A insustentável leveza do ser

A insustentável leveza do ser Milan Kundera

Resenhas - A Insustentável Leveza do Ser

Dyllan.Johnny 08/05/2023

Sensível e existencial
Esse livro me fez querer ler tudo do autor. É impressionante como os personagens são detalhados, é de uma genialidade ímpar. Além disso, é muito fácil o leitor se identificar com os personagens, justamente por conta dessa sensibilidade que o autor tem na escrita. Recomendo pra quem gosta de filosofia e política!

MykaaMoon 07/05/2023

Extremamente profundo!!!

A abordagem desse livro nos leva a muitas camadas internas e externas.

Mergulhei profundamente em diversões pensamentos filosóficos contidos no livro.

Quote
Eu poderia dizer que q vertigem é a embriaguez causada pela própria fraqueza. Temos consciência da nossa própria fraqueza e não queremos resistir a ela, mas nos abandonar a ela. Embriagamo-nos com nossa própria fraqueza, queremos ser mais fracos ainda, queremos desabar em plena rua à vista de todos, queremos estar no chão, ainda mais baixo que o chão.

Gabi 07/05/2023

Ando as voltas com releituras, reli Sidarta, um dos meus livros favoritos e me propus a reler A insustentável leveza do ser e posso dizer que uma segunda chance faz maravilhas pelo leitor.
Ele fala de acasos, da alma, de profundidade.

giovanasilvx 06/05/2023

Um livro bom com um final mais ou menos.
O livro em si é bom, as relações nele apresentadas, o regime autoritário... mas eu achei o final dele muito fraco.
Os últimos capítulos estavam bem envolventes, mas acabou de um jeito completamente indigno do restante da história.
Também queria que a história da Sabrina (ou seria Sabina?) fosse mais explorada.

Ariane 06/05/2023

Adorei!!
Adorei o livro!! É uma leitura densa, muito filosófica e que te obriga a repensar as atitudes, se questionando sobre a leveza e o peso do ser. O que seria a leveza e o que seria o peso de viver. Achei muito interessante!!

Não foi cinco estrelas, pois algumas partes que incomodaram um pouco. A visão política deixou um pouco a desejar. Parece propaganda anticomunista de países imperialistas. Mas entendo que era a visão do autor (talvez?) e que o livro precisa desse conflito pra gerar outros.

marina 06/05/2023

A Insustentável Leveza do Ser
"O drama de uma vida pode sempre ser explicado pela metáfora do peso. Dizemos que temos um fardo sobre os ombros. Carregamos esse fardo, que suportamos ou não. Lutamos com ele, perdemos ou ganhamos. (...) Seu drama não era de peso, mas de leveza. O que se abatera sobre ela não era um fardo, mas a insustentável leveza do ser."
marina 06/05/2023minha estante
só não dei 5 pq me irritou os discursos anticomunistas a cada 5 páginas

Insular 03/05/2023

Fábrica de lágrimas
Humano, profundo e emocionante.
Quatro histórias que se costuram ao mesmo que tempo em que rasga o nosso coração. Milan Kundera consegue mexer com todas as emoções da nossa insustentável leveza.

caiquepessoa 03/05/2023

Ensaio sobre o ser
Através das personagens Tereza, Tomas, Sabina e Franz, Kundera explora a ideia da "leveza" da vida, ou seja, a ausência de um significado absoluto e a falta de responsabilidade moral. No entanto, ele também contrasta essa ideia com a "insustentável" leveza, a sensação de que a vida é superficial e vazia.
Além disso, o livro aborda a história política da Tchecoslováquia, especialmente durante a invasão soviética em 1968. Kundera explora a tensão entre a liberdade pessoal e a opressão política, e como essas forças podem afetar o indivíduo.
O livro mostra ao mesmo tempo a complexidade e simplicidade do que somos nós e tudo o que pode ou não nos compor. Eu recomendo esse livro para qualquer pessoa, em qualquer época, em qualquer situação.

.babs 01/05/2023

A realidade das relações humanas
Acredito que ler esse livro sem alguma experiência de vida talvez não traga tanto sentido. O autor traz uma veracidade das relações interpessoais/românticas de forma muito delicada e aberta. Questionamentos, aflições, anceios, comportamentos acometidos pelos personagens de forma tão verocimia que afasta um pouco o leitor da fantasia proposta pela história e faz trafegar em caminhos mais reais. É uma leitura cheia de detalhes, com fatos históricos empregados de forma primorosa.

rafaelgoncalves 29/04/2023

Engrandecedor
Esta é uma daquelas leituras em que não há como ser neutro. Ou você ama ou odeia. Eu particularmente adorei.

O autor propõe diversas reflexões filosóficas e consegue com maestria as encaixar nas subjetividades dos personagens. Além disso, a narrativa é totalmente enobrecida pelas referências políticas, geográficas, culturais, literárias, musicais e intelectuais de uma maneira bem fluida.

Acredito ser uma leitura muito satisfatória para quem já tem bagagem cultural mais constituída ou para quem está disposto a aumentar seu repertório, pois aqui se encontra uma fonte muito interessante de referências.

Outro ponto que gostei muito foi a construção psicológica dos personagens. Os detalhes, movimentos, reflexões e interações dos protagonistas devem ser observados com muito afinco.

O narrador revela os acontecimentos de forma fragmentado, então, é necessária certa atenção durante a leitura.

Com certeza lerei este livro mais algumas vezes.

Beth 25/04/2023

Denso
Livro bem denso, por várias vezes tive que voltar porque tinha a sensação de ter perdido alguma coisa, com certeza terei que reler para aproveitar melhor.

Alice Aras 25/04/2023

Simples e complicado como a vida.
Pra quem não precisa de grandes reviravoltas para achar um romance é bom.

Conta a história dos conflitos e crenças dos personagens em torno das ideias de peso, leveza, liberdade, responsabilidade, corpo e alma.

Os diálogos internos, o que se passa dentro de cada um quando olha sua própria história é a coisa mais rica para mim.

(Não sou boa de resenhas, esse é apenas um comentário rápido. Algo quem me vem a mente quando penso no livro.)

Michele Custódio 21/04/2023

Boas frases para marcar
Gostei da construção dos personagens e de como são imperfeitos. O livro traz boas frases para marcar e umas boas reflexões sobre comodidade e amor. Apenas me incomodei com toda a visão anticomunista.
Giulia 24/04/2023minha estante
Finalmente alguém com mais raiva que eu dessa porra ?

1997foilegal 20/04/2023

Insustentável leveza do ser escritor
O autor é um pretensioso que tenta filosofar sobre o amor, a liberdade e a história, mas não sabe nada de nada. Ele só quer impressionar os leitores com suas palavras bonitas e suas referências culturais. Mas por baixo dessa fachada, ele é um covarde que foge da vida e se esconde atrás de personagens chatos e sem graça. Ele não tem coragem de encarar a realidade, de sentir a dor, o prazer, a angústia, a alegria. Ele não sabe o que é viver, só o que é escrever. E escrever mal. Eu prefiro mil vezes beber uma garrafa de vinho barato e transar com uma p#$#$ do que ler essa porcaria. Esse livro é uma insustentável leveza do ser escritor.