O Capital

Resenhas - O Capital - Livro I - Vol. 1

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

brenin 23/04/2021

Extremamente necessário
Não posso em poucas palavras tecer elogios a Karl Marx, quem o menospreza não percebe a grandeza e a atualidade de sua obra.

Lets | @callmealasca 05/01/2023

importante
leitura muito importante para o momento mundial e nacional que estamos vivendo nos últimos anos, não é indispensável, mas interessante

Fábio 13/08/2020

Fenomenal
Obra de leitura obrigatória para entender o mundo em que vivemos.

Hellmouth 26/02/2010

O livro mais debatido do século XIX!
Karl Marx, o "herético economista" - talvez esta rotulação seja falha, devido a sua erudição fora do comum que apreende inúmeras áreas das Ciências Humanas -, conseguiu, através de um "alfarrábio" que lhe rendera mais de 20 anos de intensos estudos, desenvolver uma técnica de análise nunca antes nas ciências humanas: o materialismo dialético.

Através desta nova percepção de enxergar um fenômeno, consegue expor, à sua maneira, teorias antes presentes em vários economistas anteriores, principalmente os "clássicos" e os "vulgares".

O materialismo dialético consiste em enxergar um fenômeno através de várias formas (a "paralaxe") por uma perspectiva em especial: a análise crescente dos fatos. Dessa forma, Karl Marx começa analisando neste primeiro tomo a menor partícula da economia burguesa: a mercadoria.

Porém, ao analisar o caráter das mercadorias, o pensador alemão desenvolve conceitos atrelados a esta partícula: valor de uso, valor de troca, fetichismo da mercadoria, circulação das mercadorias (o próprio afirma que as mercadorias "dançanm" no mercado), acumulação primitiva de capital, mais-valia (absoluta e relativa), taxa de mais-valia, massa de mais-valia, dentre outros conceitos.

Mas, de fato, este primeiro livro não visa a analisar o "capitalismo" em sua fase desenvolvida (adulta); mas a fase anterior, o que ele denominou de fase da "acumulação primitiva de capital".

Sem dúvida este livro moldou toda uma geração de intelectuais, pois instituiu uma nova forma de pensar nas Ciências Humanas.

---------------------

PS: Esta versão da Civilização teve como tradutor Reginaldo Sant'anna, que, praticamente, "assassinou" a essência original do livro! Esta versão foi muito, mas muito mal traduzida! Aconselho ao leitor ler a versão da coleção "Os Economistas".

jffrezende 10/03/2011minha estante
Prezado,

como base em que você está criticando a tradução de Reginaldo Sant'anna, da Civilização Brasileira? Ao que me consta, é uma ótima tradução, vertida diretamente do alemão e cotejada com uma tradução francesa revista e aprovada pelo próprio Marx.

Amme 19/12/2020

?RESENHA: O Capital - extratos por Paul Lafargue
? ?O ouro não é necessariamente dinheiro, mas dinheiro é necessariamente ouro. (...) O dinheiro, portanto, pode ser lama, apesar de lama não ser dinheiro.?

?Este livro é a compilação da análise de Marx sobre o do capitalismo, destrinchando seu funcionamento desde a mercadoria e a moeda até os grandes sistemas de transformação do dinheiro em capital.

?Publicado pela primeira vez em 1867, o livro demorou cerca de 20 anos de estudo e preparação para que fosse publicado.

?Sendo amado e odiado, ?O Capital? ainda hoje, um século após usa publicação é constantemente utilizado em espaços de estudos sobre sociedade e economia; mas também é considerado um grande inimigo pessoal para muitos indivíduos.

?Esta edição ( a presentada na imagem), é uma compilação das principais partes do primeiro tomo de O Capital, e foi produzida com a intenção de simplificar  e democratizar os conhecimentos produzidos por Marx, fazendo com que a obra pudesse ser lida e compreendida por todos.

?Uma edição realmente fácil de ser lida, principalmente porque cada um dos exemplos teóricos são reexplicados diversas vezes de forma bem simples. Essa edição não se aprofunda na discussão ?Capitalismo x Socialismo?, mas na análise prática do Capital.

??NOTA PESSOAL??
?Eu realmente me surpreendi com a edição, já que sou extremamente curiosa e sempre quis entender o porquê de as pessoas usarem tanto Marx como um inimigo pessoal. Acreditava, antes dessa edição, que eu iria ler, mas que não iria entender uma palavra sequer.

?Bom, não foi o que aconteceu, as explicações apresentadas a nós, leitores, são realmente compreensíveis.
?Conclusão, a obra não é um monstro de sete cabeças e vale a leitura

vana8 20/02/2023

Eu esqueci de mostrar minha reação lendo esse livro aqui, gostei mt te amo karl te vejo como figura paterna

notexist 03/02/2023

essencial
clássico.

lembro que quando fui visitar o museu do ipiranga, e lá havia um manuscrito dele.

na época nem imaginava a importância que tinha.

mas agora, anos mais tarde lido ele, e posso dizer que clarificou bastante coisa do mundo para mim.

mas sem dúvida não é uma obra fácil de ser entendida em seus meandros.

Rod Serling 11/07/2018

Livro de grande importancia historica
O livro e de importancia historica para entender o dia de hj, Apesar do comunismo via luta de classes ser algo inviavel,Pois a luta de classe nescessariamente teria que ter um exterminino de uma classe em relaçao a outra, no caso o proletariado ter que exterminar a dita burguesia. algo similar que os nazistas defendiam só que no ambito dos judeus. HJ nenhum partido de esquerda defende mais isso por razoes obvias. entao todos os partidos de esquerda passaram a usar as chamadas pautas progresistas, socialismo de mercado e etc... como alternativas para implantar o modelo defendido por marx. enfim apesar de repudiar as ideias comunistas. Reconheco que o livro é importante para entender o contexto politico, social e cultural atual.
Pacaterra 24/05/2019minha estante
Quanta bobagem. Vários partidos pelo mundo defendem a revolução socialista nos termos de Marx. E comparar luta de classes com luta de raças é uma desonestidade absurda.

Elton Luz 05/08/2019minha estante
Resposta ao "Pacterra": o autor da resenha original tem uma lógica. O nazismo alemão não começou tanto como uma guerra racial, como começou com uma guerra econômica. Se você estudar a história, verá que o argumento que atraiu as massa à Hitler foi justamente o argumento econômico. O judeu daquela época era o joalheiro, o comerciante, o banqueiro, o bancário etc. Ele não era o operário, mas vivia sobretudo da atividade comercial e especulativa. Os alemães tinham a sensação de que eles controlavam a Alemanha, e foi isso que Hitler explorou. O discurso de Hitler era[parafraseando]: "Os judeus tomaram a Alemanha, e temos que recuperá-la!". Era um argumento essencialmente econômico; ou um argumento de LUTA DE CLASSES. O operário alemão contra a burguesia banqueira e especulativa judia. A questão do Holocausto alemão foi algo que muitos alemães só souberam depois que a guerra acabou. O extermínio judeu nunca foi uma pauta declarada abertamente, senão Hitler não chegaria ao poder. O extermínio judeu ocorreu após a chegada de Hitler ao poder e somente durante o período da guerra; quando havia turbulência no país e os seus desejos mais secretos podiam ser postos em prática. Estude um pouco mais de história. Recomendo a biografia de Hitler e o livro Treblinka, como pontos de partida.

guilhermecardoso 01/12/2020minha estante
É inverídico o exterminio das pessoas da classe. As pessoas podem continuar, mas a teoria marxista defende o fim estamento, da burguesia como tal, como a classe dominante para implementar a democracia em que o detentor dos meios de produção é o Estado e posteriormente a própria classe proletária única, junto aos antigos burgueses.

guilhermecardoso 01/12/2020minha estante
Em lugar nenhum da teoria marxista vc vai encontrar o que você afirmou.

Hugo.Lousada 20/12/2020minha estante
Extermínio assim como nazistas em relação a judeus? Que? Claro que não, a revolução marxista é de dentro pra fora e não o contrário, esse extermínio que você disse não faz sentido nenhum.

Erick Simões 28/09/2022

Bem escrito, ao menos.
Marx escreve bem, é claro e deixa bem expressa suas ideias, porém me pareceu que apesar de algumas de suas deduções lógicas terem um desenvolvimento correto, a conclusão em todos os casos é pífia. O conceito de Mais-valia é de uma dissonância cognitiva para poucos. Marx, ao meu ver, partiu de pressupostos incorretos para conclusões ridículas.

Everton Godoy 12/01/2022

Achei o livro um pouco confuso, apesar da linguagem ser simples, mas consegui entender a respeito da mais-valia, que foi o objetivo principal de eu ter comprado o livro.

Ricardo 19/11/2022

Livro essencial, mas não parem no Livro I!
O Capital é um dos maiores livros de filosofia já escritos. Sim, de filosofia. Marx não era sociólogo e muito menos economista. Sua ciência constitui na crítica da economia política. Durante toda sua obra, Marx busca deixar claro que não há nenhuma possibilidade de tratar o modo de produção capitalista de maneira lógica, racional, científica.
Aqui Marx elabora sua teoria de valor (que é uma oposição poderosa à teoria ricardiana de valor-trabalho), comenta sobre o fetiche da mercadoria (assunto que deve ser aprofundado, visto que é uma contribuição à crítica da metafísica), enuncia a tese do mais-valor, aprofunda-se em conceitos como exército industrial de reserva e trava uma guerra contra o mito do surgimento da produção assalariada.
Contudo, não fiquem presos somente ao Livro I. No livro seguinte, onde Marx trata da circulação do capital, são exploradas situações que não aparecem no Livro I. Premissas que eram dadas são agora objeto de análise, como o tempo de conversão do capital-mercadoria em dinheiro, o papel do crédito na circulação, a quantidade de dinheiro disponível para a constante conversão de mercadoria em dinheiro, e muitas outras.

Marluce 19/05/2022

Clássico, atemporal
Li, quando estava na faculdade de Direito, o livro faz uma análise sobre o capitalismo, política e abrange uma tríade: mercadoria, trabalho e valor. Marx abrange muito sobre a força do trabalho humano, e faz uma crítica ao sistema econômico capitalista.
É um livro atemporal, uma crítica profunda do capitalismo, da divisão de classes, que serve até os dias atuais. É complexo a leitura, mas vale a pena, e digo mais, todo mundo deveria lê essa obra. A inteligência de Marx é inegável, à frente do seu tempo.

PAI DOS RATO 16/09/2022

A bíblia do trabalhador
Logo na primeira página da para entender que Marx realmente foi um gênio, cada palavra milimetricamente posicionada explicando perfeitamente conceitos para se entender os processos dentro do capitalismo.

Foi o primeiro autor a definir sistematicamente o modo de produção capitalista nesse livro em 1867.

Essa coleção de fragmentos feita por um Genro e amigo do Marx, Paul Lafargue (e elogiada pelo mesmo), deixa muito claro a linha do pensamento de Marx acerca do capitalismo>

Conduz o leitor através de uma via lógica e bem pavimentada com argumentos, começando pelo conceito de mercadoria, dissecando os sistemas de trocas e circulação de mercadoria, aqui introduzindo um conceito fundamental para entender Marx : o valor.

Dado o conceito de valor, Marx passa a explorar o suprassumo da sua Magnum Opus, a mais valia, que é detalhada e conta com exemplos dentro da realidade material, com um cálculo fenomenal no último capítulo, que prova toda teoria sintetizada antes.

Para finalizar o livro me surpreendeu com recordações pessoais, mostrando um pouco da vida íntima de Marx, me senti em sua sala com suas anotações singulares (=

Enfim, um livro que não é para ser lido apenas por ler, e sim para ser entendido e revisitado, eu escolhi marcar os pontos principais para me auxiliar nos estudos.

Paz entre nós, guerra aos senhores.

LuckazTavares 25/09/2022

Manual do funcionamento da Economia Moderna
Um livro que, comparado com o verdadeiro Capital, é pequeno, entretanto, sua densidade se opõe ao tamanho. Os extratos do Capital absorvem 163 páginas, ao qual demorei cerca de 1 mês para completá-lo, porém, para você que queira entender os fundamentos do Pensamento Marxista Econômico vale a pena, e nem só para tal, mas também para conhecimento da economia de forma materializada, ou seja, partindo da realidade, e não de fundamentações idealistas ou abstratas, como, por exemplo, a Liberdade Econômica. A compreensão da taxa de mais valia é fundamental, que, como exposto é "a expressão exata do grau de exploração da força de trabalho pelo capital ou do trabalhador pelo capitalista". O livro pode se tornar confuso pela tamanha complexidade, mas uma dica, se apegue nos conceitos principais e priorize os exemplos, que deixa a leitura muito mais didática e fluída. Enfim, recomendo a você, caro leitor, que queira adentrar à Ideologia Marxista sem precisar ler um livro de 800 páginas kkkkkkkk. Sucesso na leitura??

Jolly 27/02/2023

Caramba Carlinhos tá dando trabalho

Primeiro comecei a edição da boi tempo pelo Kindle, aí vi que não ia rolar pq eu ia precisar rabiscar tudo o livro, aí consegue essa versão em 6 volumes

Foi o primeiro livro que me de abandonar uma versão, pegar outra, e abandonar qualquer leitura em paralelo.....

Quase 1 mês pra ler isso, falta mais 5 volumes!
Já deu pra entender que o Carlinhos é brabo
Chega com 2 pé pra.mostrar a realidade a tal como ela é

Se tudo fosse o que aparenta ser, a ciência seria inútil! "Algum sábio maluco seila da onde"

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6