O Plano é o Amor

Resenhas - Giovana.

1 | 2 | 3 | 4

Keila Rezende 21/11/2023

Nem bom nem ruim
E muito difícil ler livros nesse tema de ser humilhada por alguém por tanto tempo e conseguir de todo o coração perdoar quem te fez isso. E o livro mostra esse lado da personagem.

Carla Gracy Tavares 03/05/2023

Emocionante
Uau! Maravilhoso.
No início vamos nos deparar com um casal apaixonado, que vão acabar morando com a tia Neli, mas não é qualquer tia, essa é uma mulher muito amarga, mas em meio a todo essa turbulência Giovana vai perceber que Deus a colocou ali com um propósito, só que diante de tanto sofrimento ela vai acabar deixando que a mágoa o rancor adentre ao seu coração.
Mas Deus tinha um plano para essa família e Giovana vai perceber que nunca esteve só.
Leia!!!!!!

isa_milena 10/12/2021

eu amei o livro.
história dele faz eu refletir sobre os meus pensamentos sobre as pessoas que estão a minha volta.

Sergia.Souza 17/10/2019

É um livro onde a história da fé é muito forte achei muito bonita a hostoria da Giovanna ele é uma mulher de muita fé, e muito forte

Vanessa Vieira 11/02/2018

O Plano é o Amor - Neiva Meriele
O livro O Plano é o Amor, da gaúcha Neiva Meriele, nos traz um romance cristão muito bem escrito e repleto de valores e ricas reflexões. Detalhando minuciosamente um casamento e todas as suas provações e alegrias, acompanhamos uma linda história de amor, fé, perseverança e perdão.

Giovana realizou um grande e esperado sonho: se casar com Ricardo, o grande amor de sua vida. Entretanto, quando ela pensava que estava vivendo a fase mais feliz de sua vida, eis que tudo acaba se transformando em um grande pesadelo. Passando por boas e poucas nas mãos de Neli - a tia-mãe de seu esposo -, Giovana se vê constantemente testada e até mesmo sem forças e fibras para levar adiante o seu sonhado plano de felicidade.

Sentindo-se abandonada, ela chega ao limite de suas forças, presenciando dia após dia o caos se instalando em sua vida. Porém, quando ela pensa que finalmente chegou ao fundo do poço, uma habilidade especial é despertada dentro de seu coração. Por meio de sinais e inúmeras experiências espirituais, Giovana descobre que Deus traçou um plano para a sua vida e ela vai até o fim para cumprir o seu propósito, embarcando em uma verdadeira viagem de perdão, reconciliação, amor e, acima de tudo, fé.

O Plano é o Amor é um livro muito bonito e com uma mensagem de amor e fé extremamente válida e edificante. Trocando em miúdos, o romance de Neiva Meriele nos mostra que é quando estamos mais fracos e vulneráveis que a nossa verdadeira força desperta e rompe todas as barreiras, nos dando a vitória em todas as áreas de nossa vida. Com personagens intrinsecamente humanos e norteados por erros e acertos e uma narrativa feita em primeira pessoa por Giovana - de forma íntima e carismática -, o romance se mostrou tocante, intenso e repleto de amor.

Giovana sempre sonhou em se casar, mas não imaginou que o seu grande sonho pudesse se transformar em um pesadelo. Morando com Neli - a tia que criou Ricardo como se fosse praticamente sua mãe -, ela passa por muitas agruras e humilhações, sofrendo críticas constantemente sobre a sua forma de cozinhar, se portar e até mesmo de arrumar a casa. Neli é incisiva e faz de tudo para perturbá-la, até que consegue interferir drasticamente no casamento de Giovana e Ricardo. Entretanto, é justamente quando a moça está no vale de ossos secos que ela sente uma força imensurável brotar do seu interior e descobre que a melhor forma de vencer um inimigo é amando-o, afinal, o amor verdadeiro - o amor ágape -, constrange e acolhe aqueles que tem intenção de nos ferir.

Ricardo é um homem de bom coração e é visível o quanto ele ama Giovana. Entretanto, ele não consegue contornar a situação entre ela e Neli, mesmo sabendo o quanto sua amada está sofrendo. O que me chateou um pouco no personagem foi perceber o quanto ele foi manipulável e se deixou enganar facilmente pela mentiras destiladas por Neli, deixando a sua desconfiança infundada falar mais alto do que o amor que ele sentia por Giovana. A perseverança e, sobretudo, a fé de sua esposa foram imprescindíveis para que o matrimônio dos dois permanecesse firme, mostrando que a mulher sábia edifica a sua casa com as próprias mãos.

Em síntese, O Plano é o Amor, tal como o próprio título sugere, mostra que a melhor forma de vencer as adversidades e provações desta vida é através do amor. E o amor, muitas vezes, tem que nascer do seio da dor para provar a sua pureza e grandeza, vencendo assim inimizades e quaisquer outros tipos de animosidade. A capa do livro é simples e nos traz a ilustração de um casal em um momento de carinho e a diagramação está ótima, com fonte em bom tamanho, revisão de qualidade e belíssimas citações bíblicas no começo de cada capítulo. Recomendo.

site: http://www.newsnessa.com/2018/02/resenha-o-plano-e-o-amor-neiva-meriele.html

Sarah587 25/01/2018

Primeiro, preciso confessar que já me peguei chorando no terceiro capítulo. Hahaha
Esse livro foi o primeiro que li que já começa narrando a vida de casado, e apesar de já ter lido algumas resenhas e ter uma ideia do que se passaria, achei que seria abordado com uma visão mais cor de rosa e acabei me surpreendendo.
Esse romance cristão aborda temas fortes que raramente são vistos nos livros do gênero. Há uma batalha espiritual muito difícil na vida da Giovana e superar isso requer paciência, amor, domínio próprio e outros frutos do Espírito. O livro também deixa claro o cuidado de Deus com os que lhe buscam e a importância do diálogo e compreensão não só entre o casal, mas com todos.
A cada página, fica bem fácil identificar tópicos que servem como aprendizado na vida do leitor, e ao meu ver, essa é uma das melhores partes de ler um romance cristão: sempre dá para aprender com eles.
O livro é narrado em primeira pessoa e somente pela Giovana. Isso me deixou bastante curiosa, porque eu gostaria muito de entender a cabeça do Rick diante de cada fase do relacionamento deles.
Um fato que me deixou muito contente com a leitura, é que há um processo para os personagens reconhecerem as atitudes erradas e mudar isso. Não é num passe de mágica.
Apesar de ter me feito passar por momentos de chateação, Giovana ficou sendo para mim, um exemplo de mulher que ora, que luta pelos seus sonhos, pela sua família, pela sua missão. Uma mulher que quer viver os planos de Deus e está pronta para superar as dificuldades que isso pode lhe trazer.
Outra coisa legal a respeito do livro, é que a cada novo capítulo, o leitor pode observar uma passagem bíblica que tem ligação com o que se passará no capítulo.
O Plano é o Amor foi o segundo livro da Neiva que li e a escrita dela é encantadora. As palavras colocadas na obra conseguem te envolver e despertar emoções das mais variadas.

site: http://www.sdesarah.com.br/resenha-o-plano-e-o-amor/

Franci 10/03/2017

A Fé move montanhas
Adorei o livro, leve de fácil leitura. Vou ler outros mais dessa autora. Neiva conseguiu colocar em palavras a batalha que muitas pessoas têm todos os dias de conseguir ouvir seu coração, ouvir o que Deus está falando para você é aceitar sua missão. Nunca tinha lido um livro evangélico, li muitos espíritas e no fundo os dois gêneros tratam do mesmo assunto, a superação dos obstáculos da vida com sua fé, seu amor e dedicação. Obrigada por nos mostrar mais esta face de Deus.

Por Rachel Paiva 22/02/2017

Maravilhoso !
Toda mulher sonha em encontrar um grande amor e se casar com ele. Com Giovana não foi diferente. Giovana se casa achando que iria levar uma vida maravilhosa ao lado do seu marido Ricardo. Porém, eles vão morar na casa da tia Neli, que criou Rick como se fosse seu filho.
Neli é uma mulher venenosa e amargurada e faz com que Giovana acabe vivendo uma vida muito longe de ter paz e harmonia em seu casamento, sendo muitas vezes humilhada seguida de provocações que a fazem perder as esperanças de que seu o casamento um dia dará realmente certo.
Rick é um homem omisso. Por querer agradar a tia, muitas vezes permite que sua esposa seja humilhada e provocada pela mesma.
E para piorar a situação de Giovana, ela deseja muito engravidar, porém, não consegue de jeito nenhum.
Após muitas brigas e uma mentira inventada por Neli, Rick saí de casa e Giovana passa a travar uma luta mais intensa dentro de si e por seu casamento.

MINHA OPINIÃO

Esse livro é muito edificante. Traz uma história que pode ser muito comum para recém-casadas, que é o lidar com a sogra.

Giovana se mostra uma mulher muito paciente, muito mesmo e ela busca em Deus respostas e direcionamento para lidar com a tia (sogra) Neli. Giovana é uma mulher ímpar.
Neli, por sua vez, é uma megera, uma mulher totalmente amargurada, porém, com as atitudes certas de Giovana tudo muda.
Infelizmente e sinceramente, eu não gostei do Ricardo, é um homem muito omisso, não se comportava como um homem cristão deve ser, não era líder da sua casa e muito menos da sua esposa, não se preocupava em cuidá-la e amá-la como todo homem cristão deve fazer. Ele me irritou bastante, não tanto quanto a Neli, mas me irritou..rs
Confesso que se fosse eu no lugar de Giovana teria perdido toda a paciência com a Neli e com certeza teria dado uns bons fora nela e no Ricardo. Não aguentaria metade do que Giovana passou. Mas, o livro nos ensina exatamente isso: sobre termos paciência.

O livro é curto, com uma leitura bem fluída. Mas, esse livro me deixou inquieta, não negativamente, eu não conseguia largá-lo até lê-lo todo (o li em um dia..rs). A história nos prende do início ao fim.
O que acontece com os personagens é algo que me tocou profundamente. Chorei e fiquei imensamente feliz com o que aconteceu com cada um deles. Esse me livro me tocou muito.

A reflexão que esse livro me trouxe é que nem tudo temos que resolver com as nossas próprias forças, devemos nos manter em constante oração e não desistir jamais daquilo que amamos, e, principalmente, não devemos desistir da nossa família e do amor, que é o maior plano de Deus para nós.
Eu super indico esse livro para mulheres casadas e para as que estão perto do casório (eu! rs). Esse livro nos traz um grande aprendizado.

site: http://herdeiraliteraria.blogspot.com.br/2017/02/resenha-o-plano-e-o-amor.html

Aninha 16/09/2016

Leitura Edificante!
Concluí a leitura concluída com lágrimas rolando em meu rosto, feliz por Giovanna e Ricardo! Eu já estava apaixonada por essa história antes mesmo de conhece-lá, vivia sonhando com o dia em que a teria em minhas mãos e passaria a ser "espectadora" desse romance. Sim, espectadora, pois estive a todo momento na casa da tia Neli, sentada em seu sofá, acompanhando a vida de todos dali. rs!! ai ai! E agora que conheci, me apaixonei mais e mais!! O Plano é o Amor vai muito além de tudo que esperamos. Aqui, o Amor reina em absoluto: Amor entre um casal, Amor a Deus, e Amor ao próximo. Incrível como o livro nos ajuda a alimentar ainda mais a nossa Fé, pois quando acreditamos e entregamos nossa vida nas mãos de Deus, Ele nos ouve, nos dá a recompensa! E Giovanna foi recompensada, com uma chuva de Amor!!! Bençãos! Indico O Plano é o Amor para todos! Leitura agradável! Linda e envolvente!! Amei!!

Di - Escritora Determinada 22/06/2016

O Plano é o Amor
O livro é de fácil leitura e prende o leitor. Pelo menos fiquei com aquela sensação de "preciso ir até o fim".

site: https://escritoradeterminada.blogspot.com.br/2016/01/resenha-do-livro-o-plano-e-o-amor.html

Andréa Bistafa 26/04/2016

O livro tem teor evangélico e visa, no todo, levar ensinamento. É sutil, de leitura rápida e fácil entendimento. Contudo, usando muitas citações bíblicas e músicas evangélicas, fica a critério de cada leitor, julgar como ponto positivo ou negativo.

Giovana, a protagonista, começa narrando sua própria história.
Após casar-se com Rick, que sempre fora seu grande amor, Giovana passaria a enfrentar as dificuldades do dia a dia ao lado do esposo. A falta de dinheiro que um justo trabalhador normalmente enfrenta. Mas o real problema da Gi era outro, bem mais delicado.

Rick foi criado por uma tia muito controladora, e a falta de condições culminaram na convivência da tia e da esposa sob o mesmo teto. Intrigas e implicâncias irão colocar à prova esse casamento.

A autora foi feliz na escolha e abordagem do assunto. Muitas pessoas já passaram e passam por essa situação. A convivência entre familiares normalmente não é tão fácil. No caso da protagonista, é praticamente impossível.
Tia Neli é amargurada. E a autora tem como objetivo expor os "porquês" que as vezes não compreendemos. A amargura de Neli impede que ela sinta contentamento na felicidade alheia, o amor a incomoda e a ideia de "perder" o filho para a esposa não lhe desce.

Giovana é muito religiosa e tem uma baita paciência, já que acredita nos planos de Deus. Ela irá mostrando aos pouquinho para o leitor o porque não devemos desistir e provando que de uma forma ou de outra o amor sempre vence.

O ponto contra da leitura foi o uso de muitos termos religiosos, algumas passagens podem confundir leitores não familiarizados. Poderia haver maiores detalhes. Um aprofundamento maior nos personagens talvez ajudassem os leitores não evangélicos a compreender melhor alguns pontos. O notório objetivo da autora contudo, é levar esperança para todos aqueles que creem, independendo da sua religião.

Apesar de fortes em Deus, senti o casal um pouco imaturo, posso creditar isso talvez a inexperiência em relacionamentos de ambos, talvez imaturidade conjugal, não sei se foi proposital da autora. Senti que conheci melhor a "vilã" que a própria mocinha.
Giovana é uma personagem que já nos é apresentada com uma característica forte (apesar da imaturidade em alguns assuntos), de fé e esperança. Em certo momento de insegurança, ela até chega a fraquejar e se perguntar porque com ela. Mas exatamente por ela já iniciar assim, religiosa e esperançosa, o crescimento dela é pouco se compararmos a tia Neli, "vilã", e talvez por esse motivo eu tenha sentido maior intimidade com a mesma.

A escrita é simples, é como uma conversa com o leitor. Cotidiana e informal (sem palavras rebuscadas). Trás ao final paz e esperança.

Com um material impresso de primeira linha, o livro tem uma excelente diagramação e revisão. Conforto durante a leitura é marca registrada da editora Giz.

Observação particular como resenhista:

O livro é sim interessante, trás conforto e pode ajudar muitos jovens casais. Contudo eu indico diretamente para leitores mais religiosos, que sentem prazer em juntar a leitura fictícia com o evangelho, que presam o aprendizado e são menos exigentes com o conduzir da trama. Para leitores ávidos por ficção (romances em geral), soará fraco. Essa obra tem um público alvo e poderá não ser apreciado pelo público mais jovem e menos religioso.

site: http://www.fundofalso.com/2015/10/resenha-o-plano-e-o-amor-neiva-meriele.html

Fer - Mato Por Livros 25/04/2016

Resenha em vídeo.

Acesse pelo link:

site: www.matoporlivros.com.br

Pri 24/02/2016

O grande amor de Deus
Eu não tenho o hábito de ler livros cristãos, então foi uma experiência ótima e diferente ler um livro que tratava tão abertamente sobre os propósitos de Deus na nossa vida.

"(...) dentro de nós existem dois lados, um bom e um ruim. Certa vez ouvi uma lição de um sábio que comparava esses dois lados humanos com dois cães: um é o bem, o outro, o mal. Eles vivem em uma eterna batalha, mas qual vencerá a guerra?
— Qual? — Neli perguntou curiosa.
— O que você alimentar mais — respondi e percebi que ela pensava a respeito do que eu falara. — Se você alimentar o ódio, será o ódio que vencerá, entretanto, se você alimentar o amor, será o amor o grande vencedor. Pense nisso."

Giovana é uma mulher jovem e já é casada com o amor da sua vida, Ricardo. Mesmo após cinco anos de casamento, eles permanecem apaixonados como no início do relacionamento e o amor entre eles apenas cresce a cada dia. Sentem como se não pudessem viver sem o outro e tudo o que eles mais desejam, para completar essa felicidade em estarem juntos, é ter um filho. Apesar de parecer que possuem um casamento perfeito, isso está longe de ser verdade. Infelizmente, há uma pessoa que impede que eles se sintam completamente realizados.

"Que palavra linda, um sorriso se formou em meus lábios. Amor. Era ele quem movia o mundo, as pessoas. Enquanto existisse amor ainda haveria esperança para esse mundo tão perverso!"

Neli é tia de Ricardo, mas foi quem o criou após ter ficado órfão. Ele a vê como uma mãe e sente que tem uma dívida com ela por ter cuidado dele. Para não deixá-la sozinha e por estar passando por um problema financeiro, Rick decide que é melhor ele e sua esposa ficarem morando com ela até terem uma condição melhor. O problema é que, sem motivo algum, Neli não suporta Giovana e decidiu que deve tornar a vida dela a pior possível, destratando-a e insultando-a sempre que tem oportunidade.

"Que droga de vida era aquela? Por que Ricardo não encarava de vez a realidade e se livrava do fardo que era Neli? Por que não aceitava, de uma vez por todas, que não tínhamos que morar sob o mesmo teto que a tia dele?"

Gi é muito paciente e entende que Deus tem um propósito em mantê-la naquela casa, pois há muitos anos sabe que possui uma forte ligação com Ele, sendo capaz de perceber sinais quando algo importante está para acontecer em sua vida. Ela sente que precisa realizar uma missão, mas ainda não conseguiu compreendê-la totalmente. Apesar disso, conviver com Neli está cada vez pior, pois apenas por vê-la já sente como se sua felicidade estivesse sendo destruída. Neli é uma pessoa que carrega muitos sentimentos ruins e Gi não entende o que pode ter feito para ser tratada tão mal. Tudo o que ela queria era que Rick percebesse que eles nunca serão felizes de verdade enquanto não saírem dessa casa e começarem sua própria vida. Mas, ao mesmo tempo, ela percebe que precisará fazer sua escolha e assumir sua missão, para que enfim possam ficar livres de Neli.

"A sensação de que havia algo que teria de fazer era clara, mas eu não sabia o que precisava realmente fazer. E, da maneira como pensava a respeito, será que estava totalmente aberta para isso? Sei que não. Apesar de saber que Deus preparava e capacitava os seus escolhidos, eu tinha medo e orgulho. Eles, cada um a seu modo, me dominavam. Talvez tudo o que me faltasse fosse um pouco de fé."

O livro é curto, as letras são grandes e os parágrafos bem espaçados, o que, juntamente com a escrita fluida da Neiva, contribui para uma leitura super rápida. Me surpreendi com a velocidade com que li, e poderia facilmente ter terminado o livro em um dia. Apenas senti que tudo aconteceu rápido demais. Acho que a história poderia ter sido mais trabalhada, ficou faltando um maior detalhamento. Além disso, pareceu que tudo foi concluído fácil demais. Não sei, as coisas poderiam acontecer mais devagar, quase não dá para sentir as dificuldades pelas quais a Gi passa.
Giovana é uma mulher extremamente paciente. Sinceramente, se eu estivesse no lugar dela não teria aguentado nem um ano sofrendo tantas humilhações. Já teria discutido com a Neli, com o Ricardo e ido embora. haha A Neli é muito irritante! Fiquei o tempo inteiro pensando que, se fosse eu quem tivesse que realizar a missão da Gi, talvez não conseguisse. Acredito que isso seja algo ruim, pois Deus tinha um plano para a vida dela, ela só precisava passar por algumas provações. Se fosse eu, teria colocado tudo a perder. Isso foi algo que o livro me fez ponderar, o quanto precisamos ser fortes para enfrentar as dificuldades da vida, para que no futuro possamos usufruir das coisas boas.
Mas uma coisa me deixou intrigada. Por que, sendo tão jovens e sem condições de viverem sozinhos, Giovana e Ricardo se casaram? O.o Sei lá, poderiam ter esperado um pouquinho... rs Outra coisa foi: por que eles desejavam tanto um filho naquele momento? Além de mal terem como se sustentar, ainda tinha a Neli perturbando o tempo inteiro. Como eles queriam trazer mais um membro para a casa?

"Quando nasci meus pais me consagraram a Deus e eles já sabiam que eu havia sido escolhida desde o ventre da minha mãe. Mas todos vêm ao mundo com uma missão, então por que aquilo parecia mais importante para mim do que para as outras pessoas?"

Como podem ver, Giovana foi uma personagem com a qual não consegui me identificar. Não de um jeito ruim. Ela tem muitas qualidades, mas é bem diferente de mim e, definitivamente, eu faria escolhas muito diferentes das dela. Mas Deus é perfeito e nunca dá mais do que podemos suportar, então, se Giovana tinha que passar por tudo aquilo, era porque fazia parte do plano de Deus para ela. E a relação dela com Deus é realmente muito bonita e inspiradora.
Uma outra coisa que me deixou incomodada foi a falta da família da Gi. As partes em que ela fala da família mostram que os pais e as irmãs a amam muito, mas fiquei o tempo inteiro esperando que eles a ajudassem mais. Poxa, eles sabiam que ela passava dificuldades, que era tratada mal no lugar em que vivia. Sei lá, poderiam ter dado algum apoio financeiro ou a motivado a sair da casa de Neli. Ela precisava de uma maior participação da família e senti que ela não foi tão amparada quando poderia.
Apesar dessas situações que me inquietaram, gostei bastante da história. Foi capaz de me fazer refletir de diversas formas e expõe diferentes versões do amor. Porque o amor não é apenas um sentimento romântico, vai muito além disso. Esse livro mostra o quanto Deus nos ama, deseja que a gente pense sobre nossas atitudes e pensamentos em relação ao próximo, e como devemos ser capazes de amar à todos, mesmo a quem nos faz mal. Recomendo.

site: http://www.sigolendo.com.br/2016/02/cheiro-de-livro-novo-o-plano-e-o-amor.html

1 | 2 | 3 | 4