Quando Nietzsche Chorou

Quando Nietzsche Chorou Irvin D. Yalom

Resenhas - Quando Nietzsche Chorou

Thainara Ramalho 13/05/2022

Quando Nietzsche chorou
Eu achei esse livro fantástico. Leitura bem fluida, comecei e não queria mais parar. Recomendo muito.

Lylyzinha 08/05/2022

Comecei a ler esse livro pq minha mae gosta do assunto e estuda sobre isso, e foi indicado esse livro. Decidi começar, pq tbm tenho interesse em estudar algo relacionado com psicologia, então a gente sempre comenta das temáticas q ela estuda, vemos filmes q sao indicados sobre o assunto, juntas e tal. Entao, foi por esse motivo, vi uma chance de eu tentar, por contra própria, ter uma ideia sobre psicanálise, por exemplo, por mais q nao seja EXATAMENTE o foco do livro, uma ideia do q poderei encontrarar futuramente e etc....

Foi uma experiência mto interessante, eu optei por ler um capitulo por dia, pq os capitulos sao longos, tem em media 40 minutos de duração, e, por ser um livro de "estudo" digamos assim, acho q eu poderia absorver melhor dessa forma, lendo parte por parte, devagar e calma. E deu certo ! O q eu mais percebi e aprendi assim, foi a visão da sociedade, sobre alguns assuntos, q era comum na época, como por exemplo, qndo o Breuer conversa com o Freud sobre um paciente (nao vou falar com mto clareza, pq pode ser um spoiler) e o Freud chega a ideia de q a causa pode ser o estresse. Citei esse exemplo, pq a forma como eles falaram sobre isso, foi como se eles nunca, jamais na vida, tivessem levado em consideração esse aspecto, sendo q, hj, a maior parte dos nossos problemas, pode ser referente ao estresse em alto nivel. Entao, foi interessante ver a visão da época sobre esses aspectos pessoais q antes, nao era tao focado, e a visão sobre a vida em si q é o discutido no livro.

Gostei mto da escrita tbm, achei simples e fluida o q ajudou bastante. Mas, o q me impede de dar uma nota mais alta, foi o fato de que, nao sei se eu ja estava mesmo me cansando do livro, mas o ritmo dos ultimos capitulos achei extremamente arrastado e chato, o q atrapalhou bastante pq bateu aquela preguiça danada, coisa q eu nao tinha sentido antes, pq estava em um ritmo super bom, mas nos ultimos 3 ou 4 capitulos, pra mim, foi bem lutado pra acabar, fora q dei uma pausa de 3 dias, entao pra voltar, foi difícil. E tbm, o fato de como foi solucionado a questao do Nietzsche, e de sua doença, achei q foi mto facil. Levando em consideração q ele tbm divide o protagonismo, achei ruim o fato de ter deixado as questões dele pra serem resolvidas em exatas 40 paginas. Entao, tbm acho q o livro se perdeu um pouquinho.

Fora isso, eu diria q o livro foi aquele meme da Isabela Boscov : "que experiência ao mesmo tempo, fascinante, viajante e avassaladora" pq é literalmente isso KKKKKKK. O livro rende bastante reflexões e passagens importantes, tipo aquelas "frases de efeito" mas q caem super bem no contexto de tudo. Meu plano é guardar ele, e reler qndo eu for adulta pra entender mto melhor e fazer uma análise q nao seja de uma garota de 16 anos kkk?

thaisraiz 04/05/2022

A aleijada
(Eu não aguento mais resenhar isso, é a terceira vez e esse negócio não salva)
Comecei a ler esse livro por estar na coleção do escritório que eu trabalhava antigamente, mas demorou um bom tempo pra que eu conseguisse terminar ele. Eu esperava que fosse só um livro falando sobre filosofia e demonstrando as vulnerabilidades de um dos maiores filósofos da Terra por ser alguém que pensa demais. Fiquei surpresa em ter sido recebida não só pela filosofia mas também pela psicologia. É muito interessante acompanhar de maneira lúdica como mais ou menos se desenvolve os primeiros tratamentos através do diálogo. Por mais que nada do livro tenha de fato ocorrido, a evolução da psicologia partiu de uma abordagem muito parecida com a do livro e eu achei genial o Dr. Yalom conseguir misturar a fantasia com a realidade aplicando os discursos de Nietzsche.
Esse livro foi único pra mim, pois foi quase completamente narrado a partir do quarto de Nietzsche num sanatório mas eu nunca lembrava onde de fato eles estavam, porque a maior parte das cenas e diálogos estava muito mais no mundo das idéias do que no mundo físico, fora que eu nunca senti tanto carinho e ao mesmo tempo indiferença por personagens como senti com esse livro. É um livro sério mas ao menos tempo nada massante e muito intrigante.
Yasmin 04/05/2022minha estante
Ótima resenha, já quero lê esse livro

Sabrina.Uliana 01/05/2022

Apaixonada.
Me apaixonei por esse livro.
É como se o autor trouxesse a filosofia de Nietzsche para a realidade, usando de personagens "reais" e facilitando o entendimento.
Muito bom, recomendo muito.

Monica.Pires 30/04/2022

Livro perfumaria.
O livro é chato demais, leitura dura, arrastada, do tipo emocional daquelas pessoas que procuram pelo em ovo.

Leitor que acha que tem um problema na vida, se conseguir chegar ao final da obra, acreditará que tem mais de dez.

É a típica obra que antigamente saía no Caderno B e no Segundo Caderno da velha mídia, como uma obra que lança "um novo olhar" sobre grandes personagens históricos. Porém escondia da massa que eram 3 malucos de pedra.

Esse livro é ótimo como doação em gincana de faculdade, ao menos vai servir de pontuação pra equipe.

JanaAna90 27/04/2022

O livro é muito envolvente, de leitura fluída e fácil. Um livro que quando começamos não dá vontade de parar.
A história é sobre um médico que, assim como todos nós, têm problema na vida e que essas questões acabam influenciando na sua vida pessoal e profissional. Quando esse médico conhece Nietzche, que passa a ser seu paciente, as histórias se misturam e os dois se unem para que um possa ajudar o outro e assim nasce uma amizade e dessa amizade a cura para as dores da alma.
Aqui também conhecemos um pouco dos estudos e da vida de Freud, que também tem seu papel no auxílio para o estudo sobre a psiquê, sobre o inconsciente, sonhos e o diálogo como tratamento terapêutico.
Aqui temos uma mistura da realidade, onde o autor pega alguns fatos da vida real de Nietzche, Breuer e Freud, e trás para os personagens dessa história construindo todo um mundo baseado em um romance que trás esse misto de realidade e ficção que nos surpreende e nos envolve. Inclusive o final ficamos sabendo que alguns trechos do livro são fragmentos da vida dessas pessoas.
Enfim vale a pena o mergulho nesse universo do ?nascimento da psicanálise?, como já diz o autor logo na capa.
Janaina.Vidal 27/04/2022minha estante
Que resenha perfeita. Me bateu uma vontade de ler esse livro agora!!

JanaAna90 27/04/2022minha estante
Poxa xará obrigada. E olha que quando gosto do livro tenho dificuldade de me expressar. Rsrs

alicia 25/04/2022

simplesmente incrível!!!
foi uma indicação do meu professor e foi uma leitura sensacional na qual conheci mais sobre nietzsche e fiquei impressionada

Camila 25/04/2022

Com uma leitura fluida e envolvente, esse romance de Irvin D. Yalom retrata a amizade fictícia de Josef Breuer, um dos pais da psicanálise, e o filósofo Friedrich Nietzsche, que vive uma crise existencial por conta de um relacionamento com Lou Salomé.

Um livro inteligente e autêntico, onde realidade e ficção de misturam recriando o espírito da filosofia, psicologia e cultura da época.

Gabriel 12/04/2022

O Eterno Retorno
E se um dia ou uma noite um demônio se esgueirasse em tua mais solitária solidão e te dissesse: "Esta vida, assim como tu a vives agora e como a viveste, terás de vivê-la ainda uma vez e ainda inúmeras vezes; e não haverá nela nada de novo, cada dor e cada prazer e cada pensamento e suspiro e tudo o que há de indizivelmente pequeno e de grande em tua vida há de retornar, e tudo na mesma ordem e seqüência - e do mesmo modo esta aranha e este luar entre as árvores, e do mesmo modo este instante e eu próprio.
A eterna ampulheta da existência será sempre virada outra vez - e tu com ela, poeirinha da poeira!"

Carlos531 31/03/2022

Libertador
Um livro tocante que te faz repensar valores, amizade e entender a importância da terapia.
Tudo que achamos tem um algo mais profundo por traz.
Ótimo para refletir, repensar e se reposicionar.Um livro inspirador e poderoso, costurado a partir de uma série de personagens reais com problemas reais que poderiam ter se encontrado.
Com ideias poderosas, apresenta uma versão (romanceada) do nascimento da psicanálise.
Recomendo fortemente e agradeço quem me recomendou!

Dare1 24/03/2022

quando nietzsche chorou
uma das melhores leituras. não é difícil de entender, é fluido e muito, muito envolvente. ótima escrita. adorei como trouxe algumas figuras e fatos históricos e desenvolveu toda a história. só achei a parte final um pouco rápida, mas não foi um impedimento para não chorar com o nietzsche

_th 18/03/2022

Amor fati
Nietzche chorou, Breuer chorou e eu chorei também, me apeguei a essa história mais do que achei q iria KKKKKKK

"Você viveu sua vida? Ou foi vivido por ela? Escolheu-a? Ou ela escolheu você? Amou-a? Ou a Lamentou? Eis o que quero dizer quando pergunto se você consumiu sua vida. Você a esgotou?"

ely 10/03/2022

INCRÍVEL
Esse livro me deixou sem palavras!! O paradoxo entre ficção e realidade me deixou encantada, além das discussões filosóficas maravilhosas que me faziam olhar para o teto e ficar me questionando por horas.

Pri 04/03/2022

perfeito
o que realmente ganhou meu coração nesse livro foi a reta final, as reflexões sobre uma vida não vivida te fazem querer sair por aí vivendo como se fosse o último dia. a questão que Nietzsche levanta sobre o "eterno retorno" também é incrível, e te influencia a pensar muito bem sobre cada escolha em sua vida, e mais importante: te influencia a escolher! escolher a vida que deseja viver, e deixar que seu destino não seja verdadeiramente seu, uma escolha sua.