Fangirl

Fangirl Rainbow Rowell

Resenhas - Fangirl

giovana 16/05/2023

Legal
Legal. É isso. Não há nada demais nesse livro. O lance das fanfics não foi muito legal, tive até vontade de pular. Levi é muito fofo!!!

letty 05/05/2023

Ah, o mundo das fanfics... ??????
Amei. simplesmente por mostrar esse lado das fanfics, os surtos dos leitores e da própria autora. realmente, em várias situações, me coloquei no lugar da cath.
adorei fangirl também por ter mostrado um pouco mais de carry on (pq amo essa história). mas incrível como até uma fanfic e a história origial de simon e baz dentro de fangirl ainda não me faz simpatizar com a agatha hshshshs.
enfim, amei o desenrolar. bem lento, mas ok. gostei que mostrou um pouco também da relação do início da história que a cath tinha com a wren e com o pai delas e a mudança desse relacionamento no fim dela. mostra como a cath evoluiu e eu amei mesmo.
ah, o levi... todo meu amor pelo levi. várias vezes durante os exercícios da academia enquanto escutava audiobook, me peguei sorrindo pro nada, só vendo o desenvolvimento desse personagem.
10/10 como sempre, rainbow. ?

Lory 27/04/2023

Meu favorito
Segue sendo o meu livro favorito da vida.
Toda vez que eu releio esse livro eu redescubro o meu amor por ele. E segue sendo o meu Top 1.

Ju 16/04/2023

A maior
Fazia muito tempo que um livro não falava comigo, não contava parte da minha história. Se eu tivesse lido Fangirl em 2013, como o planejado, ele ainda teria me impacto em níveis estratosféricos, visto que escrever sempre fez parte da minha vida. Escrever fanfics, então, resume a minha formação como escritora.

Rainbow Rowell é genial em todos os seus livros e com Fangirl não seria diferente. Ele trata dessa transição entre manter o que gostávamos de fazer quando menores ao longo de nossa formação como adultos, não negar quem somos e o que gostamos em nome da ?maturidade?. Além disso, demonstra a construção de relações amorosas, parentais e fraternais e como elas podem se expressar.

Queria destacar como a autora já estava trabalhando assuntos sérios lá em 2012, quando a maioria dos YA sequer tocava na superfície dos conceitos de saúde mental.

Ótimo trabalho (como sempre), Rowell.

Evelyn704 29/03/2023

Livro é super levinho e entre festas de faculdade, irmãs gêmeas, colegas de quarto e problemas familiares,te Trazem grandes questionamentos sobre a vida jovem adulto e as mudanças que essa nova fase carrega consigo.

Ticia 24/03/2023

Acabou com minhas expectativas
Bom eu comecei a ler por causa que eu sou uma Cath gosto bastante de de FanFiction so não escrevo pois não acho que escreveria bem , mas ela com o tempo se torna uma persobagem manipulável e chata, isso por que como ela nao acredita no seu potencial ela se deixa levar muito pela opinião dos outros e isso faz com que ela seja facilmente manipulável como o Nick faz com ela no livro e chata que ela recebe uma chance de fazer uma história foda e ela joga fora como se fosse nada e ao invés de mostrar que sozinha ela pode vencer ela mostrar que ela nao precisa do Nick ela so desisti issome deixou pu#a.
Mas o romance dela com o Levi e fofo ?

Thamis 18/03/2023

Gostei bastante do livro
Amei a personalidade da Cath, quem gostava de fanfic na adolescência vai se identificar muito kkkk

NikoNiko 13/03/2023

Fangirl
Talvez eu receba alguns xingamentos por essa review, mas que se dane

Fangirl conta a história de Cather durante a sua jornada por uma faculdade que ela não escolheu, com pessoas que nunca viu na vida e em lugar em que ela não quer estar.

Cath é uma pessoa ansiosa e com traços de fobia social, mas put@ merd@ que personagem chata. Ela passa 90% do livro reclamando de coisas simples de serem resolvidas e os outros 10 surtando por causa de Simon Snow. Eu entendo completamente o que é ser obcecado por alguma coisa, mas precisava fazer disso a personalidade inteira dela? Acho que não, mas isso me irritou.

Wren, irmã gêmea de Cath, consegue ser ainda pior. Ela passa quase o livro inteiro fazendo bosta atrás de bosta, sem se importar com a vida de ninguém em volta (nem ao menos a dela mesma) para que, no final, ela falasse um "me desculpe" e tudo terminasse bem, como se realmente tudo funcionasse assim. Ela me irritou demais, principalmente porque eu odeio pessoas como ela e como elas conseguem sair impunes de tudo o que fazem, e foi exatamente o que aconteceu.

O único personagem decente no livro inteiro é o Levi, interesse romântico da Cath. Ele é uma gracinha, super fofo e o único que consegue ter um relacionamento saudável com outra pessoa. Extremamente proativo, ele sempre coloca os sentimentos, medos e opiniões das pessoas importantes pra ele em primeiro lugar, ajuda todo mundo sempre que consegue com a maior boa vontade do mundo e tem uma paciência que até parece infinita (acho que ele fica sem paciência uma única vez e foi com alguém que ele já não gostava em primeiro lugar). Ele é o único personagem que não passa o livro inteiro fazendo porcaria. Na verdade ele errou uma vez na história inteira, e esse um erro demorou um tempão pra ser perdoado, enquanto os da Wren eram esquecidos em cinco páginas, no máximo. A relação dele com a Cath é tão linda e tão natural, que chega a dar inveja. Tudo entre eles acontece devagar e naturalmente, de forma que tudo parece acontecer quando deve e da forma que deve, como se tudo tivesse sido feito para que aquilo acontecesse. Em resumo, ele é um homem escrito por uma mulher, exatamente o tipo de pessoa que eu queria ter na minha vida mas que, infelizmente, não existe.

A Reagan também poderia ser aceitável. Mais velha que a Cath, ela é colega de quarto da protagonista e a responsável por tirá-la de sua zona de conforto para que enfrente o mundo real. Eu digo que poderia ser aceitável porque ela romantiza muitas coisas que eu considero ruins, como beber e fumar antes da maioridade, além de ser a maior representante do maior problema desse livro: preconceito.

Esse livro inteiro é cheio de preconceito, em alguns momentos implícitos, em outros, explícito. Existem diversas falas gordofóbicas e preconceituosas com estilos considerados underrated, diferentes dos das personagens principais. Esse preconceito todo é extremamente romantizado e normalizado pelas personagens da história, principalmente pela Reagan e pela Cath, que destilam preconceitos o tempo todo. Foram trechos muito desconfortáveis que me fizeram considerar abandonar a leitura.

A história em si tem uma narrativa até que dinâmica, mas mesmo assim possue trechos super arrastados e chatos, que me fizeram perder a paciência completamente mais de uma vez. Eu queria ler Carry On, mas depois de um livro tão ruim quanto esse eu genuinamente tô considerando não ler mais nada da autora. Ler um livro com personagens ruins, cheio de preconceitos e sem nenhuma motivação pra terminar? Acho que não, muito obrigado, prefiro manter minha sanidade minimamente intacta.

Em resumo, foi um livro muito ruim que eu preferiria nunca ter lido, uma perda de tempo gigantesca.

Ps: alguém sabe se Carry On é melhor? Pq eu realmente tava afim de ler, mas depois disso perdi completamente a vontade e a coragem de pegar pra ler mesmo.

Bea 28/02/2023

Fofinho
Queria ter lido esse livro na adolescência. Me identifiquei absurdamente com a Cath. O romance é fofinho, fiquei rindo igual besta e enfiando a cara no livro, mas ele não é o foco, e sim a evolução da personagem. Fiquei feliz com o final, mas senti falta de um ponto final na relação dela com a mãe e até queria saber como ficou a saúde do pai.

Vitória 28/02/2023

É um livro ótimo para passar o tempo, porém, meio arrastado e sem grandes reviravoltas. Mesmo que os pedisnatens sejam pessoas reais, com problemas reais, me vi no mesmo dilema de sempre --até mesmo de outro livro da mesma autora, de colocar o problema e não por a solução, só jogar informações em cima de informações. Mas, gostei bastante do livro e dos personagens, tinha tudo para ser perfeito, porém não tem acontecimentos marcantes no livro, parece que não tem um "time" para acontecer as coisas. A personagem principal, Cath poderia ter sido mais evoluída, superando seus medos e conquistando às coisas. O Levi é um personagem muito bom, mas por ele ser tão bom parece que não é real, ele foi colocado ali justamente para ser o "cara perfeito" e acaba ficando superficial. Os personagens secundários, como Wren tinha uma questão importantissima à ser abordada e não foi, varreu por debaixo dos panos, e nem se deu os motivos para tal coisa. É um livro bom, acaba te prendendo na leitura pra ver se acaba melhorando, porém poderia ter sido melhor desenvolvido.

Paulalmeida 26/02/2023

É um livro ok, podendo ser considerado até mesmo bom. Eu estava gostando bastante da história, mas chegou a um ponto que tudo pareceu meio arrastado, sem nada interessante acontecendo, fora o final que achei super xoxo, esperava bem mais. Parece que a autora foi enrolando tanto que depois cansou e só quis finalizar de qualquer forma.
Enfim, apesar desses ?pequenos? detalhes, tive diversos surtos enquanto lia. Me apeguei bastante a personagem principal, realmente acabei me encontrando bastante nela, apesar de eu não ser uma escritora de fanfic.

Ana 22/02/2023

Todo mundo é ou já foi superfã de alguma coisa. Cath Avery é justamente esse tipo de pessoa. Ser fã da série Simon Snow (que é muito relacionada a Harry Potter, aliás), é sua vida. Simon é tão importante que ela deixa de fazer muitas coisas para escrever sua fanfic, que é super famosa.

Em Fangirl, acompanhamos a jornada de Cath e Wren (sua gêmea), quando entram para a faculdade. As meninas sempre foram muito unidas, mas Wren decide que não quer dividir o quarto com a irmã na universidade. É claro que, para Cath, isso é o fim do mundo. Afinal, quem mais irá ajudá-la a escrever Vá Em Frente? Com quem mais poderá surtar sobre Simon Snow? O grande problema é que Wren cresceu e deixou o fandom um pouco de lado, enquanto Cath simplesmente não consegue se desapegar.

Com isso, o que era para ser o primeiro grande passo da sua vida, acaba se tornando um pesadelo para Cath, que sempre foi a irmã introvertida e que tem dificuldades de interagir socialmente. Sem Wren ao seu lado, Cath se vê perdida e cheia de dúvidas. Tanto é que nos primeiros dias ela só sai do quarto para comparecer às aulas e suas refeições são compostas de barras de cereais.

A narrativa é em terceira pessoa, sempre na visão de Cath. Acompanhamos todas as dificuldades da garota: lidar com o abandono da mãe, que deixou as gêmeas quando elas ainda eram muito pequenas; a mudança de Wren, que se manteve afastada dela praticamente o tempo inteiro; a preocupação com o pai, que ficou sozinho em casa depois que elas se mudaram; estudar e ainda encontrar tempo para escrever a sua amada fanfic.

Quem escreve sabe o quanto é difícil conciliar a escrita com os estudos. Por experiência própria, por causa do blog, eu sei o quanto é complicado conseguir resenhar no meio de tantas provas, trabalhos e até mesmo as aulas. Fico tão ocupada o tempo inteiro que, quando estou livre, a única coisa que eu quero fazer é dormir. Por isso, posso dizer que nunca me identifiquei tanto com a personagem principal. Não só por ser fã e todo mundo achar que é exagero, mas pelo fato de gostar de escrever e enxergar um futuro nisso.

Apesar de não ser o foco central do livro, temos um romance daqueles bem água com açúcar super delícia que faz a gente não conseguir para de ler. Levi é um personagem super amável, daqueles que a gente quer colocar no bolso e carregar para todos os lugares. Além do Levi, conhecemos também a Reagan, colega de quarto de Cath e completamente doida, que fez a história ficar ainda mais divertida.

Para ser sincera, a única coisa que eu detestei na história foram as inúmeras passagens dos tais livros do Simon Snow e das fanfics da Cath. Como não conhecemos muito sobre as histórias, ficou um pouco confuso e muito cansativo. Chegou num ponto que, toda vez que tinha algum desses trechos (normalmente no início de cada capítulo), eu saltava.

site: https://www.roendolivros.com.br/

Ju 16/02/2023

Reler essa história foi uma das coisas mais especiais que eu fiz esse ano! (e eu sorteei aqui pelo skoob)
me apeguei aos personagens e amei a história, tanto quanto a juliana de 13 anos se apegou!

cath, reagan, wren, levi, simon e baz

vocês foram e ainda são muito importantes para mim, mesmo depois de 8 anos

Rebeca 08/02/2023

"Gosto muito de você"
Gostei bastante desse livro, principalmente porque gosto da escritora.

No começo, a leitura foi meio arrastada, mas depois ficou bastante fluida. Acho incrível a capacidade da Rainbow de incluir temas realistas e delicados, mas com uma leveza absurda. Em vários momentos, me identifiquei com a Cath( tive raiva dela também hehe) e amei ver o amadurecimento dela.

Pontos negativos(ponto de vista pessoal): senti que algumas coisas não tiveram um desfecho claro, pelo menos da forma que eu imaginava. Quando terminei o livro, fiquei me perguntando o que tinha acontecido com alguns personagens, mas nada que tire a beleza da história. Outro ponto foi a sensação do livro ter mais páginas do que ele realmente tem. 421 páginas que mais pareciam 1000, mas ainda sim a leitura é gostosa.

Romance leve e coração quentinho.

Luluh 01/02/2023

Um livro que me deu vontade de abrir o Word..
Sinceramente eu esperava gostar mais desse livro, não sei sempre que olhava pra ele ficava com vontade de ler, não a toa que ele chegou ontem e eu já comecei a ler..

Uma coisa que gostaria de dizer é que esse livro me pareceu ter 2.345 páginas, porque ele não acabava nunca kkkk

Não que a leitura não seja gostosa, mas acho que esperava dar mais risadas (uma coisa que prezo bastante nos livros desse tipo que eu leio) e não sei, só esperava mais..

Uma coisa que talvez tenha influenciado um pouco a minha nota acho que é a questão de eu ter me apegado MUITO a Cath, tipo em toda parte que acontecia alguma coisa com ela eu ficava muito triste tbm o que acabou não sendo uma experiência muito boa pra mim..

Assim, tiveram algumas coisinhas que me incomodaram sim, nada muito signigicativo é verdade, mas temos que levar em conta que esse livro se passa em 2011 e ainda bem as coisas mudaram..

Uma outra coisa que é que assim que acabei esse livro já coloquei Sempre em Frente (Carry On), a história do Simon e do Baz, na wishlist da Amazon para ser uma das minhas próximas leituras..

Então é isso, eu recomendo esse livro principalmente se você gosta de escrever, porque o plot tem bastante a ver com isso, o escritor se achando dentro da sua escrita o que é muito legal na minha opinião.
Rebeca 07/02/2023minha estante
Tô lendo esse livro e tive a mesma sensação a respeito da quantidade de páginas...

Luluh 08/02/2023minha estante
Não é kkkk

Luluh 08/02/2023minha estante
Não sei o que rolou tipo sempre q eu ia ver quantas páginas faltavam eu ficava tipo "meu deus" kkkk