A insustentável leveza do ser Milan Kundera

Resenhas - A Insustentável Leveza do Ser

Laay 29/06/2023

Esse livro deveria ser uma leitura obrigatória, é muito rico filosoficamente e historicamente falando, da para analisar de diversas formas cada personagem. Terminei de ler já pensando em uma releitura, atenta e com uma percepção diferente.

Sofia 28/06/2023

Existem livros para o dia, livros para noite e existe "A insustentável leveza do ser"
Eu não encontrei um turno confortável para ler esse livro, se lia de dia ficava pensando com um certo incômodo nas decisões das personagens,já se lia a noite, quando não passava um bom tempo fazendo o mesmo que de dia, sonhava com o livro... É um excelente livro vale o incômodo

Filosofia, invasão, péssimas decisões para vida pessoal, cachorrinho fofo, o peso e a leveza

Guilherme 28/06/2023

O livro é bom... A sensação que tive ao ler esse livro foi a mesma de assistir uma aula de um professor que sabe muito sobre o assunto que leciona mas tem uma didática ruim. O autor usa e abusa de idas e vindas no tempo, e faz as mais variadas conexões filosóficas com as histórias de seus personagens, e você leitor que lute para acompanhar. É um livro para quem já tem estrada, digamos assim. Eu gostei muito de algumas partes, principalmente o capítulo final (sétima parte - na edição que li), mas realmente não gostei de outras partes, mas como disse, posso não ter estrada suficiente para ter entendi ou simplesmente ter lido errado. Vale a leitura.

Giselle132 28/06/2023

"Todos nós temos necessidade de ser olhados."
Esse é um livro bom, mas acho que não é o tipo de livro pra mim, porque tem muita reflexão, filosofia e sei lá mais o que no meio da história, e eu não me sinto capaz de verdadeiramente entender tudo o que o autor quis passar.
Tirando isso, a história é muito humana. Me identifiquei com algumas partes e enfim, acho que valeu a pena a leitura.

"Para um amor se tornar inesquecível é preciso que, desde o primeiro momento, os acasos se reúnam nele como os pássaros nos ombros de São Francisco de Assis."

"A maior parte das vezes, para escapar ao sofrimento refugiamo-nos no futuro. Julgamos que a pista do tempo tem uma linha marcada para lá da qual o sofrimento presente há-de cessar."

"Um belo dia, sem saber muito bem como, toma-se uma decisão, e depois essa decisão ganha a sua inércia própria. Cada ano que passa é um bocadinho mais difícil mudá-la."

rfalessandra 24/06/2023

Esse livro é totalmente diferente de qualquer coisa que eu já tenha lido.
Leitura densa, por várias vezes tive que voltar porque tinha a sensação de ter perdido alguma coisa.
Tomas é um homem que se adapta aos acontecimentos, mas não se rendeu a humilhação moral da sociedade. Tereza foi seu ponto fraco e mínimo de moralidade, ela tinha o que ele não tinha, e isso o equilibrava.
O livro é incrível e merece uma releitura para poder entender todas as miudezas que o autor proporciona.

Mariimagno 22/06/2023

Nota: 4/10

Juro que tô sendo generosa por causa do início.
O livro começa bem e da até uma empolgada. No meio q coisa se perde totalmente.
Eu não consegui entender a lógica do título do livro.
E acho que o livro culminou no caso Neymar kkk e eu só consigo ver o Tomás como Neymar.
Aí como dói ser eu, como dói querer transar com todas as mulheres que surgem na minha frente. Como dói amar uma mulher e ver ela sofrer- como se eu não tivesse nada a ver com isso. Não posso fazer nada a não ser assistir vc sofrer por algo que é culpa minha, mas aceite.
Sério?
Aí temos Tereza uma personagem massa, mas aí fica nessa de corna mansa. Preguiça.
Chega um ponto que a narrativa se torna lição de moral.
Tipo, o cara que trai recebe paciência e perdão, até cansar de trair ou simplesmente não se fala mais nisso, não se torna mais uma questão as traições dele. A mulher corna que teve toda paciência de ser chifrada, recebe o bom homem de volta como troféu por ter suportado tudo por amor, agora ela é merecedora de devoção.
Aí vem o estereótipo da amante. Que vive da sedução e de casos fugazes, obviamente viver assim torna nela infeliz e sozinha e o velho que ela ama morre e volta para a mulher que o esperou, do qual ele a honra, pede perdão e se arrepende.
Morre mais um idiota sendo perdoado.
O Tomás, nem se fala. O cara todo errado, mas olha só os primeiros 50 anos do homem é uma longa escola de aprendizagem. Então ele brinca de ?política? opinando sem medo e é perdoado, afinal ele é homem, branco, médico, intocável. Ele brinca de marido, ele brinca de casinha e quando se sente pronto decide brincar de pai. E ele simplesmente acha ?insuportável essa leveza de ser? ele.
Olha, sinceramente.
Pietra 23/06/2023minha estante
AMEI essa comparação com o Neymar KKKKKK juro fez mt sentido

Mariimagno 23/06/2023minha estante
Kkkkkkkkkk só consegui ver isso

joyce 16/06/2023

?queria que fosses fraco como eu.?
Existe uma sensibilidade, uma franqueza, um sincero cuidado com o qual precisamos tratar a si e ao outro quanto às paixões infames, aos ciúmes, à doença, à vergonha, ao luto. por que essas coisas conotam vida tais quais a euforia e a força.
há também beleza na vulnerabilidade.

Débora 15/06/2023

A raiva que eu passei...
Raiva define o meu sentimento com esse livro. A forma como as mulheres são descritas e a sexualidade feminina é descrita nesse livro eu não sei nem descrever. As partes sobre o contexto histórico foram as únicas que me interessaram, e elas infelizmente não são a maior parte do enredo.

Sa | @umadose.de.literatura 08/06/2023

Traz reflexões interessantes
O início foi incrível! Fiquei encantada com tudo, mas foi ficando chato e não melhorou muito até o final. Traz reflexões interessantes sobre o peso e a Leveza de viver. O contexto histórico me deixou um pouco confusa, tive que fazer algumas pesquisas. Uma obra bem escrita e escrita de maneira inteligente.

Lucas.Castelo 08/06/2023

Sublime
Esse livro é de uma beleza filosófica tão grande, e mesmo com todos os dilemas e análises filosóficas não se torna um livro chato. Pra mim o conjunto de personagens e suas características representam bem a essência humana. Foi minha melhor leitura desse ano

Vanessa1616 06/06/2023

A insustentável leveza do ser
Livro simplesmente sensacional. Leitura necessária para todas as pessoas.
Quando chegou ao fim, queria mais páginas ?.

Teo Sales 04/06/2023

Escrita interessante, porém personagens desgastantes. Gostei que havia muitas passagens que faziam refletir e ponderar sobre várias questões históricas-sociais. Precisarei reler para poder absorver mais o conteúdo desse livro.

Raianny.Moraes 02/06/2023

A leveza de ser um nada.
Não há nada mais vazio do que não ver sentido na vida. Isso torna o homem autodestrutivo.
Casar, ter filhos, carreira, bens e propriedades, comunidade, tudo isso pra quê, se nada faz sentido?
Tomas é um homem que se adapta aos acontecimentos, mas não se rendeu à humilhação moral da sociedade. Ele arcou com as consequências de acreditar em algo. Tereza foi seu ponto fraco e mínimo de moralidade, ela tinha o que ele não tinha, e isso o "equilibrava".

Excelente leitura! Milan Kundera potencializa a literalidade dos fatos, expõe comportamentos de pessoas corruptas, adúlteras, outras saturadas da imoralidade alheia, como Tereza, mas que está acostumada com tudo isso.
Recomendadíssimo!