O Capital

Resenhas - O Capital - Livro I - Vol. 1

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Ana 10/02/2021

Clássico
Um clássico obrigatório para quem gostaria de entender as dinâmicas do capitalismo.

thegoldrush 14/03/2023

Esse livro é genial !!
comecei a ver o mundo de outra forma após a leitura. karl marx você é um gênio !!

Gustavo.Martins 29/01/2023

Le Capital
O Capital é um livro histórico, político, filosófico, científico, e econômico. Marx examina profundamente as facetas da mercadoria, troca de mercadorias, o valor e a mais-valia. Permite pensar criticamente a estrutura do capitalismo e mais ainda os suijeitos, o capitalista e o trabalhador. Refleti bastante sobre meu próprio papel na estrutura, o valor do meu trabalho intelectual, e do meu descanso. Não tinha como não favoritar um trabalho genial de um cientista brilhante.

Marcelo Dos Santos (De Dois) 10/10/2022

O caminho das pedras é difícil...
Como já disse o próprio autor em um de seus prefácios, em outras palavras, é que o caminho para a ciência é árduo e somente quem está disposto é quem colherá seus frutos.
De fato ele estava certíssimo.
Não vou o classificar nem mesmo como "necessário", pois não considero que algum marxista de fato tenha a necessidade de ler O Capital em sua totalidade para ser capaz de compreender as nuances perversas de nosso sistema vigente. Entretanto, ele pode ser de fato necessário para pessoas que embarquem em uma especialização econômica e tenha no minímo a curiosidade de compreender a fundo e com propriedade o tema.
Não foi Marx que lançou mão de um primeiro estudo a respeito do sistema econômico, mas não tenho medo algum de afirmar que foi ele o responsável por destrinchar e virar do avesso as teorias vigentes de maior importância até então para criar um novo entendimento, revolucionário e de possível entendimento para o povo como um todo.
N´O Capital, Marx se encontra em plena forma intelectual: vigoroso, impávido e intenso, utilizando-se de exemplos palpáveis para o proleterário compreender sua condição de agente fundamental na engrenagem capitalista.

Atenção! Não se trata aqui de lançar mão de fórmulas revolucionárias a fins de derrubar o sistema. O leitor não encontrará algo do tipo.
Trata-se sim de um estudo profundo, filosófico, contudo de entendimento tangível a respeito do objeto de estudo, desde sua formação até os tempos de sua escrita (século XIX pós Revolução Industrial) sem respeitar necessariamente uma cronologia estrita.

Rapha 01/11/2022

Este livro já ganhou diversos nomes que o simbolizam. Como ciência do valor, Bíblia operária, etc... mas para mim, definiria como a essência da materialidade a temporal da história capitalista. Mesmo sendo seu resumo, está sendo o livro mais lapidado nas profundezas de sua ciência que li até agora.

ana :) 23/06/2024

O imperativo sanguessuga do capital
A economia é política. Portanto, o trabalho de Marx em Economia Política não pode ser simplificado pelos "ideários comunistas". Como ciências socias, ainda que na época do autor não era definida assim, a Economia deve ser além da valorização de mercadorias e racionalidade do capital, uma vez que não existe fatores econômicos apartados de fatores sociais, que são públicos, culturais e desiguais.
Em seu livro "O Capital, a partir do diálogo com pensadores de sua época e anteriores a ele, com pesquisa de campo partilhada com o parceiro Engels e, imprescindível, atenção às decisões políticas, Marx destrincha o capitalismo, suas formas de apropriação da força de trabalho e a exploração máxima sobre o trabalhador.
De fato, é um livro não apenas econômico, mas político, pois além de observar, o economista deve ser capaz de criticar. O peso é grande de constatar carnificina e dizer amém.

"O capital tem um único impulso vital, o impulso de valorizar-se, de criar mais-valia, de absorver com sua parte constante, os meios de produção, a maior massa possível de mais-trabalho. O capital é trabalho morto, que apenas se reanima, à maneira dos vampiros, chupando trabalho vivo e que vive tanto mais quanto mais trabalho vivo chupa." (P. 347)
ana :) 23/06/2024minha estante
percebi só agr que registrei no skoob a edição errada k
a que eu li é da nova cultural de 1996, portanto a leitura finalizada é do tomo 1

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6