A insustentável leveza do ser

A insustentável leveza do ser Milan Kundera

Resenhas - A Insustentável Leveza do Ser

.babs 01/05/2023

A realidade das relações humanas
Acredito que ler esse livro sem alguma experiência de vida talvez não traga tanto sentido. O autor traz uma veracidade das relações interpessoais/românticas de forma muito delicada e aberta. Questionamentos, aflições, anceios, comportamentos acometidos pelos personagens de forma tão verocimia que afasta um pouco o leitor da fantasia proposta pela história e faz trafegar em caminhos mais reais. É uma leitura cheia de detalhes, com fatos históricos empregados de forma primorosa.

rafaelgoncalves 29/04/2023

Engrandecedor
Esta é uma daquelas leituras em que não há como ser neutro. Ou você ama ou odeia. Eu particularmente adorei.

O autor propõe diversas reflexões filosóficas e consegue com maestria as encaixar nas subjetividades dos personagens. Além disso, a narrativa é totalmente enobrecida pelas referências políticas, geográficas, culturais, literárias, musicais e intelectuais de uma maneira bem fluida.

Acredito ser uma leitura muito satisfatória para quem já tem bagagem cultural mais constituída ou para quem está disposto a aumentar seu repertório, pois aqui se encontra uma fonte muito interessante de referências.

Outro ponto que gostei muito foi a construção psicológica dos personagens. Os detalhes, movimentos, reflexões e interações dos protagonistas devem ser observados com muito afinco.

O narrador revela os acontecimentos de forma fragmentado, então, é necessária certa atenção durante a leitura.

Com certeza lerei este livro mais algumas vezes.

Beth 25/04/2023

Denso
Livro bem denso, por várias vezes tive que voltar porque tinha a sensação de ter perdido alguma coisa, com certeza terei que reler para aproveitar melhor.

Alice Aras 25/04/2023

Simples e complicado como a vida.
Pra quem não precisa de grandes reviravoltas para achar um romance é bom.

Conta a história dos conflitos e crenças dos personagens em torno das ideias de peso, leveza, liberdade, responsabilidade, corpo e alma.

Os diálogos internos, o que se passa dentro de cada um quando olha sua própria história é a coisa mais rica para mim.

(Não sou boa de resenhas, esse é apenas um comentário rápido. Algo quem me vem a mente quando penso no livro.)

Michele Custódio 21/04/2023

Boas frases para marcar
Gostei da construção dos personagens e de como são imperfeitos. O livro traz boas frases para marcar e umas boas reflexões sobre comodidade e amor. Apenas me incomodei com toda a visão anticomunista.
Giulia 24/04/2023minha estante
Finalmente alguém com mais raiva que eu dessa porra ?

1997foilegal 20/04/2023

Insustentável leveza do ser escritor
O autor é um pretensioso que tenta filosofar sobre o amor, a liberdade e a história, mas não sabe nada de nada. Ele só quer impressionar os leitores com suas palavras bonitas e suas referências culturais. Mas por baixo dessa fachada, ele é um covarde que foge da vida e se esconde atrás de personagens chatos e sem graça. Ele não tem coragem de encarar a realidade, de sentir a dor, o prazer, a angústia, a alegria. Ele não sabe o que é viver, só o que é escrever. E escrever mal. Eu prefiro mil vezes beber uma garrafa de vinho barato e transar com uma p#$#$ do que ler essa porcaria. Esse livro é uma insustentável leveza do ser escritor.

Maria11025 12/04/2023

Que livro espetacular
Me fez questionar muitas relações na minha existência, achei explendido como cada personagem possui uma história tão estruturada e cheia de detalhes importantes, se tornou meu livro favorito e super recomendo, vale a pena se questionar um pouco, me rendeu uma escrita muito boa no quesito poesia

IzaF. 12/04/2023

Muito bom.
"A Insustentável Leveza do Ser" é um romance escrito pelo autor tcheco Milan Kundera e publicado em 1984. A história se passa na cidade de Praga, na Tchecoslováquia, durante a década de 1960 e segue a vida de quatro personagens principais: Tomas, Tereza, Sabina e Franz.

O livro retrata os relacionamentos amorosos e sexuais entre esses personagens e como suas escolhas e ações afetam suas vidas. Há uma quantidade significativa de cenas sexuais ao longo do livro, o que pode incomodar alguns leitores mais conservadores. No entanto, essas cenas são essenciais para a compreensão das motivações e emoções dos personagens.

Através dos personagens, Kundera explora temas como a liberdade individual, a responsabilidade moral e a relação entre amor e sexo. A trama é complexa e envolvente, com várias camadas de significado e simbolismo.

Embora haja momentos de felicidade e paixão, o livro tem um tom melancólico, explorando a fragilidade da vida humana e a inevitabilidade da morte. No entanto, essa melancolia não é necessariamente uma coisa ruim. Ela ajuda a dar profundidade e complexidade aos personagens e à história como um todo.

A forma na qual o sexo é apresentado, muitas vezes nos traz reflexões não sexuais, é legal a forma que o autor faz isso.

Sara Pimentel 11/04/2023

É uma leitura bem curiosa e diferente, a história é bem desenvolvida, mas deixa algumas incógnitas, a escrita é boa e a forma que a insustentável leveza do ser aparece é uma reflexão e tanto

Nívia 08/04/2023

Reflexão
Esse livro me fez refletir sobre as questões fundamentais da vida, de uma maneira geral, e também das minhas questões pessoais.
Adorei a relação e citações filosóficas existentes no livro.

Laila 08/04/2023

Demorei pra criar coragem de ler esse livro, pois sabia que seria uma leitura densa e com bastante reflexões filosóficas. O livro é incrível e merece releitura pra poder entender todas as miudezas que o autor proporciona.

Rebecca71 27/03/2023

Primeiramente foi uma leitura lenta no começo, pq esse estilofe escrita onde vai acompanhar os personagens (pelo menos para mim) depende de gostarmos dos personagens q vamos acompanhar. E demorou para eu me conectar com os nossos queridos. No entanto, assim que você se conecta tudo muda, as histórias se tornam interessantes. Amei ler esse livro, me fez refletir bastante, por isso 5 estrelas favoritado.

Renato 26/03/2023

Citações
“Os personagens de meu romance são minhas próprias possibilidades, que não foram realizadas. É o que me faz amá-los, todos, e o mesmo tempo a todos temer. Uns e outros atravessam uma fronteira que me limitei apenas a contornar. O que me atrai é essa fronteira que eles atravessam (fronteira além da qual termino eu). E é somente do outro lado que começa o mistério que o romance interroga. O romance não é uma confissão do autor, mas uma exploração do que é a vida humana na armadilha que se tornou o mundo.”

"Nunca se pode saber o que se deve querer, pois só se tem uma vida e não se pode nem compará-la com as vidas anteriores nem corrigi-la nas vidas posteriores.“

“Não existe meio de verificar qual é a decisão acertada, pois não existe termo de comparação. Tudo é vivido pela primeira vez e sem preparação. Como se um ator entrasse em cena sem nunca ter ensaiado. Mas o que pode valer a vida, se o primeiro ensaio da vida já e a própria vida?