Vicious

Vicious V. E. Schwab

Resenhas - Vicious

1 | 2 | 3 | 4

Andressa 02/05/2023

Eu não esperava muito mas esperava mais do que isso. Os capítulos curtos alternando entre presente e passado fazem um enredo dinâmico e fluido, mas a história em si não me cativou e nem os personagens.
*Vou ler o segundo livro apenas pq minha curiosidade precisa de uma conclusão.*

flora 07/09/2023

Quem é certo ou errado?
O livro conta a história de dois melhores amigos, Victor e Eli, que se transformam em inimigos. O tempo todo é nuito difícil qual é o lado certo e o errado, pois há uma linha muito tênue entre um e outro. A escrita é muito boa, e o livro em si é fascinante... me pegou do início ao fim.

Clara 02/11/2021

Obsessão, fanatismo religioso, bem X mal? e Victoria Schwab entrega de novo

Amei o livro mas admito que achei tudo um pouco previsível, principalmente pelo fato de mudar entre os tempos, o que vai deixando algumas pistas sobre o que vai acontecer, por mais que eu ame esse tipo de organização e ache que cabe super bem aqui, deixou a leitura um pouco mais lenta.

lumybea 29/11/2023

Vicious
Como não amar? Tem tudo o que eu gosto: ação, drama, gente inteligente decidindo que quer dominar o mundo.

Victor Vale você é fantástico. Um psicopata que eu jamais chegaria perto? Sim. Mas admiro a tua inteligência.

Eli Cardale você é mais louco que o Victor, e isso é dizer alguma coisa.

Sydney Clarke você é perfeita do jeito que você é.

Mitch Turner você é o meu bebê, só quero te prender num potinho e proteger do mundo.

Serena Clarke você é uma filha da p e eu espero que o inferno te acolha bem (porque você vai pra lá com certeza).

Angie Knight sinto muito mas o Eli não era quem você achava que ele era.
Mike Willian 19/03/2024minha estante
Meu, a Serena é completamente dissimulada. Mas esse livro é msmo sensacional.

cresswell 08/12/2022

o livro é o auge da intertextualidade (e eu não estou reclamando!)
primeiro: como ninguém nunca tinha me falado que isso aqui é o mesmo plot de "a favorita"? eli e victor são literalmente flora e donatela cara, até a ambiguidade em torno de quem é o verdadeiro vilão
depois tem as alusões às histórias de super-heróis como um todo, mas especialmente a relação do professor xavier e do magneto ? apesar de a do victor e do eli ser bem mais... com gostinho de ácido sulfúrico
aí, vem os animes. a própria v. e. schwab declarou que vicious é como uma carta de amor a cowboy bebop, e ler o livro tendo isso em mente fez a experiência ser ainda melhor para mim (visto que cowboy bebop é um dos meus animes favoritos), então quando percebi que conseguia relacionar os personagens perfeitamente, de forma automática me apeguei a eles (destaque à found family principal, lindos muito lindos)
mas além disso, as semelhanças com death note são CLARÍSSIMAS; o eli é literalmente o kira e a serena é a misa, fora a questão da moralidade e da linha tênue entre um herói e um vilão.
todas essas referências foram me enlouquecendo ao longo do livro, e além disso, o aspecto sombrio da história (o ar dark marca da estética da v.e. ? eu amo essa mulher) me cativou total. facilmente uma das melhores leituras do ano!
Maria17758 08/12/2022minha estante
EU NÃO SABIA DESSA RELAÇÃO COM COWBOY BEBOP, EU AMEI??? amo muito a v.e e esse já seria o próximo livro que eu ia ler dela mas a sua resenha me deixou ainda mais animada e com vontade de pegar pra ler IMEDIATAMENTE!! ah, e a favorita vibes >>>>

cresswell 08/12/2022minha estante
simm, quando vi ela falando sobre fiquei muito animada pra ler!! e ir captando pequenas referências do anime ao longo da história me deixou feliz demais hahah ?
também gosto muito dela, e acho que vale a pena dar uma chance mesmo!

Maria17758 08/12/2022minha estante
até o nome do livro em inglês, caraaaa!! muito muito bom saber disso, vou ler o mais rápido possível!

jiangslore 02/12/2023

[4/5]
Eu até esperava gostar de "Vicious", mas não esperava que a leitura fosse tão divertida quanto foi. O livro retrata uma história que tem fundamentos sólidos e interessantes, mas, ao mesmo tempo, muita ação e mistério. Os conflitos que permeiam o livro e os personagens foram, com certeza, meus aspectos favoritos. O enredo e a escrita, por sua vez, foram questões que trouxeram características positivas e negativas para o livro, na minha opinião.

Como esperado de um livro cuja a premissa é ser uma história não tradicional sobre pessoas com super poderes, há certos questionamentos morais que são muito importantes para o enredo de "Vicious". Apesar desses questionamentos definitivamente poderem ser mais explorados - o que penso que naturalmente ocorrerá no resto da trilogia -, eles já foram muito bem apresentados. O que é introduzido nesse volume é suficiente para entender bem as motivações dos dois personagens que estão em conflito - Victor e Eli.

Objetivamente falando, ambos os personagens são compreensíveis, bem desenvolvidos e internamente coerentes. Portanto, mesmo se o leitor não gostar de algum deles (ou se a mera existência de um deles causar-lhe uma irritação profunda, como foi o meu caso), acredito que será capaz de entender de onde vem sua perspectiva e como isso está conectado com a personalidade e ações do personagem. Quando se trata de personagens envolvidos em conflitos morais profundos, penso que encontrar esse equilíbrio é o melhor que pode ser feito por um autor, e a acho que a V. E. Schwab conseguiu executar isso muito bem.

Além dos dois personagens envolvidos no conflito principal, há outros que também são bem relevantes para o enredo. Eles - assim como Victor e Eli, para ser sincera - pareciam um pouco estereotipados no início, pois possuíam características que não são incomuns quando autores tentam criar imagens "excêntricas" para seus personagens. Mas, aos poucos, foram sendo apresentadas mais aspectos de cada um; e o elenco todo acabou se tornando bem interessante. Ao final do livro, eu já havia conseguido me apegar a alguns deles, e uma das coisas que me motiva a ler o próximo volume, com certeza, é saber o que vai acontecer com cada um.

Com relação ao enredo, o que mais gostei foi a sua organização. A narrativa não é linear - algo que considero importante mencionar porque, se por um lado, eu tenho uma tendência a gostar de livros que são assim, por outro, reconheço que tem muitas pessoas que não gostam -, e as transições entre passado e presente, bem como a escolha do que dizer (e do que não dizer) em cada momento do livro foram muito bem executadas. Em razão disso, a impressão que tive é que "Vicious" é um livro extremamente "cinematográfico". Sei que adaptações causam ansiedade em muitos leitores, mas eu adoraria ver uma série sobre essa obra.

Por outro lado, há coisas no enredo que foram, na minha opinião, um pouco convenientes demais. Não foi nada que me incomodasse significativamente, mas, mesmo assim, foi uma impressão que tive. Além disso, é claro que há questões que ainda não foram completamente respondidas ou desenvolvidas no enredo, mas isso é normal para um primeiro volume.

A escrita, por fim, não foi algo que considerei "ruim", mas também não foi um aspecto que se destacou. Sinceramente, se o enredo e os personagens não tivessem me interessado tanto, não sei se teria gostado do estilo de escrita da autora - mas isso é algo que estou disposta a testar. Sei que V. E. Schwab é muito popular e, depois do primeiro contato positivo que tive em “Vicious”, com certeza pretendo ler outras obras dela.

Sofs.Xavier 17/01/2022

Uma leitura refrescante
Numa época onde personagens tem de ser perfeitos, Vicious traz com si personagens em que as morais são claramente questionáveis. Ninguém ali é ?bonzinho? ou ?herói?. Todos tem suas nuances e motivos para suas ações, mesmo que as ações sejam horríveis, é o que torna cada personagem nesse livro humano.

juliabatis_ 23/02/2022

Viciante
Me senti muito presa aos personagens. Pessoalmente adoro esses questionamentos sobre bem e mal, não necessariamente como se fossem dois extremos, mas e sim como foi tratado no livro: depende da interpretação. Qualquer vilão, anti-heroi, personagem que não vale nada, já me chamam atenção. Quando vi que o livro narrativa a história de um eu corri pra ler.
Mas não é apenas sobre essa premissa que o livro é bom, todos os personagens são bem desenvolvidos. A construção visual deles também é incrível, consegui imaginar tudo como um filme.
Por fim, a autora narra a história entre passado e presente o que nos faz entender vários lados de uma situação e como elas chegaram ao ponto que estão. Durante a narrativa tem vários "foreshadowing" e eu ADORO isso, me deixa mais curiosa para saber se as teorias vão se concretizar.
Enfim, é isto. Leiam aí.
Victor é um lindo com personalidade duvidosa

Mandy Jam 26/07/2022

Todo mundo é o herói da própria história
Fazia muito tempo que um livro não me prendia tanto quanto esse aqui me prendeu. Eu comecei a ler meio desinteressada com os primeiros capítulos, mas a trama vai se desenrolando e os personagens vão sendo trabalhados de uma forma que parece que tudo é real.
Acho que além de uma boa história, Vicious deixa você refletindo o tempo inteiro sobre valores, sobre "bem" e "mal" e sobre como nós vemos nós mesmos. Principalmente porque os personagens apresentados são muito mais próximos da realidade do que os personagens de quadrinhos. Eu torci muito pelo Victor, mas em muitos momentos eu pensava "O que eu estou fazendo?", porque por mais que ele seja o protagonista, ele não é necessariamente bom. Você tenta o tempo inteiro colocar na balança tudo o que os personagens fizeram para ver qual pesa mais em termos de maldade, mas é extremamente difícil.
O que eu achei impressionante é que ambos, por mais que estejam fazendo coisas inpensáveis, justificam as suas ações das formas que eles julgam melhor para dizerem que o que estão fazendo é o certo a fazer.
É difícil explicar, e sei que essa resenha não ficou de perto tão boa quanto eu queria, mas eu acabei de ler o livro e quero espalhar a palavra.
Leiam, por favor. Só leiam.

July 02/05/2022

Demorei demais para terminar
Gostei muito do começo, primeiro livro da autora que leio e estava gostando muito da escrita. O enredo e os personagens eram muito interessantes e as linhas temporais dão mais dinâmica na história. Tudo estava perfeito, mas aí acabei ficando parada na leitura e demorei demais para terminar e perdi o momento. Assim, a experiência final que tive com o livro foi decrescente, eu só queria q ele acabasse, não aguentava mais continuar na história.

Fabiana.Marino 29/11/2020

Amei!
Pense em um livro instigante de se ler? Apesar de ter sido meu primeiro livro em inglês, eu não queria parar de ler nenhum minuto! Mas lógico, com o dicionário do lado kkkkkk

Evelin 06/09/2020

"Plenty of humans were monstrous, and plenty of monsters knew how to play at being human."

Madu 31/12/2023

I still haven?t seen the day where V.E. Schwab writes a bad book. Much like the others this book was a 5 and it was simply amazing!

neo 27/06/2016

(Eu tenho pra mim que a Schwab vendeu a alma pro deus das capas porque todas as capas dela são maravilhosas. É sério.)

Estou me sentindo um verdadeiro ET por não ter gostado desse livro. Pelo que eu vejo o povo falando, Vicious é a melhor obra da Schwab (que também é a autora de A Darker Shade of Magic, que já foi resenhado aqui no blog) e, sinceramente, se essa for a melhor eu meio que prefiro ficar longe dos outros livros dela. Vicious não me convenceu nem um pouco.

Há vários motivos para isso, claro. A amizade e subsequente rivalidade entre Eli e Victor é um deles. Quero dizer, o que me fez querer ler esse livro foi justamente a ideia de amigos gênios que acabam se tornando inimigos depois de descobrirem e adquirirem poderes especiais, mas a execução dessa ideia deixou muito a desejar. Como já disse aqui mil vezes, eu sempre, sempre, preciso ver, entender e interiorizar (lol) que dois (ou mais) personagens são amigos/namorados/whatever. Se eu não me convencer de que a amizade/romance/whatever existe, eu não consigo me importar com as pessoas envolvidas. E foi exatamente isso que aconteceu aqui em Vicious. Como eu não consegui me importar com a amizade entre Eli e Victor justamente por não ver que havia uma amizade entre Eli e Victor, quando eles se tornaram inimigos eu não dei a mínima. E bem, a graça desse livro está justamente na dinâmica entre os dois. Então né, fica difícil.

Vicious também é contado de um jeito interessante. A autora usou muitos flashbacks e flashbacks que não vinham em ordem cronológica. Ou seja, em um momento você poderia estar lendo as coisas que estavam acontecendo agora, em outro as que aconteceram dez anos atrás ou cinco anos atrás ou dois dias atrás, etc. No início foi algo bem legal, mas lá pela metade do livro todo esse vai pra lá, vai pra cá começou a me dar nos nervos.

E, claro, tem o motivo de Eli e Victor terem se tornado inimigos. O leitor não descobre exatamente o que houve dez anos atrás até bem depois da metade do livro, mas até lá tem toda uma expectativa que a autora criou sobre o que realmente aconteceu. E quando é revelado, bem.... não é nada tão épico assim. Nada que, pra mim, teria feito Victor ficar com tanta raiva do Eli. Ficar com raiva sim, claro, mas desse jeito? Com esse drama todo envolvido? Nah.

Por último, tem a própria escrita da Schwab. Como também mencionei em minhas resenhas de A Darker Shade of Magic e A Gathering of Shadows, eu odeio fortemente o jeito como ela caracteriza os personagens e conta a história. Parece que ela está mais tentando impressionar o leitor do que escrever o livro como deveria. É uma escrita que tenta demais e que não me convence nem um pouco.

Enfim, Vicious foi uma decepção, bem o livro que passa batido por você porque não tem nada demais nele mesmo. 2.0 estrelas.

site: http://chimeriane.tumblr.com/
Naty 27/06/2016minha estante
É realmente estranho ver alguém falando mal desse livro quando a maioria das pessoas o ama ou fala super bem, mas entendi o que quis dizer. Queria saber quando vai lançar aqui no Brasil para eu poder ler. Não acho que eu esteja preparada para esse tipo de livro em inglês, mas queria muito conhece-lo.
Sua resenha deixa, é claro, qualquer um com um pé atrás, mas é sempre bom saber a opinião de mais uma pessoa tanto do lado que gostou quanto do lado que não gostou.

Camila 30/10/2016minha estante
Li o livro recentemente e concordo com você sobre a amizade deles ... Também nao me convenceu.... e consequentemente a rivalidade pareceu forçada
Achei o livro mais ou menos... poderia ser melhor...

Na verdade concordo com todos seus comentários, a exceção do da escrita ....gosto da escrita da V.E. Schwab (acho o gathering of shadows excelente... uma notavel melhora em relação ao darker shade of magic)

Mas em relação ao Vicious sua resenha está perfeita!

1 | 2 | 3 | 4