Armada

Armada Ernest Cline

Resenhas - Armada

Julia Ledra 17/08/2021

Para quem gosta tanto de gameplays que quer ler um livro disso
Meu principal pensamento lendo esse livro era "ai que preguiça", o livro é exatamente a mesma coisa de um vídeo de gameplay ou stream de videogame, parece que é um cara contando sobre como é divertido e épico e blablabla jogar o jogo dele... mas eu morro de preguiça disso, pq não tinha o menor interesse no jogo dele (que nem existe e nem é o tipo de videogame que eu gosto de jogar)
A quantidade de fan service nesse livro chega a ser ridícula, desde as referências que em momentos eram divertidas, mas as vezes eram puramente pra mostrar como o autor era "cool" e sabe sobre cultura pop. Sobore a manic pixie dream girl eu não vou nem comentar nada pra não me estressar 😒
E a própria ideia do livro de você ser o escolhido para salvar o mundo por causa das suas incríveis habilidades em jogos é tão tosca que eu não consigo nem levar isso a sério kkkkkkk.
As cenas de guerra e luta formam aproximadamente uns 30-40% do livro. Então pra quem gosta de descrição de lutas no espaço e ação de videogame talvez curta isso... eu achei uó, morri de tédio, pulei algumas e não me importava com absolutamente nada que acontecia nessas cenas, pq era óbvio que tudo iria correr de acordo com os planos do personagem principal. Até as mortes são previsíveis e feitas só pra tentar colocar um choque ou trazer emoção, mas sinceramente? ai que preguiça

Akira 02/09/2021

Aliens!
Armada, é um livro de sci-fi com uma boa pegada geek que talvez só o Ernest cline consiga dar. O foco das referências do livro ficam na space opera, com uma enxurrada de referências a coisas como duna, star trek, star wars etc.

O livro apresenta um bom humor e uma história boa e rápida, pra quem sente saudades de jogador número um e fica com aquele gostinho de quero mais depois de ler o livro, esse é uma boa pegada. Nem de longe chega a ser bom como jogador número um, mas ainda sim é uma aventura divertida.

Robledo.Milani 24/09/2021

Raio não caiu no mesmo lugar
Após ler o incrível ?Jogador No 1?, tive vontade de ir atrás da obra completa do Ernest Cline. Porém? que decepção tive aqui! Muito inferior!

Danilo.Almeida 27/11/2021

Uma trama que nao te prende.
Nesse volume do mesmo autor do famoso livro Jogador Numero 1, temos a historia de Zack Lightman, um jovem viciado em jogos e que sonha com uma aventura. A aventura começa quando ele vê uma nave extraterrestre do jogo que ele joga, o Armada, no horizonte da cidade onde ele mora. Ele acha que é uma alucinação, mas depois descobre que é tudo é muito real.

Bom, nesse livro o autor continua com o excesso de se afirma que sabe muito da cultura pop e inclui exageradamente essas referências. Achei que isso quebra a narrativa, pq para entender o contexto eu precisaria ja saber da referência ou pesquisar na internet, nem todas suas referências são atemporais ou populares.

A formula que foi usada em seu volume de estreia (Jogador N°1) é usada nesse. Muda cenarios e enredo, mas é perceptível ?mais do mesmo? (saga do heroi, games, referências Geek e cultura pop, etc...), sendo esse uma trama nada cativante, muita vezes tediosa e com personagens pouco carismático. O autor usa proximo do fim um pouco de drama com o sacrifício de um personagem importante, que ao acontecer torna a trama ainda mais ruim. Ele deixa uma ponta solta, com um epílogo para uma possível continuação, que particularmente, eu espero que nao aconteça.

Laiza 07/12/2021

Muitas referências a ficção científica e games
Mesmo sendo uma pessoa que não é fã de Star Trek, Star Wars, gamer e afins gostei da história.
Não é como o livro número 1 da minha vida e de estreia do Cline - jogador n°1 - que me fez sentir todas as emoções possíveis, mas é um bom livro para saber da escrita do autor.
Mas se vc estiver lendo esta resenha e tiver milhares de referências do mundo da ficção científica e de games, acho que este livro não seja para você, pode ser cansativo.
Porém, se gosta de imaginar aliens e tecnologias avançadas, com um certo mistério, junte-se a raça humana!

Ulisses24 17/01/2022

Mais do mesmo
Ernest Cline repete práticas de filmes/livros, sem nada de inovador.
O livro narra um ou mais dias, essa informação não fica entendível, do jovem estudando de ensino médio Zack Lightman.
Zack é um clássico jovem nerd, muitas vezes retratos nos filmes americanos. Gosta de filmes, rock, sofre bullying e joga Armanda, um video game online de simulação de vôo em que ele joga todos dias com seus melhores amigos, na qual o objetivo é proteger a terra de uma invasão alienígena. Mais tarde descobre que Armada não é só um jogo online e sim uma simulação de treino para uma verdeira guerra alien.
A aliança de defesa da terra recruta Zack para defender a terra, pois ele está entre os melhores jogadores do jogo.
Armanda não inova e repete peças de vários filmes dos anos 1980. Previsível, pois o autor buscou caminhos fáceis para narrar a história e por último um final sem sentido e simplista.

Henrique Moutinho 04/02/2022

Ernest Cline: um excelente contador de histórias
A premissa do livro não é tão interessante assim e eu quase desisti logo no início. Pegue uma teoria da conspiração das mais fantasiosas, mostre o quanto é absurda e aí crie todo um contexto para que ela se torne real. Parece um pouco sessão da tarde. Mas a forma como tudo é contado é maravilhoso. Ernest Cline me conquistou mais uma vez. Mesmo com uma ideia relativamente pobre, ele fez um livro totalmente cativante e difícil de parar de ler. O final surpreende positivamente.
É bem verdade que sua fascinação pela cultura pop e referências a cada parágrafo podem ser cansativas para quem não é totalmente ligado nisso. Eu não peguei mais da metade das referências, mas é legal quando você pega uma que não esperava.

Xandy 07/02/2022

A primeira coisa a ser dita sobre Armada é que essa história não é O Jogador Nº1, apesar de ter um clima parecido, devido as referencias a cultura pop que Ernest Cline coloca. Eu até gostei da história, mesmo achando ela bem okay. Zack, o personagem principal, para mim não é tão cativante quando Wade, porém ainda sim é legal e a história se desenvolve de uma maneira interessante, mesmo sendo cheia de clichês. Armada é focado mais em jogos de de naves, e para quem gosta deles, vai curtir. Como eu falei, o livro é legal, mesmo não sendo a melhor história de Cline.

leobupi 06/05/2022

Receita de bolo
A proposta para esse livro é do estilo de seção da tarde. o protagonista é bom em algo, mas rejeitado na escola e descobre que suas habilidades são necessárias para salvar o mundo (totalmente previsivel), mas o EC caprichou na escrita. O livro é recheado de referencias da cultura POP, videogames, filmes e etc. para quem conhece essas referencias é bem gostoso, para quem não conhece, não faz diferença para a historia

Senti que o fim do livro foi escrito as pressas, mas a leitura é recomendassima

tori 14/05/2022

Esse livro tem um linha do tempo muito bem construída. Eu me apaixonei na assim que li. Queria muito um livro igual o do pai do Zack, seria muito bom.

Cluni 07/06/2022

Um grande nada que leva a lugar nenhum
Personagens rasos que nao levam ao apego do leitor, história sem graça que ajuda o protagonista em diversos momentos e que ao terminar de ler vai te trazer um sentimento de puro nada... ler esse livro é equivalente a ler uma bula de remédio, chato e sem emoção nenhuma.

Samuel 17/06/2022

Incrível
Essa aventura aqui me deixou sem palavras, muitas emoções que varia de vergonha, tristeza, feliz, etc!
E para quem é nerd/geek vai amar as referências que vai de jogos a grandes filmes e sem falar das boas músicas.
No fim tenho certeza que você irá querer fazer parte dessa grande aventura!

llirioazul 20/06/2022

Eu achei bem legal, e tem muitas referências, tipo o tempo todo, só o final que achei que poderia ser um pouco melhor