O Vampiro Que Descobriu o Brasil

O Vampiro Que Descobriu o Brasil Ivan Jaf

Resenhas - O Vampiro que Descobriu o Brasil

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Flávio 23/09/2013

Este livro foi recomendado a mim, com o proposito de ser engraçado...sqn.
Livro ulta fino que fica sendo possível termina-lo em uma tarde.
Apesar de eu ter imaginado que ele seria relamente muito engraçado, so conseguindo rir uma duas vezes,acabei gostando da estória, pois não é sempre que um vampiro descobre o Brasil.

Guilherme 22/01/2013

Uma ideia sobre o livro.
O livro conta um pouco da história do Brasil e as fragilidades e vantagens de um vampiro em um país tropical recem descoberto.
Folclore está incluso também.

Kotó 24/08/2012

Um resumo da história do Brasil.
Lê-se este livro em um dia e, sem muitos detalhes, você consegue percorrer por toda a história brasileira de um outro ponto de vista.

Muito simples, recomendado para quem está cursando o ensino fundamental ou médio, por estar em constante contato com a história brasileira, mas recomendado também para aqueles que há muito já se esqueceram dos mais de 500 anos brasileiros.

Surpreende-me negativamente o modo como o personagem principal simplesmente abandona sua mulher e seus filhos, contradizendo sua própria filosofia de pós-vida.

Ewerton Ricardo 19/07/2012

Eu ganhei este livro em 2003, quando eu estudava no Colégio estadual Maciel Monteiro, tinha apenas 14 anos. Eu li ele em 4 dias e o guardei junto de sua coleção, que por visto não à li. Depois de uns dois anos eu fazendo uma arrumação em meu quarto achei-o e comecei a ler novamente.

O livro trás uma história de um vampiro que atravessa uma grande aventura durante o Brasil colônia, entre suas aventuras são descobertas algumas histórias e como se tornaram lendas, como por exemplo a mula sem cabeça e etc... Grande história que me fez ler um livrinho pela primeira vez.

mariioliva 25/09/2012

O Vampiro que descobriu o Brasil
Livro: O Vampiro que descobriu o Brasil
Autor: Ivan Jaf
Editora: Ática
Ano: 1999
Número de Páginas: 125

“O verdadeiro vampiro é o tempo, é ele que suga a vida, mesmo a dos vampiros que parece eterna, mas que pode acabar”.

O Vampiro que descobriu o Brasil conta a história de Antônio Brás, um comerciante, proprietário de uma taberna que funcionava no porto da praça principal de Restelo, a pouco mais de uma légua de Lisboa. Porém numa certa noite é atacado por um homem velho e esquisito que lhe morde o pescoço, cravando os caninos em sua jugular e o deixando caído abandonado. Depois do incidente, Antônio acorda se sentindo muito bem disposto, mas sem entender porque o vinho tinto rascante e as lascas de bacalhau fritas no azeite que tanto adorava não lhe descem mais pela garganta, e porque sob o sol sua pele se queimava.

Ao devorar uma ratazana viva, Brás percebe que suas forças se revigoram e também toma consciência do que acaba de fazer e em meio ao pavor da situação se depara com Domingos, o qual lhe dá a notícia de que, assim como ele, Antônio agora era um vampiro. Domingos lhe explica que agora ele precisa se alimentar de sangue e não pode mais sair ao sol, e que ele fora atacado pelo mais poderoso dos vampiros, um já bem antigo que tem a habilidade de possuir um corpo humano. O Velho, como é conhecido, que lhe atacara estava possuindo um comandante que logo partiria de Lisboa para as expedições na Índia. A única forma de reverter sua situação era conseguir enfiar uma estaca no peito do vampiro que lhe transformara e aspirar suas cinzas. Como não sabia em que corpo estaria o Velho, mas que seria em alguém importante das caravelas, Antônio embarca na expedição de Pedro Álvares Cabral que rumava para a Índia, mas acaba chegando à terra que hoje é conhecida como Brasil.

Antônio circula por várias regiões do Brasil, vivencia diversos momentos históricos, esbarra com o Velho de vez em quando, mas suas tentativas são em vão. No entanto, Antônio não desiste, a saudade de lascas de bacalhau fritas no azeite e de vinho tinto rascante é muito maior. Brás presencia os acontecimentos que marcaram a história das relações políticas e externas do Brasil. Desde a exploração do pau-brasil, o início da colonização e escravidão, exploração de minérios, abolição da escravatura, o golpe militar de 1964 e todo o processo em que passa o país com o progresso e decadência da ditadura militar, com a abertura da política, inclusive o movimento das Diretas Já. Mas nunca se envolveu diretamente com os acontecimentos, apenas era um espectador sempre presente.

Durante 500 anos, Brás tenta sem sucesso se encontrar com o Velho para lhe dar cabo e conseguir voltar a ser humano. E se habitua cada vez mais a vida nova de vampiro, sempre se alimentando de animais.
"Um dos problemas em ser vampiro antes da invenção da luz elétrica é que a maioria das coisas importantes acontecia de dia".
A história em si não tem como foco os vampiros, mas segundo o autor, era preciso um imortal, um vampiro, para contar suas experiências, uma versão particular da história do Brasil.

É uma leitura leve, infanto-juvenil, que detalha a História do Brasil de forma cômica e interessante, sem ser chato. O final é bem inesperado! Uma curiosidade interessante é criação da lenda da mula sem cabeça, que na história do livro é uma mula que serviu de alimento para Antônio, e que teria se tornado vampira. O animal começou a atacar cavalos e foi surpreendido por soldados que, aprisionando-o, cortaram sua cabeça, surgindo assim a famosa mula sem cabeça. Não está no meu hall de favoritos, mas foi um livro que gostei muito na minha adolescência, então recomendo. Boa leitura!

Para mais resenhas literárias, acesse www.amadoslivros.blogspot.com

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6