A República

Platão

Resenhas - A República

Ricardo de Andrade 13/03/2021

Diálogos e mais diálogos
Os diálogos facilitam a leitura, que pela sua linguagem milenar acaba sendo cansativa. Mesmo assim, a obra não é de tão difícil compreensão. "A República" é o relato do homem da antiguidade ganhando força no pensamento e filosofando sobre aspectos que até então não eram tão bem destrinchados. Platão cumpre bem esse papel encarnando seu mestre Sócrates. Se você gosta de filosofia, principalmente a clássica, manda bala.

nanda 13/03/2021

???
precisei ler o livro por causa da faculdade, e mesmo com a leitura um pouco massante, me encontrei um pouco apegada nela. com certeza, me fez ter várias crises existenciais e em muitos momentos eu não tinha paciência pra mais nada, acabava brigando com os personagens das narrativas e deixava a leitura de lado até precisar voltar. mas foi uma experiência bastante interessante, eu diria.

Blonde Venus 08/03/2021

Um livro pra saborear
Uma das melhores leituras que fiz até hoje. Pra mim a República é uma leitura que deve ser saboreada. Eu particularmente lia, meditava e depois retomava. Platão disserta sobre tudo: poesia, arte, música, filosofia, política, sociedade, etc etc. Não concordo com tudo o que foi postulado, principalmente quando ele fala das mulheres, mas tudo bem, o livro tem muito mais a nós acrescentar.

rcmonteiro 09/02/2021

O que é justiça?
Que vontade de beber umas cervejas e desbravar os conceitos de justiça com estimados convivas...
Leitura não é tão fluída, tive que reler parágrafos mais de uma vez, e outras me cansei.
Ainda sim, o livro é uma excelente obra, que percorre muito profundamente o significado do que é ser justo.

Ju 08/02/2021

Achei que o caminho traçado para se chegar até o que seria, afinal, a justiça e o homem justo, bem interessante, porém, confesso que algumas partes para mim foram profundas demais, a ponto de precisar ler e reler várias vezes alguns trechos até conseguir entender, ou até perder a paciência mesmo e ignorar o que não deu pra entender. Fundamental gostar ou, pelo menos, ter um certo nível de conhecimento de filosofia para seguir pleno com a leitura.

Leonardo.Broinizi 01/02/2021

Essencial.
Um dos livros mais importantes da história, A República trata de temas que a humanidade ainda debate, ou seja, o livro ainda nos têm coisas a dizer.

Indico a todos que gostem de refletir sobre as bases do pensamento filosófico ocidental, a todos que queiram refletir sobre a vida em sociedade.

Obs.: Apesar de não ser um livro tão complicado de se ler, indico a leitura de algum livro introdutório, ou a pesquisabb de textos ou vídeos de especialistas, pra aproveitar melhor a leitura. No meu caso, estou lendo "Uma Introdução à República de Platão", de Giovanni Casertano (que será minha próxima resenha), além de vídeos no YouTube.

RodrigoRdeCarvalho 25/01/2021

Podcast de Filosofia sobre o Livro
A iniciativa nasce com cinco amigos se unindo para fornecer, aos alunos de graduação das humanidades e entusiastas da filosofia em geral, uma ferramenta que contribua com a leitura de obras clássicas.

Nosso objetivo é fomentar a leitura das obras, bem como fornecer as chaves de leitura, facilitando assim seu entendimento.

Apresentaremos uma obra a cada episódio, reunindo os elementos que possam facilitar sua compreensão, tais como contexto, influências, estrutura, ideias centrais, comentadores e críticos.

site: https://simposiodasluzes.wordpress.com/a-republica/

Vic 15/01/2021

Agora eu entendo os gregos
As vezes da vontade de dar um soco na cara de Sócrates pq ele é muito chato

Amanda 12/01/2021

Esse não é o A República de Platão
Na forma de diálogos, o autor faz uma análise sobre as formas de governo. Me chamou atenção uma passagem sobre equidade entre homens e mulheres, cidadãos e escravos porque ele reconhecia a desigualdade existente entre eles sem criar nenhuma justificativa estapafúrdia para isso...

Clara 25/12/2020

Sendo bem sincera, caso queira ler este livro arrume marcadores de textos e se possível faça anotações, pois é um livro no qual algumas coisas são explicadas e fazem completo sentindo atualmente no contexto político e social. Já que certas explicações são aplicadas até atualmente este livro é um belo exemplo de obra que se manteve contemporânea.

Fraoliveira180 18/12/2020

O corpo do homem é corruptível, mas sua alma é perene!
Platão em Sua obra, mostra em uma conversa aparentemente sem muito propósito uma quantidade exorbitante de ideias de cunho filosófico político religioso moral, E ainda sim e muito forte presente no texto voltadas para o meio espiritual ou para a alma do ser humano.
O texto se inicia com Sócrates conversando com Glauco, e com algumas " tiradas " de Trasímaco. No entanto isso não difere em nada, e ainda acrescenta para o enriquecimento do texto em seus diversos sentidos pois eles conversam e tratam a respeito da formação de uma república perfeita discutindo entre governantes, o homem injusto e a vivência e a relação entre as mulheres e filhos com o Estado governante.
Renato 19/12/2020minha estante
Pela resenha é possível perceber que você assimilou o espírito da obra. Nem todas as leituras são fáceis e compreensíveis, mas mesmo em meio ao caos é possível colher algo proveitoso.

Fraoliveira180 19/12/2020minha estante
Deveras pondero seu ponto de vista, oh meu nobre amigo!

Dao 18/11/2020

Não deve ser considerado um abandono, é apenas uma pausa
É um livro muito importante, com grandes ensinamentos. Porém, muito denso. Por causa de uma semana cheia de atividades acabei me atrasando na leitura. E eu senti que não estava aproveitando ao máximo tudo que este livro podia me oferecer. Para o bem do meu aprendizado, resolvi dar uma pausa, e depois, quando tudo estiver mais calmo eu poder aproveitar tudo o que esse livro me oferece.

Enzo.Baleeiro 12/11/2020

Esse é um livro tão clássico que o melhor que poderei fazer aqui é contar minhas impressões sobre a obra. Começando pela tradução, mesmo sendo do inglês, comparei com uma do grego e não vi ser tão diferente. A linguagem nesse livro é bem fluida, evitando debates como a tradução da palavra mímesis.
Esse livro para mim ficou mais evidente as ideias de Platão ( sua Ontologia, sua dialética, o devir...). Foi um livro praserozo pelo simples fato de conheçer as ideias. Algo que me surpriendeu também, era que Sócrates mesmo defendendo a inferioridade das mulheres (sem passar pano aqui), ele defendia a relevância e igualdade em funções dentro da sociedade, diferente de outros pensadores e de sua própria época.
Ótimo livro, com vários temas, e uma leitura bem fluida em diálogos.
Gabriel_Oliveira 29/01/2021minha estante
Quando li a parte da inferioridade das mulheres me deu a impressão que em todo momento ele falava apensas da inferioridade física e não da mental. Tanto que em todas as atividades administrativas e cognitivas ele defendeu a igual participação delas

fKempf 10/11/2020

Filosofia Clássica
Impresionante como um livro datado de tão longo tempo seja tão atual e discuta diversos temas importantes tanto em nível pessoal quanto coletivo.
Fogaça 04/12/2020minha estante
Comecei a ler a pouco e isso tem me impressionado também, assim a profundidade, me faz pensar o quão raso sou em meus pensamentos.

Rafael 01/11/2020

UM MUST READ
Aprendi que o Sócrates foi o maior filósofo ocidental e que filosofia se aprende na base da repetição , somente lendo e relendo você aprende alguma coisa .