Instituição para Jovens Prodígios: A Seleção

Instituição para Jovens Prodígios: A Seleção L. L. Alves

Resenhas - Instituição para Jovens Prodígios: A Seleção

Angelo 09/01/2017

IGP
Uma fantasia incrível realmente digna de J. K., C S. Lewis ou J. R. R. Tolkien para citar alguns lembrados no início da obra Instituição para jovens prodígios (IGP) é instigante. Prende e atenção. Segura até a última letrinha. É uma história que vai se revelando sem se revelar. Ela vai dando dicas, (nas quais eu fui me perdendo, lógico) com as quais vamos aos poucos começando a traçar uma linha lógica até que tudo vai por água a baixo. Tá. Pode ter sido somente comigo, mas sim. É um livro que recomendo e aguardo pelas sequências.

Natália Sophia 29/06/2016

Resenha
"Eu simplesmente amei o início desse livro. Me tirou de uma enorme ressaca literária.
Ansiei pelo momento em que Lara chegaria a instituição, e sofri bastante com sua separação com o Lucas.
A Instituição era um sonho, quem não desejaria estudar e morar em um Castelo na Inglaterra?
Depois da apresentação do lugar e dos seus novos amigos eu comecei a achar cansativo.
Foi uma repetição da forma dos professores se vestirem, aulas chatas e o dia a dia sem nada de importante.
Foi só nos últimos capítulos que voltou a essência do que a estória trazia. Lara finalmente descobriu o grande mistério, mas ainda restam grandes descobertas empolgantes nos próximos livros, o que devo informar, que me deixou bastante animada para lê-los e descobrir o que vem por ai.

site: imaginebook8.blogspot.com.br
Edu (Luckyficious) 09/11/2016minha estante
Mas amiga, se esse livro te tirou da ressaca literária e te deixou animada pra ler as continuações para ter todas as descobertas e tudo mais, como pode receber apenas 2 estrelas? Essa é tipo "regular", tu não deu nem 3 estrelas que é "bom"... Não entendi mesmo.
E o livro é começo de série, é normal ser mais lento mesmo e cheio de mistérios. Eu já li até o terceiro e posso te dizer que a série só fica mais e mais incrível!

Gabriele Tenshi 16/02/2015

“Sentindo-se desapontada, checou se havia algo mais dentro da caixa além daquele bilhete grosseiro. Um colar de prata piscou na sua direção. A corrente brilhava e pendurada no meio havia um pingente. De longe, não entendeu o que era. Segurou a fina corrente entre as mãos e riu ao compreender. Era uma pequena figura de um livro aberto. Nas limitadas páginas havia apenas rabiscos indecifráveis. A minúscula lombada do livro era grossa, como se estivesse indicando que o livro possuía muitas e muitas páginas.” (Pg 252-253)

Antes de tudo, tenho uma declaração: eu e Irene somos incrivelmente parecidas em personalidade. Pelo menos no quesito sorrir feito boba e se fazer de avoada pra ninguém desconfiar de como o cérebro dentro dessa caixa craniana é atento e não se deixar enganar (e até mesmo meio maléfico). Não, eu não estou brincando. E eu vou roubar o Akira e transformá-lo numa pelúcia pra colocar na minha estante. u.u Cuidado, Luene xD

Enfim...

O começo do livro é calmo, apresentando-nos os personagens e a vida da personagem, que já mudaria por completo por ser o fim do Ensino Médio, mas muda mais ainda com uma notícia: a Instituição Para Jovens Prodígios iria realizar uma prova semelhante à um vestibular, na qual somente os melhores alunos do mundo conseguiriam.

Ok... Lendo o livro, no quesito inteligência e todo o mais, me senti bem ligada à Lara. Desde pequena, sempre fui nerd/CDF, embora não gostasse de responder as perguntas dos professores, e no começo era até meio... Não sei dizer, mas eu era bem chata. Só não falo quanto à Jéssica porque, apesar de não falar muito quando encontro alguém pela primeira vez, nas demais vezes posso parecer uma máquina de idiotices com defeito: posso falar muito, e muitas vezes não falo coisa com coisa – efeito do cérebro hiperativo.

Quando ela sai com o Lucas e a coisa vai tão bem e tão “Oooh”, eu fiquei “own, eles são fofos juntos”. E admito que depois a L. conseguiu me arrancar algumas lágrimas.

Mas acho que o ponto para a L. L. Alves é essa questão do romance que ficou bem diferente do que se costuma ver: a personagem gosta pra caramba do primeiro cara que apareceu, mas não é ele “o cara da vida dela”, ou algo mais ou menos assim. É legal variar e mostrar que, especialmente na idade da Lara, tudo muda, querendo ou não, e às vezes, rápido demais.

Mas eu tenho vontade de chutar o Hugh por colocar a Lara na friendzone. Isso, eu tenho.

Pelo menos não a colocou na friendzone em prol de alguma amiga dela.

Ok, foco.

Então, Lara vai para a Instituição. Sim, meus caros, ela passou na prova monstro que foi pior que a prova do meu vestibular (onde eu zerei Física, tirei minúsculos pontos em química e metade de todo o resto. É, eu também não sei como passei em sexto lugar na primeira chamada... Consequência de primeira fase boa, onde tive sorte de acertar uma questão de matemática e de curso que dá quatro pro vaga, ao contrário do 30 por vaga de medicina e engenharia?). Passou em terceiro lugar. Acertou 97% da prova.

Okay, não me sinto mais tão próxima da Lara em questão de inteligência. Ela é mais. E não dorme nas aulas. Okay.

Ela conhece pessoas irritantes, e outras muito legais, que se transformam em seus amigos. Mas todos, absolutamente todos, inteligentes pra caramba. Mas o lugar é estranho. Os professores mais ainda. E Lara acha que tem algo errado, não apenas por um pombo falar com ela.

Sim, meus caros, um pombo. Saímos do lugar comum, porque eu pelo menos não me lembro de personagens que falem com pombos. Outro ponto pra L. L. Alves.

Patrick e Irene DEVEM ficar juntos. Primeiro, porque combinam. Segundo, Patrick é fofo e gosta da Irene. Terceiro: Irene também é fofa. Quarto... Precisa de um quarto? Acabei de dar todos os motivos para eles ficarem juntos!

Hugh deve sofrer. Ele não colocou Lara na Friendzone? Então, ela deve encontrar algum cara pra colocar o Hugh na friendzone quando ele for atrás dela. Porque, meus caros, eu tenho certeza de que ele gosta da Lara u-u.

Robert é um idiota. Mas eu tenho a estranha sensação de que ele foi o segundo colocado.

E Akira é fofo, lindo, maravilhoso e meu. u-u

A trama se desenrola “devagar”, mas a escrita é tão fluída, que mal percebemos quando estamos lá pra página trezentos e cinquenta, em que as coisas, que já eram estranhas pro lado da Lara, começam a ficar mais estranhas. E começamos a ficar loucos com o mistério.

O final me deixou com aquela sensação de “quero mais”. Tipo... Quero saber o que vai acontecer. Quero saber se o Hugh vai tirar a Lara da friendzone. INFERNO, QUERO SABER SE O PATRICK VAI SE DECLARAR PRA IRENE!

Cahem... Esquecendo minha explosão de fangirl torcendo pra um casal...

Recomendo o livro. Um zilhão de vezes. Comprem e leiam e se deliciem com a história.

(Resenha também presente no blog Entre Dimensões http://entredimensoesbooks.blogspot.com.br/2013/03/resenha-instituicao-para-jovens.html)

Lidia 05/11/2019

Me surpreendeu...
Encontrei o e-book gratuito desse livro no Kindle (obviamente).
E que livro bom! Amei a escrita, a história, o contexto, os mistérios... Fiquei ansiosa pra saber o que estava acontecendo com a protagonista. Não parei de ler até a acabar... O que me deixou mais ansiosa para ler o próximo.

Apesar da história demorar um pouquinho para dar aquela adrenalina de emoção, creio que foi importante o começo ser mais lento. Ficaria supee estranho se em 20 páginas a menina já estivesse na Instituição.

Sobre os personagens:

Hugh... Posso dizer que ele me incomodou um pouco... Não me cativou tanto... Chegou a me irritar nos momentos que "defendia" a Lara.

Sobre Lara... Me identifiquei muito com ela. Me agoniou vê-la sofrer, sem entender nada do que estava acontecendo. Achei em alguns momentos que ela iria explodir de tanta aflição.

Ainda sobre Lara, me incomodou o fato do"relacionamento" dela com Hugh - (que se conhecen a uma semana aliás, ou duas, pelo que eu entendi)... Foi meio rápido demais... E odeio, ODEIO quando do nada, um calsalsinho briga e pronto... O cara já tá com outra.

D.E.T.E.S.T.O

Sobre Irene, Pratick e Akira... Quero mais deles nos próximos livros. Estou SUPER ANSIOSA para descobrir o que vai acontecer.
Gisela 06/12/2019minha estante
Tbm odeio isso do cara não dizer o que quer e em seguida estar com outra! Ainda estou esperando a "desculpa" dele pra ter feito isso!

Marina 17/06/2013

Não coloquei todos os dados do livro porque a versão que eu li não é a versão oficial, lançada recentemente pela editora Biblioteca 24horas. Eu ganhei o livro em PDF da Luene e demorei uns 200 anos pra ler (kkkk) porque não consigo me acostumar a ler no computador. Provavelmente vocês vão pensar: "ah, mas você lê blogs...". Eu leio blogs, mas fico trocando toda hora para outra guia do navegador, geralmente Facebook e etc. Sou muito desorganizada!

Vou tentar explicar mais ou menos como é a historia, para quem tem preguiça de ler sinopses: Narrado em terceira pessoa, Instituição para Jovens Prodígios conta a história de Lara Müller uma garota muito inteligente (e CDF) que faz uma prova para ir estudar na Instituição para Jovens Prodígios, que é como uma faculdade de gênios. A prova é mais ou menos o pão que o diabo amassou e deixa todas as nossas provas de vestibular (e a de outros países) no chinelo. Lara, muito inteligente, é aprovada. E a partir daí sua vida toma um rumo completamente diferente. Além de se preocupar com os estudos, tentar se adaptar as culturas diferentes, a nova rotina, Lara ainda tem que lidar com todo o mistério que ronda a Instituição, e é claro, um pombo falante.

Eu estava na dúvida se escrevia uma resenha sobre o livro agora, ou esperava ter o livro "em papel e tinta" em mãos. Mas eu não consegui resisitir e tive que escrever alguma coisa, até porque não sei quando vou poder comprar o livro, hehe. Não sei muito bem o que dizer sobre IJP, até porque ainda estou processando a história. O final foi muito surpreendente e eu não esperava uma coisa dessas. Tive minhas desconfianças sobre a Instituição, mas teve uma coisa que nem imaginava. Não posso dar spoiler, então vocês vão ficar na curiosidade. É difícil falar do livro sem dar spoiler, dá vontade de comentar cada trechinho e frase do livro.
A narrativa é muito envolvente e escrita de forma simples, os diálogos não ficaram forçados ou muito "artificiais", são conversas que poderiam muito bem ter acontecido na vida real. Algumas gírias apareceram de vez em quando e isso só deixou a leitura ainda mais envolvente.

Gostei bastante dos personagens e me identifiquei um pouco com a Lara, não estou falando que sou um prodígio (quem dera!), mas porque ela é muito CDF e nada popular. A verdade é que todo mundo ama protagonistas nerds. kkkk' É claro que eu também fiquei orgulhosa da Irene por ter passado na prova, apesar de desconfiar dela. Ela é brasileira também, e mineira, uai. Ainda não confio no Hugh, tenho que ler os próximos livros para ter uma opinião sobre ele. Adorei o jeito tímido do Akira e me irritei muito com Robert.

Instituição para Jovens Prodígios é um livro muito bom e envolvente. Fiquei super ansiosa para saber o que ia acontecer, o que é a Instituição e todos os mistérios do livro. Torci muito para a Lara descobrir logo o que estava acontecendo e até senti saudades da família dela. Não vejo a hora de ler as continuações!

site: http://www.31demarco.com/

Sâmmy 25/10/2014

Resenha original para o blog SammySacional

Lara Müller nunca foi uma garota agraciada com típicos luxos adolescentes - seus pais, com o pouco que tinham do trabalho árduo que prestavam todos os dias, custavam para dar aos filhos acesso ao incentivo de uma vida melhor, e Lara, a filha mais velha, reconhece isso e sempre foi motivo de orgulho para os pais, sempre se sobressaindo no colégio com notas altas. Então, quando um grupo de milionários anuncia a abertura da que viria a ser a faculdade mais privilegiada do mundo, ao preço da prova de uma inteligência acima da média, seus pais não perderam tempo para inscrevê-la e incentivá-la ainda mais à participar. E, no fim das contas, ela é uma dos estudantes prodígios selecionados ao redor de todo o mundo, e, partindo para a Inglaterra, ela espera atingir as expectativas dos seus pais e dar razão a todo o esforço que eles sempre prestaram por ela e os irmãos. No entanto, algumas coisas começam a se saírem estranhas logo em sua primeira semana na Instituição para Jovens Prodígios, e Lara passa a se deparar, aos poucos, com uma situação e um mundo o qual descobrirá, logo mais, ser rodeado por um verdadeiro mistério.

Apesar de ter visto, por muitos anos, bandidos com armas na mão em plena luz do dia, sabia que aquilo era errado. Vira tantos jovens usando drogas, policiais atirando, e mesmo assim ficou longe daquele mundo obscuro. Sentia-se realizada por mostrar, não só para o Rio de Janeiro, mas para o mundo, que não é porque ela vivia em um lugar perigoso que se juntaria a eles.
Tudo isso graças aos seus pais. Seus heróis.

Lembro de, no ano passado, ter acompanhado, embora que de longe e silenciosamente, a preparação e o lançamento do livro. Lembro da primeira capa usada nos primeiros exemplares e de uma grande euforia por parte de vários leitores com relação à história, mas, confesso, mesmo após conferir a sinopse, o livro não me atraía realmente. Ainda assim, o adquiri em uma das promoções da Amazon, no início de 2014, e com a #MaratonaDigital, decidi lê-lo de uma vez, sem nem lembrar direito da sinopse e sem conferir resenha alguma sobre a obra. Isso, de certa forma, foi um ponto positivo, porque acabou que eu me surpreendi muito com o livro. A narrativa da autora também foi outro feliz fator que impulsionou ainda mais a leitura, e na metade do livro, eu já sofria para largá-lo por um minuto sequer. E quando estava, enfim, aproximando-me do final, minha vontade era de prolongar a leitura e não fazê-la acabar até ter o segundo volume da série, A Traição, em mãos - ou no Kindle, rs. Definitivamente, mais uma feliz surpresa literária de 2014.

Não vou falar muito do enredo em si, pois acredito que a leitura feita sem maior conhecimento sobre a trama que não seja da sinopse possa ser mais interessante e, bem, surpreendente e incrível de se acompanhar, mas, basicamente, nos primeiros capítulos, conhecemos um pouco sobre o cotidiano de Lara, sua família, amigos, realidade escolar, até o conhecimento da instituição, avisada por sua mãe. A partir do momento em que ela decide ir adiante com a prova que mudará seu futuro, ela sabe que, caso seja aceita, terá que deixar os pais e os irmãos para trás durante longos três anos, mas tudo o que ela quer é poder se estabelecer profissionalmente e dar um apoio aos pais que sempre tentaram fazer de tudo por ela e os irmãos. Por si só, já notamos a maturidade da protagonista que, no auge dos seus dezessete anos, pensa muito mais em sua família, e não perde muito tempo com os 'mimimi's típicos de muitas personagens adolescentes, como, por exemplo, o amor. Sim, ela tem um romance de duração muitíssimo breve antes de embarcar para a Inglaterra, e um outro parece - ou não - querer desenrolar-se já na instituição, mas ela sempre procura se focar mais nas situações que realmente importam e, passados os surtos por todas as estranhezas decorrentes no novo lugar, ela procura manter-se o máximo na linha anteriormente planejada. Mas é claro que isso não perdura por muito tempo...

Leia o resto da resenha em...

site: http://sammysacional.blogspot.com.br/2014/10/Resenha-InstituicaoParaJovensProdigios1.html

Carol | @carolmariotti 29/07/2014

Instituição para Jovens Prodígios - A seleção
Lara é uma carioca de 17 anos que se sente excluída do mundo onde vive. Não é muito bonita e não chama a atenção por onde passa, mas sua maior qualidade é a inteligencia. Lara consegue resolver todos os problemas em qualquer matéria e nunca tira nota baixa mas o ensino médio está acabando e a garota não tem ideia do que vai fazer da vida. A filha mais velha de três irmão, Lara sabe que os país não tem condições de pagar uma faculdade para a menina, já que sua mãe é dona de casa e o pai trabalha numa emprega automotiva e o que eles ganham não sobra para luxos. Em contrapartida Lara também nunca se deu muito bem com garotos, fora apaixonada por Vinicius por anos e o rapaz nunca demonstrou mais que amizade, enquanto isso Lara foi deixando Lucas de lado.
Quando a menina finalmente dá uma chance para o melhor amigo surge a maior chance de sua vida, A Instituição para Jovens Prodígios abre suas portas e dará vagas para os melhores estudantes do mundo inteiro.
É claro que Lara conseguirá uma vaga, mas não somente isso, a garota passa em terceiro lugar na Instituição e segue a Inglaterra deixando Lucas para trás. Ao chegar em Londres, ela fica maravilhada com todos os pontos turísticos e o hotel maravilhosamente confortável. Mas na quando ela chega na Instituição que a conhece Irene, a outra menina brasileira que também foi aceita na escola e elas se tornam não só companheiras de quarto mas amigas. Além disso, há também o encantador Hugh e o engraçado Patrick que rapidamente se tornam pessoas especiais na vida de Lara.
Porém nem tudo são flores, o lugar onde Lara sonhou meses para conseguir chegar se mostra um tanto quanto assustador, a garota começa a ver coisas que aparentemente não existem, os professores são estranhos, subitamente sua miopia que a acompanhava desde que se entendia por gente sumiu e um pombo começa a falar dentro de sua cabeça.
Como Lara vai conseguir viver do outro lado do planeta sem sua família e ainda com tantos acontecimentos estranhos? Como ela vai descobrir o que está acontecendo na Instituição? Por que ela sente que há algo assustador por trás de tudo? E por que alguém pagaria para unir as mentes mais inteligentes do planeta?
Em uma narrativa interessante, onde o narrador observador consegue nos proporcionar pontos de vistas de diferentes personagens, L.L.Alves nos deixar intrigados com tantos mistérios. IJP-A seleção é o início de uma saga que promete muita ação, suspense, aventura, romance e uma boa pitada de intensidade.

site: http://virtualleitura.blogspot.com.br/

Jéssica 14/07/2014

Instituição para Jovens Prodígios: A Seleção
Neste livros temos como protagonista Lara Müller, garota de 17 anos nerd que vivem em uma família de classe media baixa, que tem dois irmãos mais novos e vive no Rio de Janeiro. Ela esta no seu ultimo ano de ensino médio preste a se formar e já esta vivendo alguns dramas adolescentes, amor não correspondido, poucos amigos, amigo apaixonado, quando vê a oportunidade de entrar em uma faculdade para os jovens mais inteligente do mundo, mas claro ante ela tem que passar no vestibular desta instituição.

"Sua mente vagava por vários lugares, menos para onde devia estar. Seu próximo pensamento incluía lugares novos, pessoas novas. Necessariamente, um novo mundo. Isto só serie possível se Lara passasse no teste. Parecera fácil a princípio, mas agora começava a se complicar."

Lara se esforça bastante para conseguir esta oportunidade abrindo mão de seu mais novo romance com seu melhor amigo Lucas e quando descobre que foi uma das aprovadas acaba não acreditando. Depois do esforço de passar no vestibular agora vinha a parte de se preparar para a viagem, ir para o outro lado do mundo onde passaria no minimo três anos.

"Ótimo, pensara, estou indo estudar em uma versão dos filmes Harry Potter. Lara não pôde negar que ficara animada com a ideia."

Depois de passado a euforia vem a ansiedade e quando tudo começa a acontece Lara não acredita que ira realmente ir frequentar uma faculdade na Europa e não qualquer faculdade uma onde só os melhores conseguiam entram. A viagem de avião demora 12 horas e Lara antes de suas aulas começarem tem apenas dois dias para passear oque aproveita bastante.

Quando chegar a Instituição tudo começa a mudar, faz amigos, dentro deles a unica outra Brasileira que conseguiu passar, se apaixona por um garoto misterioso e ao mesmo tempo lindo e claro vem a rotina escolar com matéria mais que puxadas.

"Às vezas perdia-se tanto dentro de si que o mundo de fora se tornava algo violento e doloroso."

Mais nem tudo são flores, Lara começa a se sentir estranha, a dormir pouco e a ter estranhos sonhos e até a conversar com um pombo(?). Aos poucos vai achando que esta ficando louca, tenta até ir embora, mas o garoto pelo qual se apaixono a impede e depois o mistério do que rodeia o lugar a matem, oque será que esta estranha instituição tem que a intriga? Porque alguém gostaria de juntar tantos jovens prodígios juntos?

"Desde que chegara àquele país, tudo era surreal, como se ela estivesse presa em algum sonho. Em Matrix, quem sabe. A mudança brusca de sua vida mexera com seu ânimo e físico."

O livro tem uma escrita leve com protagonista divertidos, mistérios e até surreais, ao mesmo tempo traz o mistério do sobrenatural não visível junto com a rotina escolar e os dramas adolescentes. Tudo isso junto faz o livro ser uma leitura agradável e que te prende do inicio ao fim e mesmo no final você ainda fica morrendo de vontade de ler a continuação e saber quais serão os próximos passos e oque realmente tem envolta deste estranho lugar.

site: http://meumundo-meuestilo.blogspot.com.br/2014/07/resenha-do-livro-instituicao-para.html

Léo 10/07/2014

Perfeição define
O livro conta a história de Lara Müller, uma garota nerd de 17 anos, que vive no subúrbio do Rio de Janeiro. A família da menina é uma típica família de classe média, mas eles sofrem um pouco com a falta de dinheiro. O sonho de Lara é usar sua inteligência pra fazer uma faculdade e ajudar os pais e os irmãos mais novos.

Eis que surge a oportunidade da vida de Lara. A Instituição para Jovens Prodígios, em Londres, abrirá vagas para alunos de todo o mundo, mas só os melhores podem entrar. A família de Lara insiste para que ela se inscreva para fazer o teste de aptidão, já que a menina é muito inteligente e poderia alcançar seus objetivos.

O problema é que Lara sente, logo de cara, que a IJP possui algo de estranho e fica um pouco receosa quanto a isso. Após ser aprovada, Lara ainda não sabe se será capaz de deixar seu país, sua família e Lucas, um garoto de quem sempre foi amiga, mas com quem estava engatando um romance, para trás e se mudar para Londres durante três anos.

Após muito matutar o assunto em sua cabeça, Lara passa a se preparar para a viagem, comprando os itens necessários para viver em outro país. Já na Instituição, Lara faz amizade com Irene, a outra brasileira a passar no teste, Patrick, um garoto americano adorável, Akira, um japonês muito querido e Hugh, um britânico charmoso que logo chama a atenção da menina. Por outro lado, desperta irritação de alguns outros estudantes, como o texano Robert, que faz de tudo para atormentá-la.

O pior de tudo é que coisas estranhas começam a acontecer a Lara. Logo no começo a garota sente que seu sono começou a aumentar. Um tempo depois sua miopia, que era muito alta, simplesmente se curou e, o mais estranho de tudo, um pombo começou a falar com ela.

A Instituição é um sonho. Localizada em um local bem isolado, o lugar é cercado por colinas. Nem preciso dizer que o lugar era enorme e parecia um castelo, cheio de torres e corredores imensos de pedra.

A narrativa do livro é em terceira pessoa. Não sou muito fã desse tipo de narrativa, mas a autora soube me prender. O foco do livro não está apenas na Instituição e no que acontece depois que Lara se muda para Londres. Luene soube criar a personalidade de Lara com maestria, além de construir toda sua relação com a família, que é tudo para a menina.

A escrita da Lu é deliciosa e flui de tal forma que li o livro em uma tarde. Ela soube descrever muito bem os cenários, tanto os brasileiros quanto os da Inglaterra. A Lara é uma garota real, que pode ser encontrada por aí. Alguns dilemas pelo qual a menina passou me fizeram me identificar com ela. Fora suas analogias a Harry Potter, do qual sei que a autora é uma grande fã. Irene também me cativou muito, fazendo bem seu papel de melhor amiga.

A diagramação do livro é bem espaçada, tornando o livro um pouco maior. Eu curti bastante a capa, mas confesso que prefiro a da segunda edição (que está na sinopse acima). A edição do livro deixou um pouco a desejar, com as folhas brancas, sem orelhas e com a capa bem mole, mas a revisão está ótima, com apenas alguns erros.

Eu já tinha tido a chance de ler esse livro, na época em que a publicação era apenas um sonho da autora, e desde esse momento me tornei fã da escrita da Lu. Eu mais que indico esse livro, eu OBRIGO vocês a lerem, não vão se arrepender, eu garanto.

Estou muito ansioso pelo segundo livro, que se chamará A Traição. Quero muito saber o que acontecerá a Lara e se ela encontrará as respostas que procura.

site: http://www.segredosentreamigas.com.br/2014/02/ta-na-estante-selecao-184.html#.U784TvldWqE

Tifany 16/04/2014

Livro fantástico...Recomendíssimo!
O livro conta a história de Lara Müller. Lara aparentemente é uma garota comum, com 17 anos, que mora no Rio de Janeiro. Ela está a ponto de terminar o Ensino Médio com notas excelentes e, como toda cdf, não é nada popular e tem poucos amigos. Lara tem um amor não correspondido e um amigo apaixonado por ela.
Quando menos espera, a vida de Lara dá uma reviravolta. A famosa Instituição para Jovens Prodígios (Institution for Young Prodigies), em Londres, foi finalmente inaugurada, abrindo inscrições para jovens do mundo todo entre 17 e 20 anos de idade. Essa instituição é uma espécie de faculdade que abriga apenas as mentes mais brilhantes, verdadeiros prodígios.
Lara acaba fazendo as provas para entrar, mas não acredita muito que isso seja possível. As provas são realmente difíceis e pouquíssimas pessoas serão realmente capazes de entrar para a IYP.
Imaginem sua surpresa quando ela é aprovada e com a honra de conseguir isso em 3º lugar!
É a partir daí que a vida de Lara mudará para sempre. Lara vai para a instituição e encontra apenas uma pessoa que é do Brasil, Irene. As duas se tornam grandes amigas.
Na IYP, Lara faz amigos, inimigos e até encontra uma nova paixão (Hugh), mas coisas muito estranhas estão acontecendo nessa instituição e Lara fará o possível para descobrir.

Com certeza esse livro tornou-se um dos melhores que li durante o ano de 2013. A narrativa da autora é surpreendentemente leve.
É aquele livro que te deixa de queixo caído, sedento por mais... Estou completamente louca para ler o segundo!
A medida que a história vai passando ela toma uma densidade envolta em mistérios que não te deixa parar de ler até o final.
Inúmeras surpresas vão aparecendo no decorrer do livro e o mais legal é que são coisas que você não pensaria...
Livro recomendadíssimo!!!!! Muitoooo bom!!!!

site: http://osamantesdaleitura.blogspot.com.br/2013/12/instituicao-para-jovens-prodigios.html

MILA 12/02/2013

Posso dizer que este livro me trouxe muitas surpresas, ele é envolvente, viciante, intrigante e misterioso.

Li o livro em poucos dias, a narrativa é caprichada, e você tem surpresas a cada página, as perguntas ficam na sua cabeça com cada surpresa que você vai tendo conforme lê. E ao final do livro as perguntas continuam lá, mais calma, isto não atrapalha em nada na leitura do livro, e como diz a autora, faz parte do mistério, e só faz você desejar mais ainda o próximo livro.

Fiquei encantada com os personagens, Lara é forte e sabe o que quer, às vezes tem alguma crise de medo, insegurança talvez, é uma nova etapa da vida dela, ir para uma nova “escola”, fazer novos amigos, encarar um novo lugar para morar, longe da família que tanto ama, e longe de um possível novo amor.
Lá ela conhece Irene, sua nova colega de quarto e a única brasileira do grupo, junto com Irene vem Hugh, Patrick e Akira.

O que dizer de Hugh? Lindo, carinhoso e protetor. É o sonho de toda garota, mais ele tem algo a esconder.

"Escondida entre o tecido da blusa, estava o colar que
ganhara de Hugh. Ele nunca perguntara nada, nem sequer
tocara no assunto. Então ela também fingia que não sabia de
nada. Lara, no entanto, não conseguia deixar de usá-lo. Parecia
ser a única conexão que tinha com ele. Além do mais, era um
pingente de livro! Ela amava livros. Como ele adivinhara?
Para de pensar nele, pensou irritada."

E não pensem que não temos um "vilão" na história, temos sim e ele se chama Robert. Ele é o bad boy, mais ele parece ser mau mesmo, eu costumo gostar dos bad boys, mais este eu não gostei muito, hehe
Ele me deu um certo arrepio.

"Lara não podia fazer nada. Na verdade, não conseguiria
fazer nada. Robert iria beijá-la. Não, pensou sentindo sua mão
levantando. O garoto ainda olhava-a do mesmo jeito nojento e
asqueroso.
Não soube como fizera, mas sua mão voou em direção
ao rosto do garoto, esbofeteando-o com toda a força que tinha.
A raiva havia crescido monstruosamente e o tapa ressoou pelo
jardim. Todos ao redor olharam espantados."

Pág 362

Coisas estranhas começam a acontecer com nossa protagonista, sua miopia melhora 100%, entende o que seus amigos estrangeiros estão falando sem mesmo fazer algum curso, ela começa a ver coisas, um pombo fala com ela.. Isso mesmo, um pombo..

Lara pensa que está ficando louca, afinal se comunicar com um pombo não é normal. E quase no final do livro descobrimos o que o pombo é. O que é uma surpresa, então outra pergunta paira na sua cabeça, O porquê?

Suas 445 páginas voam e você nem sente, então eu mais que recomendo este livro, e digo mais, quem é fã de Fallen vai amar este livro.

Desejo mais que tudo a continuação, pois Luene tem o dom da escrita e nos faz sonhar a cada página.

Eu senti falta de mais romance no livro, mais nem por isso o livro não nos faz suspirar, ele tem romance, mais é leve. Porém já fiquei sabendo que o próximo volume terá um pouco mais de romance.

Bom, estou torcendo para que a Autora consiga uma editora o mais rápido possível, pois Luene tem um talento nato. Eu apoio com toda certeza a publicação e vou querer um exemplar para exibir na minha estante.

Marcos Pinto 10/04/2014

Realidade com um toque de fantasia
Lara é uma estudante comum, ou quase comum, já que é uma das pessoas mais inteligentes do planeta. Porém, tem dilemas como quase todos os outros jovens. Tem problemas sentimentais – o cara que ela ama não dá a mínima para ela –, com suas amizades e até com a sua vida social. Porém, nada disso parece incomodá-la muito.

No começo do livro, também nos é apresentado a família de Lara. Uma mãe preocupadíssima com os filhos e com o orçamento financeiro, uma irmã mais nova que é um doce e um irmão que adora implicar. Posteriormente, conhecemos o pai e os avós também.

A vida de Lara começa a mudar quando surge a oportunidade dela fazer a prova para a Instituição de Jovens Prodígios. Tal instituição aplicaria uma prova em todo o mundo, a fim de selecionar os jovens mais inteligentes do planeta. Depois de selecionados, eles passariam pelo menos três anos da Inglaterra estudando conteúdos diversos, como se fosse uma faculdade.

Entusiasmada, a mãe de Lara insiste para que ela faça a prova. No início, a menina não acredita em sua aprovação, já que estará competindo com jovens do mundo todo. Porém, determina-se a estudar bastante. Ao fazer um simulado cedido pela instituição, acaba indo muito bem e ganha confiança para a prova.

“À primeira vista, o teste poderia ser confundido com qualquer outro de qualquer universidade. A garota, no entanto, mudou de opinião ao ler a primeira pergunta. Ao invés de responder com rapidez e passar para a próxima, Lara ficou dez minutos em uma simples questão de português. Seus olhos arregalados demonstravam o quando a assustara.” (p. 50)

A prova aplicada é dificílima, porém, apesar do nível alto, Lara acaba passando em terceiro lugar, surpreendendo até a si mesma. Se não fosse o suficiente, apenas ela e outra brasileira foram classificadas, o que aumenta ainda mais o seu mérito.

“Lara continuou sentada na cadeira em frente ao computador, pensando. Sempre quis passar na Instituição, mas não queria ser uma aberração que acertara 99,7%. Desejava apenas passar, mesmo que fosse em último lugar.” (p.74)

Ao chegar à Inglaterra, Lara se deslumbra com o lugar. Para ela, era um sonho conhecer os considerados cartões postais do mundo. Porém, nem só de diversão é feita a viagem. Alguns dias depois, ela teve que rumar até a sua nova instituição. É nesse momento que os problemas começam.

Se não fosse o suficiente estar em um país desconhecido e sem amigos, algumas pessoas parecem tomar um ódio dela sem motivo algum, dificultando ainda mais a sua vida. Para piorar, ela pensa estar ficando maluca, já que começa a ouvir um pombo falando com ela. Quer saber o que acontecerá com Lara? Você terá que ler o livro.

“Lara estremeceu quando olhou mais atentamente para um quadro à sua esquerda, próximo a uma escada que dava acesso ao primeiro andar. Era um desenho abstrato, mas era como se pudesse se mover enquanto a garota caminhava. Uma mistura de urso e homem. O urso parecia sair de dentro do homem, rasgando a sua pele e quebrando seus ossos.” (p. 160)

Instituição para Jovens Prodígios é o primeiro livro da série que carrega o mesmo nome. É uma fantasia diferente, pois se aproxima bastante de nossa realidade, com apenas algumas diferenças, como um pombo que fala. Quem não se interessa muito por fantasia por achar muito distante da realidade, talvez goste do livro por esse motivo.

Achei o início da narração um pouco lenta, até por se tratar de uma introdução da série. A autora faz um apanhado sobre a vida da protagonista, dando uma base sólida para justificar as ações de Lara durante a obra. Porém, mais ou menos no meio do livro, o ritmo do livro fica mais intenso, com um número maior de conflitos.

Em alguns momentos, confesso que Lara me irritou um pouco, por parecer bem imatura para alguém tão inteligente. Porém, com o decorrer do livro, a personagem demonstra amadurecer um pouco. Porém, para ela enfrentar os problemas que ocorrerão, certamente ela terá que crescer bastante, de um jeito bom, ou do jeito ruim. Aposto mais na segunda opção.

Gostei da irmã de Lara, a Luana. Apesar de aparecer pouco no livro, ela demonstra ser uma doçura só. Também gostei de Mário, bem abusado e encrenqueiro. Mas ele também pouco aparece na trama. Contudo, tudo indica que ele terá uma participação maior no próximo livro.

As páginas do livro são brancas, o que é padrão da Editora Biblioteca 24 horas, mas a leitura não cansa, pois o espaçamento é excelente e o tamanho da fonte também. A diagramação é simples, apenas com as letras dos títulos dos capítulos diferenciadas.

Para quem prefere uma série mais adulta, talvez não consiga se prender tanto a série. Porém, para quem gosta de uma fantasia infantojuvenil, o livro é uma boa pedida. Se esse é seu caso, não deixe de ler esse livro.

site: http://desbravadoresdelivros.blogspot.com.br/2014/04/resenha-instituicao-para-jovens.html

Dayana 21/03/2014

Fofo!
Primeiramente uma pausa para essa capa! *o*

Achei lindíssima!!!

Agora sobre a história.

A Lara é uma garota pobre, que vê como alternativa passar em uma famosa Instituição para Jovens prodígios.Ela estuda, consegue a tão sonhada aprovação.Mas não imaginava que ao chegar lá, encontraria tantas coisas estranhas.Ela não consegue ser a mesma pessoa de antes, algumas pessoas passam a infortuná-la e descobre que essa instituição não lá o que parece.Mesmo assim, ela consegue fazer amizades com Irene, Patrick, Hugth( fofo, gato e inteligente!)

Ao ler as páginas me senti um pouco nostálgica.É que instituição, lembra muiiito Harry Potter, não por ter bruxos e nem ser uma escola de magia, mas foi aqueles acontecimentos gostosos escolares e os amigos da Lara que me fizeram essa comparação( pelo menos essa é minha opinião) Eu gostei muito, fiquei muito curiosa, porque a Lu foi malvada e só deixou as coisas pegarem fogo no final.:p
Quero muito ler o próximo e ver o que tanta esconde essa instituição e como ficará a Lara e seus amigos!

"Ana Paula" 11/01/2014

Em Instituição para Jovens Prodígios, conhecemos Lara Müller, uma adolescente nerd que mora no subúrbio do Rio de Janeiro. Lara é mais velha de 2 irmãos, e o que ela mais deseja é fazer uma faculdade e ajudar a sua família que não é rica, mas nunca passou necessidades extremas.
Lara é uma garota palpável, adorei isso no livro. A autora mostrou uma realidade que sempre vemos em famílias deste porte. A mãe é uma exímia dona de casa, que largou tudo para cuidar do esposo e dos filhos. O pai trabalha tanto que não tem tempo pra mais nada. Os filhos brigam entre si, claro! Mas existe amor entre eles. Tudo isso atrelado a uma história fantástica que leva o leitor a uma viagem incrível!

Lara sempre estudou em escolas gratuitas, e também, sempre foi a mais inteligente. Sempre gostou de estudar, memoriza as coisas facilmente, lê muito e adora tudo que é associado ao mundo nerd! Na sua antiga escola, somente duas pessoas conversavam com ela: Jéssica, que poderia ser considerada sua colega, pois a garota adora falar e não escuta nada que não seja do seu interesse. E Lucas, seu melhor amigo, a pessoa mais próxima a Lara depois de sua família. Lucas é um fofo! Mas ele sempre teve outros sentimentos em relações a Lara que nunca foram correspondidos porque o coração de Lara pertencia a outro rapaz que, acabou a magoando muito.
No meio disso tudo, Lara descobre que a Instituição para Jovens Prodígios, situada em Londres, abrirá vagas para novos alunos. Lara e sua família vêem ali uma chance para a garota, afinal ela é muito inteligente e pode sim se dar bem. Mas Lara sente logo de cara, que esta Instituição tem algo diferente.... estranho.... Será que ela será capaz de deixar sua família para viver em outro país? E Lucas? Logo agora que Lara passou a enxerga-lo, ela irá embora para sempre?

"As inscrições logo estariam abertas. Sua mãe insistira que ela decidisse de uma vez. A garota acabara se acostumando com a frase que ela usava quase que diariamente: "É uma oportunidade única na vida, filha!". A garota sabia disso e tinha medo. Medo de não passar e sentir-se vazia, sem conteúdo. Afinal, a inteligência era a coisa mais importante que tinha. Na verdade, era a única coisa mais importante e que valorizava em si. Ela se orgulhava disso. Então falhar não podia ser uma opção. Se fosse tentar, seria para passar."

Lara passa na difícil prova, e agora é preparar as coisas para a grande viagem. Mas chegando na Instituição, Lara começa a passar por difíceis pertubações. Conseguira fazer amizade com Irene, a outra brasileira que também passara no teste, Hugh, um inglês muito charmoso e Patrick, um americano que adora futebol. Mas também conseguiu irritar diversos estudantes só pelo simples fato de estar ali. Outras coisas esquisitas começam a acontecer com nossa protagonista, ela sente muito sono, sua miopia que antes era irreversível, agora não a incomoda mais, e o mais estranho de tudo: Um pombo se comunicou com ela! Mas afinal, o que esta acontecendo?

"Esse lugar está me fazendo mal, concluiu sentando-se em um dos inúmeros bancos de pedra absurdamente gelados espalhados pelo jardim. Suspirou e fechou os olhos. Não havia motivos para entrar em pânico. Bom, na verdade havia. Um pombo falara com ela! Isso não era considerado normal, certo?"

Com uma narrativa em terceira pessoa, IJP vem para levar o leitor há um mundo de jovens super inteligentes. A autora não foca somente na Instituição. Ela trabalha a vida de Lara antes de entrar na mesma. Sua família que é a base de tudo para ela. A personalidade de Lara é marcante e realista. Tenho certeza que vocês vão se identificar com ela em algum ponto da história. A diagramação esta boa, com poucos erros de revisão. A capa, bem, vou ser sincera. Prefiro a da 2º edição. Esta ficou feia em comparação a nova, mas remete a uma parte do livro que eu queria muito descobrir.... afinal, o que o urso e a cobra tem a ver com a história de Lara? Leiam o livro! rsrsrsrsrrsrs Infelizmente as folhas são brancas e o livro não possui aquelas orelhas nas capas. A capa tbm é bem mole e o tempo todo eu fiquei com medo de amassá-la! ¬¬

Sou fã da literatura nacional, e sempre que gosto de um livro, o indico sem pensar duas vezes. Gosto mais ainda, quando a história é ambientada aqui, no Brasil. Mas isso não deixa a desejar no livro. A autora soube trabalhar com maestria os acontecimentos nos dois países, Brasil e Londres. A descrição dos cenários, pontos turísticos, clima... Tudo muito bem feito! O que mais me empolgou neste livro, foram as pequenas indicações do livro preferido da autora: Harry Potter. Eu não li os livros, mas só pelos filmes, consegui distinguir vários pontos. O que me incomodou um pouco no livro, foi a utilização da língua inglesa. Bem, ela estava traduzindo tudo, então porque algumas frases e palavras tinham que ser em inglês? Nada contra.... já li outros livros que eram assim, mas para mim, incomodou um pouco. Afinal, o livro é nacional!
Este volume serve mais como um introdução. Muito mistério ronda a Instituição e Lara não descobriu nem a metade deles ainda. Muitas perguntas ficaram no ar e claro, aquele gostinho de quero mais!

Super indico essa leitura. IJP vem com tudo com sua 2º edição super linda e caprichada. Se você ainda não leu, não perca tempo e embarque nessa aventura com Lara, descubra junto com ela o que o grande castelo da Instituição esconde! Você não vai se arrepender!

" Lara sentiu seu coração apertar e o estômago revirar. Qual era seu papel em tudo aquilo? Era uma simples garota! Estranha, mas simples. Queria apenas passar em uma boa universidade e conseguir dinheiro para ajudar sua família. Como conseguiria lutar contra essas pessoas, sendo que sempre evitava brigas?"

site: www.livrosdeelite.blogspot.com

Helaina 19/11/2013

Excelente e promissora escritora brasileira!
Antes de começar essa resenha, eu preciso agradecer, e dizer que foi uma honra ter tido a oportunidade de ler o livro antes de ele ser publicado. As editoras estão perdendo um best-seller em minha opinião. Não vejo a hora de ter o livro nas mãos e com dedicatória!

Mas, de que livro é esse que eu estou falando? Trata-se do primeiro livro da série Instituição Para Jovens Prodígios da Luene Alves chamado A Seleção. É uma estória cheia de mistério com um toque de fantasia e um pouco de romance.

Lara é boa filha, consciente da condição financeira pouco confortável da família e boa irmã. Eu me identifiquei muito com a ela, principalmente com o jeitinho tímido e nerd dela.

"Nerd era sinônimo de ser uma garota sem vida social, sem experiências amorosas, vivendo na internet e tirando boas notas na escola."

E certa falta de sorte com os garotos...

"Ou eles não queriam nada com ela, ou ela não queria nada com eles."

Mas tudo muda na vida de Lara com o anúncio de uma prova que dará o direito, a quem for aprovado, estudar na Instituição Para Jovens Prodígios, na Inglaterra. Um lugar onde ela poderá dar continuidade a seus estudos com excelentes professores. Uma chance única na vida dela.

A prova não é nada fácil e o nervosismo de Lara ultrapassa as páginas a tela do computador. Eu quase fui estudar um pouco quando chegou o dia da prova. Senti a ansiedade da Lara como se fosse comigo. Entrei totalmente na estória. Adoro quando um livro faz a gente se sentir assim.

Com a aprovação, Lara e mais alguns jovens de todas as partes do mundo que também foram selecionados, vão para Londres onde ficam em um hotel de onde seguirão para a IJP. Apesar de estar em um lugar estranho onde não conhece ninguém, Lara aproveita bem sua estadia tanto no hotel quanto na cidade. Eu, depois de ler, fiquei ainda com mais vontade de conhecer Londres ao vivo!

A instituição é incrível! Basta dizer que é um castelo! E eu AMO castelos! Queria muito poder morar em um (o difícil deve ser fazer a faxina nele... rsrs). Situado na cidade de Sheffield, ao norte da Inglaterra, esse é o novo lar de Lara até terminar seus estudos. Só que, aos poucos, ela começa a duvidar que essa oportunidade tenha sido algo realmente bom. As situações pelas quais ela passa são no mínimo estranhas e Lara começa a duvidar até de sua sanidade mental. Mas a quem pedir ajuda estando tão longe de casa? Em quem confiar?

Parei! Não vou contar mais nada para não estragar a surpresa para os futuros leitores quando o livro for publicado, mas alguns detalhes eu não posso deixar de ressaltar sobre a escrita em si.

O livro Instituição Para Jovens Prodígios: A Seleção é do tipo que traz aquela leitura impossível de largar. Toda vez que eu pegava para ler, só parava quando a bateria do notebook começava a reclamar. Demorei um pouco para terminar de ler exatamente por isso. Se fosse um livro impresso acho que uns 3 dias teriam sido suficiente para terminar a leitura (sou uma negação pra ler no notebook).

As descrições das cenas também estão muito bem feitas. Não foi só a ansiedade antes da prova da Lara que eu senti enquanto lia. Também senti (e com muito gosto) o clima frio europeu e salivei em muitas das vezes em que a Lara ia fazer suas refeições na instituição.

Os diálogos também estão muito bem distribuídos pela narrativa (feita em 3ª pessoa) e o mistério da estória é mantido até as últimas páginas (na verdade ainda sobra mistério para os próximos livros).

site: http://hipercriativa.blogspot.com.br/2013/01/resenha-instituicao-para-jovens.html