A Costureira

A Costureira Kate Alcott

Resenhas - A Costureira

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Fátima Lopes 20/03/2016

O relato da repercussão do naufrágio do Titanic é interessante ,mas o enredo perde ao se tornar "meloso", excessivamente romântico.

Raquel.Candeira 20/02/2016

E depois do Titanic...
Nossa viagem e A Costureira se inicia quando a jovem Tess decide que é hora de mudar de vida largando o seu emprego e indo parar no meio das diversas pessoas que embarcariam no grande Titanic. Um incrível coincidência do destino a leva até Lucile, a grande e renomada estilista Lady Duff Gordon, da qual é grande fã e até já fez um vestido copiando um dos seus. A estilista está indo para os Estados Unidos com o marido, Tess que está procurando alguém que a leve junto convence a dama, agora ela irá subistituir uma moça que trabalharia para Lucile.
Como muitos já sabem o grande navio afundou ao se chocar com um iceberg. Dentre os três já citados, outras também sobrevivem. Como Jim Bonney e Jack Bremerton, homens que Tess conheceu a bordo.
Depois do choque onde muitos morreram, em terra o senador Willian Alden Smith está preparando o inquérito onde recolherá dos sobreviventes algo que possa explicar como um navio tão equipado e cheio de pessoas responsáveis pela segurança dos tripulantes foi de encontro com um iceberg tão grande. Pink também está a espreita de todo o acontecimento e como o mesmo afetará a todos, ela é uma jornalista que faz ótimas matérias para o Times, mas será que essa será apenas mais uma matéria?
Todos os personagens foram descritos com uma riqueza de palavras que era como se ultrapassassem as páginas e estivessem ao meu lado. A perseverança de Tess é encantadora, ela surpreende por não agir como uma garota ingênua da cidade e por saber muito bem aonde pretende chegar; somos amarrados numa teia que tem como foco a busca dela pelas respostas quanto ao seu emprego e futuro que poderia ter ao lado de Lucile, e o coração que está dividido entre dois homens, fiquei ansiosa para saber com que ela ficaria.
Ao mesmo tempo, Pink procura desmascarar os fatos e um aumento de salário.
E não posso me esquecer da exuberante Elinor, irmã da grande mulher de pedra que é Lucile. Elinor é uma escritora criativa que ajuda a irmã e a Tess, ela foi uma personagem que me fez rir desde o início.
Posso me considerar leiga quanto a história do Titanic (o filme), achei que não ia gostar do filme, mas a leitura fluiu e me ganhou desde o início e posso dizer que me senti no navio. O que pode ter atrasado um pouco minha leitura foram as páginas que apesar de serem poucas, pareciam muitas quando folheadas por serem finíssimas.
Kate nos leva a uma história que não é apenas de Tess e onde ela chegou com sua confiança e coragem, mas histórias de superação e conquistas, sem falar no aprendizado, mesmo que elas não sejam totalmente verdadeiras.
E podemos sim tirar algo dessa leitura para a vida real, primeiramente a frase clichê: Lute por seus sonhos. Mas não apenas isso, o livro fala sobre agir por impulso, porém principalmente olhar a vida com o coração e não com egoísmo.
Recomendo o livro, não só para as fãs de Jack e Rose, mas para todos; às apaixonadas por romances, por justiça e por história.

Cissa 28/03/2015

Interessante

A Costureira de Kate Alcott é uma história bem interessante abordada no início do século XX quando o transatlântico Titanic faz sua viagem inaugural.

A história do naufrágio já foi explorada por muitos escritores e muitos diretores de cinema, mas aqui a escritora quis nos passar uma ideia diferente do que já foi abordado tantas vezes.

Viajando no Titanic estavam pessoas de todas as classes sociais e o enredo gira em torno de Tess, jovem inglesa que deseja deixar uma vida de dificuldades na Inglaterra e partir para a América na esperança de se tornar uma costureira famosa. No navio conhece a renomada estilista e modista Duff Gordon que ao lado da fama tem também um preconceito social à altura de sua classe.

A sra. Duff reluta mas acaba aceitando Tess como sua empregada e a viagem começa. Como sabemos o navio vem a naufragar e muitos passageiros, em sua maioria, morreram.

O enfoque da escritora se volta para a investigação das causas do naufrágio e porque um dos barcos saiu com poucos passageiros e não retornou para tentar salvar mais gente. Junto acompanhamos a vida de cada um dos personagens, seu envolvimento amoroso, suas dificuldades e, principalmente, a diferença entre em classe sociais que começava a ser derrubada.

Uma história baseada em fatos reais, com enredo bom e romance na medida certa. A leitura fui e quando percebemos chega ao final sem cansar e sem se tornar enfadonha.

Boa leitura para quem quer saber um pouco mais da tragédia do naufrágio mas sem ser altamente dramática ou piegas.

Nathalia 24/02/2015

A Costureira
O que me atraiu a ler esse livro, obvio, é o fato de se tratar sobre o R.M.S Titanic, e eu, apaixonada por tudo que se refere ao "Navio Dos Sonhos" , comecei essa leitura pronta pra adorar, e não deu outra.
O livro conta a história de Tess Colins, uma moça sonhadora que desejava ser mais que um empregada. Ela queria se dedicar a sua amada relação com a costura, o que a levou a largar tudo onde morava e embarcar no Titanic com destino a Nova York. O que vem a seguir é a tragédia que todos conhecem, e o que me fez não conseguir largar a história é que eu necessitava saber mais sobre o naufrágio e com o inquérito descrito no livro, soube de outras coisas. A base da história é real, os depoimentos foram baseados da transcrição do inquérito realizado após o naufrago do Titanic pelo Senado norte-americano.
Além de Tess, há outros personagens que é indispensável a menção, como sua mentora Lady Lucile Duff Gordon(que está enrolada na história até o pescoço), Pinky(jornalista do New York Times), Jack Bremerton( um bom homem e um bom pretende) e claro meu favorito Jim Bonney( sem comentárioskkkk).Há muitos outros personagens importantes na história mas só citei esses, que a história passa muitas vezes pelos "olhos" deles, sim o livro é em terceira pessoa que nos dá uma visão geral e melhor sobre os acontecimentos, depois, trata bastante sobre seguir em frente, caminhos a escolher, com quem ficar, os temores dos personagens.
Há um pequeno "MAS" que acrescento, sobre a revisão que não é perfeita, passou muita coisa sem o devido cuidado mas, que relevando isso a história volta a fluir naturalmente, e com certeza recomendo esse livro pra todos.

Mel 26/10/2014

A narrativa se faz especialmente do ponto de vista da costureira Tess Collins, que arrisca seu trabalho de empregada para tentar a sorte oferecendo serviços em troca do embarque no Titanic.
Sua chance de mostrar seu talento de costura está na famosa estilista Lucile Duff Gordon, que contrata seus serviços quando sua criada não aparece para acompanhá-la à América. Porém, o navio afunda ao colidir em alta velocidade em um ice berg, e Tess consegue sobreviver, bem como Lady Duff Gordon, que chega à bordo do Carpathia (navio mais próximo ao naufrágio, que resgatou todos os sobreviventes) em um bote enorme, com apenas 12 pessoas.
Então, começa o inquérito: o que houve para que um bote com capacidade para 50 pessoas acomodarem-se com conforto ter salvo apenas 12 passageiros? Tess sente uma enorme gratidão e lealdade com sua patroa, mas quando todos os indícios começam a apontar para injustiças e crimes no bote número 1, uma grande luta interior começa. Será que ela deve arriscar sua grande chance de mostrar sua costura junto da famosa estilista e crescer no ramo ou seguir sua consciência?

Virgílio César 14/10/2014

Excelente livro. Um drama que prende a atenção do início ao fim. Quem esperar por romance pode se decepcionar. A trama é mais focada nos acontecimentos e consequências na vida das pessoas que sobreviveram ao desastre do Titanic. Em nenhum momento a leitura fica pesada ou cansativa.

Silvia 10/08/2014

Muito bom!
Gostei da leitura! Tudo que diz respeito ao naufrágio do Titanic me desperta algo...um fascínio. Um grande navio, que segundo os construtores nem "Deus afunda", este trágico acidente foi um tapa para a sociedade dá época, onde a burguesia exercia seu total poder. Depois desta tragédia o mundo viu quanto a classe alta era totalmente egoísta e quantas pessoas poderiam ter sido salvas. O livro também nos presenteia com os inquéritos da época, claro que não ouve prisões e sim "bodes expiatórios", ou seja mais uma vergonha exposta nos anais da história.

Gostei da Tess e da sua coragem de enfrentar uma sociedade que não valorizava as mulheres, principalmente das classes baixas; em uma época em que as mulheres não tinham nem o direito de votar, e de escolher o rumo da própria vida. Graças a estas mulheres que foram corajosas e à frente do seu tempo, chegamos a onde chegamos, mas ainda falta muito, mas chegaremos lá.

Muito bom o livro, li e indico!

Raquel 23/07/2014

"- [..] O que há de errado em sobreviver? - Muita coisa, talvez."
Tess Collins é mais uma dessas moças pobres que precisam trabalhar para ajudar a família. Seu pai a ensinou a servir, nunca ponderar ou levantar a voz para seu superior, mas a sua mãe lhe ensinou a costurar, acreditava que a filha seria muito mais do que eles foram. Tess tem certeza que não nasceu para ficar arrumando camas e tendo que aturar o filho da patroa que não entendia que ela não é um brinquedo. No dia da partida do maior navio construído até então, ela resolve largar tudo e arriscar tudo. Mas como ela entraria naquele navio?

"- Não vou arruinar minha vida - sussurrou. – Vou transformá-la para melhor."

Lady Duff Cordon, uma estilista reverenciada, estava prestes a embarcar no Titanic, porém ainda tinha um problema a resolver: sua empregada não viria. Não sabia se por sorte ou azar, uma garota, que se apresentou como Tess, se ofereceu para lhe acompanhar e se tornar sua empregada. Ela deu o emprego a menina, já que esta rapidamente mostrou que também tinha habilidades para costura e tendência a lealdade.
Para Tess, a viagem quase foi mágica, conheceu dois homens que irão mudá-la para sempre. Jack Bremerton é um ricaço, mas isso não o faz menosprezar os outros; devido a ocorrência de um evento em que se levantou a favor de Tess e de alguns breves encontros, a jovem empregada começa a ter algumas esperanças bobas (na minha opinião, a apaixonite dela é boba, não tinha muito motivos. Mas tentei levar em consideração que a forma que ele a tratou, fez com que ela o admirasse.) Do outro lado da sociedade, temos Jim Bonney, um jovem marinheiro que deseja uma nova vida nos Estados Unidos; ele é super atencioso, mas bem centrado e não se deixa iludir pela alta sociedade (Gosto muito dele. Não sei o porquê, mas gosto de personagens simples, acabam nos passando muito mais lições que os outros).

"- Boa, garota, mostre a eles quem você é – disse o marinheiro com gentileza."

Contudo, todos esses personagens têm suas vidas completamente mudadas com o naufrágio (A narração desse evento é emocionante e perturbadora. É bem difícil se colocar na situação, ainda mais sabendo que o real foi muito pior). Muitas coisas aconteceram nos botes salva-vidas (os quais não eram suficientes), as classes foram nitidamente consideradas e a coragem de muitos foram colocadas a prova.

"-[...] Ele sobreviveu, por que não podia deixar a coisa assim? O que há de errado em sobreviver?
- Muita coisa, talvez."

A chegada ao Estados Unidos, não foi bem como haviam planejado no início da viagem. Um inquérito espera a todos os homens, já que consideravam as mulheres fragilizadas demais para depor. Todos inicialmente queriam saber como aconteceu o acidente, mas o inquérito acabou mostrando que havia mais...

site: http://versosenotas.blogspot.com.br/2014/07/resenha-costureira-kate-alcott.html

Fernanda 03/04/2014

Resenha: A Costureira
Resenha: “A Costureira” de Kate Alcott (pseudônimo de Patricia O’Brien), é carregado de ideais grandiosos, analíticos, densos e emoções contraditórias. É um livro complexo e enriquecido por narrativas fortes e realistas. Além da própria história da protagonista, os eventos descrevem momentos de prepotência, medo, ansiedade e discordâncias em meio à tragédia marítima.

Quem nunca ouviu falar do transatlântico RMS Titanic, em toda sua inicial grandiosidade e posterior tristeza?! Este enredo se torna peculiar e comovente justamente pela junção da realidade e ficção, valorizando pontos densos e cheios de expectativas.

CONFIRA A RESENHA COMPLETA NO BLOG SEGREDOS EM LIVROS:

site: http://www.segredosemlivros.com/2014/04/resenha-costureira-kate-alcott.html

Carla 25/02/2014

Maravilhoso ... Um passeio pela história !!!
Meninas ... acabei de ler ... Super Indico ....
Uma história linda , bem escrita e muiiiito interessante sobre o naufrágio do Titanic e o inquérito que se seguiu posteriormente, nos levando a ter outra visão desta triste tragédia !!!! Vale a pena ler !!!!

Dose Literária 02/08/2013

Do real ao ficcional, romance histórico à bordo do Titanic
O naufrágio do transatlântico RMS Titanic em sua viagem inaugural ocorrido em 1912, foi uma das maiores e mais assustadoras tragédias marítimas da história, causadora de 1.517 mortes. Um século depois, Kate Alcott (pseudônimo da ex-jornalista Patricia O'Brien) lança A Costureira, com um enredo rico em descrições verídicas sobre a catástrofe, baseados em documentos históricos, e enlaçando à ele a história da personagem fictícia Tess Collins que travou sua luta pela sobrevivência não só durante, mas após o traumático incidente.
Não se deixe levar pelo título da obra ou somente pela capa caso você pressuponha que é um romance apelativo ou pouco engendrado; a escritora tornou esta obra única sem estar a sombra de qualquer outra criada as voltas deste evento fatídico, nem à versão cinematográfica que bem conhecemos.
A inglesa da classe baixa, Tess Collins, não contenta com sua situação de camareira, decidiu num ímpeto de coragem abandonar a vida desafortunada na Inglaterra para, assim como muitos outros, começar vida no Novo Mundo. Tendo dotes para a alta costura (dom que herdou de sua mãe), e determinação, segue para o porto de Southampton com uma bolsa apenas. Nova Iorque era o destino do grande navio que Tess embarcou às pressas, assim que conheceu a estilista Lucy Duff Gordon (personagem real), em um puro lance de sorte; conquistando sua confiança, Tess tornar-se secretária da aristocrata.

Continue lendo em...

site: http://www.doseliteraria.com.br/2013/06/do-real-ao-ficcional-romance-historico.html

Jaqueline 05/07/2013

“A Costureira”, romance escrito por Kate Alcott, foi publicado no Brasil pela editora Geração Editorial e traz em suas páginas uma envolvente história que mistura ficção e realidade a partir de um dos momentos mais marcantes do início do século XX: o naufrágio do navio Titanic. Tess Collins é a jovem do título, uma mulher orgulhosa e obstinada que abandona seu trabalho como servente na casa de uma família nobre na Inglaterra em busca de uma chance para se tornar uma estilista de sucesso.

No dia da partida do Titanic rumo à América, ela se aproxima da realização do seu sonho conseguindo uma posição como serviçal de lady Lucile Duff Gordon, uma das mais famosas modistas da época. As coisas, porém, saem do eixo quando o inimaginável acontece e o navio naufraga nas águas geladas do Atlântico Norte no dia 14 de Abril de 1912.

Graças ao filme de James Cameron, todos sabem o que aconteceu com o Titanic, não é? Cercado de adjetivos impressionantes, o maior navio de todos os tempos jamais poderia naufragar. Pois naufragou, e em “A Costureira” acompanhamos o desenrolar do conturbado inquérito sobre as causas da tragédia. Averiguado em uma série de escândalos assombrosos, o os depoimentos sobre o acidente e o resgate dos passageiros que traz à tona uma série de preconceitos velados, trabalhando um dos aspectos mais interessantes da obra: sua forte crítica social.

Narrado em terceira pessoa, o livro abre espaço para críticas às divisões de classes, ao preconceito com imigrantes e à exploração da classe trabalhadora nos Estados Unidos e na Europa. Pinky Wade, uma sagaz jornalista norte-americana que acompanha todo o inquérito do acidente, serve como passaporte para as discussões sobre o sufrágio feminino e o papel da mulher na sociedade no início do século XX. Jim, um jovem de espírito revolucionário que estava trabalhando no navio, nos oferece excelentes insights sobre a luta política da época, uma mobilização popular que ataca a desigualdade de um sistema democrático baseada na exploração dos mais pobres em prol de uma minoria milionária que ainda se apega a antiquados títulos de nobreza para se distinguir dos demais.

Vivendo em Nova York, Tess logo tem uma chance de provar seu talento para a patroa, que comanda um moderno ateliê no edifício Flatiron. Lady Lucile é uma mulher extremamente egocêntrica e prepotente, ainda que tenha batalhado para conseguir sua invejável posição de mulher de negócios. Acreditando ser a melhor estilista do mundo, ela diz a todos que suas concorrentes não passam cópias baratas e sem talento de si mesma – inclusive “uma tal” madame Chanel. A cada página eu detestava mais e mais a personalidade manipuladora de Lucile, que tinha o omisso e orgulhoso Cosmo, seu marido, como principal alvo de seus ataques malignos. Acusados de recusar a deixar a tripulação de seu bote voltar para apanhar mais sobreviventes da tragédia, chantageando-os com dinheiro, o casal logo se vê no centro de uma intrincada rede de escândalos.

Com relação à construção e evolução dos personagens, só tenho elogios ao livro. Kate Alcott escreve de maneira deliciosa, revelando diferentes aspectos de seus personagens conforme a narrativa avança. Por mais que eu tenha lutado mentalmente com a ingenuidade de Tess, torci pelo seu sucesso como costureira e pelo seu complicado relacionamento com ex-mineiro inglês Jim. Sim, há um triângulo amoroso envolvendo Tess no livro, e é impossível não ficar dividida entre o gentil empresário Jack Bremerton e Jim Bonney, um homem de grandes ideais revolucionários que bate de frente com Lucile e tudo o que ela representa.

A capa de “A Costureira” é uma preciosidade, com uma discreta imagem do navio ao fundo. Achei o resultado final lindo demais, assim como a diagramação do texto, repleta de detalhes belíssimos! Porém, o trabalho feito pela editora com o texto é lamentável. Foi uma pena ver um livro tão bacana quanto esse prejudicado por uma revisão falha e cheia de erros, e é por conta dessa desatenção da editora com o texto que eu não dei nota máxima para o livro.

Terminando a leitura, descobri que alguns personagens foram baseados em pessoas reais, e isso aumentou um bocado a minha admiração pelo trabalho da autora, que conseguiu mesclar ficção e realidade com maestria e emoção. Escrever um romance a partir de pesquisas realizadas em jornais e documentos de época não é fácil, e Kate consegue captar a atenção do leitor e informá-lo sobre costumes sociais e procedimentos legais sem perder a leveza e o ritmo ao longo das páginas. “A Costureira” é uma leitura mais do que recomendada!

>>Resenha publicada no site www.up-brasil.com

site: http://up-brasil.com/resenha-de-livro-a-costureira-kate-alcott/

Literatura 03/07/2013

Após a tragédia
R.M.S. Titanic. Um nome que sempre povoa a minha memória.
O insubmergível. A grandiosidade humana e perfeito reflexo da nossa prepotência. Quantas vezes ouvimos falar desse navio grandioso e seu fim trágico?

Sei que depois do filme de James Cameron (ainda sou inconformado de como Jack e Rose não intercalaram naquela porta) o mais famoso transatlântico do mundo virou a sensação. Todo mundo sabe o trajeto dele de Londres a Nova York e como ele se chocou com o iceberg no meio do caminho. Conhece as histórias também, como a banda que tocou até o fim ou o capitão que ficou bravamente até o fim. E, lógico, com certo choque, sabe como morreram mais pessoas pobres do que ricas, por pura maldade humana, graças a um péssimo defeito chamado classes sociais.

Até aí não é novidade, né? Mas, me diz uma coisa: o que aconteceu depois?
Pois é, eu também não sabia! Até que a fantástica jornalista Patricia O´Brien, sob o pseudônimo de Kate Alcott, trouxe para a gente o maravilhoso A costureira (Geração Editorial, 374 páginas).
Mas o que uma costureira tem a ver com o barco?!
Calma, pessoas ansiosas. Já vou contar a vocês.

A trama nos mostra Tess Collins, uma jovem que verdadeiramente tem um dom para a alta costura. Quando a mocinha sabe que o Titanic vai sair e pode dar a ela toda a liberdade que almeja, nada mais lógico que tentar pegar uma carona para este sucesso, não é mesmo?
A viagem não poderia ser melhor. Ela conhece lady Duff Gordon, um estilista de renome que, ao ver o trabalho de Tess, a contrata como empregada. Isso sem contar o amor... Ah, é lógico que tínhamos de ter o amor no Titanic, dividido entre um rico quarentão e o marinheiro de sorriso fácil (não, gente, não estou falando do filme).

Veja resenha completa no site:

site: http://www.literaturadecabeca.com.br/2013/07/resenha-costureira-apos-tragedia.html

Eni Miranda 17/06/2013

Sorteio do livro 30/06/13 doseliteraria.com.br/p/promocoes.html

Continue lendo... http://www.doseliteraria.com.br/2013/06/do-real-ao-ficcional-romance-historico.html

Joyce 31/05/2013

Resenha do blog Entre Páginas e Sonhos - http://entrepaginasesonhos.blogspot.com.br/
Desde que vi o lançamento de A Costureira eu sabia que teria que lê-lo. Os meus motivos foram: amo história; sou apaixonada por livros históricos, óbvio, né rs; a capa e a diagramação são de babar; e Titanic é um assunto fascinante para mim. Já li outro livro com uma outra visão da tragédia e gostei muito.

Depois de todo esse cenário, não teria como eu não ter amado esse livro. Toda a trama é centrada na tragédia do Titanic e são apontadas alguma perguntas: Porque 70% dos sobreviventes eram da classe A?, Porque não tinham botes suficientes a bordo?, Porque um navio com esse porte não tinha binóculos?. Eu achei tudo muito revoltante, fico triste só de pensar no que os passageiros passaram e claro não tem como não se lembrar do filme de James Cameron também.

Um aula de história básica: Quando partiu em sua viagem inaugural em 10 de abril de 1912 de Southampton, na Inglaterra, em direção a Nova York, nos Estados Unidos -, o Titanic era o maior navio do mundo e considerado praticamente inafundável. Porém, se chocou em um iceberg e afundou no oceano Atlântico no dia 15 de abril de 1912. A bordo viajavam os donos de algumas das maiores fortunas da época, que ao lado de centenas de imigrantes pobres seriam personagens de um naufrágio que deixou mais de 1,5 mil mortos e apenas 705 sobreviventes. Reportagem da época aqui e infográfico muito interessante aqui para quem quer se aprofundar mais sobre o Titanic.

A história do livro não é exatamente sobre aquele fatídico dia e sim sobre o pós-acidente, por exemplo, como a impressa reagiu ao acidente, como os sobreviventes passaram a ser vistos pela população e traz a tona o inquérito sobre os envolvidos. O livro é baseado em fatos reais desde o acidente do Titanic como o fato de que Lady Duff Gordon, seu marido e sua secretária sobreviverem ao acidente no bote n°1 com mais 10 pessoas e virarem alvo da imprensa.

"As pessoas protestavam lá fora com raiva porque o inquérito tinha sido transferido para outra sala, mas ali a acústica era melhor. Elas não davam a mínima para a acústica; só queriam estar presentes e ouvir todas as histórias tristes e revoltantes que normalmente sucedem qualquer desastre, tornando-o saboroso e gratificante." pág 218

A protagonista é Tess, uma jovem simples e pobre que sonha em ter uma vida melhor. Ela é uma ótima costureira e vê na costura a sua tábua de salvação e quando fica sabendo que o Titanic partirá de Cherbourg (FRA), não pensa duas vezes e abandona tudo para ir atrás de um emprego e de uma vida melhor. Chegando ao porto ela fica sabendo que todas as vagas de emprego já estavam preenchidas e por sorte do destino, a mundialmente famosa estilista Lady Duff está presente na hora e impressionada com Tess, lhe oferece um emprego de empregada.

Tess embarca no Titanic e conhecemos um pouco o dia a dia do navio. Tess aos poucos vai conquistando Lady Duff que lhe promete ajuda para transformá-la em uma estilista de renome. No navio, Tess encontra com Jim, um marinheiro simpático e bonito e Jack, um quarentão milionário. Ela fica encantada pelos dois, mas quando pensa que tudo está dando certo na sua vida, acontece à tragédia: o Titanic afunda.

Lady Duff e seu marido Cosmo embarcam junto com mais 10 pesssoas entre ricos e marinheiros no bote n°1 que poderia caber 50 pessoas ou mais. Tess vai parar em outro bote porque na hora salva duas crianças a pedido do pai delas. No bote, Tess fica no meio naquela agonia e tem que remar porque os marinheiros eram uns incompetentes e ficam a deriva até que o navio Carpathia salva os sobreviventes.

Chegando em Nova Iorque alguns sobreviventes são intimados para inquérito nos EUA e na Inglaterra e na medida que vão passando os capítulos, vamos sabendo o que aconteceu realmente no bote nº1 entre os Gordon, o casal Darling e os tripulantes. No começo, Tess acredita verdadeiramente em Lady Duff mas depois começa a perceber que ela não é a pessoa que imagina. A repórter do New York Times responsável pelo caso Titanic é Pinky, uma repórter que virará amiga de Tess.

O livro tem uma crítica social muito grande, incluindo os direitos exagerados que os ricos possuem e a questão dos direitos femininos que também estão muito bem representados no livro. Isso me fez refletir muito e achei Tess uma mulher muito corajosa e determinada, já que faz o que acredita ser o certo. Tem pitadas de romance no livro, mas nada água com açúcar, achei bem realista e particularmente, a achei super sensata na sua decisão final entre escolher ou Jim e ou Jack porque ela foi a favor dos seus princípios.

Esse livro além de ser um romance histórico super bem escrito, possui uma leitura super gostosa e está narrado na terceira pessoa. Mostra a realidade dura e crua de como o mundo é, onde manda quem tem poder, e tem essa crítica social muito bem posicionada. A diagramação está belíssima como a capa *.* Acho que é um das capas mais bonitas que tenho na minha estante, eu amei demais!!! Um ponto negativo é a revisão que deixou passar vários erros.

Na verdade, não consigo parar de pensar na história porque ainda me pergunto: se eu tivesse naqueles botes, eu teria feito o que a maioria fez que foi não voltar para resgatar quem estava no mar por medo ou egoísmo?, já que o ser humano é tão imprevisível nos momentos de pânico e adrenalina. Isso eu não sei, mas me pego sempre pensando no Titanic.

Super recomendado para quem gosta de romances históricos e quem quer desfrutar de uma leitura repleta de elementos que nos faz pensar.

1 | 2 | 3 | 4 | 5