O Hobbit

O Hobbit J. R. R. Tolkien

Resenhas - The Hobbit

2080 encontrados | exibindo 106 a 121

Anderson.Lucena 14/07/2022

Foi bom enquanto durou...
Achei ele um pouco rápido nas partes importantes, acho que Tolkien tava com pressa no final do livro kkkk
Lais Macambira 16/07/2022minha estante
Pensei a mesma coisa

Pri 25/02/2022

Fantástico
Minha primeira experiência com as narrativas de Tolkien, e eu gostei da história, apesar de não fazer muito meu estilo. Achei super bem construída, com todo o enredo contendo as criaturinhas: elfos, anões, dragões etc.
Como é um livro que antecede a trilogia do Senhor dos Anéis, considero uma boa alternativa para quem queira ter um vislumbre de como funciona o mundo e tudo mais, a partir do Hobbit.
Breno 25/02/2022minha estante
sabe mt ??

Lolô 30/09/2022

Melhor leitura do ano
Finalmente cheguei no melhor livro do ano. Meu noivo me incentivou muito a ler e já no prefácio e primeiro capítulo consegui entender porque o Tolkien é um dos maiores nomes da ficção. A narrativa é bem detalhista, mas é uma forma de escrita muito particular, diferente de todas que já vi. Precisamos considerar que o livro foi publicado em 1937 e a gente não tinha recursos visuais pra apresentar personagens de fantasia igual temos hoje. Mais do que isso, entender que muito da ficção que conhecemos atualmente é por conta da influência de autores como ele. Consegui ver muito de Game of Thrones, Harry Potter e As Crônicas de Nárnia durante a leitura. Os capítulos são bem longos, de 20 a 30 páginas, e o livro não tem nenhuma personagem feminina, o que me incomodou um pouco, mas a construção de personagem foi a melhor que eu já li. Bilbo Bolseiro se tornou um dos meus personagens favoritos dos últimos tempos. Além disso, essa versão linda da Harper Collins traz ilustrações criadas pelo próprio Tolkien, que dão um brilho a mais para a experiência de leitura. Sei que não é pra todos os gostos, mas é a leitura ideal pra quem ama fantasia ou pra quem quer começar a ler. Tolkien foi um gênio e quem discorda ou nunca leu ou tá errado.
PS: o capítulo 5 foi um dos melhores que já li. Fico pensando o que se passava na cabeça daquele homem. Céus, como pode alguém ser tão criativo?
PS2: não vou começar Senhor dos Anéis logo de cara porque ouvi que é uma leitura bem mais densa, mas coloquei na minha lista. Quem sabe um dia?
Jhog 30/09/2022minha estante
Leia esse primeiro, depois parta pra Senhor dos Anéis que cronologicamente vem depois.

Aldemir.Filho 25/11/2022

Memorável
Ler esse livro foi um imenso prazer para mim, é extremamente envolvente e me prendeu em todos os momentos, os personagens e a ambientação são perfeitamente bem construídos pelo autor, principalmente Bilbo, que me conquistou de imediato, a inocência e o heroísmo dele, gostei muito desse personagem e de como ele é descrito no livro. esse livro é maravilhoso e eu não podia deixar de expressar isso aqui, 10 estrelas!

Obs: Preciso ler O Senhor dos anéis imediatamente
mpettrus 25/11/2022minha estante
Hahahaha super recomendo a leitura de ?O Senhor dos Anéis?. É um universo mágico criado pelas mãos do Tolkien que todo ser humano que ama literatura deveria experimentar ler um dia ???

Mari Lopes 14/01/2022

O Hobbit é uma jornada de conhecimento e de grandes aventuras
O livro narra a trajetória de 15 andantes em busca de um grande tesouro da montanha, surrupiado por um astuto e perigoso dragão, Smaug, o Magnífico. Destes, temos nosso querido gatuno, Bilbo Bolseiro, um hobbit que ama sua casa e não é nada adepto a aventuras que o deixem longe de sua confortável toca. O tesouro que motiva a peregrinação do estranho grupo composto de anões, Bilbo e Gandalf, o feiticeiro, é por direito, de Thorin e seu povo.

O livro é uma espécie de diário do próprio Bilbo, que o intitula de “Lá e de volta outra vez”, o papel aqui do autor J. R. R. Tolkien, é, como ele gosta de dizer, reunir o relato “do ano mais excitante da outrora pacata vida do Sr. Bolseiro”. Aqui você encontrará das mais estimadas criaturas (e algumas dignas de pesadelos terríveis), como Elfos, Gobelins Aranhas gigantes e Trols.

A história é simples e sem rodeios, carregada de ações do início ao fim, o que deixa a leitura fluída e rápida. O clássico da literatura ficcional infantil ainda apresenta valores como a amizade, sinceridade e altruísmo. Além disso, Tolkien teceu todo um universo para ambientar o livro, desde mapas até uma língua inteira, especialmente para tornar real os fatos aqui narrados. E há, de fato, muita verdade dentro das páginas, por mais que as criaturas pertençam ao universo fantasioso, nos apegamos a eles de tal forma que se torna natural o fato de haver aranhas gigantes no meio de uma floresta sombria (desculpe pessoas com aracnofobia).

Este foi meu primeiro contato com a literatura de fantasia e posso dizer que comecei bem. Tolkien tem uma sutileza na escrita que cativa e envolve não só pequenos leitores, mas o público em geral. Acredito que o livro é ótimo para crianças porque estimula a sua imaginação e ensina valores morais de forma simples e divertida. É válido ressaltar também que o livro é apenas o prelúdio de uma história que pode ser acompanhada em Senhor dos Anéis, sem, contudo, ser um pré-requisito para a sua leitura e compreensão.
Nessa Vasconcelos 14/01/2022minha estante
??? hobbit ta sendo uma leitura incrivel??????

Jess 04/02/2022

Eu nunca na minha vida leria esse livro se não tivesse sido subornada pelo meu melhor amigo (obrigada) e no fim acabei adorando essa história. Não é dos finais mais emocionantes que já li, porém a melhor parte dele é o meio, a trajetória de Bilbo e os anões em busca do tesouro, desafio atrás de desafio. Em alguns momentos achei a leitura um pouco lenta, tanto que demorei mais que o normal para concluir o livro, mas valeu a pena porque é impossível não se apaixonar pelo Bilbo e não se identificar com ele, ou não passar raiva com Gandalf e Thorin. Essa obra é um clássico que todo leitor deveria ler.
Lucas_Hergesel 21/07/2023minha estante
adorei

Sarah.Carreteiro 13/03/2022

Oque você faz enquanto ninguém está te olhando?
A história é de como Bilbo um Hobbit totalmente apegado ao conforto de seu lar, foi parar em uma jornada totalmente inesperada.

Um leitura leve, com uma escrita simples e com personagens completamente cativantes, e que tem muito a ensinar.

Eu recomendo este livro não somente a um amigo, mas todos que já tem a capacidade de ler, sendo ela um adulto ou até mesmo uma criança de 6 ou 7 anos.

Tolkien como sempre nunca nos decepciona??
Yaas0209 13/03/2022minha estante
Quero muito ler...

Leticia.Alves 10/04/2022

Uma aventura super leve e divertida...
Foi uma história super leve e divertida, foi bem fluida a leitura, gostei bastante.
Ansiosa pra começar a trilogia do Senhor dos anéis, mas antes vou dar uma olhada na adaptação dos filmes que se basearam nesse livro.
Matheus 10/04/2022minha estante
Tolkien como sempre trazendo o que há de melhor pra literatura :)))

atumalaca 06/03/2022

Meu primeiro do Tolkien e óbvio que um infanto-juvenil não ia me prender tanto mas estou muito ansiosa e segura pra ir com sede ao pote na trilogia agora. Parecia uma história bíblica de dia de domingo na Record, acho que isso resume muito bem a sensação do livro.

(Por ser meu ponto de partida isso não é exatamente uma crítica MAS finado Tolkien nós mulheres somos divas não tenha medo de colocar personagens femininas more bjoss)
carolina 15/03/2022minha estante
em compensação na trilogia SÓ tem divas sendo divas

Elane.Medeiross 01/06/2022

Eu já tinha tentado ler a obra antes, e até a trilogia Senhor dos anéis, porém não funcionava para mim, esse ano através de uma LC acabei realizando a leitura. Eu esperava um pouco mais, porém vou ver os filmes para ver se mudo de opinião, talvez a execução lá, traga a magia que eu esperei sentir no livro.
Erudito Principiante 07/06/2022minha estante
Esse traz uma atmosfera leve, meio infanto-juvenil. O Senhor dos Anéis é mais sério, mais adulto e com várias informações sobre esse maravilhoso universo criado por Tolkien. O filme do hobbit ficou muito bom, mas traz elementos (e personagens) extras que não se encontram na trama. Também deixa de fora algumas coisas, como todo filme baseado em livros.

Aninha Queiroz 25/06/2022

O Hobbit: Uma experiência literária
"O Hobbit" é o tipo de livro que demonstra, de maneira forte e verdadeira, a magia da literatura. Fui apresentada a uma cativante aventura protagonizada pelo hobbit Bilbo Bolseiro (o qual peguei muita afeição?) e nela adentrei mais e mais na Terra Média (ambientação do livro) e nas relações e identidades dos povos que lá vivem. Confesso que essa história evocou em mim uma vontade uma tanto quanto inusitada, a vontade de a ler em voz alta. Tão forte foi minha conexão e encantamento com esse mundo criado pelo Tolkien que o dejeso de compartilhar-o gritava em mim (se um dia tiver filhos, farei questão de os apresentar essa história).

Bem, agora levarei alguns pontos, completamente pessoais, positivos e "negativos". A começar pelos positivos, gostaria de enfatizar o artifício da quebra da quarta parede por parte do narrador, que por vezes instiga o leitor a continuar a trama ou fornece informações importantes sobre a Terra Média e seus habitantes. Isso fornece uma fluidez muito boa à leitura e também um certo tom de intimidade com o narrador e a história.

O único ponto que interferiu na minha ótima experiência com o livro foi a grande quantidade de descrição e detalhamento acerca de todos elementos temáticos do enredo. Entendo a proposta narrativa do Tolkien, e grande parte dos momentos compreendi a quantidade de especificações, porém isso acaba por deixar a leitura por vezes amarrada.

Para finalizar gostaria de indicar fortemente a leitura deste livro, principalmente para iniciação no mundo literário, porque a experiência que ele proporciona é única. Pessoalmente, minhas passagens favoritas foram as aventuras na floresta de Trevamata e a Guerra dos Cinco Exércitos.
Thay262 17/08/2022minha estante
Amei sua resenha!!! Boa demais!!!

Sarinha 22/04/2022

Sempre ouvi falar das obras do aclamado J. R. R. Tolkien, mas nunca dei muita atenção, até ler O Hobbit.
O livro me prendeu desde o início com todas as conversas, os personagens brincalhões e amigos. A forma como o livro é narrado, me faz pensar que não sou eu quem está lendo, mas sim o próprio autor (é uma sensação muito boa).
Amei todas as aventuras e aprendizados que a história passa e já estou ansiosa para ler todos os outros livros de Tolkien.
Messias.Sousa 23/04/2022minha estante
Se disser que não se tornou a fantasia número 1, mentiu ?

lizmr_rm 25/09/2022

Livro e filme
Antes de ler O Hobbit, eu assisti o filme. O que mais me surpreende é o tanto que inventaram no filme, adicionaram coisas que não existem no livro, sendo que poderiam ter utilizado melhor todos os detalhes do livro, que é extremamente rico. Estou ansiosa para ler O Senhor dos Anéis e me imagino lendo O Hobbit para meus filhos na hora de dormir.
Laura 25/09/2022minha estante
É fácil de entender?

Djeison.Hoerlle 17/11/2022

A primeira vez em que li O Hobbit foi há 12 anos atrás. Na época eu ainda era um menino de curiosidade inesgotável e já havia percebido que os livros exerciam sobre mim um fascínio inexplicável, que parecia sanar e alimentar ainda mais essa curiosidade, na mesma medida.

Naquela altura, coisas como a ansiedade pelos picos de ação e aventura ainda tomavam conta do meu corpo. Sentimentos eram mais simples e os nomes élficos não importavam. O que eu desejava, desde o início da leitura, era o combate com o dragão Smaug.

Esse anseio era tão grande que foi para mim impossível empatizar com o receio de Bilbo em juntar-se àquela curiosa companhia de anões e aquele mago gentil e um pouco ddbochado. Eu, ao menos, teria pego a estrada sem pestanejar.

Hoje, no entanto, sendo um adulto emaranhado no mar de responsabilidades intrínsecas a essa fase, posso dizer com sinceridade: Bilbo, eu te entendo.

O apego do protagonista à sua casa, ao conforto, às refeições bem feitas, até mesmo o apego às suas louças, que na época me causou estranheza, é agora, não somente compreensível para a pessoa que me tornei, mas também, identificável.

Talvez isso seja reflexo da vida que levo, e que todos são coagidos a levar. Passamos mais tempo olhando itens na Amazon do que embarcando em aventuras e conhecendo o mundo que vivemos.

Fazemos uma ou duas viagens por ano, as quais não raramente são para a praia que já conhecemos e que vamos todo ano, entre o Natal e o réveillon, como se o mundo se limitasse aos locais que nos são convenientes de se estar.

Acho que por tudo isso, O Hobbit cresce em significado após essa releitura. A exemplo de Bilbo, que se reconectou com seu lado Tuk, pude me reconectar com a criança que fui e sua insaciável sede de mundo. E sabe, apesar da inocência, acho que ela sabia de coisas que eu esqueci com o passar dos anos.

Acho que é tempo de fazer uma caminhada, pedalar para longe e aproveitar esse lugar maravilhoso e fantástico que chamo de mundo. Conversar com sujeitos que normalmente não conversaria e agendar uma viagem para algum lugar mais distante... ou talvez, simplesmente aceitar as aventuras que a vida me trouxer.... quem sabe?!
Thay262 17/11/2022minha estante
Que máximo!! O hobbit tem mesmo esse poder KKK
Quando eu era mais jovem eu tava tipo assim com esse livro: como uma criança vai se identificar com um protagonista de 50 anos?????
Eu hoje sou assim igual a você: Bilbo eu te entendo, toda vez que eu saio numa "aventura" nesse mundão a fora (da minha porta e bairro pra longe já é aventuras, oras), principalmente se tiver mals momentos desprazerosos, eu tô tipo assim "oque eu não daria pra tá na minha casa agora, não sei onde eu tava com a cabeça quando eu resolvi vir, lado Túk da família, só pode ser isso!!" vide Bilbo na aventura TODA!! Kkkkk

#BilboNósTeEntendemosAgora

Amanda 15/11/2022

Minha primeira experiência com o universo e a escrita do Tolkien. Eu gostei muito do livro, os personagens são muito cativantes e é divertido acompanhar as aventuras de Bilbo. Mas é uma leitura que eu precisei de tempo pra concluir, não conseguia ler mais que 50 páginas por dia, achei denso. Mas no geral gostei muito e já estou ansiosa pra iniciar o senhor dos anéis!
Jane.FAlix 15/11/2022minha estante
Minha experiência foi mais ou menos assim tbm

2080 encontrados | exibindo 106 a 121