Ana Karenina

Ana Karenina Leon Tolstói

Resenhas - Ana Karênina

Paula Horn 19/05/2022

Um classico é um classico, né mores....
Nessa tradução a palavra "corou" (ou derivados) foi repetida 104 vezes (que eu tenha percebido).

Os personagens são muito bem construídos e a narração te apresenta diversos núcleos diferentes; o que faz com que você não tenha apenas 1 ponto de vista e possa odiar todos os protagonistas com a mesma intensidade.

Demorei 05 meses para terminar porque em diversos momentos não aguentei as intermináveis páginas com o chato do Lievin e a mimada da Kitty.
Apesar da Anna ser cronicamente insatisfeita e o Ale o Vronsky um fanfarrão, eles são os que fazem esse livro ser interessante e protagonizam os melhores momentos desse livro que esquenta e esfria durante suas mais de 600 páginas.

Vale demais a leitura!

Layla.Ribeiro 26/04/2022

Desafio literário 2022- Literatura Russa
Se você quer um livro com um bom entretenimento e de quebra reflexões filosóficas e sociológicas, este livro é para você, não se assustem com a quantidade de página, li cada parte sem ter a noção de tempo. O livro conta a história do adultério de Anna Kariênina, uma mulher aristocrática que enfrenta a sociedade hipócrita russa para viver com amor da sua vida, apesar de dar título ao livro, existe outros núcleos no livro que são muito bons de acompanhar, com personagens muito bem construídos e desenvolvidos, tanto que não tem como eleger um personagem favorito, apesar de ter gostado bastante de Liévin por alguns pensamentos dele se assemelharem aos meus, ri muito ao ler este livro, empolguei com muitas cenas, um livro muito gostoso de ler, aquele tipo de livro que você se pega falando sozinho comentando as cenas, além desta mistura de cômica e drama, Tolstói traz quebras na narrativa através de pequenos debates entre os personagens, como a questão da desigualdade feminina, a crítica a sociedade aristocrática russa, reflexões sobre a existência e até mesmo temas como economia agrícola. Um livro muito bom para conhecer um pedaço da história russa, com o enredo eu me senti como se estivesse na Rússia aristocrática. Logo de inicio o final pode ser frustrante, mas depois que digerir a estória, compreendo que foi um final coerente com o enredo. Estou devidamente apaixonada pela escrita de Tolstói.

Livros de Cabeceiras 19/04/2022

Um dos melhores livros da literatura russa
Publicado em forma de folhetim entre 1873 à 1877 e teve sua primeira edição em 1877.
Anna Karênina sucumbe a sua paixão pelo oficial Conde Vronsky, abandonando assim o seu casamento insosso para embarcar nesse romance tórrido e fadado ao fracasso. Com isso Anna sacrifica seu filho e se sujeita a condenação da alta sociedade russa.
A história de Anna se entrelaça com a história constratante de Levin e Kitty, que se assemelha com a própria história do autor e sua esposa.
Considerado por muitos o melhor romance do mundo, mas ainda é um dos melhores exemplos de romance psicológicos.
Ao autor analisa as motivações por trás das ações de seus personagens embora não utilize nenhum julgamento moral. Mostrando muitas vezes diálogos internos de seus personagens, o que foi uma inovação estilistica para a forma do romance que permite apresentar os pensamentos e as sensações em detalhes intimos.
O romance é valioso pelos seus aspectos históricos, assim como psicológicos.
Foi o meu primeiro contato com as obras de Tolstoi, eu gostei muito da maneira que o autor conduziu a trama, mas chegando em certos pontos do livro a leitura passou a ficar muito arrastada, eu lia por horas e só lia poucas páginas, mas fora isso amei a história.
Devo admitir que gostei muito mais as partes que narravam as histórias de Levin do que as proprias histórias da protagonista.
Tenho mais 1 livro do autor na estante e vou ler, mas ainda quero muito ler a sua obra “Guerra e Paz”.

site: https://www.instagram.com/p/CbdvKXbLj_Z/?utm_source=ig_web_copy_link

Carol 08/04/2022

Até que enfim terminei! Depois de 1 ano consegui. Fui até o final pra ver qual era desse livro e pq é tão aclamado.
Conclusão: achei um livro chato... ?????
Luiz993 10/08/2023minha estante
É o preço da expectativa criada por essas listas imortais da literatura.
Não entendo também o motivo da aclamação a esse livro que é de mediano a chato. Anna é dos personagens mais surreais que li.

Leticia 15/03/2022

Clássico
Acompanha a vida de uma, ou melhor, algumas família entrelaçadas. Tolstói desenvolve bem os personagens e alterna o foco da narrativa ora em um núcleo, ora em outro, o que não deixa a leitura ficar cansativa, embora às vezes possa parecer arrastada por não se ver onde está chegando. Porém, olhando o cenário todo, considero uma boa leitura.
Emerson318 15/03/2022minha estante
Gostei muito! Mas realmente arrasta numas partes.

Nana_tsur 17/03/2022minha estante
E eu acabei de levar um agora kkkkkkkkkkk

Gustavo.Okonosky 18/03/2022minha estante
****NÃO LEIA, AVISO DE SPOILER NÃO TA FUNCIUONANDO, NÃO LEIA*****

Vanessa.Oliveira 21/02/2022

A leitura tem altos e baixos. Começa empolgante, depois esfria. Depois volta a empolgar e fica nessa montanha russa até o final. Os personagens são bem desenvolvidos. O final foi esperado mas achei meio "jogado".
Ainda quero ler outras obras do Tolstoi.

Luiz.Ricardo 29/01/2022

Um clássico não é assim chamado atoa...
O adultério de uma russa aristocrata do século XIX. Isso é muito pouco para expressar a complexidade dessa obra. Se você tem curiosidade de conhecer esse livro, sugiro que não procure mais nada na internet e vá ler agora mesmo.

Desde o início vemos a construção de várias dicotomias: Os personagens principais, as duas cidades, o casamento feliz e o fracassado, a simplicidade do campo e as frivolidades da cidade. Inclusive há dicotomia até entre Ana e Kitty (falo disso daqui a pouco).

E é através dessas dualidades que Tolstói nos apresenta uma Rússia Czarista, ainda muito dependente do campo, mas com sua aristocracia, passatempos, costumes e sociedade. É uma viagem ao passado.

O desenrolar do romance conta com o forte traço do autor de praticamente despir a alma de cada personagem nos permite conhecê-los integralmente, sua vida, seus pensamentos, medos, anseios, esperanças, dores, propósitos e valores (O capítulo dedicado a Dolly indo para casa de Ana e Vronsky retrata bem isso). E isso é muito bom para você se importar (amar ou odiar) com suas atitudes.

Esse detalhismo também se aplica na ambientação dos espaços e ações dos personagens, é cinema literário. Mas tudo isso não é colocado de forma enfadonha, na verdade ajuda a dar realismo a cada parágrafo.

ATENÇÃO, VOU COMENTAR SPOILER!

É muito interessante o personagem do Levine (alter ego do Tolstói). Um homem de posses, mas extremamente simples que valoriza a família, o campo, que detesta a vida opulenta e fútil da capital, e sabe apreciar o bom trabalho, não se importa muito como sua imagem está sendo passada (vide o capítulo da ceifa). É dele as melhores tiradas filosóficas, espirituais e religiosas. É uma espécie de antítese da Ana.

Ana, por sua vez, tem um arco complexo de desfecho trágico. Uma mulher forte e confiante dá lugar a uma Ana ciumenta, transtornada, dramática e insegura. Mas como fazer juízo disso visto que ela antes era "bem casada", mãe, tinha uma posição social elevada, bem vista e admirada por todos, mas após seu caso com Vronsky ela se tornou a "que abandonou o marido" foi ostracizada, perdeu a guarda do filho, sua imagem destruída e sem convívio social. Ana, sim, se importa com as aparências e várias vezes demonstra isso. Apesar de achar que ela não era perfeita, longe disso (afinal de contas ela foi seu próprio algoz, várias partes me dava raiva dela), é fato que ela perdeu tudo e não soube lidar com isso. Se fosse homem, provavelmente não teria se suicidado, algo que é ironicamente contrastado na figura do seu irmão. É curioso notar a dicotomia Ana/Kitty. Enquanto uma vai perdendo o brilho e sucumbindo, a outra evolui sobremaneira, é notável o amadurecimento da Kitty.

Termino com uma das passagens mais bonitas, quando Levine vai ao encontro de Kitty no baile: "Desceu até a pista, evitando olhá-la de frente, como se ela fosse o Sol, mas, sol que era, também não precisava de olhar para vê-la"

Luiz.Ricardo 29/01/2022minha estante
Sim, ela faz isso

Clara 29/01/2022minha estante
Ela comete suicídio no final da parte 7. Bem no finalzinho mesmo, último parágrafo.

karine.viana.3762 18/02/2022minha estante
Então eu peguei o livro pela metade hahaha descobri que tem mais cinco capítulos

dionisocastro 22/12/2021

Porque os clássicos são clássicos
Meses depois de eu terminado esse livro, a tragédia de Anna e a epifania de Lievin ainda ecoam na minha mente.

Obviamente eu já havia há muito tempo ouvido falar de Anna Karenina e até tinha um pouco de interesse em sua história, mesmo sem saber direito sobre o que falava. Mas o ponto de virada foi no ano passado, após assistir em uma aula da faculdade, a adaptação cinematográfica de 2015.

Quando se adapta um livro para um filme, é preciso ter em mente que a diferença das mídias pode ser tanto uma ferramenta potente quanto uma forma da história perder sua força. A primeira opção ocorreu, com o filme, em minha opinião. Para se colocar em um patamar próximo a genialidade das palavras de Tolstoi, a equipe do filme decide em usar o ambiente teatral como estímulo visual e forma de contar essa história.

Mas não é sobre o filme essa resenha e sim sobre um dos melhores livros que já li. Fica espetacular para mim a forma como Tolstoi constrói essa narrativa desde a primeira frase do livro, que inclusive é uma das mais emblemáticas.

A partir daí começa o retrato da aristocracia russa pré revolução, com todas as suas contradições e problemáticas. Tudo isso sem perder de vista o mais importante, as pessoas e seus sentimentos. Elemento muito bem trabalhado ao longo da história, que troca de pontos de vista entre os personagens entre seus capítulos em terceira pessoa.

É possível sentir na pela a deterioração de Anna ao longo do belo caso de amor que se torna uma tragédia devido aos padrões sociais da época. Ao mesmo tempo refletir ao longo dos extensos (muitas vezes maçantes) capítulos de Lievin, a personagem quase que autobiográfica de Tolstoi.

Anna e Lievin só se encontram uma vez e o ponto de vista no encontro varia entre os dois, mas com um enfoque maior no segundo. Ele tem sua trajetória diferente, pois após achar que perdeu o amor de sua vida, ele decide procurar outras razões para viver.

O núcleo de Anna representa a cidade, a elite urbana, o trabalho intelectual e burocrático. O de Lievin representa o rural, o trabalho braçal, as contradições de classe da Rússia agrária. Ambos vão divergindo entre si de forma complementar e acompanhando a trajetória dos personagens. O ápice de Anna é o fundo do poço para Lievin e vice versa.

Assim, é um livro que eu recomendo muito. Acho impressionante como a história é cíclica e como temas criticados no final do século XIX ainda se aplicam aos dias de hoje. Discussões como amor romântico, casamento, família e luta de classes presentes nesse livro ainda tem uma enorme importância, séculos depois e em lugares completamente diferentes

Carla.Marisa 04/12/2021

Ana Karenina
O sentimento ao terminar este livro é: finalmente.
Escrita numa época em que não havia televisão, está história seria digna de uma novela de horário nobre. É uma boa história mas acaba por ter mais interesse por ser de época.
Não concordo com o título pois acho que Ana Karenina não é, de longe, a personagem principal. Mais depressa acharia principais Kitty e Levine.
Num livro onde retiraria sem medo umas 200 páginas, as últimas 50 mais ou menos são um tormento.
Quanto a Ana Karenina como pessoa (personagem, lógico) desperta vários sentimentos e lamento o final a que teve direito pois acho que merecia melhor.
Apesar de tudo foi uma leitura bastante boa.

Denize.Dias 22/10/2021

O que eu aprendi...
...nesta leitura de Ana Karenina:
1) É um dos melhores livros do mundo; há quem diga que seja o melhor e eu gostei muito; penso até em ler de novo;
2) Li no formato e-book que comprei na Amazon sem prestar muita atenção; achei baratinho e pimba: mandei ver;
3) A tradução era bem estranha. Acho que era para o Português de Portugal. Sofri um pouco mas não me atrapalhou (muito);
4) Da próxima vez que for ler algum clássico vou procurar referências no youtube, por exemplo. Acho que compraria uma versão e-book citada e lida pela Tatiana Feltrin no canal dela, traduzida por um brasileiro, com prefácio e posfácio.
5) Não leria a versão em papel: deve pesar mais de um quilo.

Daniela742 11/10/2021

Sem palavras
Esse livro é tão grandioso que na real nem sei o que dizer. A história trabalha tantos temas complexos, mas de forma simples, com acontecimentos cotidianos e situações que ainda se mantém presentes na nossa vida.

Os personagens são ora detestáveis, ora perfeitos. Com seus altos e baixos e as dualidades que seguem cada um, a personalidade e características tão bem construídas a cada página, parece que a qualquer momento eles podem sair da história e aparecer ao nosso lado.

É impossível terminar de ler e não querer mais. Mais das festas, das fofocas, das reflexões, dessas famílias tão problemáticas. Sensacional!!!!

Ludmila 27/09/2021

Não sei pq esse livro se chama Ana Karenina (ou Karienina em outras versões) ja que ela não é a personagem principal. Alias, que mulher chata! A história estava ótima, a leitura superfluida, bem diferente dos livros densos do Dostoievski, mas as últimas 100 páginas quase me fizeram desistir do livro. Só continuei pq em audiobook a história continua mesmo que vc não esteja 100% concentrado.

@ALeituradeHoje 01/09/2021

Primeira Parte
"Todas as famílias felizes são iguais. As infelizes o são cada uma a sua maneira."

Sobre infidelidade e como ela pode ser diferente para o homem e para a mulher. Livro forte, profundo. Gostaria de estar num melhor momento para aproveita-lo com mais riqueza.