A Tenda Vermelha

A Tenda Vermelha Anita Diamant

Resenhas - A tenda vermelha

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Amanda 10/09/2020

Feito para mulheres perpetuarem a história de outras mulheres...
A Tenda Vermelha é uma releitura da história do Gêneses da tribo de Jacó recontada pela perspectiva de sua única filha: Dina.

Fui ler sem grandes expectativa e no fim foi uma surpresa agradável, bem como, um livro marcante. Na bíblia, Dina é citada bem brevemente em um único cap como uma mulher violentada por um príncipe e por isso seus irmãos a vingaram fazendo assim Jacó e sua tribo se mudarem da região e este adotar o nome de Israel. Justamente por Dina não ter tido uma única fala, Anita Diamant decide dar voz para essa personagem e as mulheres de sua vida para contarem elas suas histórias. Nas notas finais a autora cita ter pensando primeiramente em escrever sobre a relação das irmãs Lea e Raquel, pois, Jacó tomou ambas como esposas e logo em seguida suas meias-irmãs Zilpah e Bilhah. Todas lhe gerarem filhos homens que fizeram sua tribo prosperar e as quatro, mesmo com suas diferenças, viviam em unidade por aquela tribo. Dina é a filha mais nova de Jacó e Lea (sua primeira esposa), mas tem todas as tias como mães. Por isso é importante destacar que esse livro deve ser lido como FICÇÃO, mesmo que eu particularmente prefira essa releitura a historia original contata tantas vezes pela perspectiva patriarcal.
Sinto um carinho especial pela mensagem do prólogo (me emocionei), em que Anita frisa o fato de que tantas mulheres fortes nas sagradas escrituras terem sido reduzidas a notas de rodapé. Do papel das mulheres na antiguidade e o quanto Lea e suas irmãs se orgulhavam dos filhos varões, mas sempre ansiavam por filhas - não só para dividir o trabalho - mas também para levarem adiante suas memórias, seus costumes e seus ensinamentos, pois, os homens nunca se interessavam pelo oq acontecia na tenda das mulheres.

"Quem quiser compreender qualquer mulher terá primeiro de perguntar como era a mãe e ouvir com atenção [...] Quanto mais uma filha sabe acerca da vida da mãe (sem vacilações nem recriminações), mais forte se torna."

Como plano de fundo para Dina ouvir os conhecimentos de suas mães temos a tenta vermelha: um lugar em que as mulheres se reuniam toda lua minguante durante o período menstrual (não visto com conotação negativa e sim como uma renovação). Um momento de repouso, cumplicidade, de se falar sobre a sexualidade, canto e dança. Um dos desejos de Anita Diamant era abordar o sagrado feminino, o amor, a amizade e cuidado entre as mulheres da antiguidade em momentos tão marcantes como a menarca, o parto, o nascimento e as perdas, todas apoiando umas as outras a mais pura sororidade.

"Na tenda vermelha, as mulheres dão graças; pelo repouso e pela recuperação, por saber que a vida vem de dentro de nós, surge entre nossas pernas, e que a vida custa sangue."

Lea, Raquel suas irmãs e Dina cultuavam outros deuses, eram naturais da mesopotamia. Não conheciam o Deus / El de Abraão, de Issac e de Jacó. Por isso li muitas críticas a respeito do livro e a abordagem mais mística, mas, me fez refletir sobre como e por que tradições femininas tão bonitas tomaram uma conotação negativa ao longo dos séculos.

Tente resumir o máximo que consegui tantas emoções que me passaram nessa leitura. O livro tem uma uma narrativa fluida, mas bem detalhista. Sem tantas transgressões formais, porém, não concordo com o subtítulo de que "assim seria se a bíblia fosse escrita por mulheres" Dina tem uma incrível história de superação assim como suas mães, mas, não busca ser um guia para o desenvolvimento da espiritualidade e a Deus como são as Sagradas Escrituras.

A Tenda Vermelha é um livro interessante para quem quer saber mais sobre figuras femininas esquecidas pelo passado - como a História tanto gosta de fazer com nossas mulheres.
Gabriela.Freire 03/01/2021minha estante
De uma sensibilidade e profundidade incrível

Camila.Vicente 13/03/2021minha estante
Ganhei este livro há 10 anos e simplesmente esqueci na estante. Sua resenha está tão boa que coloquei ele em minha lista de leitura

Amanda 15/04/2021minha estante
Ai que lindo ? quando ler me conta o que achou.

Patriccia12 09/09/2020

Poderia ser uma de nós
Livro perfeito. A história de Dinah que poderia ser a minha, a sua... envolvente. Ela e suas mães, ela e sua relação com vida, com os fatos.
Realmente é a história contada pelo olhar daquelas que foram invisibilizada pela história do cristianismo.

Ana 03/09/2020

Leitura apaixonante! Mostra a relação de mulheres de uma maneira surpreendente, seus costumes, suas crenças e fé. E acima de tudo o amor em sua forma mais pura.

Raquel 01/09/2020

Um exercício de imaginação
Imagine que Dinah não tivesse sido um breve relato na Bíblia, mas que sua história tivesse rendido capítulos, livros... essa é a proposta de A tenda vermelha.
Um texto bem escrito, envolvente, daqueles que você consegue enxergar na imaginação.

Becca 21/08/2020

A tenda vermelha
Uma leitura maravilhosa, uma visão feminina sobre uma grande história bíblica.

Nesse livro podemos ter uma visão ampla sobre as mulheres daquela época, que traz poderosas lições de amor, perdão e sororidade.

Bibi 15/08/2020

O segundo livro, da minha vida, que me faz chorar
Sem palavras. Escrito de forma poética e sensível é um livro envolvente, emocionante e simplesmente BONITO.

"De todos os prazeres da vida, só o amor não deve nada a morte."

Menina Ciria 12/06/2020

A tenda
Achei que o enredo do livro é bem rico, mas não me agradei do fato de que a narrativa Bíblica foi distorcida. A história é envolvente e cheia de detalhes.

Belladiiniiz 01/05/2020

Sobre ser mulher
Sobre amor, sobre força, sobre resiliência e principalmente sobre ser mulher em um mundo que, sempre, foi dominado por homens.
Sobre o poder, mistério, força e magia que habita em cada uma de nós.
Lindo, realmente lindo!

Luiza 18/04/2020

Razoável
O livro conta a história de Dinah, filha de Jacó e Lia.

A leitura é meio parada, mas vale a pena pela história que conta. Tem momentos que ficamos com raiva, momentos que sorrimos, momentos que choramos.

No final, apenas admiramos Dinah por tudo que passou e por todo o sofrimento que levou.

nataliaknows 01/04/2020

Um mergulho nos contos bíblicos pela ótica das mulheres.
A Tenda Vermelha reconta a história de Jacó, presente no antigo testamento, através da interpretação de sua única filha, Diná. Diná tem 4 mães, que são as companheiras de Jacó, e que servem à ela como inspiração de vida. A relação de Diná com cada uma é muito bem explorada durante a obra, evidenciando a importância ancestral da relação especial que as mulheres possuem umas com as outras.

Porém, por vezes, a leitura se torna cansativa devido à diversos relatos repetitivos de partos. Sim, espere por muitos e muitos partos.

Fora isso, o livro é capaz de transportar o leitor para terras exóticas e com costumes vistos como excêntricos hoje em dia, contando com rituais, deuses e deusas, misticismo e configurações familiares distintas.

Não é para qualquer um, mas se você aprecia histórias bíblicas e tem interesse pela condição ancestral da mulher, pode ser interessante.

Jeh 19/02/2020

Não surpeende em nada!
É interessante ler a história imaginando os costumes daquela época, o cotidianob as relações interpessoais e rotina. Proncipalmente sobre as.mulheres que de certa forma deixam de ter suas histórias levadss em.conta.
E foi isso que me atraiu no livro, conhecer a história de Dina, filha unuca de Jacó ao qual a bíblia.relata que foi estuprada. Quis ter uma visão da perspectiva dela; sabia, todavia, que conteria partes do imaginario da escritora... Porém ela foi além, e distorceu muito da história verdadeira que contem na bíblia, e esta parte me incomodou muitissimo... Colocaram todos os personagens prsticamente como pagãos, cheios de deuses e rituais e até Rebeca como um grande oráculo ( aos meus olhos uma vidente cigana) que não tinha respeito .ne hum por seu marido Isaque. Essa personalidade me desagradou...
A história segue distorcida até comecar a.contar sobre Dina.no egito, pois na.biblia não conclui a vida de Dina, não sabemos, por esta, se se casou ou ficou desgraçada após o ocorrido... Enfim; a vida dela no Egito foi poico estimulosa, viveu os primeitos anos dedicada ao filho, trancada, até que foi perdendo seus conhecidos e ir morar com a unica amiga que conseguii fazer. Fiquei feliz qua a partir dai sua vjda tomou um rumo mais feliz, e achei interessante o reencontro que foi-lhe proporcionando com José, mas esperava mais emoção tbm.
O fim acabou como todos nos acabaremos: com a morte, uma vida sofrida, longa, com tristezas, afastamentos, aproximações inimagináveis, sem reviravoltas; ou seja um pouco monótono.
Para os que, assim como eu, conhecem a verdsdeira história, sugico que leiam como pura ficção usando personagens já existentes pra não ficar tão frustrante.

Shirlei | @pazliteraria 08/02/2020

Delicado, Forte e Poético!
Sendo uma ficção em cima da história de Dinah, unica filha de Jacó, personagem importante da Bíblia, o livro traz uma interpretação diferente da história que a gente conhece, contada a partir do olhar atendo de Dinah.

Se o mundo diz que sempre existiu disputa entre mulheres, A Tenda Vermelha, vem para nos mostrar que pode ser que exista uma certa disputa sim, mas com certeza não falta muito apoio, cumplicidade, resiliência, colo, garra, sororidade e beleza na amizade entre mulheres.
É nesse caminho que segue a história de Dinah, criada por suas mãe, Liah ,e suas tias, Raquel, Zilaph e Bilah, sobre a tenda vermelha e as tradições e costumes daquele tempo. É junto das mudanças da Lua e dos ensinamentos e conselhos das quatro "mães" de Dinah que acompanhamos seu crescimento. É sobre a tenda vermelha que vemos também como as histórias das quatro esposas de Jacó se entrelaçam e se somam.
A Tenda Vermelha é um livro totalmente forte e ao mesmo tempo de uma delicadeza e poesia impar, tendo uma narrativa muito bem escrita, o fato do livro ser narrado pela personagem principal, Dinah, é a melhor parte, traz muita verdade e suavidade a história. O livro é muito lindo e apesar de ser baseado em uma historia antiga tem um discurso que se encaixa perfeitamente com o mundo atual A tenda vermelha é um livro que se faz necessário em todas as estante de leitura.

Ingrid.Rocha 06/02/2020

A Tenda Vermelha
A Tenda Vermelha foi escrito pela americana Anita Diamant e publicado em 1997 (a edição que tenho é de 2006 da editora Sextante).
O enredo tem como base a história de um dos patriarcas da Bíblia: Jacó. Porém é contada pelos olhos de uma mulher, sua filha Dinah. Essa personagem bíblica só aparece em um único trecho do Gênesis, exatamente no capítulo 34, durante uma cena de violência e desaparece em seguida. Ninguém sabe o que aconteceu com ela. Sua história foi apagada juntamente com o de outras mulheres no decorrer das escrituras que foram conduzidos pelos homens.
O livro tem como objetivo reescrever a história de Dinah, antes dos eventos trágicos contados na Bíblia e o que aconteceu depois.
Lia, sua mãe, Raquel, Bilah e Zilpah suas tias e esposas de seu pai na qual considerava como mães são exemplos de força, modelo a ser seguido. O livro transmite a relação delas de forma comovente; sua ligação inquebrável de confiança, amor e dedicação. Um olhar diferente e sensível da história.

Roberta.Rozin 26/12/2019

O melhor livro
Impagável, fez meu coração transbordar amor pela história. Ficará marcado na minha vida por longos anos. Leiam!!!

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6