Breves entrevistas com homens hediondos

Breves entrevistas com homens hediondos David Foster Wallace

Resenhas - Breves Entrevistas com Homens Hediondos

Lia Earnshaw 05/07/2023

Breves entrevistas com homens perturbados
O livro promete uma coletânea de contos que mergulham nas profundezas da psique masculina contemporânea. No entanto, minha experiência com este livro me deixou profundamente frustrada com sua abordagem predominantemente suja e degradante das mulheres.

O trabalho de Wallace é conhecido por sua escrita perspicaz e densa, mas neste caso, parece que ele mergulha em um abismo de misoginia e visões misóginas do feminino. O título da obra, em si, já sugere que o leitor encontrará personagens repulsivos e depravados, e infelizmente isso é exatamente o que se encontra ao longo do livro.

Embora a intenção do autor possa ter sido explorar a complexidade das relações interpessoais e os aspectos sombrios da masculinidade, a execução deixa muito a desejar. Os contos apresentam uma série de personagens masculinos detestáveis, cujas visões distorcidas das mulheres são retratadas de forma exagerada e sem uma análise crítica suficiente.

A falta de equilíbrio é notável, pois as perspectivas femininas são escassas e quando aparecem, muitas vezes são reduzidas a estereótipos ou figuras de desejo sexual. Isso não apenas perpetua a objetificação das mulheres, mas também limita a compreensão da complexidade e diversidade das experiências femininas.

Além disso, a linguagem e o estilo de escrita adotados por Wallace neste livro tornam a leitura ainda mais árdua. As frases longas e intrincadas, repletas de detalhes minuciosos, podem ser exaustivas e obscurecer a mensagem que o autor tenta transmitir. Isso dificulta ainda mais a conexão emocional com os personagens e suas histórias.

Embora haja alguns momentos de brilho literário e reflexões interessantes, onde eu realmente me conectei com alguns contos, eles são ofuscados pela carga misógina presente em grande parte dos contos. A ausência de uma análise crítica mais profunda das dinâmicas de gênero é um ponto fraco significativo.

Desta forma, atribuo ao livro a nota 2. Para aqueles que buscam uma leitura mais equilibrada e enriquecedora sobre as relações humanas, esta obra pode não atender às expectativas.
Stella.Castilhos 05/07/2023minha estante
Acompanhando sua leitura, pensei em ler, pois parece ser interessante. Mas, pela sua resenha, acho que sairia arrasada depois de ler.
Como sempre, resenha impecável da queen!

Lia Earnshaw 05/07/2023minha estante
Obrigada ? Eu até gostei de alguns contos, mas no geral minha opinião sobre o livro é essa

Brendo4 23/05/2023

Experimentos literários em espécimes hediondos
David Wallace é um autor que, por vezes, vai te testar ao limite da tua capacidade de permanecer lendo um livro, para depois te recompensar com algumas das histórias mais humanas possíveis na contemporaneidade.

Em outras palavras: um clássico da nossa geração.

O livro vale muito a pena para quem vê a leitura/literatura além do entretenimento, como um espaço de arte e experimentação, passível de inovação. E é isso que se encontra nas páginas de "Breves entrevistas com homens hediondos", contos por vezes bonitos, melancólicos, outros enfadonhos, excruciantes, engraçados, curiosos e mais amálgamas de sentimentos e vivências que, em geral, muitos de nós se pegaram pensando (ou vivenciando em algum momento). Eis a vantagem de ler bons autores contemporâneos: poder ver a tradução do espírito da sua época nas páginas e, a partir daí, poder entender melhor o próprio mundo que nos cerca.

Leitura recomendadíssima para quem quer mais da literatura e/ou já teve contato com autores pós-modernistas e gostou.

arthur966 12/12/2022

desde quando ela consegue se lembrar, essa futura mãe tinha repulsa por si mesma. via tudo na vida com apreensão, como se cada ocasião e oportunidade fosse uma espécie de exame terrivelmente importante para o qual ela era preguiçosa ou burra demais para se preparar convenientemente. a sensação era que tinha de ter um resultado perfeito em tal exame para evitar algum castigo avassalador. ela tinha medo de tudo e medo de demonstrar isso.

Rafael Flores 25/03/2022

Não é um livro simples de ler. O leitor pode odiar muito o livro ou vai gostar muito. Uma parcela do livro, os contos apresentados demandam muita imaginação e precisa ter uma mente aberta pra se deixar levar. Dessa parte eu consegui avaliar que o livro em si tem uma boa escrita, pode-se arriscar o elogio genial ao autor.

Olgashion 20/01/2022

Façam o que fizer, não escolham esse livro como próxima leitura. Meu Deus, que livro ruim, terminei na força sei nem de quê... São contos, totalmente desconexos entre si. Você vai com a expectativa por conta do título recebe outra coisa muito diferente.

kk3thess 14/07/2021

David Foster Wallace tem o domínio da forma. A forma como ele brinca com as palavras, com a estrutura de frases e de texto é admirável. Só que para por aí. Todo esse jogo, essa abordagem não parece ter propósito algum além do exercício estético, o que não é necessariamente ruim, só não é algo que busco ou valorizo em uma leitura. Além disso, parece que ele simplesmente pegou os contos guardados na gaveta, juntou e publicou, pois não existe nada que justifique a junção de todos neste livro. Uma decepção.

Alesson 16/02/2021

Genial define
Foster Wallace cutuca todas as feridas possíveis e nos leva a reflexões no mínimo desconfortáveis, com um estilo incomparável de escrita, fluida e ao mesmo tempo difícil de digerir. Uma leitura essencial.

igsuehtam 09/02/2021

Primeiro que leio do autor
Antes de ler Piada Infinita, ou Graça Ifinita do autor, eu queria primeiro conhece a escrita do autor. Então decidi ler esse. Nem de longe esse livro se tornou um dos meus preferidos. Mas confesso que me surpreendi em muitos contos, me fez pensar em coisas muito importantes. E também coisas que eu já tinha pensado há tempos David Foster Wallace também pensou e fez um conto disso.

Aqui são contos para ler com calma, cuidado. Ele tem uma correria nas palavras, que as vezes embaraçar a cabeça, mas não tem nada. De mais. Nesse livro só achei um conto chato, e o último poderia ser chato, mas de qualquer forma não sei o que foi aquilo.

nerdparty 14/12/2020

Breves Entrevistas com Homens Hediondos
Primeiro contato com a escrita de David Foster Wallace, e só tenho algo a considerar: você até pode não gostar do jeito que o autor escreve (longas descrições de consciência, esparramadas...) mas algo você não pode negar: ninguém sai o mesmo após terminar um livro dele. Para quem estava há muito tempo sem ler (por vários motivos) foi uma escolha mais que certa. Já favoritei e quem sabe (um dia) eu tenha a coragem de encarar Graça Infinita...

jordanacassiano 23/10/2020

É como se fosse uma viagem, mas sem destino certo...
Esse foi o meu primeiro contato com o autor. Me sinto como se estivesse dopada. Foi uma relação de amor e ódio com esse livro, as vezes mais ódio que amor pelos personagens. Mas a forma como ele descreve as histórias... é como se dominasse tudo da psique humana. Alguns contos não me interessaram, mas outros, me fizeram perder o chão. Enfim, recomendo.

André Vedder 03/06/2020

Overdose de palavras
É como consigo nominar os contos de DFW. Ele consegue descrever a psique humana como poucos.
Para quem ainda não leu Graça Infinita, esses contos dão uma boa noção do que lhes espera.

"(Como nas pessoas que são generosas com outras pessoas só porque querem ser vistas como generosas e, portanto, secretamente ficam na verdade contentes quando as pessoas à sua volta se arruínam ou arrumam problemas porque isso quer dizer que podem acorrer generosamente e se mostrar atenciosas - todo mundo já viu gente assim)"

Guilherme.Marques 25/06/2018

Ótimo livro, PÉSSIMA tradução
Um ótimo livro, com alguns contos sendo verdadeiras obras primas (as "Entrevistas", o da pessoa deprimida, os Adult World, os "exemplos da porosidade", etc), arruinado de ponta a ponta por uma PÉSSIMA tradução. A edição que li é da Companhia das Letras, de 2005, cuja tradução ficou a cargo de José Rubens Siqueira. Sem querer discutir o mérito de outros trabalhos desse tradutor, aos quais não tive acesso e talvez nem sejam tão ruins, mas claramente "Breves entrevistas" exigia outra pessoa. Em diversos pontos, a leitura ficou travada, arrastada, por causa da tradução "sem pé nem cabeça", seja por simplesmente errar termos básicos (no conto Tri-Stan, na nota do tradutor [p. 281], ele se referiu às sitcoms como "sitting comedy", quando o correto era situational; no conto "A pessoa deprimida", se referiu aos computer headphones - ou seja, fones de ouvido de computador, ou do computador - como "telefone de cabeça de computador" [?????????]; são apenas dois exemplos dentro de uma grande lista), ou traduzir literal e individualmente cada termo, desfazendo o sentido e coesão de frases inteiras e dificultando a compreensão das histórias.

Sei que DF Wallace pode não ser o autor mais fácil de traduzir. Seu vocabulário e escrita são de difícil compreensão mesmo no inglês, é verdade. Mas de qualquer forma, a obra merece uma tradução MUITO mais cuidadosa, o que me faz tirar duas estrelas da minha avaliação, por causa do desleixo da editora e do tradutor - apesar da obra "em si" merecer uma nota bem melhor do que essa.