A Tenda Vermelha

A Tenda Vermelha Anita Diamant

Resenhas - A tenda vermelha

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

WellingtoNescau 24/01/2014

Esse livro é uma viagem ao mundo bíblico através de um ponto de vista feminino. As mulheres, naquela época, não tinham voz, mas a autora nos mostra, através de sua escrita dinâmica e suave, que elas podiam não ter expressão, participação na vida dos maridos, mas exerceram um papel fundamental na vida dos homens representados na Bíblia.
É engraçado como esse livro vai tomando forma durante a leitura, como uma criança que nasce e vai se desenvolvendo. Devido principalmente ao fato de a personagem ser criança, no começo a narrativa tende a ser mais leve doce e feliz. À medida que cresce, Dinah observa tudo o que se passa em sua volta. As conquistas, a rivalidade entre os irmãos, a sensualidade intuída, a aspereza do relacionamento entre os homens, a complexidade dos sentimentos das mulheres, a construção de um povo descrita a partir da saga de um núcleo familiar. De espectadora, ela passa a protagonista, e são seus amores, medos, descobertas e perdas que vão sendo narrados no cenário mais amplo de um mundo bíblico de caravanas, pastores, agricultores, príncipes, escravos e artesãos.
Dos treze filhos de Jacó, Dinah é a única filha. Uma historia contada através dos olhos dessa menina, onde o leitor passa a entender melhor a vida dessas mulheres nos tempos antigos.
Uma história com muitos personagens, mas não tem como ficar perdido tentando lembrar nomes e situações.
Envolvente, forte e emocionante da primeira a última página.
É difícil explicar, você chegar à ultima pagina e ficar com o livro aberto por vários minutos , um misto de tristeza pelo termino do livro, fascinação pela historia encantadora e emocionante.
E a pergunta que sempre faço pra mim mesmo quando um livro me cativa desta forma: será que outro livro vai conseguir me arrebatar desta forma?.
Marta Skoober 08/10/2014minha estante
Linda resenha, Nescau!

Laila 20/08/2013

A história pelo lado feminino
Adorei o livro, gostei dos personagens, a escrita é fluída e atraente e personagens que lutam pelo que querem.

juba 16/03/2013

a tenda vermelha
Um livro inspirador, perfeito para ler em todas as ocasiões. A Vida de Jacó e de seus descendentes pela visão feminina.

Nathalia 28/02/2013

A Tenda Vermelha é um livro que traz muito aprendizado. Recheado de experiências, que prendem a nossa atenção e nos transportam para aquela época.
Muito bem escrito, faz de cada capítulo uma nova descoberta. Retrata muito bem a vida da mulher de antigamente. E pensar que esse "antigamente" ainda existe em muitos lugares desse planeta, o que torna a obra ainda mais interessante e humana.
Recomendo a leitura. Não irão se arrepender.

Ju 19/07/2012

Fantástico !
Chorei muio no final, ao longo da leitura, foi como se estivesse passando um filme... Ver todo sua infância, adolescência, quando ela se apaixonou, como se manteve submissa, toda seu otimismo.. Gente, só de lembrar das palavras fico emocionada, chorei muito, o desfecho é muito bonito... Vale muito a pena ler !

Kamila 19/11/2011

“A Tenda Vermelha” é um livro que vai melhorando na medida em que a leitura progride. Por se tratar de um relato de histórias de mulheres em diferentes gerações, a prosa de Anita Diamant se revela um tanto irregular. As melhores partes do livro acontecem quando encontramos Dinah já amadurecida, chegando perto do final de sua vida. São nesses momentos que a mensagem do livro (o qual é um grande tributo à força, à sensibilidade e ao sacrifício impostos às mulheres) ganha um significado ainda mais especial.

Sora 13/07/2011

Sobre a Tenda Vermelha...
Diamant junta em seu livro aspectos bíblicos e históricos alinhavados com uma sutil e bem escrita ficção, que nos presenteia com a história da Tribo de Jacó vista através dos olhos de Dinah, única filha mulher de Jacó com Lia, uma de suas 4 mulheres. E ao descrever sua rotina diária, as relações familiares, seus amores, seus medos, suas descobertas e suas perdas Dinah também nos dá uma perspectiva feminina de grande parte do livro do Gênesis e de como a construção de um povo se deu a partir da saga de um núcleo familiar. Recomendo de 'com força', principalmente para vcs amigas. Tbm daria um excelente filme!

Márcia Andréa 11/02/2011

Consegui ler até o capítulo 2 da primeira parte. Personagens demais, detalhista demais.
Tami 01/05/2015minha estante
Voce tem esse livro pra troca?

Lu 10/02/2011

Maravilhoso!!!
Estava no aviaão lendo e chorando com o Caçador de Pipas e uma mulher falou leia a Tenda Vermelha.
Nossa lindo, muito bem escrito e com uma história tocante.
Leiam, um de meus livros prediletos, já li mais de 5 vezes.

Adriana 01/11/2010

Uma narrativa envolvente, de Anita Diamant, que faz um retrato ficcional da vida das mulheres de Jacó, o filho de Rebeca e Isaac, neto de Abraão e Sara. A autora resgata esse olhar feminino e dá vida às personagens bíblicas, recriando o ambiente em que viveram, seu cotidiano, suas provações e suas paixões.

Aos meninos cabiam a responsabilidade de aprender com seus pais o valor do trabalho braçal e de sentimentos como honra e respeito, enquanto as garotas aprendiam com as mulheres da família a serem as guardiãs dos segredos e dos acontecimentos marcantes da história do clã.

Dinah, a filha única filha de Jacó é a narradora do livro A Tenda Vermelha (na ficção).

Na Bíblia, as mulheres ocupam um lugar à sombra, por isso, o leitor acaba privado de sua sensibilidade na descrição dos acontecimentos.

A história é dividida em duas partes. Na primeira, Dinah, filha de Jacó e Lia, cuja trajetória é apenas sugerida no Livro do Gênese é a figura central desta trama, que começa com a história das quatro esposas de Jacó, a quem ela chama de "mães": Lia, Raquel, Zilpah e Bilah. As quatro amam a filha profundamente e a escolhem como sucessora, como aquela que vai guardar para sempre seus ensinamentos, sua devoção à família e, principalmente, o amor que possuíam uns pelos outros. O amor delas e o legado que lhe transmitem servem de apoio durante a fase de trabalho duro da juventude, no ofício de parteira e na vida nova em uma terra estrangeira.

À medida que cresce, Dinah observa tudo o que se passa no deserto: as conquistas, a rivalidade entre os irmãos, a sensualidade intuída, a aspereza do relacionamento entre os homens, a complexidade dos sentimentos das mulheres, a construção de um povo descrita a partir da saga de um núcleo familiar.

Na segunda parte, de espectadora, Dinah passa a protagonista, e são seus amores, medos, descobertas e perdas que vão sendo narrados no cenário mais amplo de um mundo bíblico de caravanas, pastores, agricultores, príncipes, escravos e artesãos.

O leitor pode acompanhar a jornada solitária de Dinah no Egito, quando ela, já uma mulher adulta, viúva e com um filho para criar, tem que encarar o legado marcado pela conquista, rivalidade, dor, sofrimento, amor e medo que sua família deixou de forma que ela possa vislumbrar um futuro feliz para si própria.

O livro é muito envolvente, fácil de ser lido e com uma estória que prende do início ao fim... Recomendo mesmo e leria novamente! Editora Sextante, 377 páginas. Faixa de preço: de R$ 19,00 a R$ 35,00.

Semiramis 15/07/2010

Lindo!!!
Uma das histórias mais emocionantes que já li.
Com certeza, a autora fez uma vasta pesquisa histórica, para descrever com tal riqueza de detalhes os costumes e tradições da época.
O livro nos aproxima um pouco mais de personages que, com certeza, existiram, e nos faz especular sobre a vida daqueles que nos deixaram um legado, pois a Bíblia é o Testamento de Deus a Seus filhos e, se mais das histórias relatadas nela nos fosse contada de maneira mais sensível e poética, como foi o caso da história de Dinah e seus irmãos, acho que nos despertaria mais para a tolerância e amor ao próximo.
Dos romances que li, em refência a personagens bíblicos, esta história é a segunda melhor, pois antes desse, só me vem à mente "Médico de Homens e de Almas", outro livro maravilhoso também.

NayB 27/02/2010

Adoro livros que contem a história por trás da história, e foi exatamente esta caracerística que me entusiasmou a ler A Tenda Vermelha. O livro trata da história de Dinah, filha de Jacó e Lia, que no livro do Gênesis tem apenas sua existência sugerida. A história é muito bonita, mostra desde a relação entre as mulheres da família de Jacó, suas tradições, seus medos, suas alegrias, medos, descobertas, passando por todas as fases da vida de Dinah. A autora conseguiu mostrar que mesmo a mulher que mais julgam ser fraca possui uma força em si capaz de permití-la fazer o que quiser. Ao leitor cabe torcer para que Dinah tenha um final bom, sendo difícil largar o livro enquanto o fim não chega.

Michelly 20/02/2010

Uma história maravilhosa.

Fabrícia 21/07/2009

Romance envolvente, que faz com que o leitor torça pela felicidade de Dinah, chore e se emocione com ela, que tem que carregar suas cruzes como todos, e passa por momentos muito difíceis. Sua primeira decepção foi ter perdido sua única amiga de uma forma decepcionante.
A autora Anita Diamant consegue descrever cada personagem de uma forma leve, tornando o leitor íntimo deles, amando-os, odiando-os ou sentindo indiferença.

Zukauskas 01/06/2009

E a feminilidade acordou...
Como diz na contracapa, há apenas algumas poucas passagens das filhas de Jacó na Bíblia, no primeiro livro, Gênesis (apenas sobre genealogia).
Ainda continuando na Bíblia e lendo os capítulos 13 e 15 do livro Levítico, entendemos o porquê de nós mulheres sofrermos tanto por causa de nossa sexualidade e por causa do machismo que ainda existe.

A Tenda Vermelha desmistificou tudo isso, mostrando como nós mulheres somos fortes, lindas por dentro e por fora.
É uma verdadeira lição de vida que nos ensina a compreender e amar o passado, nossos ancestrais, e ainda explica muitas coisas do nosso presente contemporâneo.
Leitura imperdível para a mulher que quer se conhecer melhor.
Um abraço.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6