Alma?

Alma? Gail Carriger

Resenhas - Alma?

Alanna. 09/01/2017

Minha avó sempre dizia: ande sempre com uma sombrinha
"Alma?" foi o primeiro livro que li em 2017, e foi uma grata surpresa que o ano me trouxe, pois após ler várias pessoas comentando coisas boas sobre o livro, resolvi ler, e não me arrependo!

A história trás a proposta de coexistência do mundo sobrenatural de vampiros e lobisomens com o mundo humano. Nessa questão, a alma é importante, pois para que a transformação em ambas as classes seja bem sucedida, é necessário que a alma da pessoa tenha força. E, numa sociedade em que a alma determina esses aspectos, existem, em raras ocasiões, os que não possuem alma, como é o caso de Alexia Tarabotti, uma das personagens mais legais que vi ultimamente. Não ter alma, ou ser preternatural (a nomenclatura utilizada no livro) faz com que esse indivíduo seja capaz de neutralizar os poderes das classes sobrenaturais apenas com o toque. A trama toda começa com a morte de um vampiro, morto meio que por acidente por Alexia, o que gera uma investigação aonde percebe-se o sumiço de vários seres sobrenaturais, vampiros e lobisomens.

A narrativa é fluida, bem construída e muito interessante. A história tem bons personagens, como Lorde Maccon e Lorde Ackeldama, que são bem construídos pela autora. Mas para mim, o ponto alto de tudo ainda é Alexia, uma personagem incrível, espirituosa, que me fez rir um bocado durante a leitura e me encantou muito com suas atitudes. O romance dela com Lorde Maccon é fofo, divertido, e cai bem na história.

Meu único ponto, e digo isso considerando que li apenas o primeiro livro, é sobre o nome da série, que até onde li não me pareceu muito propício. Tudo bem que a sombrinha é uma característica quase física da Srtª Tarabotti, mas tratar isso como uma sociedade acho que distorce um pouco a ideia geral do livro.

Posso dizer que essa foi uma leitura muito agradável, e estou ansiosa para ler os demais livros. E que a partir de agora sempre pensarei duas vezes quando minha avó me mandar levar uma sombrinha. Vai saber quando a mesma será necessária!
Laine 09/01/2017minha estante
Também acabei de ler, e fui tão sem expectativa, que acabei recebendo uma bela surpresa e só não cheguei a favoritar, tbm achei estranho o nome da série hahaha

Ju Zanotti 16/01/2018minha estante
Oi, só queria comentar que o nome da série é explicado por algo que se não me engano acontece no terceiro ou quarto livro, e é bem legal rs

Cristine 26/11/2014

adorei a forma de a autora escrever, a forma que mesmo nas cenas mais tensas sempre tem uma pontinha de humor, a mocinha mesmo nas situações mais loucas fica analisando as vestes e boas maneiras de todo mundo, ela é tudo que imagino numa empertigada dama inglesa..
a mocinha e o mocinho vivem se pegando, todo mundo sabe que são loucos um pelo outro, menos os dois, seus encontros são super divertidos, com faíscas voando para todo lado
afinal a dama inglesa intrometida não se conforma com a falta de modos do lorde lobisomem desbocado, até que ele descobre que a única maneira de fazê-la ficar quieta são com uns amassos bem dados...
rsss
Cris Paiva 26/11/2014minha estante
Adoro os amassos dos dois!!! e o Lorde Maccon ainda tem aquela mania irritante de ficar correndo peladão por aí Kkkkkk

Silvana Barbosa 26/11/2014minha estante
Ih, agora quero ler !!

rfalessandra 02/09/2022

Sobrenatural e afins
O primeiro livro, intitulado Alma?, que é a porta de entrada, vamos nos familiarizar com esse mundo que autora criou, em plena época vitoriana, existem seres sobrenaturais convivendo entre humanos, como lobisomem e vampiros, e também pessoas como a senhorita Taraboti, que é uma exceção a regra que pode assustar a uns e encantar a outros.

Alexia Taraboti é uma dama que já está se sentindo uma solteirona, sim ela ainda não tem pretendente e nem planos de casamento, ao que ela culpa a sua pele bronzeada e seu nariz um pouco fora dos padrões que foram herdados pelo seu pai italiano, no entanto continua enfrentando uma série de atribulações sociais, e em alguns casos recheados de confusões.

Uma das características que chama a atenção do mundo sobrenatural é que ela não tem alma, sim ela é uma exceção, sendo assim portanto uma aberração quando ela é atacada sem a menor educação por um vampiro numa biblioteca em pleno baile!
O que complica mais a sua situação é que sem querer ela acaba matando o vampiro e fica na mira do assustador Lorde Maccon (temperamental, bagunçeiro, lindo de morrer e lobisomem) para investigar o ocorrido.

É um livro envolvente e fascinante que mostra um lado diferente dos seres sobrenaturais que sinceramente eu nunca imaginei lobisomens e vampiros na era vitoriana e valsando pelas atribulações sociais, e sim acontece e muito! Tanto que o Lorde Conall é um partidão, pois é um conde lindo, rico e solteiro, e sim muitas mulheres adorariam fisgá-lo, mas parece que os olhos dele estão voltados para confusão, ou seja, Alexia.

Um livro que é uma mistura de tudo que eu mais amo de romance de época, com personagens fortes e bem desenvolvidos, um enredo bem estruturado e diálogos espertinhos e divertidos, o sarcasmo rola solto e as risadas, kkkkk.
Robison 02/09/2022minha estante
Que legal, deve ser bem interessante este livro. Vou por na minha estante!!!

rfalessandra 02/09/2022minha estante
Poxa, muito legal

Paulo 11/06/2017

A expressão "show, don't tell" se tornou famosa nos últimos tempos graças a autores como George R.R. Martin e Brandon Sanderson. Ela denota um estilo de escrita que se preocupa menos com o excesso de descrições e procura dinamizar a história. Isso entendendo que nem tudo precisamos descrever, mas devemos deixar para a imaginação do leitor fantasiar aquilo que se passa no cenário. Entretanto, não é possível deixar o leitor sem informações. O autor precisa apresentar o seu universo literário e como ele funciona. Essa discussão se tornou um terrível dilema de escrita criativa. Mas, nossa autora aqui, a srta Carriger, consegue nos dar uma aula de como apresentar o seu universo literário de maneira muito dinâmica.

Em uma ida a uma festa de gala, Alexia Tarabotti é atacada por um vampiro estranho e sem conhecer os modos sobrenaturais da sociedade inglesa. Quando o conde Maccon, responsável por lidar com casos sobrenaturais em nome da rainha Vitória, chega até o lugar, ele não se espanta em ver a srta. Tarabotti envolvida em mais uma das suas. Já se tornou piada do departamento a estranha relação entre Connall e Alexia. Entretanto, esse estranho acontecimento revelará uma terrível conspiração que afeta todos os vampiros e lobisomens de Londres. E Alexia, sendo uma preternatural (alguém que não pode ser afetada pela maldição dos vampiros e dos lobisomens) estará no meio dos casos. O que não agradará nem um pouco o conde Maccon... mas nos divertirá bastante. Neste primeiro volume vamos conhecer muito do mundo de Alexia Tarabotti e torcermos para esta linda e irônica italiana solteirona arrumar um bom partido ao mesmo tempo em que espeta quem não a agrada com sua inseparável sombrinha.

Que livro gostoso de ser lido! Novamente é um daqueles livros que devoramos em poucos dias. Levei quatro com esse porque não queria parar mais de ler. Em um dia só li mais da metade dele (geralmente os meus hábitos de leitura compõem entre 40 - 80 páginas por dia). Esse eu li mais de 150 no primeiro dia. Tive que pisar no freio para saborear mais a escrita da autora. O que mais me surpreende é como a autora foi capaz de passar um absurdo de informações sobre o mundo sobrenatural e a sociedade londrina sem parecer cansativo. Às vezes através de um diálogo, da descrição de uma festa ou das observações de Alexia somos completamente tragados para este interessante mundo de corte e hábitos.

Também destaco a habilidade da autora em construir personagens interessantes. Alexia é o protótipo da mulher independente e de vanguarda em uma sociedade com costumes que tendiam a prender muito mais do que soltar suas mulheres. Entretanto, a protagonista se vale de seu baixo status para transitar entre vários destes ambientes. Ao mesmo tempo, Alexia tem seus momentos de fragilidade que ela busca esconder a todo custo. Sua paixão pelo conde Maccon só pôde ser liberada quando ela percebeu a possibilidade de poder de fato estar junto com ele. A química entre os dois personagens é fascinante. E ambos são personagens muito complementares. Enquanto Alexia é uma pensadora e acaba agindo de forma descuidada, o conde Maccon acaba sendo a sua contraparte precisando passar por toda a burocracia do governo. Além disso, a sua falta de tato social combina com a habilidade diplomática de Alexia.

Os demais personagens também são muito bem trabalhados possuindo características marcantes que os tornam indivíduos e não parte de uma massa. A Sra. Loontwill e seus xiliques junto com as irmãs que querem arrumar um casamento; o professor Lyall e seu jeito lacônico de ser; a amiga Hisselpenny que sempre está disposta a ouvir alguma novidade; lorde Akeldama e seu estilo excêntrico. Nesse primeiro volume, a autora constrói personagens que podem render muitas histórias. São as bases para a construção de um enorme edifício.

A ambientação é rica no estilo vitoriano. Podemos ver os maneirismos e as necessidades das damas e cavalheiros em impressionar e se destacar dentro daquele estranho mundo da corte. A autora caprichou em nos apresentar todos os detalhes deste mundo e frisar com precisão como o bom comportamento pode afetar ou não o que os outros pensam a seu respeito. Esse estilo de vida é presente em todos os âmbitos da vida de um indivíduo: na casa, na rua, nas festas, no modo de se vestir, no como falar. Em alguns momentos, podemos notar como Alexia precisa construir todo um personagem, utilizar uma máscara social completamente diferente de sua verdadeira persona.

Vemos o mundo pelos olhos e Alexia. Entretanto, a escrita é em terceira pessoa. A protagonista serve como nossa guia por esse estranho mundo. Seus comentários mordazes são usados como crítica ou destaque para um determinado comportamento ou forma de se vestir. Os capítulos são bem dinâmicos e podem ser facilmente transpostos para uma série de televisão. Não sei se a autora pretende isso em algum momento ou se já está em vias de trazer algo da personagem, mas o livro dá boas pistas para isso. Não tive nenhuma dificuldade com o vocabulário usado pela autora e ela demonstra quando ela alterna para uma fala mais reverencial ou quando ela está descontraída. Aliás, o estilo da personagem ajuda nessa transição.

Gostei muito de Alma. Me apresentou uma história consistente e personagens dos quais nos apegamos rapidamente. Gail dá uma aula sobre como apresentar de maneira harmoniosa o seu universo literário. Ela deixa alguns ganchos bem interessantes para o próximo livro. Vale a pena conferir!

site: www.ficcoeshumanas.com
May Immortal 21/01/2018minha estante
Uau, isso que eu chamo de resenha! Se eu já não estivesse lendo o livro, isso me faria ir atrás dele o mais rápido possível

Paulo 25/01/2018minha estante
Corre para ler sim. E o legal: esse mês sai o quinto volume da série. Ou seja, já vai ter muita história para ler.

Caro 02/05/2016

#DesafioHistóricoseEu
Não tenho costume de ler livros sobrenaturais, e ainda acho um pouco estranho. Ainda mais se esse livro for Alma?, que é o livro mais cultuado como steampunk do mundo. Ou seja, basicamente são livros ambientadas no passado, no qual os paradigmas tecnológicos modernos ocorreram mais cedo do que na história real. Por exemplo, nessa época do livro, no século XIX, não existia ainda dirigível, mas nesse romance, as pessoas usam normalmente. Existe vários filmes Steampunks, como o As loucas aventuras do James West, lembram dele? No filme, Will Smith e Kevin Kline estão no velho oeste, e usam vários apetrechos tecnológicos que não existiam na época. Entenderam?
Além de tudo isso a assimilar, ainda temos a parte sobrenatural propriamente dita. Em Alma? lidamos com vampiros, lobisomens, fantasmas e preternaturais, que são pessoas que não têm alma! Tá confuso? Imagina eu lendo tudo isso e tentando entender? Não foi fácil, mas foi bem divertido.
Os preternaturais são pessoas normais, meros mortais, assim como você e eu , com uma única exceção, eles não têm alma! E não tendo alma, eles conseguem neutralizar todo e qualquer poder sobrenatural, somente encostando no indivíduo. Por exemplo, um lobisomem encosta no preternatural, ele volta a ser uma pessoa completamente normal! Captaram? Beleza, então vamos para o que interessa!
Alexia Tarabotti é uma solteirona e preternatural. Ela é descendente de italianos, e por ter a pele mais escura, nariz pronunciado, e cabelos escuros, não foi o fenômeno de sua temporada, e aos 26 anos está muito bem, obrigada sendo uma solteirona e mantem a sua condição de preternatural escondida, até um vampiro tentar mordê-la sem nem ao menos se apresentar! Imagina que falta de educação? Nesse contexto, os sobrenaturais, são autorizados a viverem na sociedade londrina, e seguem os altos padrões de educação e decoro da época! Então, sem querer, ela mata o vampiro!
Ai aparece o lobisomen mais gato do mundo, Lorde Maccon, o Conde de Woolsey. Ele é o Alfa da matilha e presidente da DAS (Departamento de Arquivos Sobrenaturais). Os não se bicam, mas a atração é visível a qualquer ser, humano ou sobrenatural.
Leia Mais em:

site: http://www.cantinhodacaro.com.br/2016/05/desafiohistoricoseeu-alma-protetorado.html
Anna 02/05/2016minha estante
Bateu uma vontade de ler agora rsrs

Caro 02/05/2016minha estante
Se você gosta de tudo isso, vai fundo! Eu fiquei super perdida no começo, mas depois ameiiiiiiiiiiiii!

Iara.Antunes 15/03/2022

Essa história trás uma ótima premissa na parte sobrenatural, sobre os sem alma que tem poder peculiar sobre os sobrenaturais. Foi pouco abordado.

A história focou muito no romance e nas descobertas da portagonista sobre a parte amorosa.

É introduzido o "vilão" mas não é abordado muita coisa. É deixado a abertura talvez para próximos livros da série.

O livro é interessante sua proposta de avanços científico, com Londres vitoriana e como sobe os lobisomens e vampiros , mas não é focado nisso só plano de fundo nesse primeiro livro.

Foco é na Alexia na sua personalidade e inteligente maior do esperado a mulheres na época. Sua rixa com Lorde Macon um romance de amor e ódio.

Legal as interações do casal, mas queira mais ver a parte da fantasia pelos temas abordados o pra mim ficou a desejar.
MWeirich 15/03/2022minha estante
Frustrante quando um livro não aborda toda a história e foca em apenas numa parte específica.

Iara.Antunes 15/03/2022minha estante
Exatamente!

House of Chick 19/05/2013

A primeira coisa que me chamou muita atenção neste título foi a capa. Ela é tão linda que assim que eu a vi na primeira vez pela internet fui correndo conferir sobre o que tratava esta história e, olhando o catálogo da nova editora, Valentina, que lançou este volume aqui no Brasil, fiquei louca com a sinopse (e com as outras capas de livros que eles vão lançar). Sei que as vezes eu começo algumas resenhas falando da capa, mas é que eu amo tanto os designs de algumas delas que não posso deixar de comentar, mesmo que eu saiba que não se deve julgar um livro assim, mas no meu caso muitas vezes é ela que me dá o empurrão inicial para eu procurar saber mais sobre a história e, mais vezes do que gostaria de admitir, somente a beleza da capa já me deixa louca para ler um livro.

Em “Alma?” conhecemos Alexia Tarabotti, uma jovem de vinte e seis anos que ainda é solteira (o que, para época, é uma idade bem avançada para continuar neste estado civil) e tem um temperamento muito forte, além de não ser submissa e guardar um grande segredo: ela é uma preternatural, ou seja, ela não possui uma alma. Nossa protagonista também tem um dom muito especial, de neutralizar os poderes sobrenaturais de outras pessoas, apenas com o seu toque.

Poucas pessoas sabem do seu segredo, somente aquelas que realmente precisam saber, já que este foi herdado de seu pai e, como sua mãe se casou de novo, ela vive com duas irmãs chatas que ficam a lembrando sobre seu estado civil.

Os seres sobrenaturais são reconhecidos na sociedade, e até mesmo contam com um representante que assessora a rainha em relação a assuntos envolvendo esses seres. Os únicos sobrenaturais que ainda não são conhecidos pelas pessoas em geral são os preternaturais, o grupo do qual nossa protagonista faz parte.

Quando Alexia resolve sair de uma festa para ir à biblioteca, ela acaba sendo atacada por um vampiro e para se defender utiliza sua sombrinha e acaba matando esse vampiro. Agora, então, começa uma investigação para saber mais a respeito do que aconteceu e acabam descobrindo que vampiros e lobisomens estão “sumindo”.

A narrativa é muito gostosa e cativante, além de ser bem fluida, fazendo com que a gente não consiga largar a leitura até terminar a última página. O livro contém mistérios e romance, além de ação, o que achei bem legal já que a história não fica nem um pouco parada e sempre tem novos acontecimentos.

Esse livro mescla sobrenatural com Steampunk (onde tecnologia e elementos de épocas mais antigas estão lado a lado) e eu sempre adoro a experiência de ler algo assim. Também curti muito o desenvolvimento dos personagens em geral e os diálogos inteligentes.

Esse é o primeiro livro de uma série, O Protetorado da Sombrinha (por sinal adorei esse nome!), de vários volumes (já foram publicados cinco livros em inglês), e posso afirmar que já estou louca pelas continuações.

A editora Valentina, apesar de nova no mercado, já pode ser considerada uma das grandes, não pela quantidade de títulos publicados, que ainda são poucos, mas pela qualidade dos seus trabalhos, tanto nos termos de tradução, revisão e parte gráfica, quanto no atendimento ao público, já que todos da editora são super simpáticos com os leitores em geral.

Recomendo esta leitura para todas as pessoas que gostam de um bom livro, e procuram algo que contém algumas cenas um pouco mais picantes, muita ação, aventura e uma pitada de romance com uma narrativa fluida e cheia de acontecimentos.

Confira outras resenhas no blog: www.houseofchick.com
Beth 12/10/2013minha estante
Ansiosa pra ler esta história tão incrível.
elizabethmsalles@hotmail.com

Thai 01/09/2019

Amei
Muito bem escrito, é um livro divertido e intrigante, a mistura do sobrenatural com a sociedade londrina do século XIX foi perfeita, o leve mistério que entrelaça toda a história é bem desenvolvido e despertou minha curiosidade, mas o ponto alto do livro foi o romance tipo gato e rato dos nossos protagonistas, totalmente apaixonante! Amei o livro, recomendadíssimo!
Luh 28/09/2019minha estante
Tem que ler a serie,ou os livros são de assuntos diferentes.

Isabele Catarine 09/04/2022

Surpreendente
Não costumo ler livros com temática sobrenatural, então comecei a ler com certo receio porém eu fui completamente surpreendida, o livro é super fluído e rápido de ler com um bom desenvolvimento apesar de ter ficado confuso em algumas partes. Amei o romance no estilo gato e rato, a Alexia é maravilhosa e não abaixa a cabeça pra ninguém, o mocinho alfineta mas é cadelinha dela desde o início kkk
Fiquei um pouco incomodada com o modo que a mocinha é rebaixada em vários momentos, ela mesma se vê como alguém feio que não conseguiria se casar, mas levando em consideração a família dela não é de se admirar que a autoestima dela seja tão baixa.
De modo geral, é um livro muito bom pra quem gosta de histórias com seres sobrenaturais e indico também pra quem gosta de romance com protagonista forte.
LuaTeresa 15/06/2022minha estante
Desculpa a pergunta mas pode me dizer se tem hot? Não gosto

Dri 08/06/2013

Ansiosa pelo próximo
Normalmente estórias com vampiros e lobisomens não me atraem, mas esse livro definitivamente é uma exceção. Adorei a narrativa da autora e a protagonista, li em uma tarde. É uma estória que diverte, com uma narrativa rápida e uma verdadeira "viagem" com preternaturais (o que é isso!!), "colméia" de vampiro e alcatéia de lobo (o único coletivo que eu já conheço e sei de que animal é!! Rsss). Recomendo para quem quiser se divertir sem grandes pretensões..... Ansiosa pelo segundo livro.
Silvana Barbosa 15/07/2013minha estante
Tão bom quando surge um livro que foge do lugar-comum , né ? Adoro a surpresa de pegar uma história que te prende da manhã à noite , sem cansar !

Cris Paiva 22/05/2014

Fiquei super curiosa quando todo mundo começou a dizer que esse livro era bom, mas como sou pão dura, tive de esperar um tempão até que ele ficasse num precinho que eu concordasse em pagar.

E realmente é bom mesmo, e melhor, muito bem humorado!!! A mocinha, Alexia, é da pá virada e tem um caso de implicância a primeira vista com o lobisomem insuportável, Lorde Maccon. Quem ele pensa que é pra sair por ai querendo mandar nela? Mesmo que ele tenha razão, afinal está envolvida até o pescoço no caso de um assassinato de um vampiro errante.

Lorde Maccon não sabe o que fazer com Alexia, a mulher não conhece o seu lugar e tem péssimo costume de ficar mandando nele e colocando ouriços nos lugares onde ele senta. Ela e aquela sombrinha são um perigo para a humanidade!! Então porque ele tem vontade de agarra-la e levar para lugares escuros e ficar dando uns amassos nela???

Alexia e Maccon fazem um casal adorável e propenso a se meter em confusões. O romance apesar de ser recheado de seres sobrenaturais e engenhocas malucas é ambientado na era vitoriana, então também muitas regras sobre o bom comportamento das moças, o que causa ainda mais confusão para Alexia.

Me diverti horrores, e ja arrumei outra promo e comprei o segundo o livro, agora é só esperar o resto da série.
Rose 22/05/2014minha estante
Adorei a tua resenha Cris, louca para ler!

Lucas 18/07/2013

Alexia Tarabotti (ou só srta. Tarabotti) mora em Londres, onde humanos e seres sobrenaturais vivem em paz. Ela é preternatural: ao tocar em um ser sobrenatural, consegue anular seus poderes. Tudo isso porque Alexia não tem alma, já os seres sobrenaturais tem em excesso. Sendo tão rara, a srta. Tarabotti corre grande perigo. Com o desaparecimento inexplicável de vampiros e lobisomens na cidade, a moça começa a investigar o que está havendo e um perigo maior se esconde por trás de tais acontecimentos. Com a companhia do sedutor lobisomem, Lorde Maccon, dono de um sex appeal incrível, Alexia embarcará numa grande aventura, recheada de perigosos, descobertas e um amor até então desconhecido.

Alma? é o tipo de livro que ao olhar capa e sinopse o leitor pode presumir: Vampiros e lobisomens? Assunto mais que batido. E é verdade. Tais seres sobrenaturais já estão saturados no mundo literário e cinematográfico. E não é que, felizmente, Gail, apesar do tema clichê, conseguiu criar uma história parcialmente original e muito bem feita? O clima vitoriano já é um ponto positivo, com aquelas roupas pomposas, damas e cavalheiros da alta sociedade londrina do século XIX. Soma-se isso com personagens muito bem construídos, uma narrativa fluida, e um casal de tirar o fôlego e pronto, teremos o primeiro volume da série O Protetorado da Sombrinha.

A srta. Tarabotti é uma personagem louvável. Sarcástica, ácida e inteligente, tudo na medida certa. Em pouco mais de trezentas páginas, a autora conseguiu trabalhar a personalidade de cada personagem muito bem, sem perder o fio da meada do enredo. O Lorde Maccon, por exemplo, é encantador. O amor que surge entre ambos não é infundado, como nas histórias que a garota entra na escola nova, vê o cara bonito, se apaixona perdidamente. O sentimento que um nutre pelo outro é muito mais que isso, já que se conhecem há anos. E ainda há uma pitada de humor nas cenas mais quentes, conseguindo até arrancar algumas risadas de quem lê. Destaque também para o Lorde Akeldama, um vampiro que, pelo meu entendimento, é gay. É ótimo ver que cada vez mais personagens assim são colocados nos livros a fim de quebrar tabus e preconceitos.

Inserir um romance numa história sobrenatural quase sempre é um problema. Isto se deve ao fato de o autor acabar de perdendo na criação da protagonista, trazendo sempre aquela menina cheia de inseguranças e que entediam o leitor. Alexia e Lorde Maccon não são assim. É prazeroso ver como a relação deles é madura e natural, sem aquele amor à primeira vista que existem em livros teens. A ênfase que Gail deu no romance foi a quase mesma dada para o enredo, deixando tudo melhor ainda. O mistério que permeia a história não é tão tangível, mas instiga, sim, o leitor a ir até o fim para descobrir mais e mais.

Alma? é tudo que eu não esperei. Me surpreendi com o livro, pois pensava que não me agradaria. O steampunk presente lembra muito os filmes no estilo Sherlok Holmes. A única ressalva é sobre o final, que foi muito bem enlaçado, então existe uma dúvida sobre o que Gail trará na continuação. No mais, recomendo muito a leitura para quem quer sair da zona de conforto em estilo literário, pois a aventura de Alexia Tarabotti é incrível.

site: http://descobrindolivros.blogspot.com.br/2013/07/resenha-alma.html
Tamy 20/07/2013minha estante
Concordo com vc em vários pontos, inclusive que o lorde vampiro é gay, o que trouxe ao livro uma sensação de veracidade! Adorei a Alexia da forma como ela é e os personagens são autênticos o que é o máximo!

Gabrielle.Quinlan 05/11/2023

Fantasia com romance e personagens adultos
Eu sou uma leitora muito carente de fantasia com romance e personagens adultos, fui tão feliz por ter encontrado esse livro.

Numa sociedade londrina de época na qual a existência de vampiros, lobisomens e fantasmas é algo natural e do conhecimento de todos, Alexia é uma preternatural, uma mulher sem alma que anula os poderes dos seres sobrenaturais, e junto com um investigador lobisomem, vai investigar desaparecimentos.

Com um humor muito original, um enemies to lovers bem saudável foi uma leitura fluida, agradável e coerente.
Dunaz 05/11/2023minha estante
Oh, esse livro é maravilhosamente perfeito

Kami 12/07/2023

Romance, crimes e investigação
Ok, precisamos conversar sobre o fato de crimes/investigação com romance ser simplesmente incrivel demais. Sério, n esperava que seria tão divertido.
O tema SteamPunk tbm acabou por me conquistar, todo o clima de revolução industrial, engenharias e invenções estranhas unidas a seres sobrenaturais definitivamente foi divertido de se ver. Além do livro tratar de todas as consequências de integrar seres sobrenaturais a sociedade britanica de antigamente.
alyveloso 12/07/2023minha estante
Só elogios e deu apenas 3 estrelas? Não entendi.

Nathi 19/06/2021

Alexia é totalmente fora da casinha!
A frente de seu tempo, seria pouco para definir Alexia Tarabotti.

Uma solteirona bem resolvida com a vida e sem alma, a Srta Tarabotti se mete em confusões da primeira até a última página e por vezes me deixou em extrema angústia e apreensão.

Entre jantares e a amizade verdadeira e fiel com o vampiro lorde Alkadema e as brigas e afrontas com o lobisomem lorde Maccon, Alexia me fez rir e me divertir imensamente com as suas loucuras e
a sua lógica objetiva sobre o natural e o sobrenatural.
Nagisa 06/09/2021minha estante
Sim! A amizade deles dois é tudinho