Lolly Willowes

Lolly Willowes Sylvia Townsend Warner

Resenhas - Lolly Willowes

Guilherme Vechiato 28/02/2024

Um livro para ser descoberto.
Procurando livros disponíveis no KU acabei encontrando este, Lolly Willowes, lançado pela Bertrand Brasil em 2013. Após uma pesquisa e ler a sinopse decidi dar uma chance.

É um livro da literatura inglesa que está completando quase 100 anos do seu lançamento, escrito por Silvia Townsend Warner, autora que acabou sendo reconhecida muito tempo depois pela crítica inglesa, sendo hoje uma das precursoras do feminismo na literatura.

Na história vamos conhecer a vida da Lolly e sua jornada para uma vida fora do contexto pela qual ela está inserida no início do século XX. Entender este contexto histórico do pós primeira guerra, os movimentos pelos direitos das mulheres, a forma como a sociedade via as mulheres após todos esses acontecimentos é muito importante para o leitor absorver a mensagem da autora.

O simbolismo da bruxaria, do encontro com o demônio, não é algo expositivo e nem voltado para o terror, e sim, uma maneira simbólica de expor a dificuldade da personagem se livrar das amarras da sociedade da sua época.

A utilização desse simbolismos é perfeito pois na época da caça às bruxas, as mulheres eram perseguidas por quererem ter um lugar de fala, por se desviar minimamente das regras impostas pela sociedade.

Fazer essa ligacao entre a liberdade e a bruxaria é o ponto chave da história, além da Lolly ser uma personagem que cresce muito com a história.

Não é um livro fácil, tem seu desenvolvimento lento e muito descritivo, mas é uma história que tem algo a dizer e possui um toque muito especial no seu final.

babalu 05/07/2023

Livro chato, enrolado, não anda, muito demorado, e etc a história é de maluco. simplesmente não gostei. e nem entendi pra ser sincera

Kotowari 29/06/2023

Gostei da história. Só início até o meio é mais lentinho, depois começa a ficar realmente interessante.

oieamare 26/03/2023

QUE LIVRO É ESSE, MEU DEUS?!!! ??
Eu já tinha tentado ler esse livro umas três vezes desde 2021, quando eu comprei pela capa (?), mas só agora eu consegui chegar ao fim. E que luta, Jesus!

A história é meio pacata, as vezes morna demais e sem graça.
Parte disso pode ser proposital, algo como "a personagem sente viver uma vida morna, então o olhar de vida dela é da mesma forma".
Apesar disso, foi uma leitura bem cansativa e chata. A mensagem de independência feminina e de como Laura se via bem distante disso, dá pra sentir já na primeira página então o meio pode se tornar as vezes só um encher de linguiça.

Mas tenho que admitir que o final carrega tudo!!!
A crítica do final não só é direta como certeira. A autora fala veementemente sobre a "prisão" ao qual as mulheres são colocadas, com esses estigmas de donas de casas, boas esposas, boas tias, boas mulheres.
Enquanto isso Laura só quer se vê livre no campo com as suas coisinhas. É lindo o conhecimento que ela adquiri no final e perfeito os seus pensamentos e divagações sobre a existência.

Não é um livro que recomendo de cara porque não acho que vai agradar a todos, mas é uma leitura que vale a pena.
Que cada um agarre a bruxa ou o bruxo que existe dentro de si! ?

Stefania Matinha 31/12/2022

Achei o livro cansativo. Muita enrolação durante toda a história, já estava achando que tinha perdido algum detalhe.
Somente no final acontece alguma coisa, mas ainda assim, um discurso bem monótono.

Raven 26/11/2022

Constante e confortável
Comprei esse livro porque achei a capa bonita e só quando cheguei em casa vi sobre o que se tratava.
Lolly Willowes, desde o princípio, me prendeu por ser escrito de uma forma tão confortável e tão gostosinha que eu não consegui fazer nada senão ler o livro.
Tive uma sensação de lar na maior parte do livro e chegando no final, no último capítulo, comecei a ser verdadeiramente surpreendida com as reviravoltas da trama e com a auto descoberta tardia da protagonista. Muito bom.

Julia.Martins 14/11/2022

Literatura feminista de 1926
Livro de 1926, Lolly Willowes é um romance sobre a protagonista Laura (Lolly), uma moça de 28 anos que mora em Londres com o irmão e a cunhada após a morte do seu pai. Cansada de ser a tia solteirona (spinster) por 20 anos, ela decide sair de Londres e ir morar no interior da Inglaterra, onde se descobre bruxa. A narrativa muda completamente de direção a partir do momento que Lolly decide deixar Londres e sua família e ir morar sozinha. Da pacata vida de classe média londrina ao encontro com o sobrenatural no countryside britânico, esse livro tnarra a história de uma personagem que encontra sua força e sua voz em um período em que mulheres não tinham muitas opções além de casar e ter filhos. Detalhe para a vida da autora, Sylvia Townsend Warner, que além de comunista era lésbica e escrevia sobre feminismo e paganismo. Vale bastante a leitura, entretanto, a partir da segunda parte do livro há uma mudança no ritmo e no enredo, o que parece desagradar muitos leitores. Fora isso, o encontro da personagem com o sobrenatural envolve um diálogo com o próprio Satã, o que também parece incomodar muitos leitores desavisados. Acredito que esse livro é ideal para aqueles que compreendem a importância de se questionar o patriarcado, as imposições sobre os corpos de mulheres, especialmente após os 30 anos, etc.
Excelente leitura!

SaCipher 16/07/2022

Eu sou uma bruxa?
De acordo com esse livro sim kk
Confesso que a sinopse me chamou muito atenção pois queria saber o que a palavra "bruxa" significaria nesse livro e bom fiquei muito encantada com esse final tipo foi simples mas foi muito interessante enfim recomendo:3

Sabryna 03/06/2022

Boa
A história e de fato meio ?parada? e não de ?prender o leitor em tramas e etc?, mas é um livro bom e recomendo para uma tarde de chuva sem nada para fazer
Ana Lee 03/06/2022minha estante
Eu gostei no começo, mas depois achei meio delirante.. Eu quis muito gostar, mas pra mim não deu

Cris Prates 30/05/2022

Vida simples e transformação pessoal
Laura ou Lolly sempre viveu para a família, até o momento que decide finalmente se emancipar e seguir sua vida de maneira plena, em companhia da natureza e de si mesma. Acontece que estamos diante de uma mulher solteira, na Inglaterra do século XIX. Wilky Collins nos transporta para um ambiente quase mágico na zona rural do interior inglês e nos faz percorrer os caminhos e entender as escolhas de Lolly. Leitura agradável e rápida.

Juca Fardin 17/02/2022

Grande descoberta!
Maravilhosamente bem escrito. Uma grata surpresa, de nos levar às sensações provocadas por sabores e cheiros das ervas.

Ana Lee 17/01/2022

Foi ficando ruim
Comecei o livro até animada, mesmo não sendo meu estilo, a escrita pareceu cativante... mas terminei na força do ódio.
Fiquei meio entediada com a vida da protagonista e ela me pareceu sem sentido no final.

Rute31 09/11/2021

Tia Lolly
A perda do pai marcou para sempre a vida de Lolly Willowes. É por isso que, ainda criança, ela decide morar com o irmão, onde cuida dos sobrinhos e ajuda a cunhada nas tarefas domésticas. Durante vinte anos, Lolly se anula, resumindo-se a uma tia amada pela família.

Amy 16/09/2021

Escrito por Sylvia em 1926, foi uma das primeiras feministas a trazerem à tona temas sensíveis a respeito da condição da mulher, abordada no livro. O enredo é um retrato da mulher em busca pela sua liberdade e a descobre nas mãos do misticismo. O livro é bem escrito e a parte dos diálogos da Lolly é impactante.