O Capital

Resenhas - O Capital - Livro I - Vol. 1

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Diego Caetano 29/05/2024

O Capital
Para evitar discussões desnecessárias, não quero me envolver muito nesse espectro político e complexo sobre os dois lados da moeda, até porque isso não é o meu forte; contudo, este livro proporciona uma ótima forma de compreender o pensamento do filósofo Karl Marx de uma maneira interessante e plausível ao seu modo durante uma época tão distinta mas que torna como objeto de estudo até os dias atuais. Um grande clássico, e mesmo se você não possuir nenhum lado ou até ser contra a esquerda ou ideias socialistas, não deixa de ser uma forma de estudo para interpretar e até debater mentalmente com as ideias do próprio pensador alemão. Nesse ponto, o livro vale a pena.

VictAria109 15/09/2023

Conhecido e não lido
"O Capital" é muito conhecido, mas bem pouco lido. Acredito fortemente que mais pessoas deveriam ler essa obra - sendo comunistas, capitalista ou anarquistas.
Neste livro, Marx aborda a definição de "Capital", do capitalismo, de "Mais-valia" e disserta sobre as relações burguesia X proletariado.
É um livro crítico, um livro necessário, um livro construtivo, um livro rico.
Não li a versão antiga, li a versão atualizada, então a linguagem foi bem tranquila e consegui acompanhar bem a linha de raciocínio, mas também, Marx foi bem didático em seu livro, praticamente desenha suas reflexões estruturadas.
Leia e tire suas conclusões!

Fabio.Jackson 07/10/2022

Leitura altamente recomendada
Um clássico, que deve ser lido com calma e paciência. Li de forma rápida, e acredito que ainda estou absolvendo todo o conteúdo proposto.
O livro é bem fundamentado, bem estruturado e demonstra de forma bem clara o ponto do autor.
O conceito de mais-valia, que já tinha visto na escola, hoje está bem mais claro para mim. Interessante leitura.

sea 28/02/2022

conteúdo simples e direto
Gosto bastante dessa versão por simplificar (tornar mais acessível) mais de mil páginas escritas por Karl Marx.
Para as pessoas com interesse na ideologia, é um ótimo livro com definições básicas sobre o valor, a mercadoria, o trabalho humanano exercido e suas funções conjuntas no mercado.

Brenoarf 15/03/2022

Os operários não têm pátria!
"O Capital", de Karl Marx, constitui o que muitos afirmam ser “o marco do pensamento socialista marxista”, contemplando diversos conceitos econômicos complexos, bem como uma série de percepções sobre o salário e a acumulação primitiva, mas, ao meu ver, o autor alemão consagrou, na verdade, uma exímia teorização do próprio Capitalismo, não do Socialismo e, tampouco, do Comunismo. Em resumo, o autor tece comentários bem fundamentados acerca da miscelânea de aspectos incumbidos ao modo de produção capitalista, incluindo, também, uma crítica sobre a teoria do valor-trabalho de Adam Smith e de outros assuntos dos economistas clássicos de uma maneira ácida, objetiva (mas nem tanto) e radical, como nenhum outro autor fez. Confesso que, em muitos momentos, a leitura fora bem desgastante não só em razão da minha bagagem rasa quanto aos assuntos acessórios necessários ao entendimento do enredo, mas também em detrimento da linguagem que, na minha opinião, não é destinada a amadores (esse é um dos pontos responsáveis por me fazer questionar se tal obra era realmente um "manual de autonomia e esclarecimento direcionado ao proletariado"). De qualquer forma, para além da minha ignorância, acredito que esse seja um texto de muitas releituras, sobretudo para quem busca criticar Marx - positiva ou negativamente - de modo legítimo. Isso porque aqui se configura um estudo sistemático das determinações históricas e do movimento real do capital, patamar esse que é indispensável, a priori, para entender o que determina a sociedade que vivemos, a fim de superar suas ideologias. Ademais, por trás das justificativas burguesas de "liberdade de escolha", "trocas voluntárias" e "igualdade de condições", Marx iniciou uma pesquisa aprofundada no caminho de desvelar os reais interesses por trás da exploração do homem pelo homem na sua forma mais avançada - a do capital - e, finalmente, ultrapassá-la.

Vitor.Correia 17/03/2022

Um bom resumo
O autor traz as principais ideias de O Capital e ainda compartilha algumas memórias com Marx devido sua proximidade com ele. Um bom livro pra criar coragem de ler a obra principal.

Jolly 27/02/2023

Caramba Carlinhos tá dando trabalho

Primeiro comecei a edição da boi tempo pelo Kindle, aí vi que não ia rolar pq eu ia precisar rabiscar tudo o livro, aí consegue essa versão em 6 volumes

Foi o primeiro livro que me de abandonar uma versão, pegar outra, e abandonar qualquer leitura em paralelo.....

Quase 1 mês pra ler isso, falta mais 5 volumes!
Já deu pra entender que o Carlinhos é brabo
Chega com 2 pé pra.mostrar a realidade a tal como ela é

Se tudo fosse o que aparenta ser, a ciência seria inútil! "Algum sábio maluco seila da onde"

jamaguinho 15/09/2022

A beleza da crítica da crítica da crítica
Marx era um grande artista, toda sua paixão por poesia e romances se traduziram na maneira em como ele consegue descrever e comunicar sua realidade. Ele é um artista quando, em como fruto de sua época, faz florescer toda uma paisagem em meio ao seu rigor matemático e filosófico; a compreensão e desenvolvimento que o economista dá à ciência dialética é incompreensível de tão abrangente. Marx, como arte — artista — e marca de sua época, renasce a cada crise cíclica, cada vez que a classe trabalhadora se organiza, cada vez que as contradições se reforçam. O capital segue sendo atual e "universal" — para o bem ou para o mal.

The Alchemist 22/12/2022

Minimizar a importância de Marx, ou de sua obra, é ser tão parcial a ponto de que nem se deve mais ser levado a sério.
É um livro muito interessante, mais do que o "manifesto do partido comunista" que é mais panfletário do que qualquer outra coisa.

ana :) 23/06/2024

O imperativo sanguessuga do capital
A economia é política. Portanto, o trabalho de Marx em Economia Política não pode ser simplificado pelos "ideários comunistas". Como ciências socias, ainda que na época do autor não era definida assim, a Economia deve ser além da valorização de mercadorias e racionalidade do capital, uma vez que não existe fatores econômicos apartados de fatores sociais, que são públicos, culturais e desiguais.
Em seu livro "O Capital, a partir do diálogo com pensadores de sua época e anteriores a ele, com pesquisa de campo partilhada com o parceiro Engels e, imprescindível, atenção às decisões políticas, Marx destrincha o capitalismo, suas formas de apropriação da força de trabalho e a exploração máxima sobre o trabalhador.
De fato, é um livro não apenas econômico, mas político, pois além de observar, o economista deve ser capaz de criticar. O peso é grande de constatar carnificina e dizer amém.

"O capital tem um único impulso vital, o impulso de valorizar-se, de criar mais-valia, de absorver com sua parte constante, os meios de produção, a maior massa possível de mais-trabalho. O capital é trabalho morto, que apenas se reanima, à maneira dos vampiros, chupando trabalho vivo e que vive tanto mais quanto mais trabalho vivo chupa." (P. 347)
ana :) 23/06/2024minha estante
percebi só agr que registrei no skoob a edição errada k
a que eu li é da nova cultural de 1996, portanto a leitura finalizada é do tomo 1

Gabriel.Chamma 02/07/2021

A nota foi referente a edição, o livro fala por si mesmo, é um clássico que, querendo ou não, revolucionou as ciências humanas. A tradução é excelente, mas uma coisa que me incomodou foram as notas de rodapé, algo que é muito extenso e muito importante nessa obra. Acho interessante colocar a tradução junto com o texto original, mas a maneira que foi posto ficou confuso, teria dido melhor colocar a tradução inteira da nota, e depois o original ou ao contrário, ficar alternando ficou ruim e disperso. Mas esse é o única falha da tradução.

thegoldrush 14/03/2023

Esse livro é genial !!
comecei a ver o mundo de outra forma após a leitura. karl marx você é um gênio !!

Ana 10/02/2021

Clássico
Um clássico obrigatório para quem gostaria de entender as dinâmicas do capitalismo.

Gustavo.Martins 29/01/2023

Le Capital
O Capital é um livro histórico, político, filosófico, científico, e econômico. Marx examina profundamente as facetas da mercadoria, troca de mercadorias, o valor e a mais-valia. Permite pensar criticamente a estrutura do capitalismo e mais ainda os suijeitos, o capitalista e o trabalhador. Refleti bastante sobre meu próprio papel na estrutura, o valor do meu trabalho intelectual, e do meu descanso. Não tinha como não favoritar um trabalho genial de um cientista brilhante.

Dani... 19/01/2009

Marx soube construir um texto com lógica interna, principalmente em sua visão sobre o custo e sobre a extração de mais-valia (não sou marxista, mas, na prática isso acontece em muitas empresas pequenas ainda hoje, por exemplo). O modelo dele funciona. Ele também cita de abuso e desrespeito contra trabalhadores, como o caso da costureira que morreu de exaustão por ter trabalho dias seguidos sem dormir.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6