Quando Nietzsche Chorou (audiolivro)

Quando Nietzsche Chorou (audiolivro) Irvin D. Yalom

Resenhas - Quando Nietzsche Chorou

Jubiii 14/12/2020

Otimo
maravilhosamente bem escrito, de facil leitura e otimo para pensar.
muito bom para entender bem a associação livre.

Van Baldacim 11/12/2020

Um livro que vc sente!
Quanto sentimento passado em palavras! Envolvente! Só recomendo!

Bibiana Hernandez 09/12/2020

Confesso que fiquei meio entediada com os diálogos longos da primeira parte do livro (a la Mundo de Sofia), mas depois eles se tornaram mais dinâmicos (ou eu q me acostumei) e me envolvi mais. Um curso prático sobre o pensamento de Nietzsche e sua aplicação na vida real. Uma simulação d como a psicanálise surgiu e de como ela se desenvolveu; e também uma humanização de grandes nomes, por mais que fictícia.

RhD 06/12/2020

Uma origem fictícia da psicoterapia
A proposta inicial do livro foi tão interessante que dispensei quaisquer informações preliminares. O resultado foi uma leitura envolvente, cativante e surreal. Embora narre uma origem fictícia da psicoterapia, os aspectos reais da trama ajudaram a tornar a história mais crível, e a desenvoltura e a construção do enredo me surpreenderam sobremaneira. A amizade entre o filósofo Nietszche e o medico Josef Breuer (que nunca de fato ocorreu na vida real) teve um início inusitado e dúplice, mas acabou em uma relação sincera e honesta. A obra figura entre as minhas leituras favoritas. Não poderia dar uma nota senão a máxima possível.

Susan.Kelle 22/11/2020

Que escrita empolgante de se ler, varios trechos me deixaram absolutamente acorrentada a leitura. O embate entre Nietzsche e Breuer chegava a ser mágico. Amei a maneira que o autor encontrou para unir personagens tão complexos e amei a nota final do autor nos apresentando aos personagens e suas vidas "reais".

RafaColletto 15/11/2020

Leitura
Muito boa a leitura! Vale a pena ler!
Uma história muito bem contada pelo escritor.

Hingara Leão 25/10/2020

Quando Nietzsche Chorou (Irvin D. Yalon)
Pensei que seria somente um livro com abordagem puramente filosófica, mas me surpreendeu no final. Ele traz várias lições de vida!

Lyanna Moser 24/10/2020

Uma ode ao desespero
Com diálogos fortes e muito interessantes, nos envolvemos na história desses dois homens. Senti a leitura um pouco maçante no início, mas a história é tão marcante que nem me importei. Vale a pena seguir até o final. O livro é uma obra-prima da retórica, os discursos são muito bem escritos e descritos. Acima de tudo, o livro nos faz questionar tudo e todos. Uma leitura que abriu minha mente.

Thaís 21/10/2020

Dr.Josef Breuer,um renomado médico do século XIX está no auge de sua carreira após tratar a sua paciente Anna O. com o seu método,terapia através da conversa.
Breuer então resolve tirar férias em Veneza,para poder se livrar de assuntos urgentes.Mas o inesperado acontece,Breuer recebe um pequeno bilhete com remetente de Lou Salomé onde dizia que,precisava vê-lo com urgência,pois o futuro da filosofia alemã estava em jogo.
Ao se encontrarem,Lou diz para Breuer que um amigo que se chama Nietzsche,precisava de um tratamento com urgência.Pois estava com crises existenciais, depressão e pensamentos suicidas.Ela afirmou que foi atrás de Breuer porque Nietzsche já teria passado por inúmeros médicos e nenhum conseguiram diagnosticar o seu problema.
Com muita persistência de Lou,Breuer aceitou mas ela logo em seguida avisou para o Dr. Breuer para ele não citar o nome dela pois iria ser um grande problema para ambos.
Após uma visita de Nietzsche a seu consultório,Breuer percebe que iria ser uma difícil tarefa,pois Lou havia dito que ele não consegue se abrir facilmente e não tem confiança nas pessoas.
Quando começam o tratamento,logo Breuer percebe que quem precisa de ajuda é ele mesmo,revelando a Nietzsche que tinha sonhos e desejos sexuais por sua ex paciente Anna O. e isso lhe angustiava.Então Breuer e Nietzsche entram em um acordo, ambos deveriam curar o problema do outro.
Nietzsche começa ajudá-lo,utilizando seu método,a terapia por conversa.Breuer queria tirar proveito com essas terapias para que Nietzsche se abrisse mas isso estava ocorrendo de forma lenta.
Nesses encontros terapêuticos estão conversas recheadas de filosofia e dores da alma de ambos.Com muita persistência de Breuer, Nietzsche fica cada vez mais fragilizado e faz uma revelação inesperada que faz a jus ao nome do livro.

Rafa 14/10/2020

Torna-te quem tu és...
Um livro com diálogos incríveis! Apesar de não ser uma história verídica, é incrível como parece tão real, de tanta sensibilidade que tem os conflitos e as angústias.

Mariane.Guerra 12/10/2020

Quando Nietzsche chorou!
Ha? alguns anos conheci o livro , mas so? agora por influe?ncia do @book.ster encarei a jornada.
Sobre a leitura e? um romance americano ficcional ambientado na Europa do se?culo XIX, cheio de personagens interessantes, encarando seus temores mais pessoais num desenrolar paralelo entre ficc?a?o e realidade. No livro vemos Josef Breuer , Sig Freud e o pro?prio Nietzsche numa jornada excitante em que o paciente trata o me?dico e o me?dico vira paciente , que viria mudar o rumo da filosofia e Psicana?lise mundial. Mesmo na?o conhecendo toda a obra de Nietzsche o leitor chegara? perto de compreender sua visa?o de mundo.
Recomendo a leitura !

?Trecho: ?O paradoxo , seu paradoxo, e? que voce? se dedica a? busca da verdade , mas na?o consegue suportar a visa?o de sua descoberta.?

Thaís | @analiseliteraria 05/10/2020

Quando Nietzsche chorou...
Misturando ficção com realidade, o livro do psiquiatra Irvin D. Yalom apresenta o encontro entre Josef Breuer, um dos pais da psicanálise, atormentado pelas fantasias que tem por Anna O. e o filósofo Friedrich Nietzsche, com suas crises existenciais e fortes dores de cabeça. O encontro nunca aconteceu na vida real, mas o contexto é recheado de fatos históricos da Viena do final do século XIX e começo do século XX. Encontrarmos no livro todo o tormento de Nietzsche, seu relacionamento com Lou Salomé e com a Santíssima Trindade, formada por Nietzsche, Lou Salomé e Paul Rée. É possível vislumbrar os primeiros insights sobre o que viria a ser a psicanálise - Freud também faz sua participação no livro. Nietzsche vai a consultas com o Dr. Breuer (como uma terapia), enquanto lhe ensina sobre a filosofia nietzschiana. Em dado momento as "sessões de conversas" passam a ser uma via de mão dupla, a filosofia de Nietzsche também põe em questão os tormentos de Breuer.
Um livro que une três mundos incríveis: literatura, filosofia e psicanálise.

site: @analiseliteraria

Fabiana 29/09/2020

Uma experiência! Achei incrível o desenvolvimento da história e a construção dos personagens! Um enredo que leva o leitor a reflexões pessoais e com um final surpreendente!

Will 26/09/2020

Um bom livro
Mesmo sem ter conhecimento da obra e vida do filósofo Friedrich Nietzsche,é possível se ter uma boa noção da importancia de suas obras e compreender de certa forma como foi complicada sua vida e notar um pouco de sua personalidade a qual se nota que era muito forte por sinal.