De pernas pro ar

De pernas pro ar Eduardo Galeano

Resenhas - De pernas pro ar

juliajunq 28/02/2021

galeano e sua capacidade de mostrar a realidade de fato
Nesse livro o autor descreve eventos desastrosos que ocorrem ao redor do mundo em razão do sistema regente, destacando as consequências do imperialismo, da exploração ambiental e, principalmente, do capitalismo. A leitura é fácil e envolvente, além de que não é necessário lembrar dos capítulos anteriores para entender o próximo. Recomendo muito para quem quer uma leitura fácil durante a qual se possa também aprender.

Reinaldo Rodrig 27/07/2016

Um mundo saqueado e consumido
Curso básico de injustiça, racismo e machismo; aulas de corte e costura: como fazer inimigos sob medida; a impunidade dos exterminadores do planeta; curso intensivo de incomunicação.

Eduardo Galeano nos apresenta A Escola do Mundo ao Avesso, que costumamos chamar de planeta Terra. Esta sagrada instituição é dirigida pelos detentores do poder: potências mundiais do norte que financiam as guerras com o mercado de armas e invadem os países africanos e latino americanos para sugar suas poucas riquezas e transforma-los na lixeira do mundo; e megacorporações que instauram o mercado capitalista socializando o terror, doa a quem doer, fabricando seus produtos a partir das fontes esgotáveis e vendendo-os a nós, esgotados pelo consumismo. As aulas são ministradas pelos ditadores militares, que fabricam os inimigos a ferro e fogo e infectam o povo com medo e ódio.

Galeano utiliza-se da única arma que dispõe, a Literatura, para denunciar os crimes legais cometidos pelos poderosos e a impunidade que lhes é cúmplice. Diante de todo este mal, existe alguma esperança à qual podemos nos agarrar? Sobre isto, o autor deixa pistas, como o grafite encontrado em um muro qualquer, que diz: "existe um país melhor, em algum lugar".

Fátima 07/03/2012

De pernas pro ar
Galeano descreve que toda forma de vida se encontra em desordem total. As influencias do capitalismo,a falsa liberdade, o comodismo e tudo que venha a nos distanciar de nós mesmos, é retratado do inicio ao fim do livro. Coisas também saturadas, seja por naturalização ou pela insistencia do autor.

Feint 11/02/2009

Na minha opinião, este livro deveria ser leitura obrigatório no 2º grau e mesmo em faculdades. Você fica abismado ao saber como sua vida é controlada por tudo que vê,ouve,compra. Escritor incrível!!

Mirelle 27/07/2021

Na escola do mundo do avesso que na realidade é esse mundão veio que vivemos mesmo. Tudo parece ao contrário, a moralidade e a ética dialética não se aplica em quase que lugar algum.

Onde nossa vivência mais se parece com mundo-verso ou multi-mundo dos desenhos em quadrinhos, onde os valores e principios que norteiam o convivio social se distorcem e dão vida a uma realidade por vezes injustas e irreal.

Nessa obra, Galeano constrói sua narrativa com diversos recortes de fatos históricos e cria um guia escolar para se dar "bem" nesse mundo do avesso que lhe é apresentado. Para nos leitores, nesse contexto cabe o papel de se indignar, frustrar e questionar onde foram parar os benditos valores que tanto se prega?

Mais uma vez Galeano cumpre sem papel de incomodar e trazer átona reflexos que ardem e queimam a céu aberto desde sempre.

A América Latina ladra como cão, sem rumo, com fome, frio e profundamente doente e ferida.

Naiara 03/01/2017

'A verdade está na viagem, não no porto'
Eduardo Galeano reflete, nesta obra, acontecimentos de seu tempo, nos incitando a pensar criticamente sobre os mais variados assuntos - o cenário político, econômico, social e cultural. Observamos como o mundo está ao avesso quando valores como justiça são vistos apenas em telenovelas fantasiosas, válvulas de escape desta sociedade tão desigual e punitiva.
O livro é de 1998 e relembra vários episódios, às vezes manchetes dos telejornais de países diversos, em caixas de texto do tipo complementares. Dividido em vários sessões temáticas - A escola do mundo ao avesso, Cátedras do medo, Seminário de ética, Aulas magistrais de impunidade, Pedagogia da solidão e A Contraescola. Por vezes, noto um tom bastante pessimista em suas análises acerca do mundo e das transformações dos valores e ideias desse mundo moderno, mais preocupado com os cuidados dos seus automóveis e em deixar a TV no centro da caso como um membro participante inclusive das refeições, substituindo os seres viventes que outrora dialogam entre si. Este livro apresente um panorama real acerca do mundo de sua época e como o próprio autor o lia e refletia.

Daniel.Moreira 28/01/2022

Triste realidade
Como não se indignar após a leitura desse clássico?

Nesse livro de Eduardo Galeano ele retrata as mazelas dessa sociedade individualista e cruel. Ele consegue, com um humor sarcástico, uma escrita direta e, muito agradável, mostrar como realmente o mundo está revirado.

Com bons argumentos, fatos e de um poder de persuasão típicos de seus livros, Galeano descreve as injustiças sociais constantes na América latina, o forte poder de retaliação do Estado e a promiscuidade da sociedade capitalista.

Ao final dessa prazerosa leitura é bom tirar um tempo para refletir e pensar como o mundo pode ser reajustado e não deixarmos que o sangue suba pela cabeça, já que estamos num mundo de pernas para o ar.....

Coolerman 03/01/2011

Melhor crítica socio-politica-economica mundial, com bastante ironia e sarcasmos. Melhor livro do Galeano!

Somazz 20/08/2009

Todos deveriam ler
Ótimo, uma realidade que esta na cara de todos.

GAes 16/09/2023

Crítica ao capitalismo
Livro muito bom, recheado de críticas bem embasadas e de maneira que nos faz refletir. O autor cita fontes a cada fim de capítulo, não é um livro de opinião, mas de fatos. Realmente abre nossa mente

Paula 14/09/2021

Que livro incrível!
Dos livros que já li de Galeano, esse com certeza foi meu preferido. E olha que AMEI os outros também. Daqueles que te impactam profundamente. Tenho certeza que eventualmente lerei outra vez!

Cortina 17/12/2022

Excelente
Livro perfeito, um dos melhores que já li sobre o tema, nos demonstra várias críticas e reflexões sobre nossa sociedade atual

Raquel 24/12/2022

Galeano né
Espetacular, como sempre Galeano! Impecável, do começo ao fim! Galeano deve ser lido por toda pessoa latinoamericana!

Lucas 31/08/2023

Uma crítica política e social atemporal, necessária para os dias que vivemos hoje. Para ler e reler muitas vezes.