Breve História do Feminismo

Breve História do Feminismo Carla Cristina Garcia

Resenhas - Breve História do Feminismo

Barb 18/04/2021

Introdução ao feminismo
Boa leitura para começar a ler sobre feminismo. Vale a pena terminar e partir para alguma das muitas e incríveis indicações de livros no final.

Mylena Frazão - @mylendo 01/04/2021

Breve história do feminismo
Como o título antevê, este é um livro sintético que faz uma linha do tempo do feminismo desde "sua origem" (origem essa que prefiro colocar entre aspas, pois creio que esse é um movimento difícil de se precisar o início).

Senti falta de uma discussão sobre o(s) feminismo(s) não branco(s), e em países pobres. Mas vale para fins de introdução à temática.

Por fim, é uma leitura fácil e rápida, ainda que tenha sentido falta de uma revisão.

"Se tivéssemos podido escutar as mulheres, se pudéssemos escutá-las hoje, homens e mulheres seríamos mais sábios e suspeitaríamos ante os relatos nos quais nenhum destes nomes aparece." (p.112)

Evelyn C 08/02/2021

Instrução
Um livro tão curto, mas repleto de informações, de forma objetiva, direta e didática. Carla Cristina Garcia transpassa as quatro ondas do feminismo com uma linha do tempo que cita grandes nomes, atitudes e grupos feministas, pontuando o fator histórico.
(...) enquanto o feminismo radical e também o socialista e o liberal lutam pela superação dos gêneros, o feminismo cultural parece alicerçar-se na diferença. (...) neste contraponto o fechamento das informações convergem para que seus leitores não só entendam, mas que busquem mais a respeito dos movimentos que a filosofia feminista. Como o nome já diz, a leitura é extremamente breve, contudo não se deve deixar enganar, uma vez que foi necessário que eu parasse várias vezes pela necessidade de assimilar as informações.
Para início de instrução, esta obra é mais do que indicada, visto que traz formadores de opinião no assunto, trazendo nomes à baila que ressignificaram situações para transformar a sociedade, ampliar horizontes.

Gabrielle Hensel 10/12/2020

Faltou crítica
Li esse livro para um grupo de estudos feministas, e confesso que esperava mais dele. A autora não teceu críticas às problemáticas apresentadas no texto, ela somente traçou uma linha do tempo e foi contando o que aconteceu na história do feminismo, as vezes, um pouco confuso.

Em vários momentos esperei que ela fizesse um recorte de classe ou raça, mas faltou debate interseccional no seu texto. Não teve em momento algum. Meu livro está cheio de interrogações e marcações que perguntam: ta, mas e aí?

Por já ter uma bagagem, ler esse livro pra mim soou como retroceder um pouco. Não diria retroceder, porque o livro não é de todo ruim, eu só não sei se indicaria para iniciantes pois talvez um iniciante não tenha a possibilidade de perceber essas nuances como eu e meu grupo percebemos. Mas senti que não agregou muito conhecimento, já conhecia o que estava ali escrito e, mesmo com meu pouco estudo, ainda consegui encontrar pontos de lacunas.

Enfim, não sei se recomendo ou não, mas não leria de novo.

Erica 05/12/2020

Bem escrito
Didático, pra quem não tem muita bagagem é ótimo para começar a entender o feminismo.

Valéria 15/11/2020

Breve história do feminismo.
O livro passa pelas 4 ondas do feminismo, pincelando sobre o contexto histórico de cada onda e quais as reinvindicações das mulheres em cada momento da história. Uma introdução competente e que instiga a buscar outras leituras para aprofundar ainda mais no tema.

Tatiane Roff 09/11/2020

Não se nasce mulher, torna-se
Muito bom, recomendo para aqueles ou aquelas que não entendem o que é feminismo, é as vertentes que tem no feminismo.
A Carla Cristina Garcia é mestre e doutora em Ciências Sociais- Antropologia pela PUC.
O texto flui muito bem, a linguagem fácil de se entender, é fascinante as histórias de algumas mulheres revolucionárias.
Te convido para esta leitura interessante.

blacktonks 14/09/2020

Eu adorei o livro! Claro e rápido, fala em poucas páginas conceitos importantes do feminismo e é bem ideal para quem está entrando no movimento agora e quer conhecer a trajetória de luta das mulheres.

Tatá 06/08/2020

Didático e fundamental
Didático e fundamental

O livro “Breve História do Feminismo” é didático porque explicita que o feminismo não existe no singular. Na realidade, são feminismos. Uma teia complexa de lutas que em algum momento se encontram, mas também se distanciam. Contudo, todos eles cumpriram alguma função importante em seus tempos históricos de ebulição e são fundamentais no nosso processo de entendimento de um mundo que não é neutro, mas que na verdade é construído pela lógica masculina (que acaba se tornando universal).
A Carla através de sua excelente escrita, nos presenteia com ricas informações, traçando uma visão panorâmica dos feminismos e dos impactos que eles causaram e ainda causam. O final é de arrepiar, de emocionar, principalmente se você é mulher, pois compreende o que ela quer dizer: sempre estivemos aqui, só não fomos ouvidas. E se tivéssemos sido, o mundo seria muito melhor.

mariacosso 14/06/2020

Breve história do feminismo é um livro introdutório ao feminismo que apresenta a primeira, segunda e terceira onda.

anita 04/06/2020

se tornou um dos meus livros favoritos completamente, porque, como está no título, de forma muito simples e direta, sintetiza a história do feminismo. é muito didático e fantástico quantas informações são trazidas nessa obra, falando sobre cada figura importante (Olympe de Gouges, Clara Zetkin, Betty Friedan...) em cada período histórico e finalizando sobre as vertentes feministas que, como explicitadas perfeitamente pela autora, são complementares. eu acho que esse é o livro perfeito para alguém começar a conhecer o feminismo.
Maria.Eduarda 11/07/2020minha estante
Ah naoo creioo,ja quero tmbb

Gabi 03/06/2020

Breve história do feminismo
"[...] o feminismo pode ser definido como a tomada de consciência das mulheres como coletivo humano, da opressão, dominação e exploração de que foram e são objeto por parte do coletivo de homens no seio do patriarcado sob suas diferentes fases históricas, que as move em busca da liberdade de seu sexo e de todas as transformações da sociedade que sejam necessárias para este fim." (p. 13).

Breve história do feminismo, como o título indica, consiste em uma síntese da trajetória do movimento feminista desde os primeiros instantes da história em que as circunstâncias de opressão da mulheres começaram a ser questionadas. Nesse sentido, a autora objetiva delinear um panorama geral do desenvolvimento do feminismo e, para tanto, divide o livro em quatro capítulos ao longo dos quais apresenta o contexto histórico e os nomes que contribuíram para a consolidação desse pensamento acerca da necessidade de uma transformação do cenário de inferiorização do feminino.

site: https://frases-perdidas.blogspot.com/2020/04/breve-historia-do-feminismo-de-carla.html

Laura Regina - @IndicaLaura 19/05/2020

Livro ótimo para entender o Movimento Feminista
A pesquisadora faz um apanhado histórico dos movimentos feministas, suas lutas e sua vitórias ou derrotas, além dos conceitos principais e de como estamos hoje.

Livrinho pequeno, com um pouco mais de 100 páginas onde Garcia estuda a evolução histórica dos grupos feministas no mundo Ocidental, iniciando-se na Revolução Francesa - que a autora considera como a 1ª onda do movimento (uma divisão teórica que eu particularmente não conhecia).

O estudo é dividido em conceitos básicos, o feminismo antes de se tornar movimento, a 1ª onda, a 2ª e a 3ª onda e as necessidades de hoje.

Para quem quer conhecer um pouco sobre o feminismo, seus movimentos e sua história, este livro é uma boa indicação - a gente entende melhor sobre a nossa vida e como o movimento feminista foi e é importante nas conquistas por igualdade entre homens e mulheres.

Mais indicações no Instagram @indicalaura

site: https://www.instagram.com/indicalaura/?hl=pt-br

Beatriz 12/05/2020

Leitura enriquecedora
?Muitas mulheres assumiram o risco do pensamento?

E continuamos a assumir...
Comprei esse livro para compreender uma perspectiva mais histórica do feminismo, pra alcançar um panorama mesmo. E a surpresa que foi muito mais que isso. Consegui acessar formas e modos não só de se pensar, mas de sentir o feminismo necessário, que como chama atrai mais mulheres pra reescrever estruturas e trajetórias. Aliás, a gente sai dessa leitura tendo a certeza que temos que mudar modelos genealógicos.

?Se nem as circunstâncias históricas possibilitaram, nem a história registrou as contribuições das mulheres, esse fato invalida por si só a pretensão de universalidade dessas teorias e uma verdadeira reconstrução da história. Introduzir modelos genealógicos alternativos. Resgatar do esquecimento as contribuições das mulheres como coletividade na teoria e na prática social?

Mari 30/04/2020

Uma introdução ao feminismo
Breve historia do feminismo é um livro introdutório sobre feminismo, em que fala sobre o primeira onda, segunda onda e terceira onda do feminismo e todos os tipos de feminismo plurais que existem.
Esse livro fala sobre o delineamento do feminismo no mundo e principalmente nos Estados Unidos.