Lira dos Vinte Anos

Lira dos Vinte Anos Álvares de Azevedo

Resenhas - Lira dos Vinte Anos

Evelyn 24/01/2010

Lira dos Vinte Anos
Eu o considero um dos melhores livros de poesia (para não dizer o melhor) da literatura brasileira.
E o único livro de poesia onde não existe poesia ruim ou monótona, pois todas elas são fascinantes. A cada página virada eu pude experimenta um novo prazer, e ter a impressão de que a cada poesia o livro ficava melhor.
Antes de ler esse livro eu dizia que não gostava de poesia, depois que terminei a leitura passei a procurar ler e gostar de poesia.
È difícil escolher qual é a minha poesia favorita, mas tenho alguns que constantemente estou relendo, e as indico para quem vai começar a ler o livro: O Poeta, Saudades, Anjos do Céu, Amor, Sonhando, Lágrimas da vida, Lembrança dos Quinze Anos, Cantiga, Meu Sonho, Se Eu Morresse Amanhã.
Glauber † Binho 25/01/2010minha estante
fiquei curioso com alguns titulos das poesias como se eu morresse amanhã e Meu Sonho e confesso que não gosto de poesia mas espero como você achar algo que mude meu ponto de vista que sabe ainda leio ele

Alexandre 10/07/2017minha estante
Bom dia. O seu review instilou em mim o desassossego preciso e profundo que inflamou a minha vontade de começar a ler as poesias de Azevedo. Obrigado.

Luciano 03/03/2021

Curtinho pra ler. Achei alguns poemas ótimos, mas a maioria não chamou muito a minha atenção.
Gabriel Alencar 03/03/2021minha estante
Existe uma música do Belchior com o título desse livro, muito bom ?

Luciano 03/03/2021minha estante
eita, essa eu não conheço ?

Ramiro.ag 04/05/2023

"Foi poeta - sonhou - e amou na vida."
"Era uma noite - eu dormia
E nos meus sonhos revia
As ilusões que sonhei!
Meu Deus! por que não morri?
Por que do sono acordei?"

Uma obra poética de alto nível, onde o autor deixa escancarada a sua incapacidade de adaptação ao mundo real, passando a maior parte do seu tempo em longos devaneios, e sua obsessão com a morte, como uma forma de refugio.

De um lado, vemos a ânsia do amor, a idealização da mulher como uma figura angelical, porém, esse amor só parece possível em sonhos. E de outro lado, o tema da morte, que é muito permanente em suas obras, assim como a solidão, desânimo, melancolia, depressão e tédio, vindos de um cotidiano vazio e banalizado.

Álvares de Azevedo, em seus poemas traz uma reflexão em consequência do tédio e do vazio existencial em que ele se consome, muitas vezes se entregando aos vícios, a preguiça e a boemia em busca de um momento de prazer passageiro.

Se tornou o meu livro de poesias favoritos, me passou diversos sentimentos de maneira muito intensa.

"[...]
Descansem o meu leito solitário
Na floresta dos homens esquecida,
A sombra de uma cruz, e escrevam nela:
Foi poeta - sonhou - e amou na vida. - "

Marcinhow 26/02/2021

A sinceridade única de quem sabe que está morrendo
A Lira dos Vinte Anos traz poesias que começou a ser organizadas pelo autor mas devido a sua morte prematura, quem terminou de organizar e publicou foi um grande amigo, e ao que tudo indica, grande "crush" de Álvares de Azevedo (se buscarem no Google vão encontrar uma carta que sugere, no mínimo, um "bromance").

Leandro.Bonizi 19/12/2022minha estante
"Recheado de poesias melancólicas e apaixonadas por virgens e pela própria morte... Que nos guia pela tênue linha que separa as belezas do amor puro da melancolia mórbida..." ? Bela definição. Só não sabia dessa história de "cruch" de Álvares de Azevedo =P

QUEIJO460 17/03/2023

Lira dos Vinte Anos, (Álvares de Azevedo).
"Lira dos Vinte Anos" foi o primeiro livro de poesia que tive a oportunidade de ler. Álvares de Azevedo com apenas 20 anos de vida conseguiu a proeza de ser tornar um dos grandes nomes da literatura nacional.
O livro vai de virgens até temas relacionados a morte. A palavra que eu percebi que mais se repete no livro é a palavra lânguido, (Posso estar errado, mas ela se repete bastante).
Marcos5813 28/08/2023minha estante
Tem alguns contos dele emblemáticos, com os de Noites na Taberna. Sempre achei que o estado de languidez estava entre o pusilânime e o neófito.

Karol 16/07/2021

O livro do principal representante do romantismo brasileiro não poderia abordar temáticas que não fossem o amor e o culto à morte. É incrível ver como consegue escrever sobre as mesmas temáticas de forma tão diversa e que não parece repetitiva. Alguns poemas me marcaram desde a primeira vez que eu os li lá no ensino médio.

"Sou o sonho de tua esperança,
Tua febre que nunca descansa,
O delírio que te há-de matar!"

"Descansem o meu leito solitário
Na floresta dos homens esquecida,
À sombra de uma cruz, e escrevam nela:
Foi poeta - sonhou - e amou na vida."

sanuelrs 12/09/2022

Poemas pouco marcantes
Acho que foi o primeiro livro de poemas que li por inteiro (e sinceramente não me impressionou muito).
Apesar de melancólicos, esperava versos mais deprimentes, crus e "pesados"...
Acho que confundi o autor com Augusto dos Anjos, então a culpa é minha...

BJekyll0 31/01/2011

Lira dos VInte Anos
A Lira assim como os demais livros do Alvares é um livro póstumo, foi públicado um ano após a sua morte.
A Lira é dividida em 3 partes. A primeira parte é composta por 33 poemas,têm seu inicio por um prefácio com um epíteto do Bocage:
"Cantando a vida, como o cisne a morte."
A temática dessa primeira parte é intimista.
A segunda parte da lira é composta por 14 poemas, também começa com um prefácio.
Essa parte não se identifica nem com a primeira nem com a terceira,é a fase da ironia do Alvares, do sarcasmo, do satanismo. Características que podemos observar no livro "Noite na Taverna" e "Macário".
Por fim a terceira parte,30 poemas,sem prefácio,os epítetos não são mais utilizados,a temática assim como na primeira parte é intimista,devaneios, amores inacessiveis,erotização,morte, sofrimento.
Vale acrescentar que nessa terceira parte Alvares já estava morrendo, então o peso da morte que ele sempre carregou agora era maior, já que se tratava de sua própria morte.
Maurino 20/03/2011minha estante
Excelente resenha!

Talvanes.Faustino 01/02/2021

É uma edição razoável
Esta é uma edição de baixo custo, entre as boas edições. As notas não ajudam muito. Mas pra quem tá iniciando é legal.

Rafaella270 18/08/2021

3 palavras: Forte, sofrido e trágico.
Ao ler, sentir o sofrimento genuíno do autor, sua dor é tão forte que transborda em cada verso intensamente. É tão evidente o quanto foi emotivo o processo de criação da obra que se torna incluso táctil tal sofrimento.

É romântico, é utópico e é trágico. O autor desnuda sua alma e nos leva em uma viagem ultra-romântica. Nunca havia lido algo tão intenso

Lize 19/05/2022

Intenso!
"A poesia de Azevedo contém traços marcantes de desejo, decepções, morbidez, tédio, melancolia e vício. Mesmo muito jovem, Álvares de Azevedo se cansou da vida e dos dramas que todo adolescente enfrenta, usando esse descontentamento e a angústia da alma como combustível para suas criações."

estantedaju 07/06/2022

Lira Dos 20 Anos
O livro, que faz parte da fase Ultrarromântica, carrega forte morbidez, solidão, saudade e sensações exacerbadas, influenciadas pela vida do autor, que faleceu aos 21 anos. A segunda fase do Romantismo Brasileiro é caracterizada justamente pelo pessimismo, o tédio constante, a exaltação da morte e a depressão, e por carregar essa abordagem de forma que considero pesada, não é uma obra que me cativa, mas reconheço sua relevância para a literatura nacional.

site: https://www.instagram.com/livrosepaixoes_/

Jessi 15/10/2022

Amar
Quero amar meu amado assim, como ele amava sua ou suas amadas assim com essa sensibilidade, esse amor essa paixão que só a juventude pode nos dá? Que eu nunca perca a vontade de sonhar

Renan Caíque 20/04/2021

O livro da minha vida!
Este é provavelmente o livro mais importante da minha vida! Eu o li pela primeira vez nos meus 15 anos e fui tragado por versos eloquentes e sentimentais como eu jamais lera antes, sendo levado imediatamente ao imensurável mundo da Poesia, de onde nunca mais saí.

"Lira dos Vinte Anos" (1853) foi o único livro editado e organizado por Álvares de Azevedo, e mesmo assim só foi publicado postumamente como as suas outras obras. O poeta faleceu precocemente em 1852, quando contava 20 anos. Inicialmente este livro faria parte do projeto conjunto "As três liras" com os poetas Bernardo Guimarães e Aureliano Lessa, mas que acabou não indo pra frente.

Sua obra apresenta duas faces distintas, uma binomia: Ariel e Caliban (como diz o próprio autor fazendo referência a dois personagens da peça "A tempestade", de Shakespeare). Na primeira face, a de Ariel, temos o poeta melancólico, "platônico e visionário", que idealiza o amor e a mulher, colocando-a como um ser divino, onírico, sublime e inalcançável. E na segunda face, a de Caliban, temos o poeta irônico, mórbido e até às vezes alegre, que chega a satirizar o próprio sentimentalismo da primeira face.

“Lira dos Vinte Anos” é um livro de poemas dividido em três partes: na primeira e na terceira nota-se a face angelical de Ariel: os versos são doces, sensíveis e de uma beleza triste que faz com que não saibamos se choramos ou se rimos ante um lirismo tão encantador. Na segunda parte do livro, aparece a face demoníaca de Caliban: os versos são sarcásticos, mordazes e mais próximos de uma escrita realista, sem idealizações e adornos poéticos.

“Lira dos Vinte Anos” é geralmente considerado o seu livro de maior relevância, por melhor expor as suas duas faces, a sua habilidade na escrita e os conhecimentos de ávido leitor. E de fato, é uma obra essencial para amantes de poesia e importantíssima para Literatura Brasileira. Álvares de Azevedo foi o autor romântico brasileiro mais expressivo. Além deste livro, sua curta, porém riquíssima obra, conta também com "Noite na taverna", "Macário", "Poesias diversas", "Poema do Frade", "O Conde Lopo", "O livro de Fra Gondicário", "Cartas"; além de traduções, ensaios e discursos.

site: https://www.instagram.com/renan_tempest/

Giovane 26/09/2022

Lira dos 20 Anos
Lira dos 20 anos :

Única obra publicada do autor, obra esta com publicação póstuma. Álvares de Azevedo morreu jovem e solitário. Não se sabendo ao certo a causa.
Eu nunca fui muito fã de poesias, confesso que o que me despertou o interesse pela obra foi o título dar nome à uma canção do cantor e compositor cearense Belchior, do qual sou fã incondicional, mas para minha surpresa achei mais do também cantor e compositor: Raimundo Fagner na obra, nunca li nada a respeito corroborando , mas com certeza ele bebeu da fonte de Álvarez.
Alvarez cita , Dante, Shakespeare, cita um trecho de Hamlet , Vitor Hugo entre outros.
Quem gosta de : Poesias, existencialismo, Belchior, Fagner,.MPB, impossível não se apaixonar por esta obra.
Leandro.Bonizi 19/12/2022minha estante
Acho que foi a única obra de poesia publicada, me vem à mente outra dele que é "Noites na Taverna"