A insustentável leveza do ser

A insustentável leveza do ser Milan Kundera

Resenhas - A Insustentável Leveza do Ser

ojvlucena 13/03/2023

A insustentável leveza do ser
É um clássico da literatura com nivel hard de entendimento porque precisa ler com muita atenção e tem muito vai e volta, isso acaba complicando na leitura, tem que ter muita atenção para não se perder. Conta com 5 personagens: 2 casais e um cachorro com muito contexto histórico e político europeu e no Vietnã para quem gosta de historia vai amar e super entender a cronologia. Traição, Amor, Mudanças e Comparações resume o livro.

Zé Vinicius 08/03/2023

Em busca do que é leve
Um livro que me comoveu, me fez rir e principalmente me fez questionar o que é o amor e o peso de se apegar a ele. A história conta sobre a vida do casal Tereza e Tomas e Franz e Sabina e suas respectivas infidelidades, amarguras e ilusões. Ambientada num Praga invadida pela união soviética, o livro nos mostra várias facetas e discussões que o autor tem com seu público, assuntos como religião, política e história contemporânea, não posso me dá a liberdade de contar mais coisas sobre o livro pois vai te fazer perder o encanto mas posso dizer com sinceridade, tentei ler este livro mais de três vezes e todas falharam, agradeço a mim por ter tentado mais uma vez e assim ter mergulhado numa das mais profundas e filosóficas obras que eu já li.

Pittspin 05/03/2023

A Insustentável Leveza Do Ser nada mais a vontade imensurável de ser felizes de pensamento e atitudes numa época em seu país está em uma enorme repressão.
Para Tomas e Teresa e para Sabina r Franz essa questão de conflitante e liberto..

Luiza 02/03/2023

Um romance filosófico
Este livro carrega tantas coisas minuciosas que acho que precisarei de uma releitura em breve.
A questão filosófica está presente desde a primeira frase em que cita Nietzsche. A vida e os relacionamentos são apresentados com humanidade e o autor não dispensa as reflexões, a cada página temos aquelas frases que vêm do nada, de uma parte que você considera totalmente irrelevante, o que me lembrou muito Herman Hesse com suas passagens que nos faz sentir como se estivessemos dialogando com a pessoa mais sábia do universo. É assim que me senti em A insustentável leveza do ser.

Dentro de uma reflexão, um romance.

Mari 02/03/2023

O peso e a leveza
Não existem palavras para descrever o que Kundera fez aqui. Esse livro é profundo, aborda temas sensíveis sobre vida, amor, ideais e guerras.

O autor nos apresenta a vida de quatro personagens que estão interligados. Ao longo do livro, conhecemos mais sobre os pensamentos e sentimentos desses seres, mas não apenas isso, temos uma ampla visão sobre o pós-guerra nos países dominados pela União Soviética.

Esse cenário de guerra é a tela de fundo da vida de Tomas, Tereza, Sabina e Franz, e nos mostra o efeito que um regime totalitário causa numa nação.

O romance é marcado pelo dualismo e traz diversos pensamentos filosóficos, tornando a leitura bastante densa. Recomendo a leitura e pretendo ler outros livros do Kundera.

Duda Cutrim 02/03/2023

Profundo e filosófico
Sabe aquele livro que explica sentimentos e percepções que você nunca conseguiu explicar? Foi isso que Kundera me proporcionou com essa obra. Acredito que os livros vêm na hora certa para nós, nos encontram, é como se eles nos lessem e é exatamente isso que esse livro fez comigo: me desnudou, e me senti igual a Tereza, tive medo de ser vista dessa forma.
O livro começa com uma reflexão inovadora para mim: ''O que é melhor? O peso ou a leveza?'' E ao longo de toda a narrativa percebi o õnus e o bõnus de cada um nas escolhas dos personagens, ora sentiram falta do peso, ora da leveza. Iniciei a leitura discordando de alguns pontos, mas conforme avancei, Kundera conseguia me convencer com argumentos e reflexões válidas.
Amei, amei e amei! Pretendo relê-lo em outra época da vida para ver se minhas conclusões mudaram.

maclaracl 28/02/2023

É um livro com uma escrita densa, mas que não deixa de ser fluído, apresenta personagens interessantes, que te faz pensar muito sobre muitas questões. É interessante todas as reflexões que o autor traz.

Mauro Jr. 27/02/2023

A insustentável leveza da vida
Uma das maravilhas desse livro é, justamente, a simplicidade com que Kundera aborda suas profundas e filosóficas reflexões sobre a existência humana e a vida. E, ao mesmo tempo, é um livro tão denso que creio ser mais difícil fazer uma análise boa e precisa dele que faça jus à agradável experiência de sua leitura.

Numa linguagem surpreendentemente acessível, Kundera desenvolve a história de seus personagens com poderosas considerações de cunho filosófico desde a primeira página do romance!

Tudo começa com o narrador expondo o mito do ?eterno retorno? de Nietzsche, pelo qual, grosso modo, a repetição eterna de um determinado evento o tornaria algo de um peso insustentável. Partindo-se dessa ideia, por negação, como determinado evento não se repete indefinidamente, ele ganha uma leveza ante seu caráter efêmero. ?Como condenar o que é efêmero??:

anaartnic 27/02/2023

Um romance anticomunista conceitual
Eu quis ler por conta da Leïla Slimani, que o cita em algumas de suas obras, o que me deixou um tanto curiosa. Adentrei na insustentável leveza do ser com alguma expectativas, de sentir esta leveza sobre mim, afinal, é uma obra aclamada.

Não se pode negar a profundidade filosófica da obra, que abrange desde os pré-socráticos até Nietzsche, analisando por uma via filosófica os fatos históricos que envolvem a trama e que, consequentemente, impactam a trajetória dos personagens.

Em meio a invasão russa à República Tcheca, quatro personagens são apresentados ao leitor, dentro de todos eles há uma busca pela leveza (ou pelo peso). As histórias deste quatro abordam aspectos de liberdade, amor, erotismo, escolhas e, claro, a leveza ou o peso de seu ser.

Eu vi neste livro uma reificação clara, principalmente do papel da mulher e da maneira que as atitudes de Tomas (um do protagonistas) são justificadas pela tal busca pelo seu ser. São questões bem problemáticas, que foram provavelmente inseridas de maneira intencional pelo autor, mas sem qualquer reflexão crítica a respeito, basicamente um "ele é o que é, e não há nada de errado nisso pois ele está buscando o seu ser".

A obra é nitidamente anticomunista e isso leva a pesadas críticas ao regime político vigente no contexto da obra, porém o autor extrapola um pouco, o capítulo que fala da morte do filho do Stalin é insuportável. E alguns detalhes sublimes como o filho que Tomas não quis mais conviver (ele considerou um fardo a menos), se reaproxima dele para pedir ajuda na posição ao regime, e o narrador se lembra: a mãe do menino era uma comunista ortodoxa, por isso ele quis se reaproximar do pai e também, por isso, Tomas não a suportava.

Não posso dizer que nada dessa obra se aproveite, o começo e as partes finais do livro possuem recortes muito válidos de um sentimento coletivo da época. A crítica ao kitsch é feita de forma didática, porém com uma arbitrariedade cega. Em alguns momentos, me pareceu um George Orwell que leu um pouco mais de filosofia existencialista.

Não é uma leitura óbvia, deve ser lida aos poucos e, claro, uma repassada no contexto histórico é essencial antes de ler. Recomendo, mas acho que esse livro não é pra mim.

Luiza Carvalho 27/02/2023

Confesso q essa n é uma resenha mt justa, pq grande parte do livro foi uma leitura dinâmica

no começo eu até tava inspirada e gostando de algumas coisas, mas dai o tomas começou a me irritar MUITO e a coisa anti comunista do autor me incomodou tbm
mas depois de um tempo eu achei q ficou chato, n aguentava mais ler e nem me importava mais com os personagens, e olha q eu gosto de livros mais floreados e nessa vibe meio """""cult"""""

por esse motivo sinto q a minha opinião n deve ser levada em consideração, pq eu n sei de metade das coisas q aconteceram no livro pq eu simplesmente n li kkkkkkkkkk
Giulia 24/04/2023minha estante
Que inveja, gostaria de não ter lido metade das coisas que acontece nesse livro ?

luanaszalves 23/02/2023

Crises, devaneios e meditações
Acho que esse livro foi um grande bloco de notas que o autor usou pra expressar suas angústias, reflexões e crises existenciais. Porém, do jeito mais inteligente que eu já li, por meio de uma narrativa com começo meio e fim.
Acredito que algumas partes do texto me pareceram desconexas e, no meu ver, acho que as mensagens que o autor queria passar ser emanadas através da própria história principal, já que, além do leitor estar angustiado com as duras e muito bem escritas meditações do autor, ainda precisa entender e processar uma outra história coadjuvante que surge no meio do livro.
Fora isso, acho que é um livro que merece ser lido lentamente e digerido aos pouquinhos, pois tem muito o que dizer para o leitor.