Enders

Enders Lissa Price

Resenhas - Enders

Felipe Miranda 17/02/2014

Enders - Lissa Price por Oh My Dog estol com Bigods
Pouco mais de um ano após o lançamento de Starters, poder ler o desfecho da duologia distópica escrita por Lissa Price foi uma experiência nostálgica. Apesar de não ter absolutamente tudo fresco em minha mente, o que me preocupou de início, a memória foi retornando a cada detalhe exposto na narrativa e ao final, foi como se tanta espera não houvesse existido, mas como houve acabou valendo a pena.

O segundo livro de qualquer série ou trilogia é sempre o mais aguardado por mim, é ele que geralmente firma a estória. Entendam, em Starters, a autora nos apresentou aos personagens, nos situou no tempo, espaço e o cenário distópico. Já em Enders, por já estarmos confortáveis com todo o universo de Price, a autora teve um leque aberto de rumos, reviravoltas e problemas para desenvolver e resolver, sem se preocupar tanto com explicações de funcionamento, digamos assim. O agravante disso tudo é que Starters é uma duologia, o desfecho também veio com Enders, ou seja tudo em um único livro. Obviamente a minha ansiedade era enorme e justificada. Fico feliz em saber que a autora deu um fim satisfatório a trama.

Embora a Prime Destinations esteja fechada e o aluguel de corpos suspenso, o Velho está foragido, à espreita e mais ativo que nunca. Os Starters continuam com chips instalados em seus cérebros, o que permite que sejam rastreados e até controlados. A ideia de viver assim é repugnante para Callie, ela não vai aceitar tão fácil a ideia de ser controlada para o resto de sua vida. O chip é responsável pela distância entre ela e o irmão Tyler, é preciso dar um passo de cada vez. Mas como lutar contra um inimigo que atua dentro de sua mente? O Velho e seus Enders estão a procura de algo e não pouparão vidas ou esforços, explosões criminosas estão acontecendo e o perigo está não só nas ruas mas também na cabeça de Callie.

A narrativa ganha novas cores e uma reviravolta inesperada com o jovem Hyden, que auxliará Callie e Michael a descobrir os planos do Velho e encontrar quem sabe uma saída. Um de seus muitos segredos envolve o fato de Hyden não poder tocar ou ser tocado por ninguém, apesar do mistério ele parece ser confiável. O medo é uma constante e como se não bastasse ter dado seu corpo para que os Enders usassem, Callie está revivendo as memórias de sua antiga inquilina Helena. Por que? O último gás da estória envolve o paradeiro do pai de Callie, há indícios de que ele esteja vivo e não fora levado para o centro de tratamento anos atrás durante a Guerra dos Esporos.

Posso ousar e indicar um único defeito que encontrei na narrativa, em alguns delicados momentos da trama, um aprofundamento maior poderia ter dado um rosto mais emotivo a estória. E se tratando de um desfecho, não cairia mal, certo? Ignorando isso Lissa Price encerrou sendo fiel ao nível de estória que se propôs a contar. E que estória, não? Callie é uma protagonista forte e não vai facilitar para ninguém, Michael é ofuscado por Hyden que rouba a cena e forma uma dupla de coragem com Callie. Os vilões da estória se multiplicaram, é, o Velho não é o único interessado na tecnologia avançada dos chips.

E pra finalizar essa resenha enorme de fã, deixo meu quote predileto e uma recomendação de coração: leiam Enders!

"Pode parecer piegas, mas é verdade: o que há do lado de fora não é tão importante quando o que há por dentro." Trecho da página 189

site: http://www.ohmydogestolcombigods.com/2014/02/resenha-enders-lissa-price.html

cotonho72 29/04/2014

Fraco
Nessa continuação da série Starts, Callie Woodland espera ter uma vida um pouco mais tranqüila junto de seu irmão Tyler e seu grande amigo Michael, pois sua batalha com a Prime Destinations foi vencida e agora não terá que alugar mais o seu corpo para os ricos Enders. Callie herdou da sua última inquilina, Helena, a metade da sua fortuna e agora vive com seu irmão na mansão que pertencia a ela junto com a governanta Eugenia, mais a batalha ainda não acabou.
O Velho está foragido, ainda se comunica com Callie e está mais ativo que nunca, os Starters continuam com chips instalados em seus cérebros, o que permitem que sejam rastreados e até controlados, sendo assim, Callie e seu irmão Tyler não estão totalmente livres desse pesadelo. A idéia de viver assim é inaceitável e ela não vai descansar até conseguir descobrir uma maneira de retirar o chip e libertar ela e seu irmão, mais isso pode lhe custar à vida.
Após a explosão no shopping que matou uma Starter ou Metais como são chamados agora, Callie sabia mais do que nunca que não poderia ignorar o Velho, pois as próximas vítimas poderiam ser o seu irmãozinho Tyler e seu amigo Michael. Desta maneira, Callie concordou em se encontrar com o Velho, desconfiando de que seu objetivo obviamente fosse fazer uso do chip em sua cabeça, o único chip alterado capaz de matar.
Perto do local determinado para o encontro, ela é seqüestrada por um Starter desconhecido chamado Hyden que informa que seu objetivo é salvá-la do Velho, no início a desconfiança é grande, mas aos poucos ela vai sumindo devido algumas descobertas, só que sua surpresa será ainda maior quando descobrir a identidade desse desconhecido.
Na minha opinião a autora Lissa Price se perdeu um pouco nessa continuação, o primeiro livro é eletrizante e termina de uma maneira que nos deixa com muitas expectativas, mais nesse a história é um pouco arrastada e as vezes cansativa demais. Os personagens que aparecem são interessantes só que poderiam ser mais desenvolvidos, o título não tem nada a ver com o enredo, na minha opinião poderiam ser invertidos, o final é um pouco decepcionante.

site: devoradordeletras.blogspot.com.br

Carol 04/03/2014

Poderia ser melhor (Por Matheus Frizon)
Callie Woodland finalmente alcançou seu objetivo: destruir a Prime Destinations e como consequência game-over para o Velho, afinal nenhum Enders irá mais alugar corpos dos Starters para os seus estranhos objetivos - quem leu o primeiro livro sabe bem o que tô falando.
Enfim, enfim, Callie agora é uma garota rica, uma vez que Helena, sua última inquilina lhe deixou metade da herança e – amém – ela e seu irmão Tyler não precisarão morar na rua, eles finalmente formariam uma família feliz, juntos com o Michael, melhor amigo de Callie, mas como nem tudo são flores... ter dinheiro e uma vida confortável nunca foi sinônimo de paz e felicidade nem aqui nem na China.
A verdade é que o Velho ainda está à solta aterrorizando todos os Metais, uma vez que um Starters passou pelos procedimentos da Prime Destinations é um caminho sem volta, já que o chip instalado em suas cabeças são, digamos assim, impossíveis de serem removidos. O Velho está a caça de todos os Metais, principalmente Callie, sua principal peça nesse jogo, mas por quê…?
A questão é que, o Velho ainda consegue controlar os Metais e para piorar tudo, Callie tem que conviver com a voz do Velho em sua cabeça. De inicio isso lhe desespera e a garota não sabe como arrancar o chip de sua cabeça sem ser morta no processo, já que o chip se torna uma bomba quando se tenta remove-lo. Mas, quando Callie começa a ouvir a voz do pai dentro de sua cabeça, ela sabe que tem de lutar com unhas e dentes para a alcançar seu “novo” objetivo: acabar com o Velho de uma vez por todas!
Então, nessa brincadeira ela acaba que conhecendo Hyden, que mais tarde revela ser filho do Velho e um dos idealizadores da tecnologia dos chips. Hyden não sabia que tinha entregado uma arma ao pai quando o ajudou a criar a tecnologia e agora os dois - Callie e Hyden - precisam encontrar uma maneira de parar o Velho, já que o vilão está decidido a vender a tecnologia dos chips junto com os Metais para um grupo de terroristas. Mas nem tudo é o que parece e confiar em qualquer pessoa nunca foi algo inteligente.
Bem. Graças a Deus eu nunca tive uma grande expectativa com esse livro por que (a) as capas dessa serie sempre me seduziram e (b) acho que a editora demorou demais para publicar a continuação, fazendo com aquele gás caísse por terra.
O que eu achei do livro? Legal. Assim, Starters com toda a certeza dá um banho em Enders, por quê? Bem, a Callie meio que se tornou uma garota muito sentimentalista, ai, credo, às vezes é um porre, ela não tinha aquela atitude inicial de ir e lá e fazer, passou o livro inteiro guiada pelos pensamentos dos outros, em nenhum momento ela disse: Para tudo, agora vamos fazer do meu jeito e acabar com tudo (é isso que esperamos dos protagonistas nesse tipo de literatura, não?). E outra, todos os nossos “amigos” eram pegos de surpresa o tempo inteiro - acho que eles foram criados para serem burros nesse livro. Passei metade do livro me perguntando quando iríamos ir para a parte que realmente importa, uma vez que, ao meu ver a autora preferiu encher linguiça antes de ir para o show bis do que fazer um livro perfeito - já que o enredo tem tudo para ser uma historia fodasticamente foda (risos).
Mas então chegamos à metade do livro - quase no fim - e descobrimos que nem tudo está perdido e que pelo menos a autora conseguiu me tirar do tédio e é ai que tenho de bater palmas e dizer: meu bem, eu bem que desconfiava, obrigado pelo presentinho, adoro mentiras!
Do todo o livro não é ruim, apenas inicialmente demorado. Oquei, oquei, agora o melhor a fazer é vocês lerem Enders e tirar suas próprias conclusões, nem tudo é cem por cento bom, nem cem por cento ruim (Matheus, pare de arrancar falas de reallity - risos).
(;

site: http://terradecarol.blogspot.com.br/

Patty Santos - PS Livros 09/03/2014

"Senti como se meu estômago estivesse se retorcendo em um nó. Eu realmente detestava esse chip – essa coisa – na minha cabeça. Não ia deixar um Ender sinistro me controlar pelo resto da vida."

É sempre complicado pelo menos pra mim, começar a resenha de um livro que é uma continuação, primeiro porque ninguém gosta de spoilers e segundo porque eu não gosto de dar spoilers, já basta a sinopse, por ela o leitor já tem uma ideia do que esperar do livro, então com isso em mente, se você não leu ainda Starters o primeiro livro da duologia, já resenhado aqui no CdT no finalzinho de março de 2013, pode ficar sossegado que não falarei nada que comprometa sua viagem na leitura do primeiro livro.

Enders com certeza veio para esclarecer todas as pontas soltas deixadas em Starters e chocar alguns leitores com suas revelações, eu acredito que boa parte dos leitores não gostarão do rumo dos acontecimentos ou do desfecho desta distópia, eu posso dizer que fiquei desconcertada em determinados momentos tamanha a crueldade de alguns personagens.

Se no primeiro livro a frase "Quando os gaviões gritam, é hora de voar" deu a entonação de que poderíamos esperar um livro repleto de mistérios, pela frase "Não confie em ninguém além de você mesma. E, em seguida, questione essa confiança." podemos ter ideia do que esperar de Enders, o sentimento de desconfiança está presente em cada página do livro.

"É tudo por causa do dinheiro, então? Você não está fazendo isso porque acredita em alguma coisa?
- As pessoas fazem qualquer coisa por dinheiro. – Ele examinou suas unhas. – Ainda não percebeu?"

Com uma narrativa intensa e direta Lissa nos brinda com uma boa continuação, em Enders temos uma enxurrada de informações e tudo acontece muito rápido, o primeiro capitulo é explosivo, literalmente. Não há enrolação, estejam preparados para o ritmo frenético do livro, como não há em quem confiar, passei boa parte do livro com o pé atrás, principalmente em relação aos personagens novos da trama.

Para Callie não há folga, a garota é bombardeada com revelações e situações de stress o tempo todo, e mesmo assim se mostra uma garota corajosa e forte, ela é o tipo de personagem que conquista o leitor, acima de tudo por fugir do convencional, mesmo com seu mundo desabando Callie ainda é capaz de amar, e nesse livro os sentimentos dela começam a mudar, a idealização de um romance em uma cenário caótico e repleto de perigos é sensacional.

O livro é bom? É sim. A autora não nos deixa com dúvidas e ainda dá um final plausível para todos os personagens. Então porque dei somente quatro estrelas? Acredito que por ter iniciado a leitura com altas expectativas acabei incomodada com algumas revelações, principalmente sobre O Velho, achei bem fantasioso, isso aliado ao fato de ter amado o primeiro livro. Enders é bom, mais Starters é melhor.

Quem gosta de distopias não pode deixar de ler Starters e Enders, a narrativa de Lissa nos faz mergulhar em um universo bem construído com personagens fortes e cativantes, te surpreende e ainda deixa aquela sensação que valeu a pena.

"Abruptamente, parei de me mover. Fiquei imóvel, e devagar percebi que alguém estava tomando o controle de meu corpo. Parecia que eu tinha uma boa quantidade de mercúrio correndo pela minha espinha. Dos pés para as pernas, para os quadris, para o abdômen, para meu peito e meus braços. Até minha garganta parecia rígida."

site: http://coracaodetinta.blogspot.com.br/

Marcos 28/03/2014

Enders é a continuação de Starters (suja resenha você confere aqui) e encerra a duologia. Depois dos acontecimentos do final do primeiro livro, Callie pensa que está livre para viver ao lado de seu irmão Tyller e seu amigo Michael. O que ela não esperava é que algo está para quebrar essa sensação. O Velho volta a se comunicar através do chip implantado em sua mente e passa a escravizá-la em troca da segurança de seus entes queridos. A protagonista passa, então, a tentar remover o chip de qualquer forma, par que possa se livrar do domínio dos Enders, mas não imagina que isso pode lhe custar a vida. Obstinada a descobrir a identidade do Velho e o que ele tem a ver com o desaparecimento do seu pai, Callie irá embarcar em um jogo perigoso, em que nem sempre se tem um final feliz.

Quer continuar a ler a resenha? Acesse:

site: http://capaetitulo.blogspot.com.br/2014/03/mini-resenha-enders-starters-2-de-lissa.html

Carol 13/04/2014

Enders - Lissa Price
Sastisfação. Essa é o sentimento que veio à tona quando terminei a leitura (a jato) de Enders, continuação de Starters, da estreante Lissa Price. Foi um longo ano de espera que valeu muito a pena.
"Starters" foi um livro que me conquistou logo de cara pela capa e a sinopse. Posso dizer que não foi muito diferente com "Enders", que retoma a história de Callie Woodland duas semanas após o fim do último livro.
Mesmo com o fim da Prime Destinations, a situação não melhorou para Callie. Agora, através do chip ainda implantado em sua cabeça, o Velho consegue entrar em sua cabeça e se comunicar com ela; e pior, consegue controlá-la. Todos os que tem o chip da Prime implantado na cabeça podem ser controlados a qualquer momento, os chamados "Metais". E é claro que o Velho quer suas criações de volta.
Um novo personagem dá o ar da graça: Hyden, o filho de Brockman. Confesso que, no começo, não gostei muito dele. Depois, comecei a ser cativada pelo personagem, que, tecnicamente, não era novo na história. Ele está presente nas cenas mais importantes do livro, como as reviravoltas e os momentos românticos. A história conta com o aparecimento de muitos personagens novos e cruciais; alguns deles, foram muito citados, mas nunca haviam aparecido. Preparem-se para fortes emoções! Há também o retorno de alguns antigos já queridos, como Michael e Blake.
"Enders" foi frenético do início ao fim. Em alguns momentos, eu queria parar de ler, mas simplesmente não conseguia. A curiosidade que o final de cada capítulo desperta é alucinante, assim como a trama desenvolvida no capítulo seguinte. E o melhor de tudo é que cada palavra, cada detalhe deste e de "Starters" são fundamentais para uma compreensão total do enredo; Momentos do primeiro livro retornam com uma visão completamente nova. O livro reserva grandes surpresas aos fãs, que assim como eu, com certeza não irão se decepcionar.

Geeh 21/03/2014

(...)Não Confie em Ninguém além de você mesma.E,em seguida,questione essa confiança.(...)

Depois que a Prime Destinations foi destruída, Callie estava crente de que enfim poderia ter uma vida normal ao lado de seu irmão e Michael. Mas ela não poderia estar mais enganada. O fato de a Prime não mais existir, não significou o fim das atividade do Velho, que agora pode falar com Callie diretamente em sua mente, através de seu neurochip. E essa não é a única novidade que o misterioso homem preparou para ela. Em uma demostração de seu poder de controle sobre os Starters doadores, ele mostra a Callie que os chips podem ser utilizados como bombas, explodindo não somente o Starter, mas também tudo ao seu redor.
Desesperada, Callie precisa encontrar uma forma bloquear o Velho de sua cabeça, proteger seu irmão e Michael, e ainda tentar impedir que outros Starters sejam mortos.
E é em meio a esse misto de desespero e confusão que algo inusitado acontece. Uma nova voz surge em sua cabeça, não a do Velho, e sim de alguém que ela acreditava estar morto a muito tempo, seu pai, que supostamente havia morrido durante a guerra. Mas como ela pode ter certeza de que não é apenas mais um truque do Velho, já que ele parece saber de tudo sobre todos e dominar grande parte das tecnologias avançadas utilizadas?

(...)Senti como se meu estômago estivesse se retorcendo em um nó. Eu realmente detestava esse chip – essa coisa – na minha cabeça. Não ia deixar um Ender sinistro me controlar pelo resto da vida.(...)

O desejo de descobrir a verdade sobre o Velho, sobre o seu pai, e o dever de cuidar de seu irmão, acabam deixando Callie em um conflito, e eis que a ajuda vem de uma fonte totalmente inusitada.
Quando prestes a se entregar ao Velho, que esta obsessivo por colocar as mãos em seu neurochip adulterado que lhe permite matar quando esta sendo controlada, a ajuda vem de alguém inimaginável. Hyden, o filho do Velho, que aparentemente é um dos cientistas que o ajudou a desenvolver os chips, e que agora luta para destruir a tecnologia e dar um fim a ganancia desmedida de seu pai, se alia a Callie nesta luta.
Então Callie e Hyden se juntam em uma busca a todos os "Metais", Starters que possuem o chip, para garantir a segurança e impedir que o Velho possa utiliza-los para atingir seus objetivos.

Olha, eu tenho duas avaliações sobre esse livro, pois quando eu o li, imaginava que fosse uma serie, então o classifiquei como "muito bom", mas recentemente descobri que é apenas uma duologia, então minha classificação mudou para regular. Curiosos? eu explico.
Starters não é um livro realmente eletrizante, ele faz bem o estilo primeiro livro, é mais uma forma de ambientar o leitor, do que realmente desenvolver a trama, e Enders segue o mesmo padrão, não é lá muito ativo, apesar de a leitura seguir um ritmo leve e agradável. Outro ponto de que deixou a desejar para este "final" super precipitado, é a falta de respostas, continuamos não sabendo nada sobre a guerra, nem como aconteceu, e muito menos o seu motivo. O futuro de Callie também é inserto, inclusive o amoroso, não sabemos se ela fica com o Michael, que é praticamente o seu companheiro, ou se a química entre ela e Hyden realmente vai levar a alguma coisa a mais.
De modo geral, eu gostei bastante do livro, apesar de o enredo em si, não ter se desenvolvido de um livro para o outro, já que Callie continua impulsiva e Michael um personagem quase inexistente. É Hyden, um novo personagem, quem deixa tudo um pouco mais interessante. O que realmente me incomodou foi o final, totalmente aberto e sem quase nenhuma resposta para o leitor. Um desfecho totalmente decepcionante, considerando fato de que a premissa inicial era de uma distopia eletrizante. Como eu disse anteriormente, a escrita de Lissa Price é fantástica, flui super fácil, mas ouve uma visível diferença entre o primeiro e o segundo livro, e não no bom sentido, já que ela eliminou quase todos os personagens principais do primeiro livro, focando apenas em Hyden ,Callie e o Velho, que se mostrou bastante ativos em Enders, mas de uma forma destorcida e forçada, fantasioso demais, até mesmo para uma distopia.
Enfim, não posso dizer que o livro é ruim, não é, mas aconselharia a autora a continuar escrevendo, quem sabe mais um livro, para tentar um fim mais digno para esta estoria que prometia ser fantástica.
Mas falando sobre o trabalho da editora, eu também achei que o nível caiu um pouquinho, não na questão diagramação, que continua incrível, mas a capa em si ficou bem estranha, e perdeu um pouco do encanto da primeira.
Mas leia, é um bom livro para quem gosta do gênero.Só por favor, não vá com tanta expectativa.

site: http://www.guardiadameianoite.com.br/2014/03/resenha-enders-lissa-price.html

Isadora Baumgartner 10/04/2014

Ninguém é realmente o que parece - nem o Velho!
"Alguém está atrás de Starters como Callie e Michael - adolescentes com chips em seus cérebros. Eles querem fazer experimentos em qualquer um que restou da Prime Destinations - Starters que podem ser controlados. Com o banco de corpos destruídos, Callie não tem mais que se alugar para Enders assustadores. Porém os Enders ainda podem entrar na sua mente e fazê-la fazer coisas que ela não quer, como machucar alguém que ela ama. Remover o chip poderia salvar sua vida - mas também poderia silenciar a voz em sua cabeça que poderia ser de seu pai. Callie tem flashes das memórias de Helena que alugava seu corpo, também... E o Velho está de volta, enchendo-a de medo. Quem é real e quem está se escondendo num corpo adolescente?" -Goodreads
Assim como o primeiro livro, o final de Enders dá gancho para um próximo livro. Claro, já que é o último livro (até agora), o gancho não é tão óbvio ou grande quanto o do primeiro.
A escrita de Lissa Price não me permitiu fugir do ritmo; a história não ficou parada em um só momento. A cada hora, eles tinham que fugir ou se apressar pra alguma coisa, e talvez isso tenha feito com que eu tivesse uma leitura rápida.
O título, como já comentaram antes, não tem nada a ver com o enredo, já que foca mais nos Starters. Assim, particularmente acho que deveria se chamar "Metais".
Algo que é difícil nas histórias e distopias atuais se desvencilharem é o velho clichê. Não quero contar spoilers, mas o final é previsível e fraco. Afinal de contas, tudo o que eles passaram pra acabar daquele jeito tão simples?! Acho que a autora deveria ter desenvolvido mais esse desfecho, deu a impressão que o objetivo dela era continuar o primeiro livro sem se importar com o final da duologia, contanto que acabassem com o vilão. Senti falta de explicações sobre algumas questões pendentes de "Starters", sobre a Guerra dos Esporos, por exemplo.

Danielle 07/04/2014

Resenha – Lissa Price – Enders
Esse livro é uma continuação do livro Starters, o qual é uma das minhas distopias favoritas; esperava por esta leitura há muito tempo, pois o final do primeiro livro me deixou muito curiosa com o que estava por vir.
A narração da autora continua com um ritmo muito bom que faz com que o leitor não se canse da leitura em nenhum momento, com uma tramacheia de surpresas e reviravoltas.
Em Starters, somos apresentados há um futuro onde o EUA foi devastado por uma guerra com armas biológicas, mas conhecida como guerra dos esporos, que dizimou quase toda a população entre 20 e 60 anos. Por ainda não terem tomado a vacina, estas pessoas seriam os middles, os mais jovens seriam starters e os idosos os Enders, os mais ricos. Os starters que não tinham avos vivos acabaram indo para abrigos e não eram tratados nada bem nesses lugares, então acabavam fugindo.
No meio de toda essa confusão surge a Prime Destinations uma empresa que descobriu uma tecnologia onde eles implantam um chip nos Starters para que possam alugar seus corpos aos Enders e os Starters precisando de dinheiro acabam recorrendo a essa fonte.
A protagonista da trama Callie foi a única starter que, ao alugar seu corpo, ficava consciente, o que fez com que o dono da Prime Destination, mais conhecido como “Velho” se passasse por outra pessoa e vivesse um romance com ela para descobrir como se aproveitar melhor dessa tecnologia. No final do primeiro livro Callie descobre que seu namorado Blake na verdade era o velho e é então que começa a trama do segundo livro.
Callie começa a ouvir a voz do seu pai em sua cabeça, então ela vai fazer de tudo para saber se seu pai está realmente vivo ou o velho que está plantando a voz dele em sua cabeça para mais um dos seus jogos sujos.
Enders finaliza com chave de ouro essa duologia maravilhosa, cheia de suspense e ação. Gostei muito da saga e espero sinceramente ver nas telonas do cinema. Recomendo a leitura para os amantes de distopia e ficção científica.

site: www.facebook.com/minhasresenhasdp

Luan 06/04/2014

Com ritmo frenético, fim da duologia não corresponde ao primeiro volume!
Essa resenha conterá spoilers do primeiro livro, caso contrário não terá resenha – rs. Depois que Callie conseguiu por um fim na Prime Destination, tudo aparentemente parecia se encaminhar para um final feliz. No entanto, o bombástico fim de Starters deixou muitas dúvidas e uma certeza: preciso muito ler o próximo livro. Em Enders, Callie continua lutando contra o Velho, que vez ou outra está em sua cabeça, fazendo uma verdadeira luta psicológica com a protagonista.

Não bastasse isso, Callie passa a viver com uma dúvida: era seu pai falando com ela no fim do último livro ou era mais uma armação do Velho? Em meio a toda essa tormenta, Callie conhece um novo personagem: Hyden. Ele será quase que o protagonista do encerramento da duologia de Lissa Price.

Michael, o amigo, e Tyler, o irmão, seguem presentes, mas sem grande destaque. Em especial Tyler, que é radicalmente jogado para escanteio. Assim, Callie e o misterioso Hyden embarcam na aventura que dará um fim na história. E, esperemos, um final feliz. Enfim que agora Callie enfrentará um jogo de muitas mentiras e verdades e reviravoltas. E, o esperado confronto com o velho. Assim como foi o primeiro livro, este também será de muita correria para conseguir dar um fim aos chips.

Eu esperava ansioso pela continuação da série. Não escondo que fiquei bastante apegado à história criada por Lissa. A trama da venda de corpos, a luta de alguns Enders em acabar com a Prime... realmente me convenceu. Mesmo que, como disse na resenha de Starters, a história tenha sido bastante superficial. Em Enders, vemos um Lissa Price buscando um pouco mais de profundidade em seus personagens, mas de forma geral, a superficialidade ainda existe. Muitas das coisas acontecem fácil e rapidamente. Às vezes, parece que ela está brincando com o leitor.

Mas a escrita dela, que já era boa, conseguiu ficar ainda melhor – claro, só tendo que melhorar o aprofundamento e detalhamentos. E de Enders, como diz o título, o livro não tem nada. Bem, os Enders existem, de fato, mas o destaque não é neles. Segue sendo na Callie e nos demais Starters. Ficou confuso, mas também não afetou a leitura, que isso!

Bem, ao fim da história, eu não sei ainda o que eu achei do segundo e último volume. A leitura foi frenética, uma vez que tem acontecimentos e viradas a todo o momento. Tem ação e a leitura não fica monótona. Eis um grande ponto positivo da autora, ela sabe prender com uma história que não fica parada. Porém, em alguns momentos me sentia frustrado pelo caminho que a história tomava.

Eu esperava outro desenrolar. Não sei se ela foi pelo caminho mais fácil e obvio, mas não foi o melhor, eu creio. O desenvolvimento da história teve alguns clichês e casos que não fechavam. Ficou corrido. Ficou bastante comercial. Isso é preciso reconhecer. Mas eu, como um quase fã da história, realmente esperava que Enders me surpreendesse.

Veja, não estou dizendo que o livro é ruim. Não é, e sim, gostei da construção dele. Só achei que ela optou por um caminho mais fácil, tanto pra ela, como pra vender a obra.

O fim não surpreendeu, mas foi aceitável e ainda deixou abertura para acreditarmos que a história possa voltar a ser explorada.

Pela história em geral e algumas viradas que realmente me agradaram, dou quatro para Enders. E fico curioso para ler uma nova história de Lissa... tomara que venha mesmo. E que venha também uma adaptação para o cinema, cujo fato dizem estar prestes a acontecer.

Leandrooch 04/04/2014

Foi bom, mas esperava ser melhor, mesmo não tendo como (creio)
Eu fiquei super ansioso de ler ele. No mês que saiu eu comprei, quando apenas estava na pré-venda em alguns sites.
Comecei a ler muito empolgado, mas parece que foi ficando desinteressante e fui arrastando minha leitura. Mas do meio voltou a ficar interessante. Até que terminei e vi que tem um final bom, não ótimo, bom. Talvez o melhor a ser pensado pela Srª Price.

Fabiane Ribeiro 04/04/2014

Resenha - Enders
“Um lugar onde você pode ser outra pessoa”.

Eu queria ter gostado mais de Enders do que de fato gostei. Gostaria de ter ficado animada, assim como fiquei quando li o primeiro volume da série, Starters.
Não sei se em todos esses meses que se passaram entre o lançamento dos dois títulos eu mudei meu gosto, me tornei mais exigente ou se este não era o momento certo para eu embarcar novamente na história de Callie. Ou, talvez, o livro seja realmente inferior ao seu antecessor, assim como o considero. Mas a verdade é que nada funcionou muito bem pra mim em Enders.
A história continua sendo boa, porém, o desenrolar perdeu o brilho, o que o torna, em minha opinião, um livro mediano (e o primeiro foi excelente!).
Callie está agora na mansão que recebeu no primeiro livro, vivendo com o irmão. Mas a tranquilidade é apenas aparente. A Prime Destinations, empresa que alugava os corpos dos starters, está destruída, mas a guerra contra o Velho ainda não chegou ao fim.
O vilão deixa bem claro no início do livro que não está pra brincadeira, através de atos terríveis que faz Callie presenciar e de ameaças que lhe faz, conversando com ela dentro de sua mente. Tudo isso é possível, pois há agora uma nova classe de starters, os Metais. Aqueles que possuíam os chips, que tiveram seus corpos alugados pela Prime, tornaram-se uma arma facilmente manipulável pelo Velho. Ele e seus comparsas podem entrar no corpo dos Metais e controlá-los para seus próprios fins, o que faz com que ninguém seja confiável, pois você nem mesmo tem certeza de com quem está falando. Além disso, esses chips podem ser explodidos, matando não apenas o starter, mas ferindo tudo e todos que estiverem ao seu redor.
A premissa é bem interessante, assim como o controle das mentes que o Velho agora possui, porém, faltou brilho na execução da trama como um todo.
O final é interessante, mas a tentativa de triângulo amoroso que houve na trama foi um pouco falha também (infelizmente, para evitar spoilers, não poderei falar mais sobre o assunto, mas quem ler o livro entenderá meu desapontamento).
Com todo o desespero para que seu chip seja removido, Callie faz aliança com um novo personagem, Hyden, que tem muitas informações a respeito do Velho e dos chips, e é muito importante para a trama. Juntos, eles buscam outros Metais e levam-nos para um refúgio que parecia ser seguro.
O livro, claro, tem seus méritos. Uma narrativa bastante ágil, uma linguagem direcionada ao seu público alvo (jovem adulto) e personagens interessantes, assim como uma premissa bem cativante. As falhas na execução e no brilho da trama não devem impedir ninguém de conferir a continuação de Starters, que mesmo se encerrando de forma fraca, continua sendo uma boa série como um todo.

Trecho: “Um Ender nos trouxe chocolate quente e sanduíche. Chocolate quente? Eu estava muito confusa. Éramos prisioneiros ou cobaias? Será que conseguiríamos o que mais queríamos, ou seja, a remoção dos chips? E se isso acontecesse, eles não precisariam mais de nós. Talvez fôssemos idiotas por pensar que eles nos deixariam ir embora” (Pág. 202).

Guillermo 30/03/2014

Decepcionante.
Não vou escrever um texto enorme, pois muitas das resenhas aqui refletem exatamente o que achei.
O livro é fraco, parece que tudo aconteceu de maneira forçada e o final foi extremamente previsível e sem graça.
A única coisa que não me fez dar uma estreña foi a edição, que está bem bonita. A capa é perfeita, e o livro em si é bem bonito, com uma letra bem agradável.
Como o título da resenha já diz, foi uma decepção.

Mila F. @delivroemlivro_ 22/03/2014

Esperava muito mais...
Enders é a continuação tão esperada de Starters, escrita pela americana Lissa Price. Após um surto de livros de distopias em 2012 e 2013, Starters foi muito bem recebido pela crítica e houve quem dissesse que ele seria apreciado pelos leitores de Jogos Vorazes, na época da publicação e que realizei a leitura de Starters ainda não tinha lido JV, mas agora só digo uma coisa: não tem nada a ver essa afirmação. Sou até mais drástica e digo que a pessoa que afirmou isso foi muito infeliz nesta afirmação, amei JV, mas essa duologia (?) deixou muito a desejar.
Starters foi um livro que mexeu muito comigo, apesar de ter muitas coisas que não tiveram explicações ou que ficaram muito vagas me fez criar altas expectativas para ler a continuação Enders já que eu precisava ter minhas respostas, mas, quando finalmente Enders é lançado, ele não trouxe todas as minhas respostas e isso me deixou demasiadamente frustrada.
Logo no princípio de Enders, encontra-se uma narrativa arrastada, vagarosa, lenta e isso só vem a modificar quando o personagem Hyden aparece, ele é uma verdadeira revelação nesse livro e aparentemente todas as pontas soltas vão de encontro com este personagem, Lissa Price, fez de Hyden um curinga – ponto positivo –, mas tal ato fez com que a ‘mocinha’ Callie se tornasse extremamente insignificante e até mesmo tola e cheia de conflitos sentimentais que não deveriam existir dadas as situações extremas a qual estava envolvida.
Michael o personagem com que mais me identifiquei no primeiro livro e que tinha um potencial incrível para levar a história nas costas aparece nesse segundo livro quase como uma ‘participação especial’ e simplesmente tola, ele age como uma criança imatura, coisa que não aconteceu no primeiro livro. O irmão de Callie, Tyler, também aparece no livro, mas simplesmente para ser jogado de lado por sua irmã, que ironicamente diz amá-lo mais que a tudo, mas simplesmente acaba sempre o colocando aos cuidados de terceiros.
Infelizmente o enredo não me convenceu, o fim foi inesperado e isso foi bem legal após uma leitura tão monótona. Também devo admitir que teve umas revelações muito bobásticas principalmente no que diz respeito a Hyden (o personagem que deveria salvar o livro) e o Velho (o terrível vilão oculto), mas como dizer que um livro é bom se ele não me empolgou, não me viciou?
Só posso afirmar sobre Enders que depois de tanta espera estou extremamente decepcionada com esse livro. A leitura foi forçada do começo ao fim praticamente porque eu tinha a curiosidade de saber como terminava já que, pelo andar da carruagem, tive certeza que a história não ia melhorar. Espero piamente que Lissa Price não pense (nem remotamente) continuar a escrever sobre essa história, para mim, ela já está perdida. Ou vai ver, criei expectativas demais com esse livro por isso uma decepção tão grande...

Camila Márcia

site: http://www.delivroemlivro.blogspot.com.br/