O Despertar

O Despertar L. J. Smith

Resenhas - O Despertar

Sabrina 02/07/2022

Diários do Vampiro
Criei muita expectativa nesse livro e me decepcionei fortemente, me apaixonei pela série e achei que o livro ia ser parecido, assim com crepúsculo, por ter sido derivada dele, mas o livro muda tudo, as características dos personagens tanto físicas quanto psicológicas mudam totalmente, talves por não terem cido dos mesmos criadores e acredito que não tiveram autorização da autora pra fazer a série, o livro tem uma história boa mas mal desenvolvida, lembra um poucoo crepúsculo por ser um clichê adolescente, mas acho que os personagens poderiam tem mais caractéristicas próprias, é literalmente sobre uma patricinha mimada que se encontra em um triângulo amoroso entre o irmão bonzinho e mal. Também achei muito viajado e com um final sem lógica, pra entender o desfecho da história teria que ler o segundo livro. Acho que se tivesse lido ele antes de ver a série poderia até ter gostado mais.

Letícia 01/07/2022

O Despertar
O Despertar (L. J. Smith) ? 240 páginas (Físico) ? Editora Galera Record ? 4?

Na clássica história que deu origem a famosa série de TV, temos o início de um dos maiores triângulos amorosos da história. Elena, a garota popular que consegue quem quiser. Stefan, o garoto novato misterioso que está disposto a tudo pra proteger sua amada de seu passado sombrio. E Damon, o irmão de Stefan e seu pior pesadelo. Será que ele vai estragar a felicidade do seu irmão.

Eu nem planejava ler essa história, eu gosto muito da série, apesar do final ser mais ou menos. Mas tem os 3 primeiros livros na biblioteca da escola e eu resolvi pegar pra ler. Li em um dia, e gostei bastante.

É bem diferente da série, bem diferente mesmo. A Elena não tem nada a ver com a Elena da série, que é meiga e tímida. A do livro é bem mais destemida e faz de tudo pra conseguir o quer e quem quer.

Eu gostei bastante, e lerei as continuações.

Maria1691 23/06/2022

Para falar a verdade, eu até que gostei do livro mas preciso reconhecer que a autora falhou um pouco em certos aspectos. Elena no primeiro livro é muito chatinha, uma "patricinha", tiveram situações no livro que eu fechei e fiquei tipo "?". Mas enfim, mesmo com essas situações eu gostei do livro:)

Vi 16/06/2022

que baita nostalgia! tava morrendo de saudade de ler alguma coisa leve e despretenciosa, principalmente sem me preocupar com enredo ou escrita.

Gabriela 13/06/2022

Me prendeu!
Esse livro me prendeu bastante, eu como fã da série de tv, gostei do primeiro livro também (apesar de ter bastante coisa diferente) e pretendo ler os outros. O suspense que ele trás me cativou!

LLy 10/06/2022

Fraco, frágil e fútil.
Muito se fala dos livros que não são bem adaptados, mas as pessoas deveriam dar destaque também ao desempenho dos roteiristas de TVD. Não acredito que a série seja perfeita, mas é quase inacreditável que seja baseada num livro que apresenta uma trama tão rasa e mesquinha.
Elena pode ter sido chata em episódios, mas foi completamente rasa, fútil e abominável em capítulos.
Uma história sobre uma garota que está perdidamente desesperada para que o garoto mais bonito olhe prra ela, pois afinal, é tudo sobre garotos gostarem de você e garotas te invejarem.
Há personagens que foram cortados da série, e personagens que foram criados lá para poder ampliar o desenvolvimento. Não acontece praticamente nada por aqui, fora o choque entre as diferenças nos dois universos, só se pode encontrar excessivo drama adolescente e meia dúzia de assassinatos.

Juh 02/06/2022

Me rendi.
Me rendi por vampiros e senhor viu. Nunca pensei q estaria aqui.
É bom, mas eu achei tudo muito apressado.
Dispensavel

Thatiane.Costa 01/06/2022

Não é que seja ruim, eu só não gostei
Acho que o maior "erro" da autora foi apressar alguns acontecimentos sem desenvolver melhor os personagens. O romance de Elena e Stefan poderia ser algo profundo e dócil, mas, é superficial e meio doentio (principalmente, por conta da personalidade de Elena).
A introdução de Damon foi o que eu mais ansiava para ler e foi simplesmente "jogada".
O final foi OK, deixou uma dúvida no ar e por isso, vou ler o segundo livro.

7Jade 24/05/2022

The vampire diaries - O despertar
Tipo de livro que a adaptação foi melhor ???, sinceramente, só acabei de ler ele pra poder falar mal com propriedade! Acabei na força do ódio, todavia, nas últimas 2 páginas ficou bom e se eu tivesse o outro livro até que leria, mas se fosse pra ser igual o primeiro eu iria abandonar na metade! A série é melhor, BEM MELHOR.

Baby 23/05/2022

Esta é uma resenha sem contexto nenhum (nunca vi a série)
Vou deixar bem claro que eu li esse livro sem contexto nenhum da série. Nunca vi a série, não sei sobre o que se trata (além do geralzão que é a relação de um vampiro e uma humana).

O primeiro livro da série "Diários de um Vampiro", trata-se da jovem e bonita (irritante) Elena, que é o estereótipo de patricinha dos EUA, ela participa dos eventos da escola e é a abelha rainha. Também acredita que tudo deve girar ao redor dela, ou no mínimo, ser do jeito que ela determina que tem que ser. Até que tudo muda quando ela conhece o misterioso Stefan, que é um cara maravilhoso e tem pinta de badboy, mas ao mesmo tempo parece que não pertence a esse mundo. Ele tem um irmão, chamado Damon, que também nos é levemente apresentado. Quando o destino deles se cruzam, nossa história começa. Stefan tem um passo bem sombrio e difícil, ambos os irmãos se odeiam e isso é nítido desde a apresentação deles no livro.

Bem, sei que esse livro é uma introdução ao universo do livro e também ao personagens, mas o que me incomodou bastante foram os personagens mal desenvolvidos. A Elena se resume a uma patricinha superficial, no final da história até que dá para ver que ela aparentemente se importa com alguém além dela mesma. O Stefan viveu nas trevas, então é compreensivo o jeito mórbido dele, mas não é compreensível o modo como ele conduziu as coisas. O Damon é outro que também não tem muito o que falar sobre... é enigmático, uma incógnita. Os únicos personagens que se safam, na minha opinião é o Matt (fui com a cara dele, apesar de nem falar sobre ele), a Katherine (ela é uns 70% pra mim por enquanto) e a Bonnie (gosto muito da apresentação de sua ancestralidade).

O fato do relacionamento de Stelena ter sido muito rápido, me incomoda também. Sei que ela é uma adolescente, mas assim... ela beijou ele uma vez e já diz "eu te amo" e espera que ele diga de volta?! AMADAAAAH???!

Não só isso, de onde vem o ódio todo do Damon pelo Stefan? Se alguém quiser dar spoiler, por gentileza, fiquem a vontade.

Como nem tudo nesse livro é ruim, eu AMEI o universo. O conceito de vampiro e como eles se reproduzem, esse poder de escolha é muito importante, sabe... eu gostei muito que eles tem sangue e podem fazer coisas mundanas como chorar, por exemplo. O fato de eles terem um anel da lua pra protegê-los do Sol é genial também.

Também a coisa dos rituais e do corvo (que inclusive, fiquei MUITO feliz deles terem explicado). Além do final do livro ter ficado bem legal, dando aquela ansiedade pro próximo.

Lrfatima 20/05/2022

Pelo jeito todo mundo odeia e eu não kk
Eu realmente gostei , é uma leitura tranquila e rápida , obviamente não é igual a série mas é uma boa experiência

Só Vi 12/05/2022

É maravilhoso!!
Faz muito tempo que li, o livro é tão pequeno que em menos de 1 semana terminei tudo, mas acho que se tivesse me dedicado teria lido ainda mais rápido, tem algumas diferenças da série, o que faz com que o livro não fique tão chato e repetitivo! Se for ler, aconselho a ter certinho todos os outros livros.

Eduardo 06/05/2022

Comecei a ler pó causa da série de tv,dá pra notar que tem algumas diferenças, não gostei tanto por causa da Elena ela é muito "patricinha".

Ella Valentino 29/04/2022

Insosso
Lembrando que é apenas a minha opinião :)

Se você, assim como eu, ama a série TVD e quer ler os livros porque terminou a série e está morrendo de saudade dos personagens, nem perca seu tempo. Eu aconselho você maratonar a série todinha de novo e fingir que esses livros não existem. É tudo completamente diferente, para pior. A série pegou o livro, folheou e disse "porque não podemos simplesmente copiar o título e o nome dos protagonistas e fazer o resto do nosso jeito?" E assim foi feito. Acho que foi a melhor decisão que os roteiristas já tomaram. Quer um motivo? Eu te dou uns 10: Jeremy não existe. Tia Jenna na verdade é a Tia Judith, que é casada. Matt não é irmão da Vickie. Elena é muito babaca. Caroline é malvada e insignificante. Stefan tem ataques de raiva com muita frequência. Damon só aparece no finalzinho, e não lá aquela coisa. Não tem representatividade nenhuma, isso significa sem Bonnie negra aqui, ela é ruiva. Livro corrido e sem aprofundamento nenhum.

Enfim, para eu não ser injusta, tenho que separar a série do livro.

O amor dos protagonistas floresceu - de um jeito doentio - com a quebra de tempo de uma semana, eu não consegui engolir isso.

Como eu disse antes, Elena é muito babaca. Nunca vi uma protagonista tão insuportável como ela. Elena acha que tudo e todos estão girando em torno dela e ama toda essa atenção que recebe por ser bonita e tal. Logo no início, Stefan chega na escola e simplesmente passa reto dela, sem nem dar uma olhadinha ou um "Bão?". Então ela surta! "Como assim ele nem me olhou? Eu sou tão gostosa!". Ela chega em casa, chora e vai para o cemitério, desabafar com seus pais o quando ela foi mal tratada pelo novato. E nessa hora acontece a maior enrolação, as amigas dela chegam e fazem um PACTO DE SANGUE jurando que "Stefan vai ser meu, não importa o que eu tenha que fazer, o se eu tiver que morrer para isso e minhas amigas vão me ajudar fazendo o que eu mandar." Sendo que uma dessas amigas é uma bruxa, que deveria saber o quanto um pacto de sangue é poderoso. Foi a maior palhaçada.
Quando ela descobre que Stefan é vampiro, ela quase tem um ataque do coração, mas ele fala "Não, espera aí! Eu tenho um irmão vampiro do mal, ele que está matando as pessoas, não eu." e ela fica tipo "Ah então está tudo bem! Eu te amo. Agora me transforma?". E ele fica "não posso fazer isso" e ela fala "pode sim, porque eu te amo" e ele a morde. E ela toma o sangue dele também. Não sei se no próximo livro ela vira vampira, mas se virar vai ser ridículo.

Stefan muda de personalidade como nós trocamos de roupa. Uma hora ele é calmo, frio e calculista (meu Deus) e segundos depois esse cara calmo e frio tá batendo em um dos colegas até perder os dentes. Considere a força sobre-humana desse cara calmo e frio, ok? Ok.
Ele também tem um ataque de raiva, joga tudo para os ares, agarra o braço da Elena que fica "me solta pelo amor de Deus, você tá me machucando!". Mas não se preocupe, ele a solta e diz "eu te amo", então está tudo bem :) Fora isso, Stefan é um vampiro de séculos de idade bem tapado, nada sutil e muito sem graça.

Damon aparece mais para o final, e ele também não foi grande coisa. Quando ele apareceu, pareceu muito com a cena de Crepúsculo em que o Edward e a Bella estão na floresta, e o Edward arranca a árvore e grita "Você não pode correr mais que eu! / Sou muito melhor que você / Fui criado pra matar". Mas nesse caso o Edward é o Damon e a Bella é o Stefan. Damon arranca a arvore também e fica jogando na cara do Stefan o quanto ele é melhor e mais poderoso. Eu não vou mentir, é mesmo. Fazer o que? Não tenho muito o que dizer dele ainda porque ele não fez praticamente nada até agora.

O resto do povo é insignificante. Pelo menos nesse 1º livro. Bonnie, Caroline, Tyler, Matt e qualquer outro que você imaginar só estão ali para ajudar nos problemas da nossa "Deusa Suprema" ou atrapalhar a vida dela.

O livro tem uma escrita fluida, e é muito curtinho. Tudo acontece rápido demais. Eles se apaixonam rápido demais, brigam e voltam, se metem em problemas (graves, vale ressaltar) e saem deles rápido demais, fácil demais. O livro todo é muito bobo. Mas foi bom para eu sair de uma ressaca literária pesada... Eu vou ler o 2º por causa do Damon rs