O Capital

Resenhas - O Capital - Livro I - Vol. 1

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Joao.Paulo 30/12/2017

Ótimo Livro
É o primeiro livro de uma série de 5 volumes. Nesse primeiro volume ele descreve a origem do dinheiro e o funcionamento, desde o início, do mercado e da troca de fovores entre o capital e o trabalho, passando pela produção com manufatura, criação das fábricas, pelo processo da revolução industrial com a substituição da mão de obra por máquinas (é uma critica ao sistema capitalista desenfreado)... Ótimo livro, é de difícil entendimento no início mas depois que se acostuma com a leitura se torna fácil.... Recomendo a pessoas da área econômica e adminstrativa.
Alecs 26/09/2018minha estante
Na verdade, São 3 volumes e não 5.

Bruna 27/10/2018minha estante
Essa edição da civilização brasileira está dividida em 5 volumes sim. Em 3 volumes está a da Boitempo.

Luciana 29/05/2019

Atualíssimo!
Uma verdadeira obra-prima! A leitura não é fácil, mas passado os capítulos iniciais, torna-se mais tranquila. Marx e sua teoria do valor continuam atualíssimas! Essencial para entender a realidade.

Hugo.Lousada 25/12/2020

Não é sobre comunismo. É sobre capitalismo.
Magnífico. Dou cinco estrelas mas isso não significa que o livro está isento de críticas ou observações. Vale a lembrança de que O Capital foi escrito no século 19, então há a necessidade de adaptar as ideias pro cotidiano atual, tal como para o século 21.
É um livro essencial. Não fala a palavra "comunismo" nenhuma vez: aliás um dos mitos que precisamos desconstruir é de que Marx é o inventor do comunismo e que suas obras são sobre isso; Marx foi um grande crítico do capitalismo, ele era comunista de fato, mas suas obras de maneira geral não são sobre isso e sim críticas extensas de abusos sociais e econômicos.
Como o próprio movimento operário da época dizia, esse livro é a Bíblia da classe operária.

Midois 09/01/2024

"Não li, mas vi a adaptação em filme"
Esses extratos são realmente incríveis. Apesar de que algumas vezes senti que estava bastante condensado, o Lafargue consegue extrair partes do primeiro volume do Capital extremamente essenciais para a compreensão do capitalismo. Senti falta também das muitas prováveis notas que Marx deve fazer na obra original, mas acredito que isso seja omissão do Lafargue e não da editora (mas sem certeza). Farei releitura futuramente, visto que é impossível absorver 100% dessa obra picotada - ainda mais com o nível de maturidade intelectual que tenho atualmente.
O pouco - e um "pouco" que já me fez enxergar a realidade que vivo de outra forma - extraído da obra original é suficiente para entender que estudar Marx e a Crítica à Economia Política não é coisa que se faça com uma rápida leitura de início de ano de um adolescente de 17 anos e, tenho certeza disso, muito menos com uns trechos que professores universitários te mandam estudar em alguns períodos de curso. A crítica marxista e marxiana é complexa e profunda, deve ser levada a sério e ser estudada com honestidade e até mesmo humildade.

Satiro 21/09/2020

Um livro que você começa e termina sabendo que irá reler
Leitura extremamente informativa e bem refletida acerca da funcionalidade da sociedade capitalista. Mesmo sendo uma obra do século XIX, ainda assim é bastante atual como análise e engrandece a criticidade do leitor. Muito válido para quem tiver interesse de entender o capitalismo sob um aspecto crítico e de um dos maiores pensadores do período moderno. Aliás, ao término já percebi que terei que reler e que não compreendi toda a complexidade da análise.

PS. Essa obra é uma síntese sobre os volumes da obra original, mas ainda assim muito indicado para leigos como eu hahaha

Misfro 25/05/2022

Um Clássico, com erros...
Um tremendo de um clássico, leitura obrigatória, mas claro, deveriam ostentar o conhecimento da obra somente aqueles que, de fato, a leram. Infelizmente a maioria comenta sobre o que ouviu falar sobre o livro, que em uma crítica mais objetiva, deveria compor as seções de filosofia, mas jamais de economia. Referências falhas, e muitas sem contexto, podendo ser comprovadas somente pelo fiel leitor.
Escrito entre "quatro paredes", sob uma única ótica, perde muito do seu valor científico.
Enfim, recomendo nao só a leitura (crie coragem e leia!), mas o estudo e a reflexão.

Lacerda 14/09/2023

Creio que conforme vamos se aprofundando nas perspectivas de Karl Marx, certa melancólica nos aflige. Achei interessante sua visão sobre a capital, e sobre os temas que ele abordou, os relatos de como funcionava antigamente me deixou deprimida e reflexiva sobre a sociedade atual na qual faço parte. Foi um livro que demorei duas manhãs para finalizar, porem é uma obra tão profunda e característica que tenho certeza que vai me marcar conforme essa minha caminhada em busca do conhecimento.

lau !! 26/10/2022

karl marx sempre esteve certo mesmo... o capitalismo é a escória da humanidade meu deus como é péssimo
$Deidara$ 20/11/2022minha estante
Comunismo é ótimo. Vai ver os países influenciados por ele.

Jonathan Vicente 19/07/2022

Leitura gostosa para quem gosta de resumos.
Esse livro me surpreendeu, bem que dizem ser o melhor extrato de o capital. Detalhes muito bem pontuados e explícitos, leria novamente daqui alguns meses.

Nota 9/10

Laura 05/07/2022

O primeiro calhamaço a gente nunca esquece
Sem sombra de dúvidas, está entre as melhores leituras de 2022. O primeiro livro de O Capital é essencial para quem quer compreender as críticas de Marx ao sistema falido. É um calhamaço, mas a linguagem acessível ajuda na compreensão.

Raquel958 08/09/2023

A obra mais inteligente sobre o assunto do capitalismo. É impressionante como todo esse conhecimento não envelhece, só se torna mais atual e necessário

pietrafiorio 10/01/2022

Sem muito o que falar?
O livro é muito bom. O ponto de vista apresentado no mesmo também.

É um livro extenso, mas não é cansativo!

Não tenho muito o que falar. Um dos maiores clássicos do século XX.
Má :) 10/01/2022minha estante
minha amiga culta, que orgulho

brenin 23/04/2021

Extremamente necessário
Não posso em poucas palavras tecer elogios a Karl Marx, quem o menospreza não percebe a grandeza e a atualidade de sua obra.

Gui Mendes 21/04/2021

Histórico
Apesar de discordar de Marx na maioria das coisas, é impossível desconsiderar a importância histórica que a "Bíblia do Socialismo" teve para a humanidade. Escreve de um jeito bom, que não fica tão difícil de entender, uma boa surpresa.

LuAza 01/12/2023

O capital
Pra quem quer se adentrar ao comunismo é uma leitura muito importante pra se entender como se cria o material de opressão e o início do pensamento comunista em si

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6