O Vampiro Que Descobriu o Brasil

Resenhas - O Vampiro que Descobriu o Brasil

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

lai 24/04/2011

Realidade Imaginária
Esse livro é uma verdadeira aula sobre a história do Brasil, desde seu começo na colonização até a sua independência e a passasgem por alto pela ditadura militar.
Apesar de falar de uma coisa antiga ele nos trás tudo de uma forma muito cômica, até porque ela é vivida por um vampiro que só chega ao que quer no fim do livro depis de ter vivido toda essa época do Brasil.
Por fim este livro é maravilhoso para as pessoas que gostam de história, para as que gostam de vampiros e sendo que ele é muito informativo e legal!

Velton 08/07/2012

O valor da imortalidade

O vampiro que descobriu o brasil é um belo conto pois revela o expendido sentido da vida exibindo uma opinião que deixa muito claro que
a imortalidade esta em nossos sentimentos cabendo aragem e o colhimento dos frutos pois como mesmo fala "a vida não vale mais que um pedaço de bacalhau e uma taça de vinho.Então deve-se viver a imortalidade de cada momento!

Sidney 28/08/2016

O Vampiro que Descobriu o Brasil
Este livro certamente vai fisgar a sua atenção. O autor Ivan Jaf sabe como ninguém mesclar ficção e fatos históricos numa só obra.
A trama se desenrola quando Antônio, o proprietário de uma taberna portuguesa, é mordido no pescoço por um mal humorado "cliente". Por não ter todo o seu sangue bebido, Antônio não morre, mas se transforma em vampiro e, contra a sua vontade, tenta se adaptar à nova vida, recebendo orientações de um vampiro amigo. Impossibilitado de comer bacalhau e beber vinho, ele começa a sua busca incessante, objetivando cravar uma estaca bem no meio do coração do maldito vampiro que o colocou naquela situação e, quem sabe, voltar a ter esses pequenos prazeres como humano. Nessa busca, ele acaba entrando na embarcação de Pedro Álvares Cabral e descobrindo um novo país, o nosso Brasil. Desvenda os dois lados da história, que nem sempre nos é contada na escola e na vida.
Influenciando alguns fatos, tentando ao máximo não interferir em outros, Antônio passa por todos os momentos importantes, sendo até companheiro de algumas personalidades históricas.
O autor dessa obra nos dá datas, oferece-nos explicações e curiosidades históricas inéditas, pelo menos para um leitor incipiente. É, certamente, uma leitura magnífica e fácil. Que nos oferece um final totalmente inesperado.

Celia 20/01/2012

O Vampiro que Descobriu o Brasil
Livro delicioso de se ler, divertido, escrito em tom de sátira e repassando os grandes momentos históricos do Brasil, desde o descobrimento até os dias atuais. A história versa sobre um vampiro que, transformado contra a vontade, dedica a vida a matar o vampiro que o transformou.

Leonardo Matos 09/08/2012

Que tal estudar história do Brasil com outro ponto de vista?
O livro responde a pergunta feita no título.
O autor tem a oportunidade de compreender diversas situações na história nacional através da visão de um vampiro nem um pouco convencional.
O enredo segue a trajetória de nossa história e conta através de aventuras do personagem principal a história do brasil com uma ironia muito crítica.

NoCanto da Esta 10/06/2012

O vempiro que descobriu o Brasil
BLOG; nocantodaestate.blogspot.com

Antônio pegava no batente desde cedinho logo quando aparecia os primeiros raios do sol até o ultimo fregues ir embora.Numa noite só restava um cliente e ele foi falar com o senhor que estava calado e com cara de brava . O cara era na verdade um vampiro não um vampiro qualquer o melhor e mais poderoso dos vampiros que podia entrar no corpo de qualquer humano. Antonio ficou muito bravo no começo ele não queria aceitar que agora tinha se transformado num vampiro e precisou de outro vampiro chamado Domingos para dizer o que na verdade ele já sabia só não queria aceitar.

Domingos falou para Antonio que o nome do vampiro era Senhor ( estranho mesmo é assim que chamavam no livro) e o Domingos disse que para voltar a ser humano, que era o que Antonio mais queria, tinha que enfiar uma estaca no coração do tal Senhor assim ele voltaria ao normal ( estranho tantas pessoas gostariam de se transformar em vampiros e eles querem se destransformar vai entender!!).

Domingos também contou para ele que o tal Senhor tinha embarcado no navio de Pedro alvares Cabral e ele embarca também escondido porque ele não pode aparecer de dia ou então sua pele queima.

Assim começa a aventura dele descobrir quem será o Senhor sendo que ele pode ser qualquer um á qualquer hora.

OPINIÃO:
Este livro ele é curtinho e deveria ser lido por todos os alunos no ensino fundamental quando está aprendendo sobre o descobrimento do Brasil etc.
É claro o livro não lá uma maravilha mais chega a ser engraçado em algumas partes, sem contar que também ensina algumas coisas.

Sulamita Atimal 09/06/2012

A melhor aula de Historia do Brasil que já tive
Nunca tive TV em minha casa e não frequentava cinemas, computador com internet nem sabia o que realmente era naquela época... Então os livros da biblioteca da escola eram a melhor e a única opção de diversão para mim...

Desenvolvi uma paixão por determinados estilos de leitura...um dia estava vasculhando as poucas prateleiras da escola pública estadual em que estudei e encontrei este livro.

Comecei a ler e logo percebi que ele era diferente. Ele não servia apenas para divertir mas também para educar. Eu amo História mas as partes relativas ao Brasil nunca me apaixonaram. Este livro tornou o estudo do nosso passado muito mais divertido para mim.

Eu realmente gostei muito. Diferente de alguns livros que a gente lê e esquece a história ou o título esse realmente marcou.

mariioliva 25/09/2012

O Vampiro que descobriu o Brasil
Livro: O Vampiro que descobriu o Brasil
Autor: Ivan Jaf
Editora: Ática
Ano: 1999
Número de Páginas: 125

“O verdadeiro vampiro é o tempo, é ele que suga a vida, mesmo a dos vampiros que parece eterna, mas que pode acabar”.

O Vampiro que descobriu o Brasil conta a história de Antônio Brás, um comerciante, proprietário de uma taberna que funcionava no porto da praça principal de Restelo, a pouco mais de uma légua de Lisboa. Porém numa certa noite é atacado por um homem velho e esquisito que lhe morde o pescoço, cravando os caninos em sua jugular e o deixando caído abandonado. Depois do incidente, Antônio acorda se sentindo muito bem disposto, mas sem entender porque o vinho tinto rascante e as lascas de bacalhau fritas no azeite que tanto adorava não lhe descem mais pela garganta, e porque sob o sol sua pele se queimava.

Ao devorar uma ratazana viva, Brás percebe que suas forças se revigoram e também toma consciência do que acaba de fazer e em meio ao pavor da situação se depara com Domingos, o qual lhe dá a notícia de que, assim como ele, Antônio agora era um vampiro. Domingos lhe explica que agora ele precisa se alimentar de sangue e não pode mais sair ao sol, e que ele fora atacado pelo mais poderoso dos vampiros, um já bem antigo que tem a habilidade de possuir um corpo humano. O Velho, como é conhecido, que lhe atacara estava possuindo um comandante que logo partiria de Lisboa para as expedições na Índia. A única forma de reverter sua situação era conseguir enfiar uma estaca no peito do vampiro que lhe transformara e aspirar suas cinzas. Como não sabia em que corpo estaria o Velho, mas que seria em alguém importante das caravelas, Antônio embarca na expedição de Pedro Álvares Cabral que rumava para a Índia, mas acaba chegando à terra que hoje é conhecida como Brasil.

Antônio circula por várias regiões do Brasil, vivencia diversos momentos históricos, esbarra com o Velho de vez em quando, mas suas tentativas são em vão. No entanto, Antônio não desiste, a saudade de lascas de bacalhau fritas no azeite e de vinho tinto rascante é muito maior. Brás presencia os acontecimentos que marcaram a história das relações políticas e externas do Brasil. Desde a exploração do pau-brasil, o início da colonização e escravidão, exploração de minérios, abolição da escravatura, o golpe militar de 1964 e todo o processo em que passa o país com o progresso e decadência da ditadura militar, com a abertura da política, inclusive o movimento das Diretas Já. Mas nunca se envolveu diretamente com os acontecimentos, apenas era um espectador sempre presente.

Durante 500 anos, Brás tenta sem sucesso se encontrar com o Velho para lhe dar cabo e conseguir voltar a ser humano. E se habitua cada vez mais a vida nova de vampiro, sempre se alimentando de animais.
"Um dos problemas em ser vampiro antes da invenção da luz elétrica é que a maioria das coisas importantes acontecia de dia".
A história em si não tem como foco os vampiros, mas segundo o autor, era preciso um imortal, um vampiro, para contar suas experiências, uma versão particular da história do Brasil.

É uma leitura leve, infanto-juvenil, que detalha a História do Brasil de forma cômica e interessante, sem ser chato. O final é bem inesperado! Uma curiosidade interessante é criação da lenda da mula sem cabeça, que na história do livro é uma mula que serviu de alimento para Antônio, e que teria se tornado vampira. O animal começou a atacar cavalos e foi surpreendido por soldados que, aprisionando-o, cortaram sua cabeça, surgindo assim a famosa mula sem cabeça. Não está no meu hall de favoritos, mas foi um livro que gostei muito na minha adolescência, então recomendo. Boa leitura!

Para mais resenhas literárias, acesse www.amadoslivros.blogspot.com

Ewerton Ricardo 19/07/2012

Eu ganhei este livro em 2003, quando eu estudava no Colégio estadual Maciel Monteiro, tinha apenas 14 anos. Eu li ele em 4 dias e o guardei junto de sua coleção, que por visto não à li. Depois de uns dois anos eu fazendo uma arrumação em meu quarto achei-o e comecei a ler novamente.

O livro trás uma história de um vampiro que atravessa uma grande aventura durante o Brasil colônia, entre suas aventuras são descobertas algumas histórias e como se tornaram lendas, como por exemplo a mula sem cabeça e etc... Grande história que me fez ler um livrinho pela primeira vez.

Kotó 24/08/2012

Um resumo da história do Brasil.
Lê-se este livro em um dia e, sem muitos detalhes, você consegue percorrer por toda a história brasileira de um outro ponto de vista.

Muito simples, recomendado para quem está cursando o ensino fundamental ou médio, por estar em constante contato com a história brasileira, mas recomendado também para aqueles que há muito já se esqueceram dos mais de 500 anos brasileiros.

Surpreende-me negativamente o modo como o personagem principal simplesmente abandona sua mulher e seus filhos, contradizendo sua própria filosofia de pós-vida.

Guilherme 22/01/2013

Uma ideia sobre o livro.
O livro conta um pouco da história do Brasil e as fragilidades e vantagens de um vampiro em um país tropical recem descoberto.
Folclore está incluso também.

Flávio 23/09/2013

Este livro foi recomendado a mim, com o proposito de ser engraçado...sqn.
Livro ulta fino que fica sendo possível termina-lo em uma tarde.
Apesar de eu ter imaginado que ele seria relamente muito engraçado, so conseguindo rir uma duas vezes,acabei gostando da estória, pois não é sempre que um vampiro descobre o Brasil.

Kátia 10/11/2013

Este livro conta a história de um rapaz, desde que se torna vampiro, em Portugal, e toda a sua jornada para encontrar aquele que o transformou.
É muito interessante, pois conta, através da estória do personagem principal, fatos ao longo da história do Brasil.
Indico muuuito, para adolescentes que gostem (e se não gostam acredito que passarão a gostar) de história.

Iara.Diniz 18/05/2015

O vampiro que descobriu o Brasil
Um dos primeiros livros que li, lembro que adorei. Excelente livro para quem está iniciando o gosto pela leitura, especialmente para quem gosta de história e tem interesse em conhecer um pouco mais da história do Brasil. Livro super fino, de leitura rápida e simples. Ideal para jovens que estão descobrindo o rico universo da leitura.

Rene 13/02/2009

O vampiro que descobriu o brasil
O livro conta de uma maneira muito inusitada 500 anos de Brasil vividos por um vampiro. Seu nome é Antônio, Lusitano, natural de Lisboa. É dono de uma tasca (taverna em outras palavras) onde trabalha desde que o sol nasce até o ultimo cliente ir embora. Certa noite Antonio decide fechar a tasca (pois já estava exausto), não sabia ele que o ultimo cliente era um vampiro e furioso pelas circunstancias, ataca Antônio.
A partir daí é que muita coisa muda. Antonio começa a sofrer as mutações de um vampiro: irritação com o sol, força revigorada a noite, reflexos aumentados e o pior: não consegue digerir nem um bacalhau com azeite, pois agora seu corpo só se alimentaria de sangue. E é por isso que Antônio parte em busca de uma solução, a de deixar de ser vampiro. Para isso surge Domingos um vampiro que ensina diversos truques para Antônio juntamente com o segredo de desfazer tamanha maldição. Antônio deveria cravar uma estaca no peito do vampiro que lhe mordeu e após o mesmo virar cinza, rapidamente ele deveria cheirá-las, desfazendo assim a maldição.
Destinado a reverter o problema, Antônio só precisava saber mais uma coisa: onde encontrar o vampiro. E então Domingos entrega a pista de que o velho (pois é assim que é chamado o vampiro que mordeu Antônio) tem um estranho hábito de participar de acontecimentos históricos, e como era o ano de 1500 Antônio pensa: “vou pegar o velho agora, pois deve estar no corpo de Cabral” e destinado a vingança, entra na nau de Cabral com o intuito de desfazer a maldição antes de chegar às índias. Só não contava que Cabral não pararia nas índias e sim na famosa terra dos papagaios (terra papagali) onde aportaria e o velho tomaria outros corpos para habitar “temporariamente”.
Antônio que quando mordido estava machucado (manco, mais precisamente) vive os 500 anos de Brasil no encalço do velho. Conseqüentemente, vive os principais acontecimentos históricos ao lado dos símbolos heróicos nacionais como: Dom Pedro I (na qual tem até a honra de se tornar amigo de D. Pedro nas mesas de carteado); Tiradentes e outros símbolos políticos. E com respeito a humanidade, prefere não interferir na história.
Concluindo, o livro foi de grande riqueza em conhecimento pois pudemos ver de um outro ângulo a história do Brasil. Vivida e relatada por “algo” mais próximo.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6