Meu pai não mora mais aqui

Meu pai não mora mais aqui Caio Riter

Resenhas - Meu pai não mora mais aqui

Fernanda 15/02/2013

RESENHA AQUI: http://segredosemlivros.blogspot.com.br/2013/02/resenha-meu-pai-nao-mora-mais-aqui-caio.html

Resenha: Posso definir o livro com uma só palavra: Sensacional. Adorei a forma como o autor elaborou a trama e conseguiu unir os personagens em um único sentido. A trama nos redireciona à uma história descontraída, porém apresenta seus lados dramáticos e emocionantes.
O que você acharia se sua professora lhe passasse o trabalho de manter um diário por algum tempo? Nele você teria que contar um pouco sobre você e sua vida. Não precisaria escrever todos os dias, mas deveria manter um hábito de escrita e manter o compromisso. Eu acharia a idéia maravilhosa, pois desde criança sempre amei escrever em diários, agendas, bloquinhos e tudo o mais. Sinceramente, achei uma pena que nenhuma de minhas professoras não teve essa ideia brilhante. Pois foi o que aconteceu com o pessoal de uma sala da 8° série. E em “Meu Pai Não Mora Mais Aqui” conhecemos os relatos de apenas dois personagens em seus diários. Letícia e Tadeu expõem suas dúvidas, medos, fantasias e rotina diante experiências vividas entre amigos e familiares.

“Tem que ser forte. Assim como eu estou tentando ser.
Eu estou mesmo? Estou. Claro. E , embora saiba que a minha mãe deve dar a volta por cima, sei que ela ainda alimenta, assim como eu, a esperança de que o meu pai rompa com a Vitória e retorne para casa. Mas, se isso ocorrer mesmo, como será a nossa vida familiar? Será possível retornar a confiança?” Pg. 63 (Letícia)

Letícia está lidando com a separação dos pais e se vê numa situação muito difícil, onde sabe que sua mãe sofre bastante com essa separação e sua irmãzinha de cinco anos não entende muito a situação. Letícia tenta ser forte, mas não consegue entender como o pai as abandonou, mesmo ele dizendo que nunca foi tão feliz como está sendo agora com uma nova pessoa a seu lado. Por esse motivo, Letícia está um tanto quanto desiluda no quesito amor, e não se vê estando apaixonada por alguém. Ela não quer mais sofrer...quem sabe uma nova perda.

“Só tem uma coisa que eu não gosto muito: queria ser mais amigo do meu pai. É que ele viaja muito, e, quando volta, sempre tá cheio de coisas para fazer. Queria que ele fosse mais parceiro. O saco são suas viagens. Queria ter mais tempo para trocar ideias com ele. Ah, mas quando ele voltar de viagem, vou contar pra ele que beijei a Larissa. Vou, sim.” Pg. 75 (Tadeu)

Enquanto isso, Tadeu se vê perdido diante da ausência do pai. No começo da história pensei que seus pais também haviam se separado e que o autor tomaria isso como ponto comum dos personagens. Mas logo persegui que estava errada. Seus pais estavam juntos sim, só que seu pai viajava muito e por esse motivo não ficava muito em casa e não acompanhava de perto a vida de seu filho. E claro, Tadeu sentia muito isso, já que ele queria muito seu pai ao seu lado, para lhe contar as suas incertezas, suas realizações, seus almejos, seus amores...

“Até parece que ela não sabe que casamentos não são para sempre, que não sçao até que a morte separe. Eu sei. E como sei.” Pg. 106 (Letícia)

Letícia e Tadeu não tem nada em comum, apenas são colegas de classe. E enquanto ela se mostra ser uma menina mais quieta, Tadeu revela ser um conquistador e muito romântico. Ao longo da narrativa dos dois, percebe-se que o que virou obrigação, tornou-se um ótimo modo de extravasar sentimentos, aliviar tensões e desabafar. O livro mantém um ar divertido e bem-humorado, com um jeitinho adolescente de ser, mas claro que, também apresenta algumas cenas tristes e inesperadas (e claro que chorei em algumas partes). Mas ao todo nos traz uma sensação de conforto, amizade e companheirismo.

“Eu não vou ver mais o meu pai parado ali na porta.
Eu não vou ouvi-lo cantando suas músicas de amor para a minha mãe.
Eles não vão mais tomar vinho na sexta-feira.
Seu carro não vai nunca mais estacionar aí na frente de casa e ele vai descer com saudade.
Eu não vou poder dizer mais para o meu pai tudo o que não disse.” Pg.134 (Tadeu)

A diagramação está perfeita, com ótimas ilustrações e causando maior interatividade e suspense na trama. É um livro tão encantador que o leitor não consegue parar de ler até que chegue ao final, mesmo sabendo que o final seria tão previsível. Mas foi aquele esperado, aquele em que você fecha o livro com um sorriso bobo no rosto. Aquele tipo de história que você poderia ficar horas e horas conversando sobre ela...

Cida Zientarski 10/04/2022

My father doesn't live here anymore, Caio Riter
É um livro que conversa o tempo todo com a gente e revela os desejos, os dramas, as inquietações e os segredos mais íntimos de uma garota e de um garoto: Letícia e Tadeu. Os dois jovens estão escrevendo um diário a pedido da professora de Língua Portuguesa, e o que de início era uma tarefa nada simpática acaba se tornando uma experiência de descobertas em que os personagens perguntam por que a gente está sempre amando a pessoa errada, por que as pessoas morrem e até mesmo qual é o sentido de existir. De um jeito bastante espontâneo e bem-humorado, emotivo e sem censura, Letícia e Tadeu contam os seus amores escondidos, os afetos e desafetos pelo mundo adulto, as curtições e as carências, a separação entre pessoas queridas e a amizade, até mesmo o próprio sentido da morte e da solidão. Leiam!!!!

Nuestaron 03/02/2024

O lado bobo da adolescência
Esse livro não é muito longo e a escrita é agradável então não demorei muito para ler. O livro fala sobre dois estudantes, Letícia e Tadeu, que precisam escrever um diário para um trabalho escolar. E a partir da escrita eles conseguem desabafar sobre coisas da própria vida, e entender os próprios sentimentos. Pelo fato de ser escrito em diário eu senti falta de alguns detalhes, mas não foi algo que atrapalhou a minha leitura.

mari 14/10/2013

Do diário de Mariana
São páginas dos diários - que no inicio eram trabalhos escolares -, de Letícia (que está sofrendo com a separação dos pais) e Tadeu (tentando lidar com a morte do pai). No decorrer dos dias as histórias deles se cruzam de uma forma descontraída e o fim... Bem... É previsível.
Achei uma historinha bem escrita. Dá pra ler em alguns minutos e é divertida. Enfim, uma leitura sem compromisso.

Vitoria Kerber 05/06/2021

Li esse livro na época da escola uns dez anos atrás em média, descontraído e mostra situações que precisamos enfrentar desde jovens, um livro que me marcou muito

Adriana 17/07/2012

Adorável! Meu Pai Não Mora Mais Aqui é uma daqueles típicos infanto-juvenis para se ler na época da escola (ou depois dela, se você for mais ou menos como eu).

Caio Riter tem uma narrativa que me fez lembrar muito de Pedro Bandeira, um dos autores nacionais que eu mais amo. A série de Bandeira, Os Karas, foi uma das que mais me incentivou a cultivar o hábito da leitura, muito antes de Harry Potter. Também tenho outros ótimos livros dele (autografados \o/) como A Marca de Uma Lágrima e A Hora da Verdade (super, super, super recomendados). Enfim, tive a oportunidade de conhecer Pedro Bandeira e é com grande alegria que me lembro da simpatia e carisma que ele mostrou (bem diferente de outros grandes escritores, tipo Moacyr Scliar, que também esteve na minha escola).

Mas o fato é que contei tudo isso para vocês entenderem quão elogiosa é a minha comparação do início desta resenha (tipo, sou apaixonada pelo trabalho de Pedro Bandeira, mesmo).

Meu Pai Não Mora Mais Aqui é escrito em primeira pessoa sob a forma de diário por dois narradores: Letícia e Tadeu.

A garota é uma adolescente esperta e que está passando por um “drama” bem comum nos dias atuais: a separação dos pais. Ela se revolta com o fato e usa o diário (tarefa escolar obrigatória) para expor suas angústias e sentimentos com a nova situação familiar.

Tadeu, colega de Letícia, é um garoto muito divertido, alto astral e “apaixonado”. É aquele tipo de personagem ao qual você se apega e com quem dá boas risadas.

Através da edição maravilhosa da Biruta conseguimos visualizar muito bem os trechos de cada diário, que são demarcados por cores de páginas diferentes e por avisos a cada novo capítulo. Assim, vamos acompanhando o desenrolar das histórias deles paralelamente e nos deliciando com as mesmas.

Um dos aspectos que mais me agradou é que, por seu gaúcho, o autor utilizou elementos e expressões bem características do nosso estado, com as quais pude me identificar bastante. Impossível não sorrir ao ler “Bah, que tri!” ou “Tu tá brincando!” . E o mais importante é que não ficou forçado como eu vejo nas novelas globais e chego a ficar enjoada (sério que eles acham que falamos desse jeito???), mas bem como é o linguajar real dos jovens gaúchos.

A trama é ótima e os personagens também. Fui surpreendida em diversos momentos com as situações apresentadas e a narração das mesmas. Só descontei uma estrelinha porque o autor exagerou em algumas expressões utilizadas. Tudo bem, é um diário e a proposta é exatamente ver o que um adolescente escreveria. O problema foi o uso demasiado de “hehehehe” em quase todos os capítulos do Tadeu! Como eu disse, dá pra entender a linguagem informal, mas aquele monte de “hehehehe” vai incomodando o leitor (me incomodou). Até nas minhas resenhas eu venho tentando abolir esta expressão.

Enfim, este detalhe não é nada que tire o brilho de Meu Pai Não Mora Mais Aqui, livro que eu recomendo totalmente!

Resenha em http://mundodaleitura.net/?p=4103

Mayra 12/10/2012

Encanto de livro - leve feito o sorriso que surgiu nos meus lábios.
Por quê será que esse sorriso bobo ao fechar o livro ainda não desapareceu por completo? Que livro encantador - declaradamente sou apaixonada por literatura brasileiro. Pode soar clichê tudo que envolve o livro, mas é aquele clichê gostoso e fácil de se ler. Letícia, uma garota tímida e que, recentemente teve seus pais separados, teve que aprender a superar isso e encontrar uma luz, no final. Tadeu, um garoto que no início da adolescência, e tem de enfrentar os amores repentinos, as amizades e a confusão em seus pensamentos. Um infanto-juvenil incrível, pessoal. Ah, como é bom soar suspiros ao acabar uma obra de arte como esta.

Bárbara T. 29/08/2013

Diário
"Meu pai não mora mais aqui" descreve o diário de dois jovens: Tadeu e Letícia. Os próprios personagens narram suas histórias, sobretudo, sua relação familiar.
Confesso que, no começo, não gostei muito do tipo textual. A linguagem informal me incomodou um pouco, fez eu julgar o livro um tanto 'infantil', mas depois eu me acostumei, durante a evolução da história você passa a intender mais o 'porquê'da escolha desse gênero.
Cada diário gira em torno de um personagem, eles contam os detalhes do seu dia-a-dia, seus pensamentos, suas histórias. O livro discute muitos assuntos, porém, o assunto mais discutido no livro com certeza é a relação entre os jovens e suas famílias, em especial, seus pais. O livro mostra, discretamente, vários exemplos e situações de famílias, mas cabe ao leitor identifica-los e refletir sobre eles.
Com Letícia, observamos a mágoa de uma garota que não aceita a separação dos pais, colocando toda a culpa do acontecimento em Vitória, namorada de seu pai. No começo, Letícia se sente tão magoada que, age como se os únicos fatos existentes fossem: Seu pai não mora mais aqui. A cupa é de Vitória. Seu pai deveria voltar. A menina parece não considerar outros fatos como: agora seu pai está feliz.
Já com Tadeu, não há problemas. O garoto tem uma boa relação com os pais, embora quisesse que o pai viajasse um pouco menos.
De certa forma, é interessante ver os mesmos fatos sobre dois olhares diferentes, com observações diferentes. Porque, para falar a verdade, é a história de dois jovens completamente normais, e é exatamente com isso que você vai se emocionar.

Tathy 05/05/2023

Que coisa maravilhosa
Esse livro prometeu nada e entregou tudo, juro, não tinha tanta fé que ia ser tão bom, mas tudo nele é incrível, a trama se desenvolvendo com o tempo, o que causou uma ansiedade em mim, um nervosismo, era como seu eu estivesse vivendo no lugar do personagem, o autor trouxe e tratou de problemas de uma forma espontânea que as vezes eu até esquecia o quanto aquilo era triste, conta com dois personagens e a maneira como eles se envolveram um na história do outro foi sensacional. Amo esse livro, tá no meu top 10 e sempre vai estar, é uma história, ou melhor, histórias fantásticas que valem total a pena, recomendo muito mesmo, sério, leiam :)

Ana 04/04/2020

Esse livro é muito mais do que parece
Eu li esse livro há muitos anos, mais precisamente no ensino médio, porém, apesar de todo esse tempo, eu me lembro exatamente o que senti quando o li. É um livro muito realista que traz a história de quatro adolescentes totalmente diferentes um do outro mas que tinham algo em comum, perderam o pai, quada qual a sua maneira.
A leitura é carregada de amadurecimento precoce, mostrando como os jovens viviam e superavam essa situação, de não ter um pai presente.
Esse foi só um breve relato para dizes a vocês que o leiam, vale a pena, além de ser uma linda edição!

Camila 18/05/2012

Um livro diferente
Esse livro é interessante pois começa dando á entender que a intenção do autor sobre o caminho que a estória iria percorrer é um, mas ela caminha para um fim interessante e que faz o leitor entender que o objetivo foi cumprido. Ele mostra situações que aos olhos de muitos poderiam ser consideradas bem diferentes mas, que são muito parecidas. Recomendo este livro, que contém um leitura prazerosa, bem legível e rápida de se ler pois quando se inicia torna-se algo impossível de largar.

Marcela Pires 26/03/2013

Recomendo!
"Ás vezes fico me perguntando de quem é a culpa de o casamento deles ter acabado. A mãe põe a culpa nele (pai), o pai fica dizendo que o amor acabou, e eu até, de vez enquando, acho que a culpa é minha". p.49

Desde que eu li "Eu e o Silêncio do Meu Pai" do Caio Riter fiquei apaixonada pelo modo que ele escreve, pela emoção que passa em seus livros e sua escrita fácil e atraente.

Foi então que a Editora Biruta me enviou um outro título do Caio Riter que é mais focado para adolescentes, mas é uma ótima leitura principalmente para quem esta passando/passou por uma separação ou morte.

O livro já começa em forma de diário. O diário inicialmente é uma tarefa escolar, e nele será que os dois personagens principais: Letícia e Tade, contaram para os leitores sobre sua vida, seus anseios, suas angústias, seus momentos de solidão, tristeza, alegria, paixões...

"Há coisas que ninguém tem o poder de mudar mesmo. Elas acontecem e pronto". p. 22

A Letícia passa por uma grande crise familiar, pois seu pai saiu de casa, separou-se da mãe e esta namorando outra mulher.

Já ele, tem uma famíla cujos pais se amam, vivem "namorando", e ele acaba até se sentindo um intruso as vezes.

Nesse contexto, ficamos conhecendo seus melhores amigos, suas paixões, seu dia a dia na escola e em casa.

Letícia tem uma irmã caçula e Tadeu é filho único. Ambos estudam na mesma classe, mas não tem contato um com o outro.

A garota é muito emotiva, sensivel, ela passa claramente as angústias que um adolescente deve passar ao ver seus pais se separando, ela vive numa montanha russa de emoções e conflitos.

O diário de Tadeu começa como de um garoto de bem com a vida, sem problemas, que adora curtir com os amigos, tocar violão, garotas...até o ponto que essas duas estórias se cruzam e essas vidas começam a fazer sentido uma para a outra.

"Não deve ser fácil ser abandonado. Por mais que a gente desconfie que isso seja possível. Não deve ser fácil. Por vezes tenho vontade de conversar com ela sobre a separação e saber o que ela esta sentindo, saber sobre sua dor, trocar sofrimentos, esperanças, porém ensaio, ensaio ensaio". p 50

É um livro muito interessante! E como todas as publicações da Ed Biruta é muito bem ilustrado, de excelente qualidade, sem erros de português.

Uma ótima leitura para todas as idades, principalmente para adolescentes ou para quem tem filhos nessa faixa etária.

www.mulhericesecialtda.com

Anne 23/03/2014

Li esse livro duas vezes. E na verdade conheci ele pois o peguei na biblioteca da escola :P
Mas ele é tipo... demais! Ele já é meio antigo, mas tente pesquisar em bibliotecas ou até mesmo veja se vende em alguma livraria ou cebo
é realmente muito bom :)

Samuel Sobreira 13/05/2015

Livro de romance-O melhor
“Meu pai não mora mais aqui”, escrito por Caio Riter.
Um livro que relata a história de dois adolescentes, Letícia e Tadeu que ficaram surpreendidos por que a sua professora mandou fazer um diário.
No começo ficaram meio tímidos, mais logo começaram a escrever coisas de suas vidas. Letícia era uma adolescente que não aceitava a separação dos pais e vivia muito revoltado com isso, Tadeu eram um adolescentes que tocava violão, tinha seus amigos Cícero, Pedro Henrique e outros, ele não gostou muito no começo da idéia de fazer o diário, mais logo aceito e quando viu já era para entregá-lo , depois logo vem a noticia de que seu pai morreu isso foi o qual Letícia e ele começaram a se conhecer ficaram amigo e descobriram que se gostavam .No final do livro diz que Letícia e Tadeu acabaram namorando, Esse é uns dos livros que mais gostei de ler..