Os Demonios de Loudun

Os Demonios de Loudun Aldous Huxley

Resenhas - Os Demonios de Loudun

@dropsdeleitura 01/03/2019

Levantamento histórico, romance, ensaio.. ?Os demônios de Loudun?, escrito em 1952, é um livro desafiador. Huxley faz uma costura de informações recolhidas em cartas, livros e registros históricos, preenchendo as lacunas com os frutos de uma erudição categórica e com potentes reflexões sobre os costumes da França do século XVII. Não faltam pontes (dolorosas) com a realidade do século XX (e com o século XXI, convenhamos..).

Um estudo sobre a loucura e a maldade, partindo da história da ?possessão? de um convento de ursulinas, que resultou na morte brutal de um padre.

De tão absurda e cruel, a história parece inventada. Acho que isso, mais do que a morosidade de muitos trechos do autor, fez com que a leitura se tornasse difícil pra mim. A realidade pode ser mesmo muito mais bizarra que a ficção. Muito mesmo.

Sandro 14/05/2018

Um livro necessário
Mais do que um livro sobre a história do pároco Urban Grandier e a suposta possessão da freira Jeanne de Anges na França do século XVII, essa obra é um tratado sobre a situação e psicologia humana: as causas e consequências da histeria, do sadismo, das fraudes, autossugestões, catarse, pulsão de morte, alienação e (ir)responsabilidade social dos indivíduos quando parte de grupos numerosos.
Vitor.Luis 24/05/2018minha estante
Histeria coletiva

Fabio Shiva 15/12/2015

Graças a meu arraigado hábito de evitar ler qualquer coisa a respeito de um livro antes de lê-lo (e principalmente os textos da orelha e contracapa, que adoram fazer spoilers), comecei a ler essa impressionante obra pensando que ser um texto de ficção. E a prosa do mestre Huxley flui tão facilmente que demorei a perceber se tratar de um ensaio sobre fatos verídicos: a possessão e subsequente exorcismo das freiras de um convento na França do século XVII, que terminou com churrasquinho de gente e outros horrores semelhantes. Essa leitura mexeu muito comigo e, como sempre, me deixou muitíssimo impactado com o prodígio intelectual chamado Aldous Huxley. Muito muito bom!!!

site: https://www.facebook.com/sincronicidio
Mel 26/02/2018minha estante
Aldous Huxley era mesmo um gênio!

Fabio Shiva 27/02/2018minha estante
Sim!!!!

Sarmentox 09/02/2023minha estante
Aconteceu a mesma coisa comigo, só fui descobrir ser uma história real da metade pro fim do livro quando achei que ele estava citando muitas referências para ser ficção

Egídio Pizarro 29/11/2015

É bem interessante, mas fica um pouco maçante em determinadas partes, principalmente depois da metade. O apêndice deveria ser leitura obrigatória para muita gente hoje em dia.

O único problema é que essa edição da Globo é uma lástima. Além dos diversos erros de digitação e revisão, optaram por traduzir algumas passagens em inglês e latim, mas as passagens em francês não foram traduzidas. Fiquei à mercê do Google Tradutor, que não é nem um pouco confiável.

Leo Carrer 06/08/2012

Uma aventura pela Vida dos padres
O tema em questão é a igreja católica do século XVII, mais especificamente um caso que teria ocorrido em uma pequena cidade francesa chamada Loudun. Huxley nos conta a história de Grandier, um pároco libertino, amante das mulheres e dotado de uma invejável capacidade para a oratória. Como nos informa a frase do início deste texto, esta era prática comum entre os religiosos, que muitas vezes não tinham sequer a decência de esconder suas concubinas e filhos bastardos. Este era o caso de Grandier. Para se justificar, o pároco havia escrito um tratado sobre o celibato, onde buscava argumentos para justificar a desobediência do mesmo:

Leia o texto na íntegra: http://antitelejornal2.blogspot.com.br/2012/03/os-demonios-de-loudun.html