Quando Nietzsche Chorou

Quando Nietzsche Chorou Irvin D. Yalom

Resenhas - Quando Nietzsche Chorou

Dan 11/11/2019

Deseje somente o necessário e ame o que é desejado
Demorei um pouco pra entrar na hiistória, um ritmo devagar, cauteloso, minucioso.. mas chega um momento que a cada página se descobre uma reflexão. Achei incrível o encontro imaginado por Irvin, Nietzsche e um dos pais da psicoterapia, Breuer, contemporâneos.

O que me deixou mais emocionado foi o fato de que o tratamento se mostrou uma confissão de ilustres desconhecidos que suprem um no outro aquilo que lhe falta; sem apelo a autoridade, sem protocolos pra manter aparente os fingimentos. São duas mentes que se unem para discutir a tiranização de suas fraquezas! e valeu muito a pena os conceitos.

Jenner Azevedo 02/12/2019

Relendo após 12 anos
Este livro é um best seller do final dos anos 2000... Me marcou muito quando o li, lembro que gostei muito daquele ambiente da Viena do fim do século 19. O autor faz com que um assunto chato nos livros texto seja legal e facilmente compreendido quando romanceado. Certamente está entre os meus top 10 quiçá top 5. Pode ser lido em 8 a 9 horas

Homerogoncalves 25/12/2019

Romance dialetico
A história que contrasta as vidas de dois personagens da história, colocados frente a frente com seu dilemas e propostas intelectuais, aneltecem, por via dialética, a construção do papel que cada qual desempenha frente ao outro.

Luiz 19/01/2021

Adiei a leitura deste livro por muito tempo, não sentia que fosse o momento, porém graças ao empréstimo de uma amiga, acabei o lendo e que surpresa maravilhosa, pois mesmo que fosse de uma temática que gosto muito e tenho muito interesse, tinha receio pela ambientação ou talvez até pelos diálogos, já que é um livro que passa em 1882, e novamente me enganei profundamente pois é nos próprios diálogos que acontece a magia deste livro, com falas que fazem refletir em tudo que se passa na sua vida, além de acompanharmos o surgimento da psicanálise. Confesso que em dado momento a leitura ficou bem arrastada, na minha opinião podendo ter algumas páginas a menos, mas consegui superar isso.

Caroline C. Staudohar 05/02/2021

Livro de fácil leitura que te insere na história como se fosse um dos personagens. Recomendo.

Juliana 07/08/2021

Maravilhoso
Confesso que demorei pra concluir a leitura, em alguns momentos no início deu vontade de desistir, mas valeu mto a pena ter continuado, mesmo que levando certo tempo..
É um livro extremamente profundo e complexo para ser digerido rápido e sim absorvido em casa detalhe..
É um livro pra colocar na lista dos livros que moldaram quem eu sou .

Bruno Ramos 19/09/2021

Limpe sua chaminé
Difícil concluir essa leitura e não imaginar que esse encontro aconteceu. A amizade de Nietzsche e Breuer, suas longas conversas sobre a vida, a morte, casamento e etc. Tudo isso passado de forma tão natural e tão profunda que nos apegamos logo nas primeiras paginas. O que o Irvin fez é algo incrível.

Bella :) 12/10/2021

leia.
o olhar mundano tende a nos cegar às trivialidades da vida, a qual, dispusemos de uma única oportunidade
a leitura desperta a observação de detalhes SUTIS escondidos atrás de toda rotina
e, ainda mais, uma leitura pulsante te abre portas (OLHOS) para o que estamos lidando:
V I D A
em todos os seus aspectos, suas vertentes são complexas e sua sincera compreensão demanda um olhar profundo ao redor
disposto a entrar em uma viagem que de alguma forma poderá te mudar para sempre?

liberte-se de convicções estagnadas
devemos criar e nos transformar
- se desponha

Kakau 13/01/2022

Amor fati
Engatei na primeira página do livro sem quaisquer expectativas.E estou verdadeiramente impressionada em como a obra me deixou imersa na narrativa.A maneira com que o primeiro capítulo foi escrito é o que o torna singular;na maioria das vezes,o início de um livro é naturalmente lento,levando um certo tempo para a integração completa do leitor dentro da história.Neste,não.Pelo menos não comigo.
Dentre tantos aspectos positivos referentes à obra,como recém mencionado,um deles é que o autor fugiu do modelo convencional de um prólogo.Particularmente,achei ele um tanto instigante.E foi a partir daí que não consegui me desvencilhar do livro e dos personagens tão humanos.Além disso,é indescritível a forma com que o autor explora o campo psicólogo de cada personagem,jogando com as contradições humanas,crenças limitantes,paixão e muito mais.
No tocante à esfera sobre personagens:sinceramente,não tenho o que comentar.Esplendidamente humanos,plausíveis,densos e repletos de complexidade,erros e vieses inconscientes?inerentes à espécie humana.A cada confissão relatada,senti-me representada,e pude ver com mais clareza e de uma perspectiva mais distante os meus próprios comportamentos,traumas e visões de mundo.
Outro ponto que me agradou deveras fora a mescla entre fatos verídicos e fictícios.Como eu não possuía muito conhecimento sobre a biografia de Nietzsche e as suas relações com as demais figuras importanfes presentes no livro,ao tomar conhecimento de que muitas frases,teorias e relacionamentos de fato aconteceram,fiquei ainda mais eufórica.
Não tenho hesitação nenhuma em afirmar que o livro transformou minha vida?mais na faceta interior do que na exterior.Pude refletir demasiadamente durante a leitura.Mas,mais do que sim,aprendi como analisar certas tendências e padrões mentais,a fim de maximizar a substância e a veracidade do meu autoconhecimento.
"Toda vida não vivida ficará latejando dentro de você,invivida por toda a eternidade.A voz ignorada de sua
consciência continuará clamando para sempre."

P.S.:Ah,e quando Nietzsche chorou,eu chorei também.

Kathe 19/02/2022

Relatos de sessões profundas de psicoterapia que, embora fictícias, proporcionaram grandes reflexões existenciais durante a leitura. Os desejos, a necessidade de propósito, as escolhas, o controle sobre o destino... Aflições comuns a todos nós "humanos, demasiadamente humanos"!

Pri 04/03/2022

perfeito
o que realmente ganhou meu coração nesse livro foi a reta final, as reflexões sobre uma vida não vivida te fazem querer sair por aí vivendo como se fosse o último dia. a questão que Nietzsche levanta sobre o "eterno retorno" também é incrível, e te influencia a pensar muito bem sobre cada escolha em sua vida, e mais importante: te influencia a escolher! escolher a vida que deseja viver, e deixar que seu destino não seja verdadeiramente seu, uma escolha sua.

Dare1 24/03/2022

quando nietzsche chorou
uma das melhores leituras. não é difícil de entender, é fluido e muito, muito envolvente. ótima escrita. adorei como trouxe algumas figuras e fatos históricos e desenvolveu toda a história. só achei a parte final um pouco rápida, mas não foi um impedimento para não chorar com o nietzsche

Lylyzinha 08/05/2022

Comecei a ler esse livro pq minha mae gosta do assunto e estuda sobre isso, e foi indicado esse livro. Decidi começar, pq tbm tenho interesse em estudar algo relacionado com psicologia, então a gente sempre comenta das temáticas q ela estuda, vemos filmes q sao indicados sobre o assunto, juntas e tal. Entao, foi por esse motivo, vi uma chance de eu tentar, por contra própria, ter uma ideia sobre psicanálise, por exemplo, por mais q nao seja EXATAMENTE o foco do livro, uma ideia do q poderei encontrarar futuramente e etc....

Foi uma experiência mto interessante, eu optei por ler um capitulo por dia, pq os capitulos sao longos, tem em media 40 minutos de duração, e, por ser um livro de "estudo" digamos assim, acho q eu poderia absorver melhor dessa forma, lendo parte por parte, devagar e calma. E deu certo ! O q eu mais percebi e aprendi assim, foi a visão da sociedade, sobre alguns assuntos, q era comum na época, como por exemplo, qndo o Breuer conversa com o Freud sobre um paciente (nao vou falar com mto clareza, pq pode ser um spoiler) e o Freud chega a ideia de q a causa pode ser o estresse. Citei esse exemplo, pq a forma como eles falaram sobre isso, foi como se eles nunca, jamais na vida, tivessem levado em consideração esse aspecto, sendo q, hj, a maior parte dos nossos problemas, pode ser referente ao estresse em alto nivel. Entao, foi interessante ver a visão da época sobre esses aspectos pessoais q antes, nao era tao focado, e a visão sobre a vida em si q é o discutido no livro.

Gostei mto da escrita tbm, achei simples e fluida o q ajudou bastante. Mas, o q me impede de dar uma nota mais alta, foi o fato de que, nao sei se eu ja estava mesmo me cansando do livro, mas o ritmo dos ultimos capitulos achei extremamente arrastado e chato, o q atrapalhou bastante pq bateu aquela preguiça danada, coisa q eu nao tinha sentido antes, pq estava em um ritmo super bom, mas nos ultimos 3 ou 4 capitulos, pra mim, foi bem lutado pra acabar, fora q dei uma pausa de 3 dias, entao pra voltar, foi difícil. E tbm, o fato de como foi solucionado a questao do Nietzsche, e de sua doença, achei q foi mto facil. Levando em consideração q ele tbm divide o protagonismo, achei ruim o fato de ter deixado as questões dele pra serem resolvidas em exatas 40 paginas. Entao, tbm acho q o livro se perdeu um pouquinho.

Fora isso, eu diria q o livro foi aquele meme da Isabela Boscov : "que experiência ao mesmo tempo, fascinante, viajante e avassaladora" pq é literalmente isso KKKKKKK. O livro rende bastante reflexões e passagens importantes, tipo aquelas "frases de efeito" mas q caem super bem no contexto de tudo. Meu plano é guardar ele, e reler qndo eu for adulta pra entender mto melhor e fazer uma análise q nao seja de uma garota de 16 anos kkk?

Bibis 12/07/2022

incrível
Estava com receio de começar a estudar Nietzsche por suas próprias obras por conta do nível de dificuldade, então optei por começar por esse romance por saber que explícita claramente as ideias do filósofo, essa foi a melhor coisa que eu fiz, pois além de ser muito interessante a humanidade do livro ao retratar questões cotidianas e a vida de Breuer, Nietzsche e outros grandes nomes, a história envolve muito mesmo sendo mais "paradona", indico muito a experiência.