A fazenda dos animais

A fazenda dos animais George Orwell




Resenhas - A Revolução dos Bichos


16613 encontrados | exibindo 16 a 31
2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 |


spoiler visualizar
Molora 28/05/2024minha estante
Me fiz o mesmo questionamento sobre o Snowball




Bianca Alves 26/05/2024

Sátira perfeita! Faz alusão aos governos autoritários e ditatoriais, criticando o modo como os cidadãos são enganados por promessas e ideias de melhoria e igualdade não praticadas por seus lideres.
comentários(0)comente



trdll 26/05/2024

12º leitura de 2024
Uma analogia maravilhosamente didática sobre a Revolução Soviética! Já tinha ouvido falar dessa obra mas não fazia ideia da relação direta com a história da URSS. O que me chamou muita atenção foram os motivos que fizeram George Orwell escrever esse livro, dentre eles:

"(...) E assim, ao longo dos últimos dez anos, fui convencido de que a destruição do mito soviético era essencial caso quiséssemos um renascimento do movimento socialista."
comentários(0)comente



Filipe379 26/05/2024

O amor venceu
O governo do amor venceu. Esse livro fantástico mostra como o amor ao semelhante vence qualquer barreira, principalmente quando nos referimos ao poder político.
Em uma sociedade governada pelo amor, os indivíduos vivem com o necessário, assim como na Granja dos Bichos. Ninguém é melhor ou pior que o outro. Todos trabalham incansavelmente, enquanto que os governantes, repletos de amor, merecem ficar com a maior parte de tudo, pois a ameaça dos inimigos do amor foi eliminada. Portanto, questionar o governo do amor é a maior injustiça que se pode cometer, e o preço disso é a morte.
Dito isso: INDIVÍDUOS DA SOCIEDADE DO AMOR, UNI-VOS!!
comentários(0)comente



Maria10053 26/05/2024

Fabuloso
Minha querida, que bom que você leu esta maravilha hein. Nossa primeira tentativa, há 2 anos, quando ainda não tínhamos o hábito nem o costume de ler, foi um fracasso. Pensei que não leria, que não gostaria, então fui deixando de lado. Mas de tanto olhar ele aqui e saber que se não fosse agora, talvez nunca leria. Enfim me aventurei na leitura dessa obra. Simplesmente espetacular. Não tenho palavras. O autor me conquistou, já quero outro (de olho em 1984?). Um livro que vale a pena ler pelo menos uma vez na vida. Fez com que eu me interessasse para saber mais sobre a história, o contexto e a sátira por trás. E quanto mais eu lia as Apêndices mais compreendia a história. Agora preciso saber mais.
comentários(0)comente



Isabela.Andrade 26/05/2024

Um clássico!
Fazia tempo que eu passava por esse livro nas livrarias e pensava em ler mas nunca de fato peguei pra ler e ver do que se tratava. Até que ganhei o livro do meu primo.

O livro conta sobre uma distopia que se passa numa fazenda comandada por um homem carrasco que maltratava os animais até que eles tomam conta do lugar e criam a fazenda dos animais sem nenhum humano para aproveitar deles. No entanto, George Orwell cria uma atmosfera de tensão ali mostrando que aos poucos os animais vão se corrompendo e criando regras para benefício próprio em especial os porcos.

Com o tempo, o livro se transforma em uma crítica social ao ser humano e também ao capitalismo em que os animais se envolvem e pensam só no benefício próprio. Uma história que é relevante e atemporal. O livro é curtinho, vale a leitura.
comentários(0)comente



hartz.htx 26/05/2024

Uma crítica meio estranha
Orwell tem uma boa base crítica contra o totalitarismo soviético, mas talvez a forma como decide fazer essa crítica não seja a melhor.
Em muitos momentos é vaga, inconsistente e abre margem para a direita usar o livro como uma "arma anticomunista" (por mais que o escritos fosse socialista e anticapitalista).
Enfim, a leitura não foi ruim e talvez o que prejudique é que nos últimos anos a direita conservadora se apossou do livro, tirando isso foi divertido.
comentários(0)comente



Bluesrings 26/05/2024

? Todos os animais são iguais, mas alguns são mais iguais do que os outros"

Se começo não coloquei muita fé por ser uma leitura de escola mas no fim foi uma leitura bem fluída, não posso dizer que gostei porque realmente não curti mas também não odiei.
comentários(0)comente



Fernanda 26/05/2024

A revolução dos bichos
Eu fiz essa leitura para a escola, mas eu me surpreendi muito!
A leitura é extremamente fluída e, pesquisando um pouco, você percebe que os animais representam figuras históricas e apartir do momento que são substituídos por eles, faz ainda mais sentido e deixa a história muito mais rica!
Simplesmente amei, 5??
comentários(0)comente



deboraaliceos 26/05/2024

Demorei, mas valeu a pena
Em 2023, eu estava tentando inicar a minha vida de leitora, mas eu nunca conseguia porque, para mim, que nunca teve estímulo para tal, ler era extremamente chato e unpleasant. Esse foi um dos primeiros livros que eu li e terminei, mesmo demorando 1 mês inteiro pra terminá-lo. É um livro bem interessante e possui uma narrativa que te prende. Você sempre vai querer saber qual será o próximo passo dos porquinhos corruptos e serelepes.
Eu o li bem na época que estávamos vendo sobre revolução russa na escola, então ajudou bastante a entender o conteúdo, principalmente por ter várias analogias e tal. Gostei.
comentários(0)comente



PAmella.Darling 26/05/2024

Nada mais importa quando se está no poder
Orwell descreve ?Todos os animais são iguais, mas alguns são mais iguais do que outros.?

No decorrer da história nós percebemos que sempre foi a ganância pelo poder e pelo controle. Os porcos seriam os representantes que escolhemos, às vezes nem é de nossa escolha, mas da maioria. O restante da granja é o povo, a maior parte desinformada que aceita todas as ordens em prol do coletivo e se esquecem de cobrar seus benefícios afinal a revolução aconteceu para trazer ?igualdade e qualidade de vida para todos os animais?. Mas o que percebemos é o cenário contrário a ideia propagada anteriormente, e mesmo assim já estão tão acostumados com as péssimas condições que preferem ficar na zona de conforto afinal nem lembram se antes era melhor ou pior. Só lembram o que os líderes quiserem que lembrem?
comentários(0)comente



Karla.Kassiane 25/05/2024

A Fazenda dos Animais
Nunca pensei que ficaria com raiva de um porco?
George Orwell traz nessa obra uma sátira, comparando a história de animais que se rebelam contra o dono da propriedade em busca da sua liberdade, com a história do comunismo na Rússia da primeira metade do século XX.
O grupo de animais é liderado pelos porcos, considerados os dotados de maior inteligência, e comparados pelo próprio autor como Bola-de-Neve à Trotsky e Napoleão à Stálin.
Durante a história fica nítida a intenção do autor em denunciar a falta de ?camaradagem? dos líderes do movimento, onde só os outros animais trabalham duro e só os porcos engordam.
A edição da Companhia das Letras de 2007 tem um apêndice com um posfácio por Christofer Hitchens, e o que seria o prefácio original do autor para a primeira edição em 1945.

?TODOS OS BICHOS SÃO IGUAIS, MAS
ALGUNS SÃO MAIS IGUAIS QUE OUTROS?
comentários(0)comente



Rayy Marques 25/05/2024

Intrigante
Confesso que estava interessada nesse livro à bastante tempo. A experiência dessa leitura foi peculiar, tanto pela própria leitura quanto pelo memomento lido. Mesmo não agradando todos os públicos, não podemos negar que é um livro inteligente mediante as referências e a analogia da própria escrita.

O autor foi bastante ousado para época, o que gerou impactos que reverbam até os dias de hoje. Recomendo essa leitura para reflecção sobre o reflexo de poder da nossa sociedade e também para entender sobre o cenário histórico da época em que ele foi escrito. Outro fato, é que essa obra é um exelente repertório sociocultural e é um clássico rápido e fácil de ser lido e que nos desperta um olhar crítico visando a sociedade como um todo.
comentários(0)comente



Madu.lendo 25/05/2024

Todos os animais são iguais, mas alguns mais do que outros.
"As tentativas de resistência são vencidas por uma combinação complexa na qual se acionam: a persuasão, a falsificação, o apagamento da memória, intimidação e a repressão." 

 
comentários(0)comente



JAlia372 25/05/2024

A Revolução dos Bichos é mais um livro que encanta escrito por George Orwell. Representado por animais que agem como humanos, retrata com veracidade o processo falho de instauração do socialismo/totalitarismo na Rússia.

Primeiramente é observada a figura do velho Major, que poderia representar Marx ou Lênin, adeptos da instauração do socialismo, que visava a instalação de uma sociedade justa e igualitária para todos os animais. Estes derrubariam os humanos e instaurariam um poder dos bichos. A partir desse processo, seria instaurado um ideal em que não fosse necessária a luta entre as classes, e sim sua união, de modo que todas as riquezas produzidas fossem utilizadas para o bem próprio de todos os que as conquistaram.

Após a morte do velho, o ideal revolucionário permanece presente na mente dos animais, liderados por duas figuram importantíssimas relacionadas ao processo revolucionário russo que tomam partida. Os porcos, por serem mais inteligentes tomam a frente de tudo. Bola de neve ou Trotsky, que possui mais ideais e objetivos; e Napoleão ou Stálin, que é o líder autoritário e opressor, que tendo como objetivo impor a todos suas leis e regras, copia diversos ideias de Bola de neve; e assim como na realidade,vence o rival pelas promessa falsas e tentadoras.

Com o passar do tempo, e o poder de Napoleão, o livro prova a deturpação e modificação dos ideias igualitários, assim como o socialismo na Rússia. Inicialmente todos eram iguais, mas como foi alterado em um dos mandamentos regidos na Granja dos Bichos, "uns mais iguais que outros". Além disso, todos os ideias instaurados pós revolução são alterados a favor dos ideias de uma minoria, que seria beneficiada.

Também é representada a manipulação social dos porcos perante aos outros bichos, que eram obrigados a acreditar em ideais falsos e que apenas favoreciam os porcos. Isso ocorria pelo fato dos animais não terem conhecimento da realidade dos fatos, aceitando a tudo o que era impostos, crendo que eram as melhores condições. Além disso, caso fossem contrários aos ideias impostos seriam executados sem possibilidade de remissão. Isso tudo era baseado na modificação das leis, de modo que os animais não tinham algo com que basear seus conhecimentos prévios, acreditando certamente naquilo o qual os porcos determinavam autoritariamente.

Mesmo assim, conclui-se ser um livro que não busca vangloriar o sistema capitalista, mas sim mostrar como o próprio ser humano, incapaz de produzir ou fazer algo que não para o seu próprio benefício. Além disso, retrata que por mais que inicialmente os conceitos sejam realmente justos e diferenciados, a presença de um líder em torno do poder gera a sua obsessão por mais e mais, tornando a sociedade casa vez mais desigual. Dessa maneira, no fim torna-se impossível diferenciar os porcos dos humanos, que na realidade, expressa a impossibilidade da diferenciação do sistema socialista do capitalista.
comentários(0)comente



16613 encontrados | exibindo 16 a 31
2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 |