Enders Lissa Price

Resenhas - Enders

Bia 12/07/2020minha estante
Eu li o primeiro ano passado, amei, li muito rápido, mas to em dúvida se leio ou não a continuação, acho que vou me perder

Ju Cirqueira | @jucirqueira 14/03/2014

A duologia Starters chega gloriosamente ao fim
Ao final do Livro 1, a autora deixou um gancho gigantesco para o Livro 2, sinalizando ao leitor que a protagonista Callie não estava lá tão segura quanto ela imaginava e que a destruição do prédio da Prime Destinations - empresa que alugava secretamente os corpos de Starters para Enders – não significava o encerramento das atividades realizadas lá, nem muito menos a derrota de seu presidente, o Velho.

Aterrorizada pela constante voz em sua cabeça, Callie precisa fazer algo para se certificar de que o Velho não volte a controla-la ou fazer mal a outros Starters. Além das ameaças e provocações do Velho em sua cabeça, Callie também ouvia a voz de seu falecido pai, o que não deveria ser possível, deixando-a ainda mais perturbada. Após a explosão que matou uma Starter dentro de um shopping, quase na sua frente, Callie sabia que se continuasse ignorando o Velho em sua cabeça coisas piores poderiam acontecer, e o pior, os próximos alvos poderiam ser Michael e até mesmo Tyler, seu irmãozinho. Então pressentindo a ameaça à flor da pele, Callie concordou em se encontrar com o Velho, desconfiando de que seu objetivo obviamente fosse fazer uso do chip em sua cabeça, o único chip alterado capaz de matar.

Ao invés do Velho, quem lhe encontrou primeiro foi Hyden, um Starter desconhecido que praticamente “sequestra” Callie com o objetivo de salvá-la do Velho. De início esse personagem inusitado causa muita desconfiança, mas aos poucos vai ganhando a confiança da Callie ao passo que revela coisas sobre si mesmo e sobre a Prime Destinations. E é aí que a aventura começa! Callie desvenda muitos outros mistérios sobre o projeto dos chips, o controle dos Starters e os verdadeiros planos do Velho, em uma correria frenética para fugir e tentar salvar outros Starters que possuem chips – chamados de “Metais” – do controle do Velho.

“Enders” consegue ser ainda mais eletrizante que “Starters”. Os novos personagens que entram em cena são tão misteriosos e encantadores quanto os próprios protagonistas. Ação é o que não falta! Callie se mostra uma protagonista excepcional, corajosa, destemida, cheia de esperança e encantadora! O que me conquistou nesta sequência foi que Lissa não errou na mão, tudo está muito bem comedido, todas as cenas de ação entrelaçadas com as cenas de afeto e descobertas, todas as peças do quebra-cabeças se encaixam perfeitamente, uma após a outra até o desfecho central. Temos a impressão de que cada detalhe da construção do mundo distópico de Lissa Price foi muito bem calculado e convence o leitor de forma muito natural.

site: http://nuvemliteraria.com/2014/03/resenha-enders-lissa-price/
Henning 03/04/2017minha estante
terminei de ler agora
vi gente falei mal dese livro
eu gostei muito
e o velha o grande vilão
quem diria que poderia ser
eu ate desconfiei pensei não poder ser kk

Fafhy 17/12/2023

Enders
Bom, o que tenho a dizer?
O livro é bonzinho, serve para passar o tempo, porém não leria se não fosse pela ultima frase do primeiro.
Esse é uma mistura de drama com ficção científica, nada de suspense. Até a revelação da identidade do Velho e o porquê de tudo isso foi ruim.
Dou tres estrelas pelo conjunto!
Se você não tiver nada melhor pra fazer, leia sem preocupação, porém com a certeza de que o primeiro é melhor.
vic 17/12/2023minha estante
??

Melian 04/03/2014

Achei fraquinho
A temática é boa, o primeiro livro até me deixou interessada, mas a verdade é que falta um "algo a mais".
A escritora não dá muita ênfase nos ápices, não me prende na leitura. Mas mesmo quis terminar a serie. Achei que poderia fechar melhor que começou, mas segue a mesma linha.
Fah 06/03/2014minha estante
Senti a mesma coisa que vocÊ. Starters foi ótimo, penso que talvez ela pudesse ter acabado no primeiro livro... afinal com essa continuação a história ficou fraca e previsível!

Lorena.Oliveira 23/06/2015

Resenha - Enders - Lissa Price
Li inúmeras críticas sobre o livro, e fiquei triste, mas como sou teimosa resolvi ler assim mesmo, já que tinha adorado o primeiro.
Achei dinâmico e cheio de reviravoltas, a leitura é fácil e acabei em um dia. Torci muito pelos personagens, e gostei de ver uma mocinha superando seus limites e fraquezas, Callie se mostra extremamente corajosa, e faz qualquer coisa pela família e amigos.
Fiquei curiosa em saber o que causou a guerra dos esporos, e como era a sociedade antes disso, esse assunto fica meio esquecido, também queria saber o que aconteceu com o plano inicial de Hayden, se ele conseguiu ou não por em prática, mas também não foi mencionado. E claro, algumas cenas eram bem previsíveis tipo “A não me diga”. Ainda estava eufórica e o final me deu um banho de água fria, esperava bem mais!
No geral, não é uma leitura desagradável, mas não é um livro que vou reler, nem chegou perto de me marcar como o primeiro.
A história renderia fácil mais um livro ou dois, pena que a autora não soube aproveitar!
Deia 23/06/2015minha estante
Senti a mesma coisa que você Lorena, a autora poderia ter feito uma trilogia e explicado melhor a guerra dos esporo, sem falar que alguns personagens ficaram meio esquecidos...Uma pena que ela não soube aproveitar.

RUDY 16/02/2014

Resumo sinóptico
Após ter destruído a Prime Destinations, Callie Woodland está morando na casa que Helena deixou para ela e a neta. Tyler seu irmão e Michael seu amigos (que gosta de desenhar os Starters) estão morando com ela e Eugenia, Enders que trabalhava para Helena e agora está tomando conta de Tyler.

Callie continua a ouvir a voz do Velho em sua mente, estranha apenas que seja parecido com a forma que seu pai falava com ela, através de código. Decide que quer de qualquer forma deixar de ser um Metal, quer tirar o chip que está em sua mente.

Conhece Hyden que a protege de uma explosão provocada pelo Velho no shopping. Faz isso para mostrar a ela que é capaz de explodir qualquer Starters que tem chip, quer obrigá-la a satisfazer seus desejos e vontades. Ameaça fazer o mesmo com o pequeno Tyler e ela fica abalada.

Hyden aproxima-se dela e começa a revelar fatos que ela nem imaginava terem acontecido ou que sejam verdadeiros. Hyden tem um problema físico/neurológico que não pode sentir o toque das pessoas porque sente dores excruciantes, o que atrapalha um pouco a aproximação física com Callie.

Juntos vão tentar chegar ao Velho e descobrirem uma forma de tirar o chip da cabeça de Callie. Ela é uma Starters/Metal diferente dos outros e pode ser comandada a distância sem perder a consciência, pode inclusive matar as pessoas, o que a torna bem perigosa.

Ninguém é realmente quem parece ser...

site: http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/2014/02/resenha-12-enders-lissa-price.html
Michelle 03/10/2022minha estante
não faz muito ,eu estilo

Sadako 10/12/2015

Não recomendo. Não mesmo.
Diferentemente de Starters, que foi razoavelmente divertido, Enders é uma decadência sem fim. Enquanto o primeiro livro tinha falhas, o segundo é a própria falha em forma de história... Não sei o que houve com Price na transição de uma obra para a outra, mas ela sofreu um retrocesso palpável em suas habilidades como escritora.

Suas sentenças estão tão pobres de emoção que podem ser comparadas a livros que leio obrigada pelo meu curso. Tudo soa não natural, forçado, quebrado, bagunçado e os diálogos não são convincentes. Mesmo não sendo escritora, peguei-me pensando coisas como “isso ficaria escrito melhor de tal forma” incontáveis vezes.

Price também não sabe criar palavras que não pareçam ridículas no mundo retratado em seu livro. Zype? Zing? Z-mail? Chamar a internet apenas de páginas? É claro que isso não interfere na história em si, mas é bem chato ficar encontrando essas ofensas durante a leitura.

Callie, que foi uma protagonista quase decente em Starters, se torna burra, chata, inconstante e extremamente egoísta. Um exemplo de estupidez foi aparecer em área perigosa com roupas caríssimas e deixar a bolsa de lado enquanto conversa com um estranho. Gente? Mesmo quem nunca morou na rua não faz tais coisas! Sem contar as diversas vezes que se pôs em perigo desnecessariamente.

Outra coisa que me irritou bastante foi o fato de ela simplesmente não conseguir formar uma amizade “comum” com rapazes. Sempre, sempre, sempre tinha um fundo romântico em seu relacionamento com eles! O que é incrível, contando que, além do chip alterado, ela não tem absolutamente nada de especial.

O seu primeiro “namorado”, com quem ela teve ótimos momentos no primeiro livro, é tratado com uma frieza sem tamanho no início de Enders, pelo motivo explicado em Starters: ele também era um Metal (termo genial para se referir aos adolescentes que tem chip), ou seja, ela não teve um caso com ele, mas com o Velho. RIP †

As motivações e atitudes de Callie também são bem incoerentes. Ela se preocupa tanto com o irmão que o deixa aos cuidados de qualquer um que aparece e sai pelo mundo dando uma de super-heroína. E o que dizer de Michael, seu amigo de infância e primeiro interesse amoroso? Ela nunca deixa claro o que quer ou não com ele.

As reviravoltas na história aconteciam em um piscar de olhos e um arco parecia ser jogado em cima do outro sem dó. Como novos problemas despontando a cada instante, não existia fluidez nas transições. Além disso, os vilões eram quase onipresentes e os mocinhos tinham habilidades mais convenientes que o cinto do Batman.

Personagens surgiam, desapareciam e não lembro o nome de ninguém! Para ser bem sincera, tive que pesquisar nomes e termos escrevendo esta resenha – e eu tenho memória invejável. Com isso, entendo que foi tudo tão tedioso que sequer me causou sentimentos negativos. Não houve “má impressão” porque impressão alguma foi deixad-- Do que estávamos falando mesmo? Ah, sim... Enders!

O final é bem ruim. Há, outra vez, acontecimentos extremamente “apropriados para o momento”, é corrido, muitas perguntas não são respondidas e não há conclusão real. A sensação que tive foi de tudo estar acontecendo ao mesmo tempo e, no parágrafo seguinte, uma calmaria perturbadora ter atingido a obra.

A Guerra dos Esporos? O livro não explica porque aconteceu ou contra quem lutaram e, na verdade, não me importo, mas creio que muitos iriam querer uma explicação. Eu, por outro lado, gostaria de saber como tanta coisa ocorreu no momento certo, da forma certa e quando tudo parecia perdido SEM FELIX FELICIS.

site: http://www.nankindust.com.br/2015/11/resenha-starters-enders.html
Eve 25/02/2016minha estante
Super me identifiquei com a sua resenha! Ainda nem terminei, mas estou odiando.

Fernanda 04/02/2014

Resenha: Enders
Resenha: “Enders” é a continuação de Starters de Lissa Price, publicado pela Editora Novo Conceito. Assim como o primeiro volume este também prende a atenção do leitor do início ao fim e cria perspectivas sensíveis e surpreendentes. Starters se mostrou bastante promissor e o desfecho se concretiza com várias perguntas sem respostas, expostas justamente para serem analisadas neste segundo e último livro. Felizmente a autora conseguiu realizar atos magistrais, com reviravoltas dignas para agradar os leitores.

Callie Woodland é uma protagonista sensacional. Mesmo! Desde o começo mostrou ter uma personalidade forte e cheia de princípios. Quando procurou a Prime Destinations foi para ajudar o irmão doente e desde então se mantém focada para achar a melhor solução de ver todos ao seu redor em segurança e claro, tirar o chip de sua cabeça. É impossível não simpatizar com seu jeito. E um dos pontos positivos é poder observá-la fazendo as coisas e saber que ela tinha mesmo potencial para aquilo.

CONFIRA A RESENHA COMPLETA NO BLOG SEGREDOS EM LIVROS:

site: http://www.segredosemlivros.com/2014/02/resenha-enders-lissaprice-novoconceito.html
Álexx' 10/02/2014minha estante
Curtam:
Pensamentos de um Starter

ricardo_22 29/01/2014

Resenha para o blog Over Shock
Enders, Lissa Price, tradução de Ivar Panazzolo Júnior, 1ª edição, Ribeirão Preto-SP:
Novo Conceito, 2014, 285 páginas.

Muita coisa aconteceu na vida de Callie Woodland desde que a Guerra dos Esporos mudou radicalmente o mundo que conhecia, mas depois dos acontecimentos que momentaneamente devolveram a paz para sua vida, ela descobre que estava enganada e que a situação continua complicada. Sua condição é muito especial para determinadas pessoas e o temido Velho continua se comunicando com ela através do chip que tem implantado em sua cabeça.

Quando percebe que sua vida continuará a mesma enquanto estiver sendo comandada pelos Enders, Callie busca uma forma de remover o chip sem correr risco de vida. Ela está disposta a tudo para voltar a ter uma vida normal ao lado de seu irmão Tyler e do amigo Michael. Callie não sossegará enquanto não alcançar seus objetivos, que incluem a busca pela real identidade do Velho e a verdade sobre o que aconteceu com sua família.

“Estava com saudade de Tyler. Hyden me convenceu de que o risco de fazer outro contato pela aerotela era grande demais. E eu não sabia se aquilo dificultaria a situação para nós dois no final. Era mais fácil não ouvir a voz de meu irmão, porque eu conseguia me concentrar no que tinha de fazer.
Resgatar os Metais” (pág. 83).
Após a leitura de Starters, ainda que com algumas observações e detalhes não tão positivos e ainda assim comuns em livros introdutórios, a espera por Enders não poderia ser menos angustiante. Muito tempo se passou, o que apenas aumentou a expectativa por um livro que tinha tudo para ser surpreendente. Felizmente foi!

No livro anterior foi possível sentir a falta de algumas explicações, o que como dito pode ser considerado normal, mas ainda nas páginas iniciais do segundo livro fica claro que as dúvidas serão facilmente deixadas para trás. No entanto o detalhe mais interessante, também perceptível ainda no início, é como Lissa Price conseguiu criar um mundo complexo e tão detalhista em tão poucas páginas – e com apenas dois livros, o que dificilmente acontece.

A estrutura do enredo, anteriormente já vista como grande qualidade da autora, continua perfeita e ainda mais viciante. Isso porque as surpresas surgem com naturalidade e assim fica impossível largar o livro, sabendo que algo novo acontecerá em questão de palavras. Como Callie não está mais em um mundo desconhecido, e por já estar adaptada com todas as mudanças causadas pela Guerra dos Esporos, ela consegue agir com rapidez para salvar todos ao seu redor e isso é um grande diferencial.

O surgimento de novos personagens também é fundamental, sobretudo por acontecer na medida certa sem que nenhum apareça fora de contexto, o que também é natural em algumas continuações. Vale lembrar ainda que os próprios personagens são responsáveis por dar motivos para se surpreender com as revelações e com tudo o que ainda está por vir no livro – mesmo que uma ou outra surpresa seja previsível.

Sem contar, claro, que a própria estruturação dos personagens, bem como suas personalidades, são fundamentais para o encanto do leitor. A maneira como eles são apresentados, ainda que através da visão de uma narradora-personagem, torna impossível não se cativar e assim ficar na torcida, mesmo sem a certeza de que são realmente confiáveis.

site: http://www.overshockblog.com.br/2014/01/resenha-212-enders.html
Álexx' 10/02/2014minha estante
Curtam:
Pensamentos de um Starter

Patty Santos - PS Livros 09/03/2014

"Senti como se meu estômago estivesse se retorcendo em um nó. Eu realmente detestava esse chip – essa coisa – na minha cabeça. Não ia deixar um Ender sinistro me controlar pelo resto da vida."

É sempre complicado pelo menos pra mim, começar a resenha de um livro que é uma continuação, primeiro porque ninguém gosta de spoilers e segundo porque eu não gosto de dar spoilers, já basta a sinopse, por ela o leitor já tem uma ideia do que esperar do livro, então com isso em mente, se você não leu ainda Starters o primeiro livro da duologia, já resenhado aqui no CdT no finalzinho de março de 2013, pode ficar sossegado que não falarei nada que comprometa sua viagem na leitura do primeiro livro.

Enders com certeza veio para esclarecer todas as pontas soltas deixadas em Starters e chocar alguns leitores com suas revelações, eu acredito que boa parte dos leitores não gostarão do rumo dos acontecimentos ou do desfecho desta distópia, eu posso dizer que fiquei desconcertada em determinados momentos tamanha a crueldade de alguns personagens.

Se no primeiro livro a frase "Quando os gaviões gritam, é hora de voar" deu a entonação de que poderíamos esperar um livro repleto de mistérios, pela frase "Não confie em ninguém além de você mesma. E, em seguida, questione essa confiança." podemos ter ideia do que esperar de Enders, o sentimento de desconfiança está presente em cada página do livro.

"É tudo por causa do dinheiro, então? Você não está fazendo isso porque acredita em alguma coisa?
- As pessoas fazem qualquer coisa por dinheiro. – Ele examinou suas unhas. – Ainda não percebeu?"

Com uma narrativa intensa e direta Lissa nos brinda com uma boa continuação, em Enders temos uma enxurrada de informações e tudo acontece muito rápido, o primeiro capitulo é explosivo, literalmente. Não há enrolação, estejam preparados para o ritmo frenético do livro, como não há em quem confiar, passei boa parte do livro com o pé atrás, principalmente em relação aos personagens novos da trama.

Para Callie não há folga, a garota é bombardeada com revelações e situações de stress o tempo todo, e mesmo assim se mostra uma garota corajosa e forte, ela é o tipo de personagem que conquista o leitor, acima de tudo por fugir do convencional, mesmo com seu mundo desabando Callie ainda é capaz de amar, e nesse livro os sentimentos dela começam a mudar, a idealização de um romance em uma cenário caótico e repleto de perigos é sensacional.

O livro é bom? É sim. A autora não nos deixa com dúvidas e ainda dá um final plausível para todos os personagens. Então porque dei somente quatro estrelas? Acredito que por ter iniciado a leitura com altas expectativas acabei incomodada com algumas revelações, principalmente sobre O Velho, achei bem fantasioso, isso aliado ao fato de ter amado o primeiro livro. Enders é bom, mais Starters é melhor.

Quem gosta de distopias não pode deixar de ler Starters e Enders, a narrativa de Lissa nos faz mergulhar em um universo bem construído com personagens fortes e cativantes, te surpreende e ainda deixa aquela sensação que valeu a pena.

"Abruptamente, parei de me mover. Fiquei imóvel, e devagar percebi que alguém estava tomando o controle de meu corpo. Parecia que eu tinha uma boa quantidade de mercúrio correndo pela minha espinha. Dos pés para as pernas, para os quadris, para o abdômen, para meu peito e meus braços. Até minha garganta parecia rígida."

site: http://coracaodetinta.blogspot.com.br/

Aline 23/04/2024

Enders
Achei o primeiro livro mais interessante...
Neste, houve um plot twist que deveria ser impactante, porém foi tão absurdo que não convenceu.
Tive a impressão de que a autora não tinha mais como instigar o leitor a ler e tentou de tudo, inclusive coisas sem explicação. Enfim, não curti.

Guillermo 30/03/2014

Decepcionante.
Não vou escrever um texto enorme, pois muitas das resenhas aqui refletem exatamente o que achei.
O livro é fraco, parece que tudo aconteceu de maneira forçada e o final foi extremamente previsível e sem graça.
A única coisa que não me fez dar uma estreña foi a edição, que está bem bonita. A capa é perfeita, e o livro em si é bem bonito, com uma letra bem agradável.
Como o título da resenha já diz, foi uma decepção.

Fabiane Ribeiro 04/04/2014

Resenha - Enders
“Um lugar onde você pode ser outra pessoa”.

Eu queria ter gostado mais de Enders do que de fato gostei. Gostaria de ter ficado animada, assim como fiquei quando li o primeiro volume da série, Starters.
Não sei se em todos esses meses que se passaram entre o lançamento dos dois títulos eu mudei meu gosto, me tornei mais exigente ou se este não era o momento certo para eu embarcar novamente na história de Callie. Ou, talvez, o livro seja realmente inferior ao seu antecessor, assim como o considero. Mas a verdade é que nada funcionou muito bem pra mim em Enders.
A história continua sendo boa, porém, o desenrolar perdeu o brilho, o que o torna, em minha opinião, um livro mediano (e o primeiro foi excelente!).
Callie está agora na mansão que recebeu no primeiro livro, vivendo com o irmão. Mas a tranquilidade é apenas aparente. A Prime Destinations, empresa que alugava os corpos dos starters, está destruída, mas a guerra contra o Velho ainda não chegou ao fim.
O vilão deixa bem claro no início do livro que não está pra brincadeira, através de atos terríveis que faz Callie presenciar e de ameaças que lhe faz, conversando com ela dentro de sua mente. Tudo isso é possível, pois há agora uma nova classe de starters, os Metais. Aqueles que possuíam os chips, que tiveram seus corpos alugados pela Prime, tornaram-se uma arma facilmente manipulável pelo Velho. Ele e seus comparsas podem entrar no corpo dos Metais e controlá-los para seus próprios fins, o que faz com que ninguém seja confiável, pois você nem mesmo tem certeza de com quem está falando. Além disso, esses chips podem ser explodidos, matando não apenas o starter, mas ferindo tudo e todos que estiverem ao seu redor.
A premissa é bem interessante, assim como o controle das mentes que o Velho agora possui, porém, faltou brilho na execução da trama como um todo.
O final é interessante, mas a tentativa de triângulo amoroso que houve na trama foi um pouco falha também (infelizmente, para evitar spoilers, não poderei falar mais sobre o assunto, mas quem ler o livro entenderá meu desapontamento).
Com todo o desespero para que seu chip seja removido, Callie faz aliança com um novo personagem, Hyden, que tem muitas informações a respeito do Velho e dos chips, e é muito importante para a trama. Juntos, eles buscam outros Metais e levam-nos para um refúgio que parecia ser seguro.
O livro, claro, tem seus méritos. Uma narrativa bastante ágil, uma linguagem direcionada ao seu público alvo (jovem adulto) e personagens interessantes, assim como uma premissa bem cativante. As falhas na execução e no brilho da trama não devem impedir ninguém de conferir a continuação de Starters, que mesmo se encerrando de forma fraca, continua sendo uma boa série como um todo.

Trecho: “Um Ender nos trouxe chocolate quente e sanduíche. Chocolate quente? Eu estava muito confusa. Éramos prisioneiros ou cobaias? Será que conseguiríamos o que mais queríamos, ou seja, a remoção dos chips? E se isso acontecesse, eles não precisariam mais de nós. Talvez fôssemos idiotas por pensar que eles nos deixariam ir embora” (Pág. 202).

Luan 06/04/2014

Com ritmo frenético, fim da duologia não corresponde ao primeiro volume!
Essa resenha conterá spoilers do primeiro livro, caso contrário não terá resenha – rs. Depois que Callie conseguiu por um fim na Prime Destination, tudo aparentemente parecia se encaminhar para um final feliz. No entanto, o bombástico fim de Starters deixou muitas dúvidas e uma certeza: preciso muito ler o próximo livro. Em Enders, Callie continua lutando contra o Velho, que vez ou outra está em sua cabeça, fazendo uma verdadeira luta psicológica com a protagonista.

Não bastasse isso, Callie passa a viver com uma dúvida: era seu pai falando com ela no fim do último livro ou era mais uma armação do Velho? Em meio a toda essa tormenta, Callie conhece um novo personagem: Hyden. Ele será quase que o protagonista do encerramento da duologia de Lissa Price.

Michael, o amigo, e Tyler, o irmão, seguem presentes, mas sem grande destaque. Em especial Tyler, que é radicalmente jogado para escanteio. Assim, Callie e o misterioso Hyden embarcam na aventura que dará um fim na história. E, esperemos, um final feliz. Enfim que agora Callie enfrentará um jogo de muitas mentiras e verdades e reviravoltas. E, o esperado confronto com o velho. Assim como foi o primeiro livro, este também será de muita correria para conseguir dar um fim aos chips.

Eu esperava ansioso pela continuação da série. Não escondo que fiquei bastante apegado à história criada por Lissa. A trama da venda de corpos, a luta de alguns Enders em acabar com a Prime... realmente me convenceu. Mesmo que, como disse na resenha de Starters, a história tenha sido bastante superficial. Em Enders, vemos um Lissa Price buscando um pouco mais de profundidade em seus personagens, mas de forma geral, a superficialidade ainda existe. Muitas das coisas acontecem fácil e rapidamente. Às vezes, parece que ela está brincando com o leitor.

Mas a escrita dela, que já era boa, conseguiu ficar ainda melhor – claro, só tendo que melhorar o aprofundamento e detalhamentos. E de Enders, como diz o título, o livro não tem nada. Bem, os Enders existem, de fato, mas o destaque não é neles. Segue sendo na Callie e nos demais Starters. Ficou confuso, mas também não afetou a leitura, que isso!

Bem, ao fim da história, eu não sei ainda o que eu achei do segundo e último volume. A leitura foi frenética, uma vez que tem acontecimentos e viradas a todo o momento. Tem ação e a leitura não fica monótona. Eis um grande ponto positivo da autora, ela sabe prender com uma história que não fica parada. Porém, em alguns momentos me sentia frustrado pelo caminho que a história tomava.

Eu esperava outro desenrolar. Não sei se ela foi pelo caminho mais fácil e obvio, mas não foi o melhor, eu creio. O desenvolvimento da história teve alguns clichês e casos que não fechavam. Ficou corrido. Ficou bastante comercial. Isso é preciso reconhecer. Mas eu, como um quase fã da história, realmente esperava que Enders me surpreendesse.

Veja, não estou dizendo que o livro é ruim. Não é, e sim, gostei da construção dele. Só achei que ela optou por um caminho mais fácil, tanto pra ela, como pra vender a obra.

O fim não surpreendeu, mas foi aceitável e ainda deixou abertura para acreditarmos que a história possa voltar a ser explorada.

Pela história em geral e algumas viradas que realmente me agradaram, dou quatro para Enders. E fico curioso para ler uma nova história de Lissa... tomara que venha mesmo. E que venha também uma adaptação para o cinema, cujo fato dizem estar prestes a acontecer.

Danielle 07/04/2014

Resenha – Lissa Price – Enders
Esse livro é uma continuação do livro Starters, o qual é uma das minhas distopias favoritas; esperava por esta leitura há muito tempo, pois o final do primeiro livro me deixou muito curiosa com o que estava por vir.
A narração da autora continua com um ritmo muito bom que faz com que o leitor não se canse da leitura em nenhum momento, com uma tramacheia de surpresas e reviravoltas.
Em Starters, somos apresentados há um futuro onde o EUA foi devastado por uma guerra com armas biológicas, mas conhecida como guerra dos esporos, que dizimou quase toda a população entre 20 e 60 anos. Por ainda não terem tomado a vacina, estas pessoas seriam os middles, os mais jovens seriam starters e os idosos os Enders, os mais ricos. Os starters que não tinham avos vivos acabaram indo para abrigos e não eram tratados nada bem nesses lugares, então acabavam fugindo.
No meio de toda essa confusão surge a Prime Destinations uma empresa que descobriu uma tecnologia onde eles implantam um chip nos Starters para que possam alugar seus corpos aos Enders e os Starters precisando de dinheiro acabam recorrendo a essa fonte.
A protagonista da trama Callie foi a única starter que, ao alugar seu corpo, ficava consciente, o que fez com que o dono da Prime Destination, mais conhecido como “Velho” se passasse por outra pessoa e vivesse um romance com ela para descobrir como se aproveitar melhor dessa tecnologia. No final do primeiro livro Callie descobre que seu namorado Blake na verdade era o velho e é então que começa a trama do segundo livro.
Callie começa a ouvir a voz do seu pai em sua cabeça, então ela vai fazer de tudo para saber se seu pai está realmente vivo ou o velho que está plantando a voz dele em sua cabeça para mais um dos seus jogos sujos.
Enders finaliza com chave de ouro essa duologia maravilhosa, cheia de suspense e ação. Gostei muito da saga e espero sinceramente ver nas telonas do cinema. Recomendo a leitura para os amantes de distopia e ficção científica.

site: www.facebook.com/minhasresenhasdp