Maquiavel Pedagogo Pascal Bernardin

Resenhas - Maquiavel Pedagogo

Pr.Thiago 23/02/2022

MAQUIAVEL PEDAGOGO OU O MINISTÉRIO DA REFORMA PSICOLÓGICA
Quais são as razões da profunda crise na escola? É possivel encontrar uma espécie de vírus no gene de nossa sociedade e de nosso sistema educativo? Podemos concluir que é urgente uma redefinição do papel da escola e de sua, as prioridades?

Inúmeros pais e educadores testemunham estupefatos a revolução em curso. Intrrrogam-se sobre as profundas mutações que de forma acelerada vêm ocorrendo em nosso sistema educativo. Porém, nenhum governo - seja de direita ou esquerda - vem a público esclarecer os fundamentos ideológicos dessas constantes reformas no ensino e tampouco se preocupam em apresentar, de forma clara, as coerências e os objetivos dos métodos adotados.

Eiejej 20/02/2022

O livro aborda as formas de manipulação e doutrinação no sistema escolar dentro da pedagógia.
Mostra também que não precisa convencer todo mundo a um ideologia só basta mudar a opinião de 25% das pessoas que o efeito bola de neve mudar a opinião do brasileiro médio

Marcella.Pimenta 16/01/2022

Embora o foco seja a transformação das escolas (principalmente em negligenciar as disciplinas "formais" e dar ênfase à socialização dos alunos), o livro nos mostra também táticas de manipulação psicológica.

Na primeira metade, a ideia é te fazer perceber como, aos poucos e com estratégias sutis, o sistema educacional foi sendo corrompido pra deturpar os nosso valores.

A segunda parte aborda muito a educação na França e, pela falta de familiaridade com o tema, não me interessei muito.

A cada capítulo, foi me parecendo menos estranho o tal do "homeschooling". Se as faculdades se preocupam mais em formar militantes que professores e incentiva que estes façam o mesmo nas escolas, como um pai pode deixar que seu filho esteja sujeito a tanta doutrinação?

Ainda, é urgente que os pais transmitam seus valores e crenças a seus filhos com mais veemência e rejeitem a intromissão da escola nesses assuntos.

Quem educa é pai e mãe. À escola cabe ensinar física, matemática, geografia...

Marcela204 08/12/2021

Maquiavel Pedagogo
É um trabalho de pesquisa muito bom e informativo, mas não é uma leitura fácil.

O principal é analisar a forma como a escola deixou de ser um local de repasse de conhecimento e se tornou um ambiente usado para controle e manipulação ideológica, tendo participação ativa e consciente da maioria dos educadores. Mostra o quão importante é estarmos atentos à formação psicopedagógica das crianças.

O livro é muito bem documentado, o autor traz vários artigos da UNESCO e outras instituições internacionais. Não dá para reclamar que falta fontes de pesquisa.

Acho legal ter interesse no conteúdo e um tempo para se aprofundar na leitura com mais calma, é um conteúdo denso por mais que o livro seja curto. Mas recomendo a leitura para todos.

Yngleb 31/10/2021

Maquiavel Pedagogo
O livro tem argumentos fatídicos em documentos da Unesco e outros órgãos envolvidos; utiliza de testes psicológicos para implantação de manipulação e, principalmente, em idade escolar. A escola é o principal alvo para tal manipulação e há contribuição daqueles que são os mestres do ensino e até mesmo os pais (que são manipulados sem ao menos se aperceberem). Onde se configura em, alteração de ensino, não mais no aprender, mas sim na transformação do indivíduo na sociedade como um todo.

Rossanna.Poltronie 01/08/2021

É a realidade, sempre foi e sempre será.
Sociedade Dual, sempre foi e sempre será assim. Submeter o indivíduo ao Estado, sempre foi e sempre será.
Não há novidade nisso, muito se engana aquele que acredita haver em algum lugar um governo realmente comprometido com a Educação de fato. E ele ainda
acrescenta outras instituições como a mídia, as religiões... outros caminhos da manipulação das massas. Não esquecendo dos políticos. Modificar a Educação para modificar pensamentos e atitudes e obviamente valores para guiar a população para o caminho que se quer, sempre foi e sempre será assim. A diferença é levar isso a nível Global o mais rápido possível. A população sempre estará nas mãos do Estado. Isto é fato. Professora.

Caroline.Sandin 23/05/2021

Triste ver como a educação se tornou um braço da revolução cultural... escola deveria ser apenas pra passar conhecimento! Educação quem dá é a família, dentro de seus preceitos morais

Allysson Falcon 13/12/2020

Assustadoramente estupendo...
A leitura atenta do livro Maquiavel Pedagogo, ou o Ministério da Reforma Psicológica, de Pascal Bernardin, nos faz ter arrepios de pavor. Perceber a magnitude do plano de dominação da Nova Ordem Mundial é profundamente perturbador.

Lançado na França em 1995, o autor detalha, utilizando-se de documentos públicos produzidos por várias instituições internacionais dedicadas ao ensino, o maquiavélico plano de controle de corações e mentes de nossas crianças e jovens.

O processo começou na França, mas depois da Declaração Mundial Sobre a Educação Para Todos, assinada por delegados de 155 países, se espalhou a todo o planeta.

Editado pela primeira vez no Brasil em 2012, é impressionante notar como o que eram planos de ação, de revolução psico-pedagógica, da vontade de mudar e moldar o novo homem se tornaram realidades hoje.

O livro faz um alerta à Humanidade pela urgência da luta para se salvar a liberdade, voltando a um ensino cognitivo e intelectual clássico. O globalismo e o cripto-comunismo versa sobre criar uma sociedade dual, de um lado a elite instruída tecnocrática dos dirigentes, do outro a massa ignorante dos dirigidos, em outras palavras: os senhores e os escravos.

Importa ressaltar o caráter sub-reptício dessa revolução. O sistema totalitário que se impõe é sutil, usa modos de controle não invasivos, que não suscitam oposição imediata, é subliminar.

Uma ditadura psicológica global que não deixa nada a desejar em comparação à ficção de livros apocalípticos, como Admirável Mundo Novo e 1984.

Parafraseando a obra de Alex Martins, o livro conclama pais a salvarem seus filhos da perversa pedagogia deseducadora: o coração de seus filhos será de quem chegar primeiro.

Henry 15/11/2020

Pascal B. É incrível.
O autor começa falando e demonstrando, por meio dos próprios argumentos dos globalistas, as técnicas de manipulação psicológica, e que essas técnicas - infelizmente - funcionam. Ele nos mostra que tipo de técnica são essas e como são usadas dentro das escolas públicas (maioria) e privadas. Explica como engajamento e a dissonância cognitivas são perigosas para nossas crianças.
A reforma pedagógica quer substituir os ensinamentos clássicos e cognitivos por um ensino multidimensional e não cognitivo.
Todos os pais e professores deveriam ler esse livro.

Airaf 07/11/2020

Chocada
Vale a leitura. Estamos vivendo um momento delicado na educação sem ao menos se dar conta. Nossos filhos sofrendo lavagem cerebral na escola até perderem a sua individualidade para então serem marionetes nas mãos do Estado. Um plano maquiavélico rolando na nossa cara mas que ninguém tem coragem de denunciar. Até a formação de professores e diretores está direcionada para esse roubo de identidade das crianças até a fase adulta. Temos que abrir os olhos e nos instruir a esse respeito para blindar nossos filhos.

Br4ndon Lee 18/08/2020

Estão seguros de que não fazem o jogo do adversário?
Interessante e necessário. Bernardin expõe fatos sobre o atual sistema educacional mundial e a psicopedagogia atual. Nesse sentido, comenta artigos publicados pela UNESCO que explicitam o desprezo com a educação cognitiva que vem sendo aplicado da creche à universidade.
Filippe 18/08/2020minha estante
Parece interessante

Br4ndon Lee 18/08/2020minha estante
É sim, recomendo.

Eduardo Cavassana 11/05/2020

Muito interessante e surpreendente, trás uma grande quantidade de documentos, grande parte de organização internacionais, que revelam o que tem sido feito com as pessoas do âmbito da chamada 'educação'.
Todos sabem que a educação vem caindo de qualidade com esse livro fica evidente o motivo.
Recomendo.

Ari 06/05/2020

Educar ou manipular? Eis a questão!
A todos que lerão este livro: tenham a humildade cognitiva para que lhes sejam propostos novos paradigmas; e a todos aqueles que estão seguros de possuir a verdade e cegos o bastante para não duvidar da nobreza de sua causa: estão seguros de que não fazem o jogo do adversário? Estão seguros de que ele não os conduzirão aonde não querem ir?

Trago um recorte bem interessante para explicitar o que é exposto pelo livro:

"Precisamos ter uma concepção do tipo de pessoa que desejamos formar, para que só então possamos ter uma opinião precisa sobre a educação que consideramos ser a melhor." (UNESCO).

Muitas perguntas são esclarecidas aqui. Pascal Bernardin não tem a pretensão de ser demasiado excessivo e nem totalizar os assuntos que compõem a pauta central do tema. Tal opúsculo é porta de entrada para quem quer começar a ter uma compreensão sobre o que tanto aflige a sociedade atual: a decadência da educação.

Leo 01/03/2020

Livro alarmista com base conspiratória
Quando comprei o livro, tinha poucas informações em sua sinopse e sobre o autor. Comprei pela capa e pelo título, literalmente. Decepcionei-me.
Sob a argumentação de que as grandes organizações estão trabalhando para fazer uma lavagem cerebral mundial através da educação, o autor traz vários trechos de documentos oficiais, o que torna a leitura cansativa e maçante. Seus argumentos e ideais se resumem a poucas páginas e parágrafos, que se separados de todo o ocúspulo, não daria mais que trinta páginas.
No desejo de ratificar suas teorias conspiratórias de organizações ?criptocomunistas? e lavagem cerebral em massa, ele se equivoca em algumas interpretações de texto e não consegue fortalecer argumentos para contradizer métodos de ensino consolidados por sua eficiência em boa parte do mundo.
Ele acredita que o fracasso da educação está no método e nos fins, que querem produzir alunos cada vez mais padronizados. Não discordo totalmente dele, mas não assimilo a situação dessa forma.
É só pensar o seguinte: se a educação pública no Brasil estivesse seguindo uma cartilha de manipulação em massa, não seria mais lógico investir alto nas escolas públicas para manter o povo sob controle do que sucatear o ensino?
Fica a reflexão.