AKIRA

AKIRA Katsuhiro Otomo

Resenhas - AKIRA 1

Patcha 22/05/2023

Um mangá estranho
Em uma Tókio distópica, acompanhamos o líder de uma gangue de motoqueiros, que acaba se metendo com uma organização governamental que cultiva planos maléficos.

Por mais que a sinopse soe genérica, é fácil entender porque fez sucesso na época. A dinâmica dos personagens funciona bem, e a forma com que a trama se desenvolve te prende até o final.

Admito que não ser aqu ele traço "genérico" de mangá também ajuda, embora algumas cenas de ação fiquem confusas.

No geral, é uma boa leitura, em uma edição que sai muito em conta, considerando o tamanho.

Juliana 16/05/2023

Não gostei de primeira, nem de segunda, mas gostei
Já tinha ouvido falar algumas vezes sobre Akira, e como é considerado um clássico. Porém, quando fui assistir ao filme, em um sábado qualquer de 2021, simplesmente dormi - e mais de uma vez - hehe. Apesar do visual muito bonito, a história parecia muito apressada, confusa, chata.

Então, não foi de primeira que gostei de Akira.

Daí resolvi comprar o mangá, pois achei a edição lindíssima e decidi dar mais uma chance. Confesso que demorei muito para começar a leitura e, quando comecei, ainda me arrastei um pouco.

O começo desse primeiro volume me lembrou, em partes, o que senti com o filme: história confusa, arte bonita, personagens chatos. Meu deus, que garotos insuportáveis! Cada página parecia uma eternidade.

Então, não foi nem de segunda que gostei de Akira.

E aí veio uma virada. Foi só por volta da página 170 que comecei a pegar ritmo na leitura, entender mais as sutilezas da narrativa e aturar mais os personagens. As cenas de ação com as motos são belíssimas. A partir daqui, não larguei o exemplar até finalizar a leitura.

E, então, eu finalmente comecei a gostar de Akira.

Realmente peguei gosto pelo que estava lendo. Apesar disso, até este ponto os personagens ainda parecem muito superficiais e alguns elementos da narrativa são confusos. Mas a segunda metade do volume é mais acelerada que a primeira e deixa um bom gostinho de quero mais para a continuação da história.

E, assim, o meu veredito é: apesar dos pesares, não desistir de Akira foi uma boa decisão e estou ansiosa para conferir o que está por vir no segundo volume.

site: https://blog-entretanto.blogspot.com/2023/05/akira-1.html

VinAcius49 06/04/2023

Primeira resenha
Esse foi o primeiro manga que li fisicamente, se você ainda não leu essa bomba, você não sabe o que tá perdendo (não sei fazer resenha, desculpa)

Rodrigo.Macedo 04/04/2023

Narrativa frenética, elem. sobrenat. e personagens apáticos
A narrativa é frenética e é potencializada por um contexto distópico entrelaçado com garotos anarquistas e forças sobrenaturais. Além disso,  o autor soube manter um mistério pairando na história a medida que os acontecimentos iam sendo esclarecidos.

Otomo aumenta a tensão gradativamente, culminando num final instigante.

Fiquei incomodado, talvez pelo fato da obra ser considerada um clássico (mangá foi publicado em 1982 no Japão), de ver alguns elementos clichês na história. Por exemplo, a arma secreta que o governo desenvolve (crianças que tem poderes telecinéticos).

O autor dedicou muitas páginas para os elementos de mistério e poucas páginas para desenvolvimento dos personagens. Como consequência, fui pego de surpresa com as atitudes de alguns personagens. O Tetsuo, por exemplo. Ou o Yamagata que eu mal sabia quem era e estava lá nas últimas páginas servindo de bucha de canhão.

Por fim, não houve construção de empatia pelos personagens. Não me importei com quem viveu ou morreu, quem chorou ou sorriu. E num quadrinho de 350 pgs da tempo de sobra de fazer isso.  Vide exemplo do Chico Alvorada com 96 páginas ou Verões Felizes do Zidrou e Lafebre com 64 páginas.

O quadrinho é bom. Estou com vontade de ler o próximo. Mas, só.
GiSB 03/05/2023minha estante
Vale a pena também ver o anime feito a partir do mangá. Eu gostei bastante do anime. A história não é perfeita, mas interessante.

Rodrigo.Macedo 03/05/2023minha estante
Pois é. O meu volume 1 doei para um amigo. Não pretendo continuar com os outros volumes. Contudo, darei uma chance ao anime. Obrigado pela dica.

Flavio - @geekcorp303 02/04/2023

Suprassumo
Uma releitura que foi extremamente satisfatória, Akira é uma das melhores cosias que já li na vida, e reler só mostrou como é bom passar um tempo nesse universo, a arte é esplêndida cheia de detalhes e com uma perspectiva incrível.

luizavimerct 02/04/2023

Esperava: lixo recebi: mangá foda
Achei que ia odiar pq tem um cearense com dor de cabeça, mas simplesmente amei a história e os traços, pena q só vai até o 3 traduzido..

Salines 31/03/2023

Definitivamente uma pepita de ouro
Logo no primeiro mangá já consegue notar as diferenças entre o anime e é sensacional.
A arte é algo impecável e um roteiro muito bem escrito, o que torna o mangá ainda mais completo que o anime. Já li e ouvi tantos elogios sobre Akira que logo nesse primeiro livro entendi o motivo de tanto.

A apresentação das "gangues" e do cenário político é compreendido rapidamente, o "poder do protagonismo" até o momento não se faz necessário, mesmo o Kaneda tendo grande destaque, o restante dos personagens também se ganham o destaque e até o momento, nenhum personagem apresentado acaba sendo "jogado" ou sem uma utilidade propriamente dita.
Uma ótima história de um futuro cyberpunk!

oie 28/03/2023

LINDOLINDOLINDO
Eu já acho o filme incrível e o mangá consegue superar o incrível do filme.

Kaneda me dê imediatamente sua moto!!

Zorobabel 18/03/2023

Primeira vez que li desde a compra e gostei da narrativa muito bem conduzida e não consegui parar de ler, já quero os outros volumes

Dango Yoshio 13/03/2023

Ação frenética
Eu tava protelando começar porque é um tijolão, mas meodeos como isso é bom!!! O problema agora é que eu vou querer os próximos volumes né shauhsuahsuahus

Gangues, perseguições de moto alucinadas, crianças com superpoderes, um projeto secreto, amigos se tornando inimigos. Tem de tudo um pouco nesse mangá, e tudo se encaixa tão bem!

Bom demais!

Luciano 01/03/2023

Mangá perfeito. Tem drama, muita ação e uma história de fundo muito instigante em um cenário pós-apocalíptico. É quase como uma aventura cyberpunk.

marina 14/02/2023

Finalmente decidi ler esse clássico dos mangás e posso afirmar tranquilamente que o primeiro volume não deixou nada a desejar. adorei a introdução do universo da história, me passou uma vibe meio cyberpunk, stranger things etc. toda a ação e o mistério também me agradou muito. estou curiosa pra saber como tudo vai se desenrolar!

Pedro.Alves 06/02/2023

Ansioso pros próximos
A história tá muito eletrizante, e me fisgou de um jeito muito bom, quero terminar essa série pra assistir o filme