O Lado Bom da Vida

Trilogia/Saga/Série - Não
Nº de Páginas - 256
Editora/Edição/Ano - Intrínseca/1ª Edição/2013
Gênero - Ficção Americana
Filme - TEEEMMMM!!! (Homônimo)

"Você acha que eu sou mais maluco que você?"

O Lado Bom da Vida foi um livro que me conquistou pelo combo Capa + Nome. Falando sério: você deixaria de comprar um livro indicado por alguém (muito bem recomendado, por sinal), se ele tivesse Bradley Cooper (Pat) e Jennifer Lawrence (Tiffany) na capa? Se sim, você é louco.

Características Físicas do Livro

Pra começo de conversa, eu detesto quando as editoras lançam um livro depois relançam o livro com a capa do filme, pelo simples fato de: fica IMPOSSÍVEL encontrar as capas originais. Principalmente quando eles são trilogias/sagas. Tendo isso em mente, observem a contradição: eu amo a capa de filme desse livro. Sério, amo. É uma das minhas preferidas de todos os livros que eu tenho. Como aqui no Brasil, o livro só foi lançado depois do filme, essa a única versão da capa que temos aqui. Eu dei uma pesquisada nas capas originais do livro e achei duas. DU - AS. Aqui não lançaram nenhuma (ainda bem).
Enfim, a capa frontal é um close das metades dos rostos de Brad e Jenn (íntima) e possui frases e citações que tem dentro do livro. Na minha opinião, isso atiça a curiosidade e a vontade de ler. A capa de trás tem a sinopse do livro e críticas de jornais americanos, como o People Magazine.

A encadernação do livro é em brochura (huahuahua, amo essa palavra) e ele tem orelhas. Na primeira orelha tem um leve resumo do livro e na orelha do fundo a biografia resumida do autor. A lombada é simples: Em preto, com o nome do livro destacado em amarelo e as páginas do livro são daquelas "amarelinhas", que facilitam a leitura porque não reflete luz (te amo, Intrínseca! ♥). O livro é de tamanho normal e não achei nenhuma edição pocket.

Considerações Importantes

O livro é narrado em primeira pessoa, e os capítulos não são numerados, são titulados. Isso me incomoda um pouco, porque há alguns capítulos que eu gosto de reler e né, como não são numerados, fica difícil de lembrar depois, mas não é uma coisa que me faça odiar um livro, até porque o título já passa (uma ideia de como o capítulo vai ser, o que ajuda na hora de decidir se você vai ler mais um. Achei a dedicatória do autor simples e fofa.

Sinopse

Pat Peoples, um ex-professor de história na casa dos 30 anos, acaba de sair de uma instituição psiquiátrica. Convencido de que passou apenas alguns meses naquele “lugar ruim”, Pat não se lembra do que o fez ir para lá. O que sabe é que Nikki, sua esposa, quis que ficassem um "tempo separados". Tentando recompor o quebra-cabeças de sua memória, agora repleta de lapsos, ele ainda precisa enfrentar uma realidade que não parece muito promissora. Com seu pai se recusando a falar com ele, sua esposa negando-se a aceitar revê-lo e seus amigos evitando comentar o que aconteceu antes de sua internação, Pat, agora um viciado em exercícios físicos, está determinado a reorganizar as coisas e reconquistar sua mulher, porque acredita em finais felizes e no lado bom da vida.
À medida que seu passado aos poucos ressurge em sua memória, Pat começa a entender que "é melhor ser gentil que ter razão" e faz dessa convicção sua meta. Tendo a seu lado o excêntrico (mas competente) psiquiatra Dr. Patel e Tiffany, a irmã viúva de seu melhor amigo, Pat descobrirá que nem todos os finais são felizes, mas que sempre vale a pena tentar mais uma vez.
Um livro comovente sobre um homem que acredita na felicidade, no amor e na esperança.
Personagem(ns) Principal(is)
Pois bem, o protagonista do livro é Patrick Peoples, ou simplesmente Pat. Um homem gordo (obeso) de 34 anos, com transtornos mentais. Pat se torna um viciado em exercícios físicos e tchanran! vira o Bradley Cooper. Pausa dramática. Outra personagem principal mas não tão principal assim (oi?) é Tiffany. Tiffany (é outra maluca) também tem transtornos mentais, é viúva e é descrita por Pat como "alguns anos mais velha que eu, mas tem um corpo esbelto e um cabelo preto comprido e sedoso". O livro também conta com personagens bastante citados/importantes como Nikki, os pais de Pat, Jake (irmão de Pat) Danny e Ronnie (amigos de Pat), Verônica (mulher de Ronnie) e Dr. Cliff Patel (terapeuta de Pat) entre outros.

Enredo, Escrita e História:

A história do livro se passa em tempos atuais e gira em torno de Pat (CÊ JURA???). A leitura do livro é bem leve, fácil e possui muitas ideologias inspirativas, contudo, uma coisa pode irritar algumas pessoas: repetição. Explico: o livro é narrado em primeira pessoa e Pat tem transtornos mentais, como eu já havia dito. Nada mais justo então que, para não fugir a narrativa, o autor fosse fiel ao problema de Pat. Genial!
Uma frase sobre Pat: ele vai te cativar. A história é completamente amável, porque Pat É uma pessoa amável. É o tipo de personagem que te faz soltar "OOWNNN's" a torto e a direito. Eu diria que é praticamente impossível não gostar dele. Ele é amigável, gentil, educado e tem um coração que eu não consigo descrever com outras palavras senão: de ouro. Pat é um torcedor de futebol fanático (E-A-G-L-E-S: EAGLES!) e é um grande leitor (Se você ainda não leu O grande Gatsby, pretende ler e não gosta de spoilers, deixe pra ler O Lado Bom da Vida depois porque, Pat conta o final do livro). No começo do livro, Pat está morando em um lugar que ele descreve como "o lugar ruim" e sua mãe o tira de lá. Durante a leitura, a gente vai conhecendo um pouco de Nikki – esposa de Pat, e entende como e porque aconteceu aquela coisa toda do "tempo separados" que foi citado lá em cima na sinopse e já adianto, que é esse o motivo pelo qual Pat foi parar lá na instituição psiquiátrica. É através dessa questão que o livro é desenvolvido e à medida que você lê, você formula N teorias sobre (amo forte).
Na sua volta pra casa, Pat reencontra um casal de amigos (Ronnie e Verônica) que o apresentam a Tiffany, durante um jantar na casa deles. Preciso falar: eu fiquei confusa achando que a Nikki era interpretada pela Jenniffer, mas não, Jenn interpreta a Tiff. Tiffany é adoravelmente desastrada e persegue Pat por um tempo (hauhauauhauh, impossível não rir nessa parte). A relação de amizade deles dois começa meio confusa: eles não se gostam mas, gostam da presença um do outro (confuso, eu falei). A partir daí, eles vão ficando cada vez mais próximos e vão desenrolando várias situações (até um concurso de dança). No decorrer da leitura, ficamos sabendo o porque Tiffany também é transtornada e o último capítulo é daqueles perfeitos que fazem chorar. Ah, o livro também mostra algumas cartas e só lendo pra saber de quem/para quem são. O enredo tem trama, é dinâmico e emocionante.
Recomendo com amor no coração.

Trechos e Citações

"Digo a ele que gostei da sala e conversamos sobre meu gosto por nuvens e sobre como a maioria das pessoas perdeu a habilidade de ver o lado bom das coisas, embora a luz por trás das nuvens seja uma prova quase diária de que ele existe."
"A vida é escrota, aleatória e arbitrária, até que se encontre alguém que faça tudo isso fazer sentido, mesmo que apenas temporariamente."
"Você precisa saber que são suas ações que fazem de você uma boa pessoa, não sua vontade."
"Você precisa fazer tudo o que pode e, se se manter positivo, você terá uma chance."
"Estou praticando ser gentil em vez de ter razão."
"Eu amo você. Soube no minuto em que a conheci. Desculpe se demorou muito para eu perceber."
Enfim, poderia passar anos colocando citações aqui.
Para ver a comparação das capas e alguns spoilers, é só entrar no link do blog :

site: http://booksetips.blogspot.com.br/2014/05/resenha-o-lado-bom-da-vida.html

Kaike 15/06/2021

Me surpreendi muito com o livro.
De início achei que o livro seria todo voltado ao romance do casal central, que vai sendo desenvolvido ao decorrer do livro, mas foi também um livro de um drama familiar.
Após sair de uma clínica psiquiátrica, Pat volta para a casa de seus pais, e nos é mostrado como a família dele vai agir com ele agora que ele saiu do "lugar ruim", tem todo um crescimento na relação deles com o filho, após todo esse tempo internado.

O desenvolvimento do casal é muito interessante de se acompanhar também, tendo em vista que Pat tem esperanças de voltar com a sua esposa, que para ele isso não passa de só "um tempo separados".
A Tifany é uma personagem muito interessante também de se acompanhar, por mais que eu ache que ela deveria ter tido mais protagonismo na história, ficou um pouco secundária.

Um ponto que eu acho que não foi de tanta importância ter uma abordagem tão grande foi a questão do futebol americano, foi importante porque isso fortaleceu a relação dele com o irmão dele e umas outras pessoas, mas acredito que tenha sido demais essas cenas e tornado um pouco repetitivo.
Em suma foi uma história muito boa com um aproveitamento bacana.
Um final um pouco corrido talvez...não sei...mas enfim gostei muito.

Andressa | Baú Literário 15/01/2014

Acho que sou muito "Do Contra"...
Vejo em todas as resenhas as pessoas falando que este livro foi uma das melhores leituras do ano, que achou ele surpreendente etc...
Mas sendo sincera, não consegui achar isso do livro. Talvez pelo fato de eu ter ido com muita expectativa (que não foram superadas).

A personagem principal, Pat, é muito intragável, sempre querendo "fazer algo que a Nikki gostaria que fizesse", e faz disso a obsessão da vida dele, tendo aqueles acessos com "Kenny G", malhando obcecadamente e sendo sempre otimista (até demais).
Já a Tiffany é totalmente o contrário; fala o que pensa, sem se importar muito com o que os outros pendem e realista. Mas não consegui me apegar em nenhum personagem.

Umas das coisas que consegui tirar do livro foi: que a realidade também pode ser uma coisa boa. Que todos temos fazes ruins na vida, mas não devemos desistir (oh clichês!!). Não precisamos idealizar um mundo, ou qualquer outra coisa, para que "possamos viver". Mas o jeito que foi construído isso é que deixou a desejar.

É um livro de leitura rápida, por conter capítulos pequenos, e pela curiosidade de sabermos porque Pat se encontra nessa situação.

O livro também é um pouco confuso, mas nada que impeça a leitura.

Não vou falar que nenhuma parte me interessou, claro que sim! Mas fiquei muito chateada que no filme cortaram a única parte que eu gostei do livro (Total eclipse of the heart - se você leu sabe que parte é essa).

É um livro interessante para passar o tempo, mas não diria que foi a melhor, ou uma das melhores leituras do ano.

site: http://cottonnccandy.blogspot.com.br/

tosty 24/08/2021

Esperava mais
Li esse livro pela primeira vez quando eu tinha uns 14 anos? Resolvi reler agora. Lembro que na época ouvi falar bastante dele, por isso decidi lê-lo. Bom, relendo agora, achei um livro bom, mas nada demais. Muitos comportamentos das personagens me irritaram bastante no inicio mesmo que no decorrer do livro eles são explicados.

Michelle.Fernandes 15/11/2021

Uma leitura nostálgica.
Me lembro que em 2015 eu economizava dinheiro das passagens de ônibus, andava a pé por todos os lugares só por livros novos.
Ansiava por isso. Um dos livros do qual eu adquiri nesse ano foi esse, um dos que me marcou de uma forma muito especifica.
Meu eu do passado e do presente se alinham na perspectiva de achar esse livro real. Fui acostumada quando pequena a consumir o romance com pontos de vista deturpados.
Esse livro mostra uma realidade que pouco é explorada, a realidade de sermos pessoas perturbadas emocionalmente, e ao nos relacionarmos entramos em contato com outra pessoa que pode ser tão emocionante perturbada quanto você.
O que acho e penso é que esse livro me mostrou que sim, eu sou um caos que julgo outros caos por ser mais caóticos que eu.
O Pat é o personagem mais determinado que já vi, ele acorda pensando no seu objetivo (voltar com a Nikki) e vai dormir pensando nisso. Todo dia é um novo dia para melhorar e preencher todo os pré requisitos da Nikki.
Agora, a Tiffany é um personagem que te ensina e choca ao mesmo tempo, ela bola um jeito de fazer o Pat superar, coisa que acho tão inteligente. Da certo.
Gosto das razões pelas atitudes dela. Gosto do jeito que a personagem cala sua boca quando explica o porque dela ter feito o que fez. Gosto principalmente da evolução de ambos.
Por fim não é um romance, e em 2015 quando eu li eu fiquei fascinada por isso. Pela realidade da vida, por lutar pelo o que você quer, que dói...

@bastos_fraan 07/07/2020

Mais uma novela
Acompanhamos a busca de Pat por respostas para ter parado no “lugar ruim”. O livro todo temos o protagonista se esforçando para recuperar sua esposa, tudo que ele faz é pra ela e por ela, ele lê livros que jamais leria, apenas para impressionar os amigos de Nikki, viciado exercícios físicos, porque a Nikki vai gostar depois que o “tempo separados” passar, bem ele é viciado em futebol americano também (por isso essa capa diferente, os cálculos são de jogadas).
Com toda a confusão em sua cabeça e todos evitando falar sobre o que houve com Pat, este é apresentado à cunhada de um amigo de infância, Tiffany, viúva que está em tratamento para depressão.
Na busca por um final feliz, o livro é muito enrolado, tem personagens que aparecem acho que só pra dizer que existiram, pois não acrescentam em nada e o desfecho ocorre apenas nas últimas páginas.
Tirando isso, o livro é bacana, trata de algo forte que é o bloqueio que o psicológico faz em nossas memórias quando passamos por algo marcante na vida, mas me senti em uma novela, que é transmitida por meses, mas tudo acontece no último dia!

Miria80 05/02/2015

Me surpreendeu!
Fiquei em dúvida se deveria dar mesmo 5 estrelas para esse livro, já que ele aborda muito um assunto que eu odeio: esportes. Porém, a história é belíssima e surpreendente. Eu jurava que o final feliz de Pat seria um e acabou sendo outro, totalmente oposto ao que eu pensava e isso fez com que minha leitura valesse a pena. Adoro quando a história surpreende e dá inúmeras reviravoltas. Por causa da história, acho que o livro merece sim cinco estrelas.

KeylaPontes 20/03/2015

Muito bom!
Gostei muito do livro, principalmente pela questao do romance não ser o carro forte da historia (ele praticamente não existe). A unica coisa que me incimodou era que o protagonista Pat contou o fim de pelo menos cinco livros que eu ainda gostaria de ler!!! Não acho que havia necessidade dele descrever tanto como se davam os finais.
No mais, gostei bastante.

www. Keylinhastureads. Blogspot. Com

site: www.keylinhastureads.blogspot.com

Rosy Sales 01/01/2022

Como uma separação/ morte pode afetar alguém né? Eu nunca passei por nenhuma das duas coisas mas lendo oq foi descrito aqui me fez ver muito bem o lado de quem fica com traumas dessa situação, eu tinha visto o filme e não tinha gostado dos personagens apenas da ame e do pai mas lendo o livro eu odiei o pai e amei a mãe e todo o resto dos personagens principalmente a mãe, q ser incrível incansável e acolhedor. Pra quem gosta de drama e romance esse vale a pena

Erica 15/03/2015

Pode algumas vezes irritar alguns, como a mim, o fanatismo por futebol de alguns personagens e a obsessão do protagonista por Nikki. Mas tudo tem um sentido ali, e Pat é muito cativante também, apesar de narrar como uma criança crescida.

fernan 22/08/2013

Ser gentil do que ter razão
O livro é bom, mas poderia ser mais ágil. As narrativas de jogos faz com que o livro se torne cansativo e repetitivo.

Cida Zientarski 24/03/2022

O Lado Bom da Vida, de Matthew Quick
“Se as nuvens estão bloqueando o sol, sempre tento ver aquela luz por trás delas, o lado bom das coisas, e me lembro de continuar tentando.”

O Lado Bom da Vida é um livro que nos faz refletir amplamente e nos deixa contagiados pela positividade de Pat. A leitura é muito gostosa e, apesar de o tema ser um pouco sombrio, nos proporciona uma sensação de esperança. Vale a leitura e vale também assistir o filme!

Matthew Quick é capaz de discorrer sobre as possibilidades infinitas da vida, sobre saúde mental, sobre as rasteiras que levamos ao longo de nossas vidas, sobre se levantar e por vezes cair novamente. Mas, principalmente, ele nos dá uma lição sobre nunca desistir.

site: https://www.coisasdemineira.com/2019/12/o-lado-bom-da-vida-matthew-quick-resenha/

Saulo Lucena 04/02/2022

Excelsiorrrr! Livro bom demais, dois doidos se encontram e são felizes sendo doidos juntos. Talvez esse seja o melhor lado da vida, encontrar alguém para compartilhar os lados que você esconde dos outros.

Suellen 01/09/2013

Superação na medida certa
Já havia visto o filme antes de ler O lado bom da vida.
Posso dizer que o livro mostra que o processo de cura e recuperação de um grande trauma é demorado e gradativo e depende muito da pessoa que tem o trauma para se curar.
Apesar de tudo mostra como coisas boas podem acontecer nesse meio tempo e como verdadeiros milagres existem bastando cada um enxergar um pouco o lado bom da vida.
No livro a mãe de Patch ganha mais destaque que no filme. Já seu Pai é sempre fechado inclusive como personagem do livro. Senti falta até de um desfecho para o pai de Patch. Jennifer é bem semelhante como a do filme e o irmão de Patch também tem mais destaque. A família é mostrada como uma pedra fundamental na vida de Patch tanto no livro quanto no filme.
Enfim mesmo tendo assistido ao filme valeu a pena ler o livro pra descobrir esse outro lado bom da vida.

Gabi 16/07/2021

Hora de refletir e mudar!
Você acredita no lado bom das coisas? Acredita no amor? Acredita em finais felizes? Se você respondeu "sim", você vai gostar muito do personagem principal desse livro, pois Pat Peoples é aquele personagem que acredita no amor e em finais felizes, transmite uma energia única, é extremamente positivo e sensível, fica entristecido com o pessimismo das pessoas, procura enxergar as coisas boas e abstrai, completamente, as ruins. Ele é um ex-professor de história, de 30 anos, que acabou de sair da clínica psiquiátrica (de acordo com minha leitura e mesmo o autor não deixando claro, ele tem sinais e sintomas de pacientes com depressão e com transtorno bipolar), porém não consegue se lembrar os motivos que o levaram a ser internado e não sabe quanto tempo passou lá. A única coisa que ele se recorda é que a sua esposa, Nikki, queria ficar um tempo longe dele e agora ele precisa reconquistá-la. Pat vêm tentando montar o quebra-cabeça que sua vida se tornou. Porém, as coisas pioram quando ele vai para casa e ninguém fala abertamente sobre o seu passado. Além de seu pai se recusar a falar com ele e de Nikki não querer vê-lo, seus amigos também não dizem nada sobre o motivo de sua internação. A partir disso, Pat coloca na cabeça que teria acontecido algum desentendimento entre o casal e reconhece que não dava a atenção e o carinho que ela merecia, além disso, reconhece estar um pouco acima do peso, tenso e ansioso. Assim, na esperança de surpreendê-la e a agradá-la, ele decide mudar: começa a ler os livros favoritos dela para poder ter assuntos em comum, começa fazer exercícios intensos e tenta ser mais gentil com as pessoas.

Espera aí, ainda não acabou? Gostou?? Para terminar a resenha, corre para meu site: gabiangelotti.com (@resenhaterapia)

2019 encontrados | exibindo 346 a 361