A Escola dos Annales 1929 - 1989

A Escola dos Annales 1929 - 1989 Peter Burke

Resenhas - A Escola dos Annales 1929 - 1989

Hícaro Rassele 16/02/2024

Livro excelente! Como sempre, Burke, com sua escrita fluida e didática, conseguiu fazer uma obra essencial para a história da historiografia.

Esse texto é, sem dúvida, uma leitura obrigatória para qualquer estudante de historiador.

Adiel.Guimaraes 08/08/2023

!!!@
O conflito entre liberdade e determinismo, ou entre estrutura social e ação humana, sempre dividiu os historiadores do grupo. O que distinguia Bloch e Febvre dos marxistas de seu tempo era precisamente o fato de que não combinavam seu entusiasmo pela história social e econômica com crença de que as forças sociais e econômicas tudo determinavam. Febvre era um voluntarista extremo, Bloch, um mais moderado. Na segunda geração, por outro lado, houve um deslisamento em direção ao determinismo, geográfico, no caso de Braudel, econômico, no de Labrousse.

Jessica.valcaci 22/07/2023

A revolução Historiográfica na França
O livro é bastante bom, para mim que faço História é imprescindível a leitura para compreensão desse movimento historiográfico que mudou a forma de fazer e olhar a História

BeatrizFonseca1 08/04/2023

Mudanças de paradigmas
Os historiadores da escola dos Annales queriam quebrar paradigmas e inovar a História a escola dos Annales foi criada em 1929 por Bloch e Luvien que possuíam personalidades distintas mais era muito amigos , Lucian Febre salienta a que os indivíduos não tinham suas personalidades completamente alteradas pelo determinismo geográfico.
Bloch analisa a História como um problema a ciência deve ser questionada e problematizada , um bom historiador deve entender de ascptos como leis e paleografria
Eles criticavam historiadores positivistas e conservadores que só focam em escrever uma Historiografria dos grandes eventos e das grandes personalidades, Brudel sofreu muita influência da escola dos Annales , discordava de Marc que apenas o capital interfere na super estrutura sendo necessários analisar outros ascptos sociais e culturais .
Michele escreveu sobre o feminismo é Phillppe Aries escreveu sobre o homem diante da morte que é um assunto complexo , a História dos Annales defende que deve-se criar uma.historia dos marginalizados e usar outros tipos de fontes como iconografrias e Història oral.

Vinicius.Chiquito 26/08/2022

Necessário para a profissão de historiador.
Burke consegue traduzir e sintetizar em um livro, quase um semestre todo da licenciatura em História. Apesar de técnico o livro e escrita de Burke nos descrevem o período citando e discorrendo sobre os principais personagem do "Annales". A proposta, os valores, o percurso é extremamente explorado no desenvolvimento do livro.
O livro é um dicionário sensorial para o historiador.

Luciano Caldas 15/07/2021

Um grande Movimento...
O livro "A Escola dos Annales" de Peter Burke é fundamental para conhecermos os principais historiadores do século passado, a partir do movimento reformador conhecido como a "Revolução Francesa da Historiografia". Deve ser um dos primeiros livros lidos pelos estudantes de Graduação de História, tanto da Licenciatura, quanto do Bacharelado, pois apresenta a vida e a obra dos historiadores mais influentes da atualidade. Serve também como um guia de referências bibliográficas para aprofundamento futuro, de acordo com o interesse e o enfoque que o pesquisador quiser empreender em sua jornada histórica investigativa.

Professor Eddie 08/07/2021

Clássico da História
Neste livro, Peter Burke vai analisar o movimento historiográfico que ficou conhecido como a Revolução Francesa da Historiografia: A escola dos Annales.

O livro é bem escrito, trás informações interessantes sobre o movimento que influencia minha pesquisa e meus trabalhos históricos.

Pr.Thiago 04/06/2021

A ESCOLA DOS ANNALES 1929-1989
Neste livro, Peter Burke reconstruir criticamente o movimento intelectual associado à revista francesa Annales. Em linguagem ao mesmo tempo direta e rigorosa, o autor distingue as três principais gerações de historiadores que deram perfil e consistência a esta que é considerada a mais importante força de propulsão da chamada "História Nova" - a de Lucien Febvre e Marc Bloch, a de Fernand Braudel e a de Duby, Le Goff e Le Roy Ladurie -, responsável por uma "revolução" na historiografia.
Lançado simultaneamente na Inglaterra e no Brasil, A escola dos Annales preenche uma lacuna em nossa bibliografia histórica, fornecendo ao leitor e ao especialista um material de raro valor e utilidade.

Luana.Vendemiatti 06/04/2021

"Inovadores são frequentemente abrasados pela crença de que o que ainda não foi tentado merece ser tentado, antes do que pela determinação de impô-lo a todos."
O livro da um ótimo panorama sobre as três gerações dos Annales e seus principais temas: história-problema, longa duração, história das mentalidades, interdisciplinaridade, entre outros.
O autor consegue mostrar o peso de seus autores para a historiografia, mesmo que eles sejam cercados de críticas por alguns.
Victoria Vendemiatti 06/04/2021minha estante
Orgulho da prima

Luana.Vendemiatti 06/04/2021minha estante
??

Jackson 21/12/2020

Revolução Francesa da historiografia
As mais importantes etapas da produção historiográfica são abordadas pelo autor. Obras e autores interessantíssimos que desperta a vontade de ler, são as mais valiosas, dentre várias outras, informações que o autor oferece. Livro didático e de leitura fluída

Tellys 01/12/2020

Livro obrigatório para estudantes de História
Um estudo introdutório sobre uma das mais importantes e influentes escolas do pensamento mundial e que atravessou todo o Sec. XX alterando o modo como se faz a historiografia. De Fevbre e Bloch, passando por Braudel e chegando a Le Goff, Le Roy Ladurie e outros, não dá pra pensar o estudo e o ensino da história sem eles.

Pri 09/10/2020

Annales
Esse livro me ajudou bastante com a minha monografia na pós graduação em História Geral.

O livro trás todo um contexto sobre as fases da Escola dos Annales.

Eu super indico não apenas para quem cursa História ou licenciatura na área, mas para todo aquele que deseje aprender a realizar e executar uma pesquisa de qualidade.

Belle 22/08/2020

Essencial para todos os historiadores
A ideia principal do livro é explicar todos os pensamentos tidos pelos mentores do movimento para a sua devida criação, que acabou culminando em três fases/gerações. Seus criadores foram Marc Bloch e Lucien Febvre, que dispunham de opiniões diferentes, porém estavam em consonância ao discordar da historiografia tradicional, tratando da inserção de disciplinas como sociologia e geografia, principalmente. Febvre se baseava em uma "história orientada por problemas".

A leitura flui bem, é agradável e não cansa, além de ter um glossário ao final que ajuda a compreender vários termos. Sem dúvidas, um livro essencial para todos historiadores, a fim de melhor entender os novos ares da historiografia no século XX.

Felipe 11/06/2020

Quem não tiver uma mínima familiaridade com história vai sentir um pouco de dificuldade na compreensão de alguns termos. Embora introdutório, tem a tendência de ser hermético em alguns assuntos. Vale a pena ler, pois faz uma
boa descrição dos Annales.

Gustavo.Henrique 04/06/2020

Peter Burke consegue fazer com maestria um estudo sobre o movimentos dos Annales, explora de forma sucinta mas não superficial as transformações e o papel que os mais influentes autores e suas produções impactaram no campo de ideias e transformações da historiografia, uma leitura agradável e deleitosa, que ainda nos cabe como ponto de reflexão, principalmente com a mensagem de Febre que nos incentiva a sempre sermos heréticos no campo do conhecimento