Breve História do Feminismo

Breve História do Feminismo Carla Cristina Garcia

Resenhas - Breve História do Feminismo

Fernanda Carvalho 25/02/2020

O livro perfeito para quem está iniciando os estudos sobre o feminismo.

site: https://www.youtube.com/channel/UC7igyS_tcdsDK34LIjL-GNQ

Samantha @degraudeletras 31/01/2020

O 'Breve história do feminismo' foi a obra debatida em janeiro no Leia Feministas, essa é uma obra curtinha de autora brasileira sobre a história do feminismo.

A autora introduz o livro com a definição de alguns termos usados ao longo das lutas feministas, como androcentrismo, sexismo, gênero e patriarcado, e discorre sobre as três ondas, bem como traz vários nomes de personalidades que atuaram no movimento.

Há críticas sobre esse pequeno grande livro por causa da divisão das ondas, que não corresponde ao que é mais aceito dentro dos estudos. Mas nada que tire o mérito da obra, pois é uma apanhado maravilhoso para quem está começando a conhecer o Feminismo.

Sinto um déficit enorme de estudar e conhecer o Movimento, sinto que preciso conhecer mais os termos, as teóricas e conversar mais sobre. Conversar sobre o feminismo é essencial! Ao ler esse livro parei pra pensar o quão antigo é o movimento feminismo e eu nunca ouvi falar sobre nas conversas com minha mãe, minha avó ou com qualquer outra mulher mais velha... A divulgação dos estudos feministas é necessária para que as jovens conheçam a condição social a qual estamos inserida e como somos vistas pelo patriarcado, isso poderia evitar, inclusive, que essas jovens se envolvam em relacionamentos tóxicos.

Gostei bastante de ler esse livro como uma introdução para pesquisar outras autoras e seus trabalhos já consolidados.

site: https://degraudeletras.wordpress.com/

Nádia C. 22/01/2020

Vou escrever em letras garrafais: MULHERES, LEIAM SOBRE A NOSSA OPRESSÃO.
Este livro pode ser um bom começo pra entender alguns conceitos como patriarcado, machismo, sexismo e androcentrismo e o que é conceitualmente o feminismo. .
Além de fazer um panorama da origem da luta pelas "ondas feministas", citando nomes importantes, da Europa e EUA. Fala também das divergências e debates que foram surgindo ao longo do tempo entre as feministas de diferentes épocas e lugares.
Por fim, reflete qual o papel do feminismo hoje e o que podemos fazer como feministas, deixando claro que mesmo com as conquistas que outras antes de nós lutaram pra que tivéssemos hoje, ainda estamos bem longe de conquistar o que temos direito, ou seja, a total libertação do domínio masculino. Se ainda somos mortas, assediadas, estupradas, estigmatizadas, humilhadas, se nossa mente é dominada por pressões sociais que são ensinadas desde a infância, etc etc: não somos livres.
P.s. o livro da um bom destaque ao feminismo radical o que é importante pra desmistificar alguns preconceitos.

site: https://www.instagram.com/p/B7mafqzj-Ro/

Tatiane.Souza 14/11/2019

Erro de temporalidade das ondas feministas
Cara! A Simone de Beauvoir está na terceira onda do feminismo neste livro, mas ela é da segunda onda... fiquei preocupada qto ao resto... o livro é bastante claro com linguagem simples... preciso ler mais coisas sobre a historia do feminismo para identificar outros possíveis erros ou mesmo tecer mais elogios.
Tatá 06/08/2020minha estante
Oi, Tatiane. Não foi erro. Na realidade se trata de um ponto de vista da autora, que entende que Olympe de Gouges e outras da Idade Média tiveram um papel importante dentro do feminismo sendo consideradas, portanto, da primeira onda. Logo, o que em termos gerais era considerado da primeira onda acaba indo pra segunda onda etc. A autora considera que houve um apagamento histórico de tais mulheres e faz esse resgate colocando-as com devida importância numa primeira onda, principalmente pelo impacto que causaram no período, como a querelle de femmes e tal, ainda que não seja um consenso e sim uma linha teórica específica que a autora defende.

Roxy 29/09/2019

Excelente Resumo!
Para quem desejar entender mais sobre o feminismo, esta obra faz um excelente apanhado sobre o feminismo, desde seus primórdios até às vertentes mais atuais. É um livro importante para o início dos estudos sobre o feminismo, pois nos ajuda a contextualizar momentos históricos com cada corrente hoje conhecida do feminismo, e nos instiga a buscar, caso desejarmos, conhecer mais sobre as mulheres e homens que lançaram as bases sobre o feminismo enquanto movimento. Recomendo demais!