A insustentável leveza do ser

A insustentável leveza do ser Milan Kundera

Resenhas - A Insustentável Leveza do Ser

Lohania 08/12/2021

As desobrigações relacionais, a ausência de vínculos e as relações mais superficiais terminariam por produzir um tipo de "leveza" que nos faz sentir "melhores" diante de "pesos" sociais dos quais muitas vezes temos necessidade de escapar? Milan Kundera me levou a essa reflexão. Para quem gosta de filosofia existencial, de autores que fazem digressão e têm uma escrita profunda e cheia de significado, indico a obra "A insustentável leveza do ser".

site: https://www.instagram.com/p/BvcdjmKA2Jk/
°°° 08/12/2021minha estante
Um dos meus favoritos da vida.

Lohania 08/12/2021minha estante
Que livro, não é? Um tapa na nossa cara.

Marcone 28/10/2012

"A Insustentável Leveza do Ser", Milan Kundera

"Ela se parecia com a mãe, e não apenas fisicamente. Tenho às vezes a impressão de que sua vida foi um mero prolongamento da vida de sua mãe, da mesma forma que a trajetória de uma bola de bilhar é o prolongamento do gesto executado pelo braço do jogador."

Isto é máximo de "profundidade" que o leitor vai encontrar nos devaneios feitos por Kundera neste livro. A típica leitura para pseudos, em que o autor conta a estória de dois casais, Tereza e Tomas, Sabina e Franz, tenta criar um certo drama e complexidade nestas relações, e tenta mostrar um certo "olhar político" ao citar a invasão de Praga pelos tanques russos. Não aprofunda em nada, nem nos problemas dos relacionamentos e nem na política. Pra piorar, tenta dar mais um "tempero cult" ao citar Nietzsche e Beethoven de forma absolutamente despropositada, não acrescentando nada ao romance.

Apesar de ter achado o livro péssimo logo nas primeiras 100 páginas, não abandonei a leitura e fui até o fim, ou seja, me esforcei para creditar mais uma estrela na classificação... Mas foi em vão. O livro é muito fraco, na minha opinião.
Gatita 15/03/2014minha estante
Estou atualmente nestas tais 100 páginas (exatamente nela). Não vou desistir, pois não quero abandonar a leitura. Mas que está sendo um processo beeem lento, ah, está! rs

Marcone 17/03/2014minha estante
rsrsrs.. Poisé, Brunna, também não desisti apenas porque não gosto de abandonar uma leitura. Mas foi uma leitura bem entediante...

erica.farao 16/02/2015minha estante
A vontade que eu tive foi desistir de lê antes mesmo da centésima página, concordo com você o livro é fraco e acrescento insuportável, terminei apenas para não abandonar e por conta do contexto histórico, mas não recomendo pra ninguém.

Marili 03/02/2019minha estante
Li o livro todo goela abaixo, salvo as últimas 40 páginas sobre a cadela do casal (única personagem interessante da história)

Carolina.Viegas 20/07/2021

As partes ruins se sobressaíram sobre as partes boas!
Não gostei desse romance, apesar de conseguir ver o brilhantismo do autor... eu não consegui me conectar com a história e com os personagens...

Manu5 10/01/2023

Fui com muita sede ao pote
Sempre que via esse livro achava que ia amar, que iria ser um livro que eu ia favoritar, porém cai do cavalo kkkk, eu amo livros mais floriados, com frases impactantes que nós fazem pensar e tudo mais, nem sei explicar direito. Porém achei que esse livro não tem muito disso, a primeira parte não gostei muito, a parte da invasão russa é a melhor, tudo que acontece depois nesse sociedade e como o povo vai mudar depois desses acontecimentos e muito legal por não fazia ideia de como tinha sido, vale a pena a leitura pela parte cultura e histórica do livro.

poly 28/01/2022

Bom porém depende.
Okay, vamos lá: eu ainda não decidi se amei ou odiei esse livro e isso por si só já deveria configurar uma resenha, porém irei explicar melhor.
O livro é dividido em 7 partes. Eis o que achei de cada uma:
1. Chata. Pensei em abandonar a leitura.
2. INCRÍVEL. Pensei: okay, agora sim esse livro ficou bom.
3. Foi mais ou menos, a personagem em foco era insuportável.
4. Mais uma vez foi okay. Nada demais.
5. Variou entre MUITO BOA e RUIM QUE SÓ.
6. Uma viagem gigantesca que eu simplesmente amei. Uma das melhores partes do livro.
7. Chorei que nem uma condenada mas esperava mais do final (mas por outro lado eu amei o final ???)
Enfim, muitos "mas", mas gostei. Só que não sei.
É um livro muito interessante, mas em muitas partes eu não entendi bem qual era o objetivo do autor ou onde ele queria chegar. As reflexões foram 8/80, algumas vou levar para a vida, outras eu já esqueci.
Antes de ler vi muita gente dizer que o autor era repetitivo: de fato. Algumas repetições não me incomodaram pq elas tinham um objetivo, mas no geral ele só estava tornando a leitura chata.
Não me arrependo de ter lido, foi uma experiência boa e não achei que finalizaria a leitura (nem eu acreditei em mim mesma), mas acabou que li bem rápido e em alguns momentos até me diverti. Enfim foi isso.
Se amei ou odiei.... Nunca saberei.
P.s.: Tereza a MAIOR desse livro.
crosk 28/01/2022minha estante
Estou com esse sentimento, parei na primeira. Vou seguir sua resenha e vou continuar pra ver se engata.

poly 28/01/2022minha estante
Eu acho que essa não é uma leitura que funcione com todo mundo pq oq mais vi foi gente amando desde o começo, mas realmente o meio do livro fica bem mais legal. Espero que você curta ?

Loma 30/01/2022minha estante
eu estou aqui apaixonada pela Sabina.. hahah Estou na quinta parte

ale 25/07/2009

A Insuportável Leveza do Ser
Como partindo de uma erotização imberbe o autor promove um falso libelo a uma liberdade superficial e individualista.
Giuliana 08/12/2009minha estante
O que é imberbe e libelo?

Bell_016 27/06/2010minha estante
Palavras que ela usou só pra parecer inteligente...

David 08/09/2014minha estante
insensibilidade é pior que burrice

Mariimagno 22/06/2023

A insustentável leveza do ser
Nota: 4/10

Juro que tô sendo generosa por causa do início.
O livro começa bem e da até uma empolgada. No meio q coisa se perde totalmente.
Eu não consegui entender a lógica do título do livro.
E acho que o livro culminou no caso Neymar kkk e eu só consigo ver o Tomás como Neymar.
Aí como dói ser eu, como dói querer transar com todas as mulheres que surgem na minha frente. Como dói amar uma mulher e ver ela sofrer- como se eu não tivesse nada a ver com isso. Não posso fazer nada a não ser assistir vc sofrer por algo que é culpa minha, mas aceite.
Sério?
Aí temos Tereza uma personagem massa, mas aí fica nessa de corna mansa. Preguiça.
Chega um ponto que a narrativa se torna lição de moral.
Tipo, o cara que trai recebe paciência e perdão, até cansar de trair ou simplesmente não se fala mais nisso, não se torna mais uma questão as traições dele. A mulher corna que teve toda paciência de ser chifrada, recebe o bom homem de volta como troféu por ter suportado tudo por amor, agora ela é merecedora de devoção.
Aí vem o estereótipo da amante. Que vive da sedução e de casos fugazes, obviamente viver assim torna nela infeliz e sozinha e o velho que ela ama morre e volta para a mulher que o esperou, do qual ele a honra, pede perdão e se arrepende.
Morre mais um idiota sendo perdoado.
O Tomás, nem se fala. O cara todo errado, mas olha só os primeiros 50 anos do homem é uma longa escola de aprendizagem. Então ele brinca de ?política? opinando sem medo e é perdoado, afinal ele é homem, branco, médico, intocável. Ele brinca de marido, ele brinca de casinha e quando se sente pronto decide brincar de pai. E ele simplesmente acha ?insuportável essa leveza de ser? ele.
Olha, sinceramente.
Pietra 23/06/2023minha estante
AMEI essa comparação com o Neymar KKKKKK juro fez mt sentido

Mariimagno 23/06/2023minha estante
Kkkkkkkkkk só consegui ver isso

Beatriz3345 13/04/2020

Realmente não sei o que dizer sobre esse livro.
Não foi uma leitura prazerosa nem contagiante.
Abordando os sentimentos mais introspectivos do ser humano e de suas relações, Milan Kundera escreve essa obra com flashes de tempo misturando passado, presente e futuro constantemente.
Temos quatro personagens em destaque mas apenas dois me cativaram: Tereza e Tomas. Passei uma situação de amor e ódio com esse livro. É um romance de guerra muito bem escrito porém as histórias dos personagens as vezes não me prendiam.
Gostei mas não leria novamente.

ftsolivetti 20/02/2021

Personagens
Amei como os 4 personagens principais se relacionam. São personagens profundos que amam, ?traem?, e refletem sobre o ser, sobre o peso e a leveza do ser. Tudo isso num fundo histórico rico e conturbado.

Gostei bastante da leitura, fui esperando muito porque todo mundo me falou que era magnífico. Gostei, mas não sei se ameeeeei tanto assim. Mas com certeza lerei mais do autor :)

Yvan 12/03/2022

História e filosofia
Li esse livro no momento do ataque russo na Ucrânia, impossível não fazer um paralelo.

Livro tem um fundo histórico que sempre deixa mais interessante e tem seu senso forte filosófico que é o motivo do seu título, inclusive.

PS- Karienin é uma personagem marcante ?

?Já havia compreendido que as pessoas se alegravam tanto com a humilhação moral do próximo, que jamais abriam mão desse prazer ouvindo explicações.?

?No começo do Gênese está escrito que Deus criou o homem para reinar sobre os pássaros, os peixes e os animais. É claro, o Gênese foi escrito por um homem e não por um cavalo.?
Alex 27/03/2022minha estante
Esse livro é fantástico. Reli algumas vezes e só de ver seu post tenho vontade de começar novamente.

Yasmim 09/08/2022

Sinto que ainda não tenho maturidade o suficiente para compreender e interpretar toda a história e, que não tirei total proveito do texto.

Nan 07/06/2020

Incrível!!
Temos aqui uma história de amor nada convencional onde inúmeras questões filosóficas permeiam os personagens, tão densos e complexos como a própria história. Além de um plano de fundo histórico extremamente rico!

Recomendo muito
Mima 07/06/2020minha estante
Livro maravilhoso ??

hyril 04/06/2020

leitura válida!
escrita simples, porém, justamente por isso, achei envolvente. admiro e adoro essa característica!
eu adoro temas reflexivos, um papo filosófico, comportamental... acho mt interessante ver as coisas do dia a dia, questionamentos e problemas pessoais, num livro, é como se vc estivesse vendo as coisas bem de fora msm. achei um drama mt real, kundera trouxe o leitor pra perto, pra vida real. ele mostrou, ao meu ver, que nossas relações e nossos problemas influenciam em todo o resto, em vários âmbitos da nossa vida. acho que ficou claro que o problema de relacionamentos extraconjugais dizem mt sobre si msm, o problema é interno e a comunicação é td! também achei que ele mostrou o amor de várias formas. eu adorei a cena da execução! não sei dizer se foi sonho ou não, mas se encontrar diante de um precipício é bem assustador.
tbm adorei a abordagem sobre política e aquela coisa de kitsch.
eu vi mt vida real no livro. me identifiquei com algumas emoções, com algumas opiniões e pensamentos, eu sorri, eu senti tristeza, pena... um bom livro!