Retalhos

Retalhos Craig Thompson

Resenhas - Retalhos

Rapha 27/08/2020

O gosto amargo de olhar para a vida
Não tem muito a ver uma coisa com a outra, mas o gostinho que senti ao terminar Retalhos foi o mesmo que senti quando assisti Boyhood. Isso aconteceu porque as duas obras olham para a vida do jeito que ela é, repleta de vazios dissonantes e expectativas frustadas. Uma história sobre amadurecimento e entendimento. As pessoas crescem e a vida continua. Valeu muito a pena!

Edinho 07/09/2020

O livro em formato HQ ajuda bastante a imaginar melhor o cenário descrito pelo autor, além do design ser atrativo aos olhos. Uma história que merecia ser mais aprofundada. Porém, de forma agridoce, os temas abordados, vão te ajudando a imergir nos dramas são tristes e dolorosos, mas tão possíveis de acontecer em qualquer lar.

Renato 10/09/2020

Reflexivo
Uma Graphic Novel que desperta em nós: amor, cumplicidade, risos, deceções, raiva, angústia e uma vontade louca de não querer que chegue ao final.
Uma luta constante entre seus princípios bíblicos X vontades pessoais pairam sobre uma boa parte da história e o que dizer da aparição de Raina? Que incrível esse lances não? As risadas e travessuras com seu irmão Phil nos garantem boas doses de risadas. E temos um final...bom isso deixo pra cada um descobrir por si só.

Hey bruno 15/09/2020

Retalhos
Retalhos e uma auto biografia de craig, nessa hq ele vai contar sobre sua infância, fase adulta é o que vem com a maturidade
Eu ameiiiii essa história de vdd!
Vale a pena!!

Wiulayne.Souza 25/09/2020

Achei que poderia ter tido um final melhor, porém é um final triste demais!

andersongump 28/09/2020

Dilemas, sensibilidade, um convite a reflexão, apenas mergulhei na leitura não vi as horas passarem.

Towy 17/11/2020

É isso
Simples incrível. Não sei o que digitar, pois nada expressa o quão perfeita e bem detalhada é essa graphic novel

Phelippe 18/11/2020

Tocante
Uma das HQs mais humanas que já li.

Lucas.Alves 03/12/2020

Um quadrinho incrivel
Esse e o tipo de história que só funciona no formato de quadrinhos. Uma história muito bonita, delicada que meche com muitas pessoas que já tiveram um amor impossível. Realmente uma obra de arte

oLola 15/12/2020

graphic autobiográfica
"Retalhos trata da tragédia e das dores, físicas e morais, de crescer sentindo-se diferente do ambiente que o cerca, e a coragem necessária para questioná-lo e seguir rumos distintos dos que lhe são pregados."

O que mais amei nessa graphic foram as cenas com seu irmão Phill. Típicas cenas de crianças. Depois destas, temos retratos de dúvidas quanto às crenças que te ensinaram, a crueldade (my opinion) que é criar alguém instalando em sua mente que tudo que ela faz é pecado e que Jesus fica triste. Qualé mãe, eu só tava fazendo uma guerra de mijo com meu irmão, coisa besta e nojenta, sim, mas que qualquer criança poderia fazer.

Vemos o desabrochar de Craig, a descoberta do primeiro amor, o abuso do babysitter, reflexões sobre o fanatismo religioso, ah, é simplesmente lindo.
O desenho de Thompson é lindíssimo e o timming é perfeito. Ele sabe exatamente como passar o sentimento certo, e exatamente quando te deixar miserável, triste, agoniado, apreensivo, feliz, aliviado.

Tudo tem uma sensibilidade genuína. Os diálogos são profundos, doídos, melancólicos, realistas, e de uma delicadeza! Impossível determinar o que te toca mais: o desenho ou o texto.
Recomendadíssimo!

"É o que eu chamo de literatura" Jules Feiffer
é o que eu chamo de obra de arte.

Jéssica Maria 20/12/2020

Incrivelmente belo
Eu ainda tô anestesiada e nem sei como explicar o quão Retalhos é uma história linda.
Uma autobiografia que conta sobre uma infância difícil, uma adolescência influenciada por costumes cristãos e um vida adulta que te "tira da caverna".
Sua relação com o irmão, os pais, os adultos e adolescentes em geral e sua amiga Raina são trocas profunda que falam de uma humanidade que somente os quadrinhos conseguem explicar.

Djullie 21/12/2020

Sensacional
Uma das melhores HQs que já li esse ano. Se não for a melhor...
Adorei a abordagem do romance, das decisões, do questionamento com Deus, das comparações e metáforas. Do jeito doce de Craig.
E da relação da colcha de retalhos com as memórias que ele conta na HQ, tudo um emaranhado de histórias sobre a sua vida.

Retalhos e Prefácios 28/12/2020

Lindo, sensível, maravilhoso
Filho de pais muito rígidos, sua infância foi marcada por muita tirania, um temor a Deus bastante extremista e, por vezes, incoerente e, também, muitas dificuldades de relações sociais.

Embora o livro não trate diretamente de saúde mental, é bastante notório o quanto a criação de Thompson recebida na infância o influenciou em muitas esferas por muito tempo. Fazendo dele uma pessoa bastante introspectiva, com alguns medos e julgamentos acerca de si próprio.

Essa leitura me cativou demais e eu não poderia deixar de indicar. E embora eu só esteja trazendo a resenha agora fiz a leitura dentro do mês de setembro! 😊

A carga emocional contida nesse livro é muito grande. É uma leitura que irá te acompanhar por muito tempo, tenho certeza! ❤️

site: @aquelaepifania