas 28/04/2013

Personagens com sentimentos reais de medo e covardia.
Com a pausa da terceira temporada de The Walking Dead, os fãs começam a buscar alternativas. Desde as histórias em quadrinhos que deram origem à série como os livros que vão aparecendo no mercado brasileiro.

Quando o livro saiu, eu o dei de presente de aniversário para uma amiga, na promessa de que ela me emprestasse o livro.

Li o livro bem rápido, porque ele tem altas doses de adrenalina e tensão. Como no seriado da TV, o livro é focado nas pessoas, no caso, cinco sobreviventes que tentam sobreviver em meio ao caos e finalmente chegam a Woodbury, uma cidade murada, mas com jeitão de Velho Oeste.

O livro não tem final feliz. Para ser honesta, nem mesmo final tem... O que nos traz a expectativa de novos volumes.

O livro se divide em duas partes, na primeira os sobreviventes fazem parte de um grupo maior, mas por um ataque maciço de zumbis, acontece uma situação e por causa dela, dois deles são banidos da comunidade. Os três restantes resolvem acompanhá-los.

Finalmente personagens que sentem medo! Que são covardes! Estava cansada de heroínas que eram fodásticas! Lilly ganhou meu respeito, mesmo tendo fugido na primeira vez e na segunda, engolindo o medo, se defendendo e defendendo as crianças.

Apenas um dos personagens me cativou e bem... não teve exatamente um final feliz. Aliás, nenhum deles tem um final feliz. Os conflitos entre eles não são nada perto da trama e da teia de intrigas que os cerca quando chegam a Woodbury.

Neste livro, pudemos conhecer melhor o Governador (Phillip Blake), que no livro é muito mais cruel e implacável do que na série.

Mesmo para quem nunca assistiu à série, o livro tem o poder de ambientar o leitor no ambiente apocalíptico de mortos-vivos. As descrições são ricas em detalhes, mas não são entendiantes.

Os conflitos e brigas e até mesmo as situações de tensão são muito bem descritas e explicadas nos deixando num suspense e expectativa constante.

Recomendo o livro como um thriller misto de horror e suspense. Porque as pessoas, são muito mais difíceis e perigosas de se lidar do que os mortos-vivos.

Meire Povinski 26/04/2013

Critica
Gostei mais do primeiro livro, tem mais história, mais conteúdo. Nesse o autor mostrou muito sangue e carnificina, sinceramente não gostei. Recomendo o primeiro livro.

Guliver 24/04/2013

Bom?
Eu acho que tanto este livro quanto "A Ascensão do Governador" podem gerar percepções diferentes para aqueles que acompanham os Quadrinhos e para os que não o fazem...

Para quem nunca teve contato com os quadrinhos fico imaginando que ambos os livros mereceriam cinco estrelas. A trama é bem escrita, surpreendente e traz tudo aquilo que o leitor pode esperar de uma obra a respeito do tema "apocalipse zumbi": cenas de suspense com os errantes e a degradação humana na busca pela sobrevivência.

Infelizmente eu não pude ler este livro antes de já ter lido todas as edições das HQs e talvez isso tenha estragado um pouco a leitura pra mim. Como as duas obras se dispõem a estar dentro da cronologia dos quadrinhos, eu pude visualizar em "O Caminho Para Woodbury" algumas falhas de continuidade e situações mal-explicadas dentro de todo o contexto maior.

Posso dizer que fiquei tenso em várias passagens do livro, contudo, diferentemente do que ocorreu quando li "A ascenção do Governador" não há nada que "faça o queixo cair" e o livro acaba sendo "mais do mesmo".

Jose 21/04/2013

O inimigo agora é outro
O livro, como o anterior, já se dá em meio à disseminação da praga. Mostra como um grupo de pessoas que mal se conhecem formam uma comunidade no meio de uma floresta. Lilly Caul é a personagem principal do livro e junto com Josh e Bob, os quais ela conhece devido a essa comunidade, eles resolvem seguir outro caminho com mais duas pessoas. O local principal do livro é Woodbury, onde as coisas realmente acontecem. Temos uma visão de como a comunidade está sendo administrada pelo Governador. E é neste livro que descobrimos muitas coisas que nos foram apresentadas na série (não sei das HQ's porque ainda não as li). Coisas como o surgimento da arena onde há brigas com zumbis e pessoas, como o Governador se auto-denominou O Governador, alguns personagens conhecidos e etc. O foco principal do livro é mostrar como a população de Woodbury se comporta em relação à praga e como vivem sob o regime do Governador. Algumas reviravoltas e muita tensão. Mesmo tendo o foco maior voltado para Woodbury, os zumbis não ficam de lado (e nem poderiam ficar). Geralmente, quando eles aparecem é porque o negócio complicou. O perigo agora se encontra nos próprios seres humanos que habitam a cidadezinha.
Assim como no livro anterior, percebemos a evolução de certos personagens em meio a tantas mudanças desde o ataque dos errantes. O livro é bom, só não achei tão eletrizante quanto A Ascensão do Governador, mas tem seus motivos.

Thaysa 21/04/2013

"Ele não consegue se lembrar de onde termina um irmão e começa o outro. [...] Ele olha para si mesmo e vê Philip Blake o encarando. Mas algo está errado. Philip também vê uma camada fantasmagórica sobreposta a seu rosto, um simulacro pálido e assustado chamado 'Brian'."
E para mim é nesse capítulo, nesse trecho, que o livro atinge seu ponto máximo, o ponto em que todas as minhas suposições do primeiro livro se confirmam.
Mas o que dizer sobre o livro, é bom? Depende, O Caminho para Woodbury é um bom livro, mas poderia ter sido melhor. Kirkman e Bonansinga conseguiram me surpreender em certas partes e prender a minha atenção em pouquíssimas, mas ainda fiquei com aquela sensação de que poderiam ter explorado melhor algumas partes.
Nesse segundo livro da série conhecemos a história de Lilly Caul e sua jornada, os perigos que ela e seu grupo passaram até finalmente encontrarem o "paraíso" de Woodbury. Mas o que apareceu ser um paraíso Lily toma conhecimento de que a cidade está sendo governada por um maluco e a partir daí podemos acompanhar e perceber sua transformação de carácter e pensamento ao decorrer da história.
Mas e Philip Blake? Ele que era para ser o principal, se torna o coadjuvante, nesse livro percebi que Kirkman procurou explorar mais o governo de Philip e os acontecimentos que levaram a transformar Woodbury naquela Woodbury que conhecemos nas HQs e séries do que o personagem em si e seu conflito interior (o que acredito teria sido mais interessante se tivesse sido melhor explorado).
Os ataques de zumbis não me prenderam tanto a atenção como aconteceu no livro anterior e teve ataques e partes que achei um tanto desnecessária.
Poderia ser melhor o livro? Considerando o Ascensão do Governador, com certeza! Esperava muito mais do segundo, porém o livro tem sim seus altos e baixos, suas partes interessantes e outras nem tanto e é pelos seus altos e algumas partes interessantes que compensa ler o livro.
E com certeza o capítulo 14 é o melhor do livro inteiro. (sim, minha opinião pessoal como fã do Governador)