Confesso Que Vivi

Confesso Que Vivi Pablo Neruda

Resenhas - Confesso que vivi

maria_angelica 17/12/2018

Confesso que esperava tão mais deste livro...
Para mim, foi um livro com altos e baixos.
Valeu a leitura, aprendi sobre Neruda e o Chile.

Têco 16/06/2012

Que experiência e sensação de ler... expressar:.
Como deve ser difícil escrever sobre uma vida sabendo que se chega ao fim dela? Com vida assim ele o faz, com uma leveza e lucidez implacáveis. Tom, bom gosto, despertar de sentimentos e mais que isto não consigo falar... venturas, desventuras; o comum abestalhado das descriminações e recriminações (que acho o mais idiota e ruim de um ser humano), o ter que provar todos os dias quem é... e o contrário é o que ele passa, a tranquilidade, serenidade... de imaginar uma praça com poetas; e de como imaginar uma praça com aposentados e eles demonstrando tanta vida, vivência, experiência, bons pensamentos... algo real, leve, tênue visto nessa autobiografia, que muitas vezes os sublimes estão muito mais próximos da realidade do que àqueles rasos pensam que o estão (tolos que não tem oportunidade e apenas passam pela vida... e os que tem oportunidade as vezes as chutam, colocam limites de máscaras sociais bem vísiveis e denigrem e estragam toda a beleza dela).
Têco 16/06/2012minha estante
E cada vez que se passa se pensa em não desperdiçar as coisas em algo negativo... mas será que isto não é algo inerente? A palavra para descobrir acho que é a humildade.

César Pinheiro 04/04/2012

Uma autobiografia de uma vida que se confunde com a história da América Latina. Que vida brilhante, tanto vida de poeta, como vida de político. Onde termina um e começa o outro? Viveu e se eternizou.

Katia 25/02/2012

só posso dizer: lindo, lindo, lindo!!!! Recomendo demais!

Ricardofbraz 17/01/2009

O encontro com a poesia
Ler nesta edição não foi nada fácil.Tinha que ter vontade de conhecer. Não havia os critérios de hoje para facilitar a leitura. Fontes grandes, folhas especiais e coisa e tal. Conhecer Pablo Neruda nesta biografia me ensinou que poesia está ligada com a terra, com a materialidade, com o humano. Que poesia está ligada com mudanças, com relatos e com afeto. Li em 1989.

Bava 14/01/2019

Precioso
Precioso. Este livro é pre-ci-o-so. Imaginem uma pessoa escrevendo um livro sabendo estar doente, relembrando toda sua vida e colocando no papel, e logo ao findar, em seguida, falece.
Eu li cada parágrafo com muito carinho, e cada frase é uma forma de poesia. Neruda era uma pessoa ímpar. Se eu tivesse que levar comigo um único livro para ser de cabeceira, acho que levaria este.
Calhou de ser lançado por agora o filme "Neruda Fugitivo" que trata de uma pequena parte do livro e conta a saga da fuga do poeta de seu país por causa da perseguição política.
Acredito que se fossem fazer filme sobre o livro inteiro teria que ser dividido em muitas partes, tamanha a vastidão de situações que ele viveu desde sua juventude.
Recomendo demais.

site: http://vidanadaperene.blogspot.com/2015/07/biografia-confesso-que-vivi.html

Sarah 22/01/2019

Ótimo livro
Título: Confesso que Vivi
Autor: Pablo Neruda
Editora: Bertrand Brasil
Categoria: Biografia

Eu amo poesia, amo poetas como Carlos Drummond de Andrade, Fernando Pessoa e Pablo Neruda. Comecei a ler esse livro quando tinha 16 anos e por algum motivo que não me lembro não pude concluir. Eis que então no fim de 2018 decidi voltar a ele.
Confesso que Vivi é uma autobiografia que conta a trajetória do poeta e do homem Pablo Neruda. Sua vida politica, seus amores, suas dores e suas centenas de viagens pelo mundo. Realmente é indiscutível que esse homem viveu, e viveu muito bem, as vezes com pouco, outras com muito. Era comunista apaixonado e sonhava com um mundo onde todos tivessem uma vida boa e feliz. O mais legal em ler esse livro nos tempos atuais é saber como o mundo mudou e ao mesmo tempo não mudou. Tudo é muito cíclico, fantástico. Neruda escreveu os mais belos poemas que já li, e foi extremamente interessante ler ele falando sobre alguns desses poemas. Além de contar historias muito simples de personagens que passaram por sua vida e transformaram algo dentro dele. O livro é feliz e triste.
Pra quem gosta do poeta a leitura será muito prazerosa, aliás, pra quem gosta de arte a leitura será muito prazerosa. Também acho uma leitura proveitosa pra quem gostaria de entender como era a ideia de comunismo no inicio do século, da pra fazer um bom comparativo com relação ao mundo de hoje em dia. Você irá se surpreender, te garanto. Também é possível avaliar como o mundo é comprometido em repetir padrões. E constatar isso é realmente assustador.
O livro também faz com que a gente se apaixone pelo Chile, e pelo povo chileno. Que país incrível esse que tem montanhas imensas e cheias de neve, e desertos sem fim. Sim, coloquei o Chile como destino provável de uma viagem qualquer momento desses.
Gostei verdadeiramente desse livro e apesar de ter terminado ainda estou lendo algumas referencias que destaquei da historia. Dei 4 estrelas no skoob e agradeci demais a oportunidade de ler novamente depois de tantos anos. Um conselho? Leia com o coração de um poeta, porque tem partes verdadeiramente tocantes.
Li no Kindle por isso tirei a foto do site: www.enjoei.com.br
#confessoquevivi #fieldofswords #pabloneruda#poesia#history #historia #neruda #biografia #bertrandbrasil #igreads #booknerdigans #bookish #bookshelf #instabook #bookaddict #bookaholic #booklove #booklover #booknow #booknerd #read #goodreads #bibliophile #bookworm #bookstagram #book #livro #livros #leia #ler #amoler #books #literatura #vemler #skoob #read #ficaadica #dica #resenha

Pablo.Sandino 17/02/2017

Sensacional

Maiara.Alves 23/03/2020

Muito Mais Que Um Livro de Memórias
Confesso que Vivi é um livro "quase" autobiográfico, escrito ao longo de vários anos pelo autor chileno Pablo Neruda e publicado postumamente no ano de 1974.
Ao longo de mais de 400 páginas, o laureado com o Prêmio Nobel da Literatura de 1971 descreve o trajeto da sua vida, recorrendo a uma prosa repleta de imagens poéticas que prende facilmente a atenção do leitor.
A obra divide-se em diversos capítulos correspondentes a outras tantas fases da vida do poeta.
As derradeiras páginas deste último capítulo foram escritas no curto intervalo de tempo, de apenas doze dias, entre o golpe de Estado de 11 de setembro de 1973 e a morte de Neruda em 23 do mesmo mês. Nessas linhas, o poeta fala de forma amargurada das esperanças derrubadas pela violência dos militares e das memórias do seu amigo, o então Presidente do Chile, Salvador Allende.
Neruda nunca esqueceu suas raízes, sempre esteve ligado aos acontecimentos políticos e sociais de sua pátria.
Como o próprio poeta afirmou em sua autobiografia: “...a história é escrita pelos vencedores ou pelos que desfrutaram da vitória.” Neruda é um vitorioso, venceu os preconceitos e as tantas perseguições políticas e criou uma obra literária lida no mundo inteiro - uma leitura obrigatória para toda a humanidade.

Meninas que Leem 21/12/2016

Blog As meninas que leem livros
Bom o tema do mês de abril do desafio foi Escritor Latino-Americano. Faz tempo que eu tenho esse livro, mas nunca tinha tempo pra ler. Não sou........

site: http://www.asmeninasqueleemlivros.com/2010/04/confesso-que-vivi-pablo-neruda-normal-0.html

Rodolfo 01/03/2014

Sinopse - Confesso que vivi - Pablo Neruda

Célebre autobiografia de Neruda, a única obra em prosa do poeta chileno que ganhou o Prêmio Nobel de Literatura em 1971 (o terceiro latino-americano e o sexto escritor de língua espanhola a receber a honraria). Militante comunista e ícone da esquerda latino-americana, Neruda narra, num estilo impregnado de poesia, sua vida desde a infância até os últimos dias, quando mesmo impossibilitado pela doença insiste em escrever - seus poemas à Matilde, o último amor, durante a convalescência, são considerados clássicos da língua espanhola. Diplomata ainda jovem, Neruda revela nesta obra que iniciou suas atividades políticas na Espanha, na década de 30, durante a guerra civil, quando representava o Chile na embaixada em Madri. As impressões do poeta sobre a China e a União Soviética, países que visitou mais por simpatia que por exigências diplomáticas, assim como suas relações com escritores como García Lorca e Miguel Hernández, são memoráveis. O poeta chegou a ser indicado à Presidência da República de seu país, honra que cedeu ao grande amigo Salvador Allende. "Confesso que vivi" termina com Neruda lamentando a morte de Allende, assassinado em 11 de setembro pelas tropas de Pinochet. O poeta morre pouco depois, em 23 de setembro.

Fran 02/01/2012

Fantástico!
Acho que essa é a melhor palavra para definir esse grande poeta e companheiro de luta que foi Pablo Neruda. Nesse momento em que se investiga sua morte - dadas as suspeitas de envenenamento - minha maior suspeita é a de que ele morreu de desgosto. Desgosto por ver cair uma das mais bonitas revoluções que já se viu, o governo da Unidad Popular no Chile encabeçado por Allende.

O livro traz riquíssimas experiências que o poeta viveu. Paixões, sexo, amores profundos, política, geografia, enfim, uma deliciosa narrativa.

Luiz Ricardo 07/09/2011

Memórias de um passado com futuro
Este livro de memórias do Pablo Neruda traz de volta ao presente um tempo em que a natureza ainda não era ameaçada, a cultura ainda não tinha sido destruída pela globalização e a utopia ainda vivia na mente e corações.

val 23/06/2010

um livro preciosíssimo em palavras bem escritas, enrriquecendo cada frase. concluí que todos os poetas da época da ditadura, exatamente todos, tinham por encargo que a poesia involuntariamente ditava: serem comunistas.
Como ser poeta e não viver a essência do povo?
Neruda, num relato de sua vida, cenas cotidianas e inusitadas, descreve o surgimento de suas poesias. Conheceu Jorge Amado! Luis Carlos Prestes! Che Quevara...
Leiam.

ÃLINHO 11/07/2010

Confesso que gostei.
Sem dúvida, este foi um homem que marcou sua passagem pela terra.
Viveu intensamente a vida, deixando um exemplo para ser seguido.
Acho que foi um dos melhores livros que li. Recomendo.