A insustentável leveza do ser

A insustentável leveza do ser Milan Kundera

Resenhas - A Insustentável Leveza do Ser

Luiza Carvalho 27/02/2023

Confesso q essa n é uma resenha mt justa, pq grande parte do livro foi uma leitura dinâmica

no começo eu até tava inspirada e gostando de algumas coisas, mas dai o tomas começou a me irritar MUITO e a coisa anti comunista do autor me incomodou tbm
mas depois de um tempo eu achei q ficou chato, n aguentava mais ler e nem me importava mais com os personagens, e olha q eu gosto de livros mais floreados e nessa vibe meio """""cult"""""

por esse motivo sinto q a minha opinião n deve ser levada em consideração, pq eu n sei de metade das coisas q aconteceram no livro pq eu simplesmente n li kkkkkkkkkk
Giulia 24/04/2023minha estante
Que inveja, gostaria de não ter lido metade das coisas que acontece nesse livro ?

luanaszalves 23/02/2023

Crises, devaneios e meditações
Acho que esse livro foi um grande bloco de notas que o autor usou pra expressar suas angústias, reflexões e crises existenciais. Porém, do jeito mais inteligente que eu já li, por meio de uma narrativa com começo meio e fim.
Acredito que algumas partes do texto me pareceram desconexas e, no meu ver, acho que as mensagens que o autor queria passar ser emanadas através da própria história principal, já que, além do leitor estar angustiado com as duras e muito bem escritas meditações do autor, ainda precisa entender e processar uma outra história coadjuvante que surge no meio do livro.
Fora isso, acho que é um livro que merece ser lido lentamente e digerido aos pouquinhos, pois tem muito o que dizer para o leitor.

Gabi Rosemberg 23/02/2023

Peso e leveza, alma e corpo
Através de Tomas, Tereza, Sabina e Franz, o livro traz uma visão sobre a dualidade do peso e da leveza, do corpo e da alma. Lindo livro, denso e intenso

Fer2410 23/02/2023

Que livro!!!
Amei toda a história, apesar das divagações filosóficas sobre a vida, sentimentos e relacionamentos.
A parte final do livro me emocionou bastante.
Vale muito a leitura!

Icaro 23/02/2023

Incrível
Esse livro esteve ao meu alcance na casa dos meus pais e anos depois minha esposa leu e amou. Foi a segunda indicação da @andrea__deda no nosso Clube do Livro e a história é realmente incrível. Super bem escrito e de uma delicadeza no texto memorável, não é sem razão toda a fama que o livro tem, uma história de amores possíveis.

Lara 21/02/2023

Adorei reler esse livro, foi muito legal comparar as coisas que ressoaram em mim na primeira leitura e nessa, além de perceber como hoje eu consigo olhar pros personagens de um modo diferente. Enfim, mantenho minha opinião de que é um ótimo livro e vale super a pena a leitura se você estiver disposto.

cris 20/02/2023

Impactante...
Ele surpreende a gente e nos faz refletir sobre muitas coisas. Eu não gosto muito quando vai chegando no final pq me parece divagar bastante sem motivo aparente. Mas como um todo eu curti o livro

Quel Bastos 16/02/2023

O livro tornou a leveza do meu ser insustentável
Foi uma leitura arrastada, eu tinha momentos de profundo tédio. Ao mesmo tempo eu estava amando, tem vários insights maravilhosos. Foi o livro que eu fiz mais marcações em toda minha vida. Tem muita riqueza histórica e filosófica. O enredo dos personagens é um pouco banal, pra trazer o peso (ou a leveza) de pessoas comuns.
O último capítulo fez tudo valer a pena, é o capítulo mais bonito do livro. Eu acho que tem que estar na vibe pra ler o livro e talvez eu não estivesse muito. Foi uma leitura sofrida mas recompensadora. Eu queria ler o livro a muitos anos, e sempre enrolei, estava com as expectativas altas de mais.
Quero reler no futuro, com outros olhos, certeza que vou me apaixonar mais.

Ps: faltaram notas, tinham várias coisas que exigiam nota e simplesmente não tinha, falha da tradução.

Lilian 16/02/2023

A insustentável leveza do ser não foi leve.
Achei o livro arrastado, demorei muito para ler. Em alguns momentos me empolgava com a leitura, mas logo desanimava, não sei descrever porque.
Apesar disso, terminei o livro chorando e emocionada, os dois últimos capítulos foram muito bonitos, especialmente o último e especialmente para quem tem uma relação de amor com uma catiora.
Não sei se recomendo e muito menos a quem, mas se você quiser ler, espero que seja mais leve.

Clarax 15/02/2023

Amor, peso e outras contradições
É uma obra sobre amor. Seus acasos, incertezas, conflitos, vunerabilidade, lembrança, surpresas que surgem na grande marcha que é a vida.
Leve ou pesado? por esses contrastes passou grande parte de minhas reflexões ao ler o livro. A existência é supérflua, tudo passa, e volta, assim é leve? ou ja que tudo passa e tudo se repete, ela tem seu peso? eu sinto mais o peso, ao mesmo tempo de também sentir sua insignificância, sua levesa.

sobre minha experiência lendo:
Tenho um vago conhecimento do autor, não entendi se ele fez parte de algum país inserido na União soviética, mas há algumas camadas de anticomunismo que me incomodou um pouco por muitas vezes focar muito nisso no enredo.
Não pude deixar de olhar pra pessoas na minha vida que os personagens me fazem lembrar, afinal, é uma obra tão "humana", mostrando nos personagens suas contradições, sonhos, vulnerabilidades, coisas que todos têm que constituem nosso ser insustavelmente leve.

Sinto que perdi algumas reflexões e compreensão do livro talvez por ter lido rápido ou não estar no momento pra le-lo com tanta profundidade, mas gostei muito de seu conteúdo, tornou-se mais um da minha lista de favoritos da vida e com certeza lerei novamente daqui a alguns anos, quem sabe, com mais maturidade para tal.

Lucas1429 15/02/2023

Se tornou um dos melhores livros que já li! Mistura de literatura e filosofia é uma excelente combinação.
A ponto de não sabermos se a história funciona como pano de fundo da filosofia do autor, ou se a filosofia é para completar o entendimento da história.
Muito fácil se identificar com algum dos personagens ou com aspectos dele ou situações similares. Causa maior significado diante do pensamento que a Leveza e o Pesado como objeto de estudo da filosofia de modo a entender os impactos das nossas ações e escolhas.
O estilo de vida leve de Thomas e Sabina se torna insustentável em diversos aspectos.
Ou o modo pesado de Tereza de ser a torna mais leve diante de sua própria consciência.

camilabonse 15/02/2023

Uma leitura basta
Quando li pela primeira vez, achei o livro incrível e cheio de reflexões, e foi com essa impressão que resolvi ler novamente após 3/4 anos. no entanto, desta vez senti que boa parte da "magia" do livro foi perdida, e até mesmo que ele não é tão bem escrito. alguns livros para mim são obras primas de uma única vez, e talvez seja o caso deste. com certeza vale a pena ler (talvez apenas) uma vez na vida.

Rk 12/02/2023

É ainda mais do que qualquer um poderia descrever.
Você não irá entender, mas irá sentir com cada um dos seus átomos e nervos. São algumas histórias intercaladas que se cruzam e afetam umas as outras e é muito bom.
Enquanto lê esse livro, sua razão se perde para que seu emocional te encontre. Nenhum personagem é realmente bom, mas todos o cativam de alguma forma. A não ser a cachorra, a única que realmente merece amor e empatia em toda sua história circular - e você só irá entender isso após a leitura.
A Insustentável Leveza do Ser te faz querer viver mais intensamente e absurdamente com coragem para abraçar o mundo e se encher de alegrias e experiências.

Alice 07/02/2023

Não vou fazer jus ao livro mas está aí mais um exemplo que clássicos são ainda atemporais! Não vou dizer que ele não tem problemas, mas foi tão gostoso de ler e encontrar essa insustentável leveza do ser! Tem muitas questões filosóficas que fazem a gente refletir e até rir. O final tem um gosto amargo por conta do que acontece a um personagem mas é um ótimo livro.

manda 07/02/2023

eu gostei muito das reflexões, mas era uma luta ler as partes focadas no tomas..parecia que falava sempre da mesma coisa, não dava

mas, por outro lado, amei ler sobre a vida de sabina e tereza