Retalhos Craig Thompson

Resenhas - Retalhos

Carol 29/04/2020

Hq de qualidade.
Após ler Habib e me encantar por sua beleza foi a vez de ler Retalhos, HQ do mesmo autor, igualmente incrível. O livro conta com uma riqueza de detalhes expressos através de traços que são capazes de emocionar e impressionar.

Uma autobiografia escrita e ilustrada por Craig Thompson que aborda desde a sua infância até a sua vida adulta. Craig foi criado em uma família sulista extremamente conservadora em uma cidade pequena, são muitos os desafios para formar sua personalidade e crescer nesse ambiente que não favorece em nada seu lado criativo/artístico... Apesar de ser uma autobiografia em nenhum momento o autor se exalta como herói, ele traz a sua visão nua e crua sobre tudo o que passou até de fato se dedicar a sua carreira artística. Não foi uma infância/adolescência fácil, o autor passou por muitos dilemas que o ajudaram a ser o que é hoje.

Hq sensacional, vale a pena dar uma chance.

Capitão Nemo 01/05/2020

Uma das melhores HQ's que já li. As memórias do autor são contadas de uma forma tão cativante que você não consegue mais largar até terminar tudo. Me arrependo de ter lido tão rápido.

juhpancini 25/05/2020

Apesar de grande deu pra ler muito rápido, a história prende e flui muito bem. Eu só não esperava que fosse tão triste.

Frade 27/05/2020

Um dos melhores que já li
Eu peguei o livro na biblioteca, e quando cheguei em casa eu simplesmente não consigo parar de ler até chegar ao final do livro.
A história e dilemas que autor enfrenta na vida são muito interessantes e você acaba se identificando com ele.

cinthiaan 06/06/2020

Perfeito.
O primeiro contato que tive com essa grafic novel foi a muitos anos atras na escola. Por conta dos muitos anos, nao lembrava de muita coisa dele, apenas que gostei muito. Decidi entao fazer a releitura e entendi o porque eu gostei tanto. Ele e simplesmente perfeito. Os questionamentos que Craig trás sobre a biblia e a religiao sao, para mim, muito válidos. A gente vê aqui como o fanatismo religioso pode afetar uma família e um pessoa. Maravilhoso!

Laura Regina - @IndicaLaura 08/06/2020

Livro sobre Amor e Fé
Um adolescente no interior do centro-oeste estadunidense relata suas dúvidas sobre sua fé e suas relações com família e amigos.

E esta belezura aqui?! Craig Thompson me surpreendeu! Ele trás um traço tão elegante, singelo, cheio de poesia e lirismo! Como trazer tanta beleza e tanta dor ao mesmo tempo em desenhos?! Pois é, ele consegue e eu fiquei apaixonada.

E por que eu falo em dor? Porque Craig desnuda sua alma, falando sobre seus medos em crescer, os abusos que sofreu na infância, as dúvidas sobre fé, a descoberta do amor, a ânsia em ‘sumir’ e tantas outras mágoas que surgem na adolescência.

Tão profundo, tão poético. Só tive vontade de abraçar Craig e dizer: não se cobre, tudo vai passar...

Mais indicações no Instagram @indicalaura

site: https://www.instagram.com/p/CBI9O7vjX4n/

Gerliane 20/06/2020

Retalhos
Retrata a história de vida do personagem, com uma atenção especial ao processo de crescimento e amadurecimento.

Bruno Marcolino 23/06/2020

Retalhos
Simplesmente perfeito! Sensível. E foi bastante tocante para mim, pois assim como Craig, fui criado em um ambiente religioso, fechado, e como ele também tive o meu momento de questionar toda essa estrutura religiosa, todos os dogmas e "ensinamentos", para poder seguir em frente, para me sentir livre. É uma leitura espetacular.

Gabriel.meacha 27/06/2020

o livro mais sensível que já li
sem dúvidas retalhos é meu livro favorito hoje, a leitura mostra o quão impressionante essa forma de arte é, o livro toca em pontos muito intensos e viaja junto com você, o livro chora, ri, pensa e sangra com você, não tô falando dos personagens mas sim da obra em si, a forma como a arte se movimenta, os momentos mais calmos te trazem reflexões e esperança, já os mais intensos alcançando sentimentos profundos, você viaja com o personagem e o ente por bem ou pro mal. Ao fim do eu fiquei triste e me emocionei pela intensidade da experiência ter acabado, mas muito feliz pela "marca na superfície em branca, mesmo que temporária"

Tatyling 18/07/2020

depois de ouvir de muita gente que esse quadrinho é seu favorito, fiquei curiosa para ler. por se tratar de uma história biográfica,tudo o que você está lendo, o peso das páginas é muito maior. quando você entende que o Craig não é somente um personagem, que uma vez que o livro seja terminado, sua história não terminará. no começo, eu percebia que estava lendo e não prestando muita atenção nas ilustrações, mas depois que percebi, notei o quão bonitas elas eram, a maneira sensível como elas representavam algumas cenas. a história não tem um final de verdade, o cara não fica com a garota e vivem felizes para sempre, porém, por se basear na vida do autor, esse é o final que nós leitores temos, mas a vida do craig continua, e após tudo que ele passou, só espero que esteja bem. 4/5

site: https://www.youtube.com/linguagemdoslivrostv

CInt_lo 05/08/2020

Gostei muito da delicadeza de pensamento do personagem principal além de toda a ilustração claro.
Além disso achei a conexão dele com a religião muito interessante

Joana 15/08/2020

Tocante
Que história tocante e sensível, peguei ele para ler sem saber muito sobre e quando comecei não consegui parar. Leitura muito fluida, o traço é super delicado e me deixou curiosa para ler as HQs lançadas pelo Craig.

Rapha 27/08/2020

O gosto amargo de olhar para a vida
Não tem muito a ver uma coisa com a outra, mas o gostinho que senti ao terminar Retalhos foi o mesmo que senti quando assisti Boyhood. Isso aconteceu porque as duas obras olham para a vida do jeito que ela é, repleta de vazios dissonantes e expectativas frustadas. Uma história sobre amadurecimento e entendimento. As pessoas crescem e a vida continua. Valeu muito a pena!

Edinho 07/09/2020

O livro em formato HQ ajuda bastante a imaginar melhor o cenário descrito pelo autor, além do design ser atrativo aos olhos. Uma história que merecia ser mais aprofundada. Porém, de forma agridoce, os temas abordados, vão te ajudando a imergir nos dramas são tristes e dolorosos, mas tão possíveis de acontecer em qualquer lar.